quarta-feira, 26 de maio de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue. – (Mc 10,32-45)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 26 DE MAIO de 2021 (quarta-feira) 146 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

DEUS NÃO NOS DEU UM ESPÍRITO DE TIMIDEZ, MAS FORÇA, DE AMOR E DE PODER.

(Paulo de Tarso)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA

 DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

 DIA NACIONAL DO REVENDEDOR LOTÉRICO

 DIA DO DESAFIO

 DIA DO SANFONEIRO

 DIA DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Maricá (Rio de Janeiro) Barreiras (Bahia) Aguiarnópolis - Bandeirantes do Tocantins - Chapada de Areia - Luzinópolis - Oliveira de Fátima - Pugmil - Santa Rita do Tocantins - Talismã - Tupirama (Tocantins) Catolé do Rocha (Paraíba) Flores - Terezinha (Pernambuco) Santa Helena (Paraná) Urussanga (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:PE. TONY FUNABASHI TAKUNO (Roma-Itália- Diocese de Marília /SP)  Frei PEDRO NETO ALVES LIMA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP) ADILSON VEIGA (Refrigerantes São José-Equipe 03 N. Sra das GRAÇAS Setor garça /SP) FABIANA AP. DA SILVA BATISTA PEREIRA (Fisiobronze Garça /SP) SAMUEL ROSÁRIO FACINA (Deusa Alimentos Garça/SP) LENINHA ROCHA (Moura Advogados Garça /SP) KARINA MARQUES (Marilia /SP) BEATRIZ GARCIA MARINHO (neta da Tânia/Jean-Rondonópolis /MS) ALBERTO TOMITA (Garça /SP) GABRIEL SILVA (Lions Clube de Barquisimeto /Venezuela)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Ana Paula dos Santos Tonon e Domingos Tononó2007ó14 ANOS (Eq 10 ENS das FAMÍLIAS-Setor de Garça/SP)LILIANE BEATRIZ GAIA VIEIRA e ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRAó1995ó26 ANOS (Eq 13 ENS SHOENSTATT do Setor de Garça/SP)  Elenir Aparecida Barbosa Adorni e Adilson Adornió1990ó31 ANOS (Garça/SP)GLORIA UYENO KOMATSU e RICARDO SHOITI KOMATSUó1990ó31 ANOS (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP)

 

 Santo do Dia 

■ NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

■ SÃO FELIPE NERI

Felipe (Itália, 1515-1595), espírito caridoso e abnegado, possuía o segredo da simpatia e da amizade, que ele exerceu junto a todos, mas especialmente aos rejeitados pela sociedade. Conhecido como o santo da alegria, fundou a Congregação do Oratório, dedicada à educação da juventude, da qual é o protetor. 

SANTA MARIANA DE QUITO

SANTA MARIA ANA DE JESUS PAREDES

■ SÃO QUADRADO DE ATENAS

■ SÃO SIMÉTRIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Nós deixamos tudo e te seguimos – Mc 10,28-31

Deixamos tudo e te seguimos. Quem assim procede, não ficará sem recompensa ainda nesta vida. Terá em dobro o que deixou, com perseguições nesta terra, e a vida eterna no mundo futuro.

 

- Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a Boa-nova aos pobres e curar os corações contritos (Lc 4,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Filipe nasceu na Itália em 1515 e lá faleceu em 1595. Foi ordenado presbítero e, com um grupo de discípulos, fundou a Congregação do Oratório. Inventou o ministério do acolhimento a todas as misérias, ocupando-se principalmente dos romeiros doentes e pobres. Deixou o exemplo de como é possível conciliar profunda espiritualidade com bom humor.

 

– Oração 

 

Ó JESUS, FILHO DO HOMEM, PELA TERCEIRA VEZ INFORMAS TEUS APÓSTOLOS QUE OS CHEFES TE ENTREGARÃO À MORTE. MAS, ALHEIOS À GRAVIDADE DO MOMENTO, OS DOZE PENSAM EM GANHAR POSIÇÃO NO TEU REINO. O TEU REINO, CONTUDO, NÃO É DESTE MUNDO, E VIESTE NÃO PARA DOMINAR, MAS PARA SERVIR, DOANDO A PRÓPRIA VIDA. AMÉM..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que não cessais de elevar a glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Felipe Neri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 26 de maio de 2021 4ª-feira da 8ª Semana Do Tempo Comum SÃO FILIPE NÉRI, PRESBÍTERO

– Liturgia da Palavra 

O profeta lança um apelo aos povos do mundo inteiro para que reconheçam que o Senhor é “o Deus de todos os tempos”. A seus discípulos Jesus ensina o caminho do serviço e da cruz. 

 

1ª Leitura (Eclo 36,1-2a. 5-6. 13-19) – Saibam todos os povos que não há outro Deus senão vós.   Leitura do Livro do Eclesiástico.:

 

1Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. 2Infundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós. 5Que eles vos reconheçam, como nós reconhecemos, que não há Deus além de vós, Senhor. 6Fazei novos milagres, renovai os prodígios. 13Reuni as tribos todas de Jacó e dai-lhes a herança como no tempo antigo. 14Tende piedade do povo chamado pelo vosso nome e de Israel, a quem tratastes como primogênito. 15Compadecei-vos de vossa santa cidade, de Jerusalém, lugar de vossa morada. 16Enchei Sião de vossa majestade e de vossa glória o templo. 17Dai testemunho daqueles que, desde o início, são vossas criaturas, realizai o que os profetas em vosso nome disseram. 18Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, 19pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 78(79)

 

Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!

 

 

– 26 de maio de 2021 4ª-feira da 8ª Semana Do Tempo Comum SÃO FILIPE NÉRI, PRESBÍTERO

– Evangelho do dia 

 

Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue. (Mc 10,32-45)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Veio o Filho do Homem, a fim de servir / e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias, ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Peçamos a Deus a graça de servir aos irmãos”

“Quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos” 

(Marcos 10,43)

Como precisamos aprender com Jesus qual é o significado de servir, qual é o significado de trabalhar para os outros, qual é a verdadeira grandeza da vida! Porque Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram movidos por um sentimento de grandeza, sentiram-se grandes e importantes, foram pedir a Jesus para um sentar-se à direita e o outro à esquerda.

 

Gostamos do reconhecimento, do aplauso, dos merecimentos; e o pior é que nos envaidecemos quando nos sobressaímos sobre os outros.

 

Os outros discípulos ficaram chateados e até com raiva dos dois irmãos, porque estavam todos no mesmo barco e foram pedir para serem melhores que os outros. O Mestre Jesus não se deixou levar pela discussão, acalmou o coração e explicou qual era o sentido verdadeiro da missão, no que consiste segui-Lo e no que consiste servir.

 

No mundo, os grandes, os chefes, eles oprimem, tiranizam e colocam-se acima dos outros, mas entre nós jamais deve ser assim. Entre nós há aquele que é chamado para uma função que exige mais responsabilidade, porque entre nós deve ter aquele que é o pai, aquela que é a mãe, aquele que é o chefe, aquele que é o líder.

 

“Precisamos aprender com Jesus qual é o significado de servir, qual é o significado de trabalhar para os outros”

 

O que é o líder para Jesus? É o servidor, é aquele que está fazendo o trabalho de lavar os pés dos seus irmãos. Não podemos ter na Igreja, entre nós, a mentalidade mundana, porque existem os grandes e os importantes no mundo.

 

O mundo segue a sua mentalidade, mas aqueles que são discípulos de Jesus não. Quem sente um chamado à liderança precisa aprender que ser líder é servir. Quem sente um chamado de estar à frente precisa saber que está à frente para cuidar bem dos outros.

 

Como o mundo de hoje carece de verdadeiros servos, de verdadeiros servidores, de pessoas que, realmente, se colocam à disposição para serem escravos de todos! Jesus é escravo, mas não é escravo da submissão. É o escravo de servir aos irmãos, de lavar os pés e cuidar deles.

 

As pessoas precisam mais de cuidados do que de pessoas que mandam, porque para mandar é o que mais tem! Todo mundo quer mandar; agora, cuidar é só para quem tem o coração como o de Jesus: manso, humilde e servidor.

 

Peçamos a Deus a graça de servirmos uns aos outros.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O medo se apodera dos discípulos, que, assustados, seguem o Mestre, desta vez a caminho de Jerusalém, centro do poder que vai matá-lo. Trata-se do terceiro anúncio da paixão, morte e ressurreição. Momento de tensão. Os discípulos, no entanto, continuam buscando honras terrenas, sinal de que ainda não compreenderam que tipo de Messias é Jesus, isto é, aquele que dá a própria vida pelos outros. Jesus será batizado com batismo de sangue a ser derramado em sua morte na cruz. Mas é pela cruz que ele vai chegar à glória. Jesus aproveita o ensejo para, outra vez, instruir seus discípulos sobre um ponto essencial que, por ora, não entra na mentalidade dos Doze: entre os cristãos, os chefes devem ser servos de todos, a exemplo de Cristo.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho do Homem, pela terceira vez informas teus apóstolos que os chefes te entregarão à morte. Mas, alheios à gravidade do momento, os Doze pensam em ganhar posição no teu Reino. O teu Reino, contudo, não é deste mundo, e vieste não para dominar, mas para servir, doando a própria vida. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 10,32-45 – Os apóstolos buscavam honrarias, destaques!

 

Oração Inicial

 

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Jesus,

Sois o Mestre e a Verdade:

iluminai-nos, para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:

fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

Sois a Vida:

transformai nosso coração em terra boa,

onde a Palavra de Deus produza frutos

abundantes de santidade e missão.

(Bv. Alberione)

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente, e relemos o texto: Mc 10,35-45, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

 

Depois Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e disseram:

- Mestre, queremos lhe pedir um favor.

- O que vocês querem que eu faça para vocês? - perguntou Jesus.

Eles responderam:

- Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda.

Jesus respondeu:

- Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado?

Eles disseram:

- Podemos.

Então Jesus disse:

- De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado. Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.

Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:

- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.

Refletindo

Tiago e João pedem a Jesus um favor. Um favor pretensioso: queriam sentar-se à direita e à esquerda do Mestre no Reino glorioso. Os filhos de Zebedeu sonham com honrarias, poder, destaque. Querem estar acima dos demais apóstolos. E Jesus lhes diz mais uma vez que seu Reino não é este que eles sonham. É um Reino onde quem quer ser mais importante serve os demais e quem quer ser o primeiro deve se tornar escravo dos outros.  A comunidade do Mestre rege-se por critérios e atitudes opostas aos critérios do mundo.  A ambição e o desejo de ser o melhor e o maior são substituídos pelo espírito de serviço. Não no sentido de que o serviço é exercido para obter o primeiro lugar, mas no sentido de que no serviço reside a dignidade. A referência ao cálice e ao batismo pode ser interpretada como a Eucaristia e o batismo como participação no mistério pascal de Cristo. O Mestre convida Tiago e João a reverem seu pedido a partir de uma revisão da mentalidade. E a assumirem os critérios do Reino.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Nossa vida reflete as atitudes de Tiago e João ?

O nosso Projeto de vida traz os critérios do Mestre Jesus Cristo? Ou nossos interesses?

Meditando

Os bispos da América Latina nos animam:

“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou” (DAp 18).

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo a

Oração para pedir a graça da Fé

 

Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria.

 

Renova em mim o dom da fé recebida no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia.

 

Que eu viva alicerçado na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade.

 

Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas;

 

que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas.

 

 Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta.

 

Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto.

 

Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que tu és o caminho e solução, sempre!

 

Senhor, faze que minha fé seja forte.

 

Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas

 

e em teu nome eu possa remover montanhas;

 

dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando.

 

Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém.

 

(São  Paulo VI)

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos do Mestre.  Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme os critérios de Jesus Mestre.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.