domingo, 2 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Meus olhos viram a tua salvação. - (Lc 2,22-40)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 02 DE FEVEREIRO de 2020 (domingo) 033º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUEM DESEJA VER O ARCO ÍRIS, PRECISA APRENDER A GOSTAR DA CHUVA.
(Paulo Coelho)


 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA
DIA DO AGENTE FISCAL
DIA DE IEMANJÁ (SP)
DIA DOS OFICIAIS DOS QUADROS COMPLEMENTARES DA MARINHA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itu (São Paulo) Candeias (Bahia) Colinas (Bahia) Jacaraú - São João do Tigre (Paraíba) Jequia da Praia - Olivença (Alagoas) Xavantina (Santa Catarina) Tapira (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GLORIA UYENO KOMATSU (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP) FAUZE RABAH (Motoppar-Garça /SP) ALINE F. BATISTA DE OLIVEIRA (EQUIPE 13 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça/SP)LUIZ GUSTAVO JOLLO (Refrigeração Garça-Garça /SP) MARIA (Tutu) HEDWIRGES GERZELI LIMA (Garça /SP) NAZARÉ RIBEIRO (Garça/SP)SAMIRA BRITO (Garça/SP)ROBERTO SELLA (Garça/SP)RAIANE DANTAS DO NASCIMENTO (Professôra-Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VERA CONFORTI MODELLI e GUIDO MODELLIó(sócio fundador do Lions Clube de Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. WAGNER ANTONIO MONTOZó1991ó29ANOS (Reitor do Seminário Diocesano Rainha dos Apóstolos-Marilia /SP)Pe. MAURICIO PEREIRA SEVILHAó2002ó18ANOS (Pároco e Reitor de Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz /SP)

 Santo do Dia 
APRESENTAÇÃO DO SENHOR
MARIA DOMENICA MANTOVANI
SÃO CORNÉLIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio de vosso templo. Vosso louvor se estende, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio de vosso templo. Vosso louvor se estende, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s). 
– Oração 
PAI, A EXEMPLO DE SIMEÃO E DE ANA, FAZE-ME PENETRAR NO MAIS PROFUNDO DO MISTÉRIO DE TEU FILHO JESUS, E TORNA-ME PROCLAMADOR DA SALVAÇÃO PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
02 de Fevereiro de 2020 Domingo da 4ª Semana Do Tempo Comum Apresentação do Senhor . Festa
■ Deus participa da nossa condição na fragilidade da criança recém-nascida e por ela revela sua salvação. Jesus é luz para as nações e nele se manifesta a glória celeste.

1ª Leitura (Ml 3,1-4) – O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo.  Leitura da Profecia de Malaquias:

Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer?
Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor.
4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 24(23)
O Rei da glória é o Senhor onipotente!

2ª Leitura (Hb 2,14-18) – Jesus devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos.  Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 14visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão.
17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo-sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
02 de Fevereiro de 2020 Domingo da 4ª Semana Do Tempo Comum Apresentação do Senhor . Festa
Meus olhos viram a tua salvação. - (Lc 2,22-40)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
[22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos –, como está ordenado na lei do Senhor. 25Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.]
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
Nós somos consagrados a Deus”
 E quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor”
(Lc 2,22).
Estamos celebrando Jesus, que foi apresentado no templo. E por que que Jesus foi apresentado no templo? Primeiro, porque a Lei de Moisés ordenava justamente isso, que a criança fosse apresentada, que todo primogênito do sexo masculino fosse consagrado ao Senhor.

Veja, Jesus é levado e apresentado, e a apresentação significa a consagração, a entrega de Jesus; e como todo primogênito fazia, Ele estava fazendo o mesmo, e Seus pais também estavam cumprindo a Lei. Mais do que isso, Aquele que é o Consagrado, Aquele que nos consagra está se consagrando. Esse é o modo mais sublime de consagrar-se a Deus, de dizer que pertencemos a Ele.

Nós, ao participarmos das celebrações na igreja, vemos os objetos litúrgicos consagrados a Deus, ou seja, que pertencem a Ele, são propriedades d’Ele. Esses objetos não são usados para nenhuma outra coisa, a não ser para o serviço do Senhor.

Jesus, uma vez consagrado, é todo do Pai. Ele pertence ao Reino de Deus, está ali sendo entregue para que n’Ele e por Ele o Reino de Deus seja anunciado, proclamado, porque Ele foi sagrado, consagrado para essa missão.

Eu não sou melhor do que os outros, não sou melhor do que ninguém, mas em mim há uma consagração.”

Nós somos consagrados a Deus. Quando éramos ainda crianças, fomos também levados à pia batismal. E que beleza! Não só o Espírito foi derramado sobre nós, mas nós também fomos sagrados com o óleo da unção, também fomos consagrados a Deus, e quanto é importante tomarmos consciência da nossa consagração, o quanto é importante tomarmos consciência da nossa pertença a Ele!

Eu preciso dizer para mim mesmo a cada dia: eu pertenço a Deus, eu sou d’Ele, eu não sou melhor do que os outros, eu não sou melhor do que ninguém, mas em mim há uma consagração. Infelizmente, há aqueles que não assumem o seu batismo, não assumem a sua entrega, não assumem a sua consagração, não assumem que pertence a Deus.

Os pais até brigam, fazem questão de batizar logo as suas crianças, mas a nossa briga maior, a nossa luta maior é para vivermos a consagração, para vivermos o nosso batismo, é para vivermos a nossa entrega a Deus, é para vivermos a vida do Espírito em nós. Uma vez que Jesus foi consagrado, veja que Ele crescia forte e cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.

A graça de Deus também está em nós. Não neglicenciemos essa graça; ao contrário, permitamos que ela cresça em nós, para que a levemos aonde quer que formos. Que aprendamos, a cada dia, a levarmos a sério a nossa consagração, a nossa entrega a Deus.

Deus abençoe você!

 Reflexão - As Bem-aventuranças no Sermão da Montanha
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— no começo do “Sermão da Montanha”, aparecem as Bem-Aventuranças. Seu ensino está inserido numa longa tradição de mensagens do Antigo Testamento. Não é uma espécie de ética superior dos cristãos perante a “Tábua dos dez Mandamentos”, mas palavras de orientação (discernimento) moral e, ao mesmo tempo, de promessa.

Cada uma das Bem-Aventuranças nasce do olhar de Jesus dirigido a seus discípulos. Descrevem sua situação factual: são pobres, estão com fome, choram, são odiados e perseguidos... São “qualificações práticas”, mas também “teológicas”, dos que pertencem à nova família de Jesus. Apesar da situação concreta de ameaça, esta se torna promessa quando a olhamos com a luz providencial vinda do Pai.

—Cristo continua sofrendo nos seus enviados: embora estes estejam ainda imersos na paixão de Jesus, aí pode se perceber também a glória da ressurreição, que dá uma alegría maior que toda a felicidade que se tenha experimentado no mundo antes.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Quarenta dias após o nascimento, Jesus é consagrado ao Senhor, conforme previa a lei mosaica. Segundo essa lei, todo primogênito masculino devia ser levado ao Templo e oferecê-lo ao Senhor e, ao mesmo tempo, fazer a purificação ritual da mãe. Os pais o resgatam mediante a oferta de um par de pombinhos (oferta dos pobres). Essa festa teve início no Oriente com o nome de “festa do encontro” (hipapante), depois se estendeu ao Ocidente, e tomou o nome de “festa das luzes” (candelária). Com essa festa, encerram-se as comemorações natalinas. O evangelho narra justamente esse acontecimento. Ao mesmo tempo que os pais do menino o apresentam ao Senhor, ele é, nas figuras de Simeão e Ana, apresentado à humanidade. A vela acesa representa o “menino luz” que ilumina mulheres e homens de boa vontade. A vela que cada um acende simboliza que nos comprometemos com o projeto de Jesus e, ao mesmo tempo, nos tornamos também luzes do mundo. A oferta do filho que os pais fazem ao Pai se completará quando Jesus, na cruz, entrega toda a sua vida nas mãos de Deus.

Oração
Ó Jesus Menino, luz para iluminar as nações, em Jerusalém foste apresentado ao Senhor. Indizível alegria para Simeão, que esperava a “consolação de Israel”. Desafio para tua mãe que, ao ser abençoada, ouviu de Simeão a profecia de que tu serias “causa de queda e reerguimento de muitos em Israel”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva,fsp
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 2,22-40 - Apresentação do Senhor

Saudação
- A nós todos,  que nos encontramos neste espaço,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando,
em sintonia com todos:
Inspirai-me, Espírito Santo, para que eu pense santamente!
Impulsionai-me, Espírito Santo, para que eu trabalhe santamente!
Movei-me, Espírito Santo, para que eu ame santamente!
Fortificai-me, Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo!
Guardai-me, Espírito Santo, para que jamais perca o que é santo!
(Santo Agostinho)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que a Palavra diz?
Lemos, o texto Lc 2,22-40.
22 Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24 Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos –, como está ordenado na lei do Senhor. 25 Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26 e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava, 28 Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30 porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.]
33 O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36 Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37 Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38 Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39 Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40 O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

Refletindo
Alguns aspectos merecem ser destacados neste texto:
1º Observo Jesus recém-nascido. Aparentemente em tudo é semelhante aos outros. Mas, não passa despercebido: O Espírito Santo abre os olhos da fé ao velho Simeão, que se aproxima e, tomando o Menino nos braços, reconhece nele o Messias. Este Menino, profetiza Simeão, será "sinal de contradição".
2º Para a Mãe surpresa, Simeão prediz que a salvação acontecerá através do sofrimento – “espada afiada” -  do qual  também ela participará.
3º O tema da oferenda mistura-se com o tema da luz: “uma luz para mostrar o caminho a todos”. O Menino será luz das gentes e glória de Israel. Assim, Maria se revela como um candelabro que apresenta Jesus, "Luz do mundo".
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? O que a Palavra diz para nós?
Os bispos, na Conferência de Aparecida, afirmaram: " Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
A Palavra nos motiva a fazer, hoje, uma prece a Maria.
Ó minha Mãe, Maria,
neste momento, a luz do teu Filho Jesus  brilhou diante de meus olhos,
iluminou minha mente e se acendeu no meu coração.
Quero também ser, como tu és,
um candelabro para que a Luz brilhe na minha casa,
na minha família,
no meu trabalho,
por onde eu passar,
em todos os ambientes de comunicação,
em todo o mundo.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - - Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Iluminados/as pela Palavra, no dia de hoje, vamos comunicar a luz de Deus em cada encontro, em cada palavra, a cada situação. Como a luz afasta toda escuridão, vamos  colaborar para que todo medo, dúvida, injustiça ou conflito sejam esclarecidos e substituídos pela  graça e pela paz de Deus.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém