segunda-feira, 27 de abril de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA! ■–Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna. - (Jo 6,22-29)


 
– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 27 DE ABRIL de 2020 (segunda-feira) 118º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 PENSAMENTO DO DIA 
UM MOMENTO DE FELICIDADE VALE MAIS DO QUE MIL ANOS DE CELEBRIDADE.
(Voltaire)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA
DIA NACIONAL DO TEATRO DE BONECOS
DIA MUNDIAL DA ANTA
DIA INTERNACIONAL DO CRÉDITO EDUCATIVO
DIA INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
DIA DO SACERDOTE
DIA DO EDUCADOR SANITARISTA
SEMANA Mundial de ação pela Educação
SEMANA Mundial da Imunização
SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): AraporãDivisópolisIpabaJaíbaLagoa Grande - Leopoldina - Pedras de Maria da Cruz - Riachinho Santa Bárbara do Leste - Urucuia (Minas Gerais) Caldeirão Grande - Sapeaçu - Utinga (Bahia) Altamira do Paraná (Paraná) Esperantinópolis - Pedreiras (Maranhão) Serra Branca (Paraíba) Varre-Sai (Rio de Janeiro)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:JOSÉ ABRÃO BASSO (Rádio Universitária de Garça/SP) GENEROZO RIBEIRO XAVIER DA CUNHA (Drogaria Alvorada-Garça/SP)  NARA LÍGIA  SEVILHA  UEMA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) JOAO  DE  MORAES JUNIOR (Lions Clube de Agudos /SP) VALMIR APARECIDO VANDERLEI (Lins /SP) MARISA HELENA AGOSTINHO (Garça/SP) ANA CLAUDIA BERTOLO DA COSTA (Duartina /SP)ELAINE DIAS (Bauru /SP) JAIME NUNES PEREIRA (Auto Posto Santo Inácio-Lupércio /SP) VIVIANE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO (Garça/SP) CLÉRIA MASSACO BABA DOS SANTOS (Garça/SP) RAFAEL LUIS DA SILVA (Garça/SP) MARIA EUGENIA STIPP GUIMARÃES (Garça /SP) ELIANE CALARGA (Bauru /SP) TONHO ALVES (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: RONISE APARECIDA GUALHARDO DE VITO e MIGUEL ÂNGELO DE VITOó1991ó29 ANOS (EQ 09 ENS de AUXILIADORA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 SANTO DO DIA 
SANTA ZITA
SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
BEM AVENTURADO TIAGO ALBERIONE

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ressuscitou o bom pastor, que deu a vida por suas ovelhas e quis morrer pelo rebanho, aleluia!
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Jesus e seus fiéis seguidores, por trilharem o caminho da verdade e da justiça, deparam com ferrenhos opositores. Nesta liturgia recebemos o alimento de vida eterna que nos dá forças na missão.
– Oração 
PAI, QUE EU PROCURE SEMPRE O SEU FILHO JESUS, NÃO PELO LADO MATERIAL E SIM QUE BUSQUE SEMPRE O ALIMENTO QUE NÃO PERECE, E ME LEVE PARA A VIDA ETERNA!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
 Ó Deus, vós que mostrais a luz da verdade aos que erram para que possam voltar ao bom caminho, concedei a todos os que gloriam da vocação cristã rejeitem o que se opõe a este nome e abracem quanto possa honrá-lo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

27 de março de 2020 2ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Liturgia da Palavra
■ A semelhança de Jesus, Estevão é arrastado até o tribunal. Diante da fúria e da dureza de coração dos dirigentes do povo, ele continua sereno, consciente de ter realizado as obras de Deus.

1ª Leitura (At 6,8-15) Não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 8Estevão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estevão. 10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estevão e o conduziram ao Sinédrio. 13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.  15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estevão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 118(119)
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

27 de março de 2020 2ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna. - (Jo 6,22-29)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 - O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
- Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. 23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
Trabalhemos com ardor para alcançarmos a vida eterna”
Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”
(João 6,27)
Precisamos trabalhar para ter o pão de cada dia, precisamos do nosso trabalho, e não podemos negar isso a ninguém, ainda que tenhamos que fazer esforços, como estamos fazendo. Todos nós, no mundo inteiro, temos de nos prevenir de um mal maior, mas do nosso jeito, obedecendo às leis civis, unindo-nos em torno de um ideal maior, cuidando da nossa saúde, até para que possamos trabalhar depois, porque sem saúde ninguém vai trabalhar, ninguém terá o seu sustento de cada dia.

Não tenhamos medo do que é preventivo. Aliás, o medo e a inquietação estão em nós, porque o nosso esforço é sempre pelo alimento material, pelo alimento que nos leva a perecer.

O pão do qual nos alimentamos – o arroz, o feijão, a nossa comida de cada dia – é para que o nosso físico se sustente. Não sejamos mundanos, não tenhamos aquela mentalidade mundana de achar que precisamos nos alimentar apenas do alimento cotidiano e ordinário.

Precisamos trabalhar com mais ardor pelo alimento que permanece até a vida eterna. O pão que comemos, aqui, leva-nos a perecer aqui mesmo, mas quando nos alimentamos da Palavra de Deus e de Jesus, quando alimentamos a nossa vida espiritual, estamos semeando a eternidade em nós. 

Aquele que investe a sua vida em Deus permanece até a vida eterna”

Os homens estão buscando fórmulas para que a vida aqui se multiplique, dure mais; e alguns querem ser até eternos aqui, mas não vão, porque a vida é perecível. Isso é do próprio organismo humano, que vai se decompondo, vai encontrando a sua contingência com o passar do tempo.

Podemos cuidar bem da nossa saúde, mas não podemos negar que pereceremos. Aquele que se alimenta do alimento eterno, que se alimenta para a eternidade nem se preocupa com essa vaidade da vida que vem e que vai, porque ele investe a sua vida na eternidade.

É óbvio que quem só olha a vida do ponto de vista material sofre e perece com mais facilidade, porque Aquele que nos deu a vida material também a leva de volta, mas aquele que investe a sua vida em Deus permanece até a vida eterna.

É em Jesus e na vida eterna que queremos investir a nossa vida e cuidar do nosso espírito. Façamos isso no tempo que temos e até no tempo que, muitas vezes, não temos. Não nos dediquemos somente para trabalhar e ter, porque chega um tempo que não vamos ter nada, e somente a vida em Deus será suficiente para permanecermos eternamente.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - João 6: o verdadeiro “pão” é a “Torá”
 Direitos reservados:  (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus chama a atenção sobre o fato de não terem entendido a multiplicação dos pães como um "signo", senão que todo seu interesse centrava-se em saciar-se. Entendiam a salvação desde o ponto de vista meramente material, e com isso rebaixavam o homem e, na realidade, excluíam a Deus. Mas, se olhavam o maná somente desde o ponto de vista de saciar-se, há de considerar que o maná não era pão do céu, senão pão da terra. Mesmo que viesse do "céu" era alimento terrenal.

O verdadeiro pão do céu, que alimenta a Israel, é exatamente a Lei, a palavra de Deus. Na literatura sapiencial, a sabedoria, que se faz presente na Torá, aparece como "pão" (Pr 9,5). Israel reconheceu cada vez com maior claridade que a palavra de Deus é dom fundamental e duradouro de Moisés.

—O que realmente distingue a Israel é que —na Lei— conhece a vontade de Deus e, assim sendo, o reto caminho da vida.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
As multidões vão à procura de Jesus do outro lado do lago. Ele vai ao encontro delas e, sem rodeios, lhes diz: “Eu lhes garanto: Vocês estão me procurando, não porque viram sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos”. Acorrem ao milagreiro, não ao enviado de Deus. Tinham visto, de fato, a partilha abundante de pães e peixes, tanto que desejavam fazê-lo rei. Queriam ter alguém que, de maneira fácil, lhes desse comida e resolvesse sozinho o problema da fome da humanidade. Não é essa a missão de Jesus. Sua missão é convidar as pessoas a tomar uma decisão radical: “Esta é a obra de Deus: que vocês acreditem naquele que ele enviou”. Isso significa aderir a Jesus e à sua proposta de vida plena para todos.

ORAÇÃO
Ó Mestre, as multidões te procuravam porque tinham sido alimentadas de pão e peixe. Viam apenas o aspecto material da partilha. A todos nós ensinas que devemos buscar não o pão que perece, mas a tua própria pessoa: “Esta é a obra de Deus: que vocês acreditem naquele que ele enviou”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,22-29 – O povo procura Jesus
Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando com todas as pessoas que se encontram neste espaço virtual:
Espírito de verdade,
a ti consagramos a  mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que   conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto?
Lemos o texto inteiro de uma vez. Jo 6,22-29
Relemos, devagar, versículo por versículo.
No dia seguinte a multidão que estava no lado leste do lago viu que ali só havia um barco pequeno. Sabiam que Jesus não tinha embarcado com os discípulos, pois estes haviam saído sozinhos. Enquanto isso, outros barcos chegaram da cidade de Tiberíades e encostaram perto do lugar onde a multidão tinha comido pão depois de o Senhor Jesus ter dado graças. Quando viram que Jesus e os seus discípulos não estavam ali, subiram nos barcos e saíram para Cafarnaum a fim de procurá-lo.
A multidão encontrou Jesus no lado oeste do lago, e perguntaram a ele:
- Mestre, quando foi que o senhor chegou aqui?
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres. Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade.
- O que é que Deus quer que a gente faça? - perguntaram eles.
- Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou! - respondeu Jesus.
Refletindo
A multidão vai atrás de Jesus, o procura e quer saber quando chegou  a oeste do lago de Tiberíades. Jesus não responde à pergunta deles, mas aproveita a ocasião para orientar, aponta para o alimento que dura para a vida eterna. Referia-se à Eucaristia..
. 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para nós, hoje?
Deus sempre nos antecede. Quando chegamos a qualquer lugar, ele já está lá. Às vezes nos damos conta disso, às vezes não. Como a multidão, perguntamos: “quando chegaste aqui, Senhor?” Também nós somos questionados sobre a razão de nossa busca, de nossa procura. O que esperamos de Deus? Apenas o alimento de cada dia? Milagres? Vida tranquila? Quem de nós busca Deus, apenas pelo que Ele é?
Refletindo
Os bispos, em Aparecida, falaram sobre este tema: “os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprender d’Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. (...) Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada.” (DAp 41).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos faz dizer a Deus?
Rezemos:
Jesus Mestre,
ao meu coração, se substitua o teu.
Ao meu amor a Deus, ao próximo, a mim mesmo,
se substitua o teu.
(Bem-aventurado Alberione)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?  Sentimo-nos discípulos/as de Jesus. Vamos viver este dia como discípulos e missionários de Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida.
E rezamos, finalizando:
Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém..

BÊNÇÃO

Jesus e Maria, dai-nos a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!