domingo, 19 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. – (Jo 9,1-41)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 19 de março de 2023 (domingo) 077º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ÀS VEZES AS COISAS DEMORAM, MAIS ACONTECEM. O IMPORTANTE É SABER ESPERAR E NÃO PERDER A FÉ!

(Vitória Ferreira)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA do CARPINTEIRO

DIA do MARCENEIRO

DIA DO FUNCIONÁRIO PUBLICO MUNICIPAL

DIA MUNDIAL DO ARTESÃO

DIA do Consertador

DIA do Moribundo

DIA das Aves Domésticas

DIA do Cuscuz

DIA dE Xangô Alafim - O Poderoso

DIA da Fundação do Partido Cidadania

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arandu – Aspásia - Barra Bonita - Caiuá - Corumbataí - Cravinhos - Flora Rica - João Ramalho - Meridiano - Ribeirão Pires - São José do Rio Pardo - São José do Rio Preto - Vitória Brasil (São Paulo) Guia Lopes da Laguna - Ribas do Rio Pardo (Mato Grosso do Sul) Cedro de São João (Sergipe) São José (Santa Catarina) Gavião (Bahia) Niquelândia - Planaltina (Goiás) Bragança (Pará) Itajubá - Nova Era - Passabém - Vargem Alegre (Minas Gerais) Rio Bonito do Iguaçu - Rio Branco do Ivaí - Saudade do Iguaçu (Paraná) Vila Bela da Santíssima Trindade (Mato Grosso)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA DOS SANTOS SERAFIM (mãe da Milene/Fatima Garça /SP)  ELIS ÂNGELA VERGÍLIO BONASSA (Lions Clube de Garça/SP) IZABEL GODOY (prima-Paranaíba /MS) GUSTAVO CEZAR HENRIQUE DA SILVA (Rede Postão de Garça /SP) JOSÉ LUIZ MARQUES (Garça /SP)PAULO ANDRÉ BERTONE FANECO (Garça/SP)MATEUS SOLER MARTINS (Goiânia /GO)SILVIA HELENA ABIDO DE MELO (Garça Construções -Garça /SP)ILDA TAKAKO KIKUTI KOYOMA (SK Consultoria -Garça /SP) BRUNO SASSO (Garça/SP) DOUGLAS RODRIGUES (São Paulo /SP) ROSE CARLA BORGES MARINI (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VILMA RAID FERNANDES E JARBAS FERNANDES SOARES ó1965ó58 ANOSó(Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE AGUDOSó1964ó59 ANOSó(Distrito LC 8)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO JOSÉ

José (Palestina, séc.1º) assumiu a missão de acompanhar e proteger sua esposa, Maria, e o seu filho adotivo Jesus. Foi o homem justo e fiel que Deus pôs como guarda de sua casa. É o padroeiro da Igreja e protetor de todas as famílias.

SÃO JOÃO DE SPOLETO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Jesus, nos convida a abrirmos os olhos e percebermos a importância da conversão como caminho que leva à salvação. - Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo – Jo 9,1-41

 

 

Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações (Is 66,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Somos filhos e filhas da luz, reunidos para adorar o Senhor e celebrar a Eucaristia, a qual ilumina nossa vida e afasta as trevas que nos impedem de dedicar atenção às necessidades do próximo. Esta liturgia nos convida a viver na alegria de sermos conduzidos por Jesus: ele cura nossas cegueiras e nos permite ver e julgar as realidades do mundo com os olhos da fé.

 

– Oração 

 

“PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE EU RECONHEÇA JESUS COMO TEU MESSIAS SALVADOR. LIVRA-ME DA CEGUEIRA PROVOCADA POR FALSOS RACIOCÍNIOS, MESMO COM ROUPAGEM RELIGIOSA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 19 de março de 2023 4º Domingo da Quaresma

A Palavra de Deus não se detém nas aparências, mas chega ao coração. Ela guia nossos caminhos, ilumina nosso olhar e nos torna despertos para tudo o que agrada ao Senhor.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (1Sm 16,1b.6-7.10-13a) – Davi é ungido rei de Israel. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 1“Enche o chifre de óleo e vem para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”. 6Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era Davi, ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 22(23)

 

O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma.

 

 

2ª Leitura (Ef 5,8-14) – Levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 8outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 9E o fruto da luz chama-se bondade, justiça, verdade. 10Discerni o que agrada ao Senhor. 11Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 12O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo. 13Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 14É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 19 de março de 2023 4º Domingo da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.  (Jo 9,1-41)

[A forma breve está entre colchetes.]

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Louvor e honra a vós, Senhor Jesus.

 

Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; / e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor! (Jo 8,12)  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

 [Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença.] 2Os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quem pecou para que nascesse cego: ele ou os seus pais?” 3Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que as obras de Deus se manifestem nele. 4É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, em que ninguém pode trabalhar. 5Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo”. 6Dito isso, [Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer “Enviado”). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego – pois ele era mendigo – diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”] 10Então lhe perguntaram: “Como é que se abriram os teus olhos?” 11Ele respondeu: “Aquele homem chamado Jesus fez lama, colocou-a nos meus olhos e disse-me: ‘Vai a Siloé e lava-te’. Então fui, lavei-me e comecei a ver”. 12Perguntaram-lhe: “Onde está ele?” Respondeu: “Não sei”. [13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!” 16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?” 17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.18Então os judeus não acreditaram que ele tinha sido cego e que tinha recuperado a vista. Chamaram os pais dele 19e perguntaram-lhes: “Este é o vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como é que ele agora está enxergando?” 20Os seus pais disseram: “Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego. 21Como agora está enxergando, isso não sabemos. E quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Interrogai-o, ele é maior de idade, ele pode falar por si mesmo”. 22Os seus pais disseram isso porque tinham medo das autoridades judaicas. De fato, os judeus já tinham combinado expulsar da comunidade quem declarasse que Jesus era o Messias. 23Foi por isso que seus pais disseram: “É maior de idade. Interrogai-o a ele”. 24Então, os judeus chamaram de novo o homem que tinha sido cego. Disseram-lhe: “Dá glória a Deus! Nós sabemos que esse homem é um pecador”. 25Então ele respondeu: “Se ele é pecador, não sei. Só sei que eu era cego e agora vejo”. 26Perguntaram-lhe então: “Que é que ele te fez? Como te abriu os olhos?” 27Respondeu ele: “Eu já vos disse, e não escutastes. Por que quereis ouvir de novo? Por acaso quereis tornar-vos discípulos dele?” 28Então, insultaram-no, dizendo: “Tu, sim, és discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés. 29Nós sabemos que Deus falou a Moisés, mas esse não sabemos de onde é”. 30Respondeu-lhes o homem: “Espantoso! Vós não sabeis de onde ele é? No entanto, ele abriu-me os olhos! 31Sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas escuta aquele que é piedoso e que faz a sua vontade. 32Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. 33Se esse homem não viesse de Deus, não poderia fazer nada”. [34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade. 35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.] 39Então, Jesus disse: “Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que os que não veem vejam e os que veem se tornem cegos”. 40Alguns fariseus, que estavam com ele, ouviram isso e lhe disseram: “Porventura também nós somos cegos?” 41Respondeu-lhes Jesus: “Se fôsseis cegos, não teríeis culpa; mas como dizeis ‘nós vemos’, o vosso pecado permanece”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

19/03   4º DOMINGO DA QUARESMA - A

 

oão 9,1.6.7: “Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego... O cego foi, lavou-se e voltou enxergando... Exclamou ele: - Eu creio, Senhor! E prostrou-se diante de Jesus”.

 

Jesus, esse evangelho do cego de nascença nos ensina como passar de uma cegueira física à luz da fé.

A cura dos seus olhos provocou inúmeras controvérsias na comunidade, na família, entre os amigos.

Ele, porém, sustentou o milagre que havia recebido do senhor, mesmo à custa de ser expulso da comunidade.

E é emocionante vê-lo fazer um ato de fé, reconhecendo o senhor como Filho de Deus.

Toda essa cena traz o simbolismo bonito do nosso Batismo, que já foi chamado de Iluminação.

 Aquele cego representava a todos nós, que nascemos nas trevas dos pecados da humanidade, e tivemos que renascer pelo batismo, para receber a luz da nossa fé.

Por isso, o senhor fez lama com a própria saliva e passou sobre seus olhos, como se estivesse criando um novo homem.

Mandou que ele se lavasse na piscina, como se estivesse nascendo de novo.

Foi pelo rito sacramental do batismo, que nós renascemos como filhos e filhas adotivos de seu Pai.

A vela acesa simbolizava aquela pequenina luz da fé cristã, que se acendia dentro de nós.

Mas, essa graça dependia da nossa adesão total ao senhor, como fez aquele cego, tornando-se um discípulo-missionário, capaz de enfrentar todas as contrariedades ao seu redor.

Senhor, que nos preparemos para renovar, na noite da Páscoa, as promessas do nosso Batismo.

Quando acendermos nossa pequena vela no Círio pascal, que o Espírito Santo reacenda com força a luz da nossa fé cristã, como compromisso de amor e de união com o senhor.

 

Virgem Mãe Aparecida, bendita entre as mulheres porque acreditou, seja a nossa proteção contra todos aqueles que querem nos forçar a negar ou a esconder a nossa fé cristã e católica dentro da sociedade. Que testemunhemos nosso batismo aqui na terra, para que sejamos dignos de sermos recebidos na comunhão dos santos no céu. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A cura do cego de nascimento recorda o nosso batismo. Fomos lavados pela água, símbolo de purificação e vida nova, e ungidos com óleo, símbolo da força de Deus para a missão nova que assumimos. Há um contraste entre o caminho percorrido pelo cego e a atitude radical e inflexível das autoridades religiosas. O cego parte da cegueira física, da total dependência, para a total autonomia, própria de quem vê; e da ignorância religiosa para a libertação interior da fé. Os dirigentes judeus, ao contrário, permanecem incrédulos em relação a Cristo, “luz do mundo”. Enxergam fisicamente, mas o coração deles está longe de acolher as ações libertadoras de Jesus. Preferem manter o povo dominado e explorado. A nosso respeito, Jesus diz: “Vocês são a luz do mundo” (Mt 5,14). Somos?

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 9,1-41 - Jesus é luz –

Quarto Domingo da Quaresma

 

Oração Inicial

 

4º Domingo da Quaresma. Cristo é a Luz, é a vida, é a força invencível, é a paz e a liberdade verdadeiras. Paulo exorta os Efésios com palavras que inspiram nossa caminhada quaresmal: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da Luz.”

 

Peçamos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos a coragem e a confiança plena. Amém.

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho observando o lugar, o acontecimento e as atitudes dos personagens envolvidos nesta narrativa.

 

“No quarto domingo da Quaresma, a Igreja, tendo em vista a proximidade da Páscoa de Jesus, nos convida a abrirmos os olhos e percebermos a importância da conversão como caminho que leva à salvação. São tantas as cegueiras que impedem o encontro com o essencial! Para além da lei do sábado, Jesus é movido pela compaixão e pelo amor à vida. Não se trata de desacato à lei, mas de um profundo amor, capaz de fazer de tudo para ver o outro bem. Ao recuperar a visão, o cego se transforma em um anunciador de Jesus. Não foram as palavras nem o ritual que provocaram o milagre, mas a fé daquele homem. Que Jesus cure nossa cegueira, causada pelo materialismo e pela superficialidade da fé.”

 

2. Meditação (Caminho)

O cego vê e crê. Os fariseus de ontem e de hoje veem e não creem.

Você é capaz desta humildade sincera e deste testemunho do cego?

Coloque-se no lugar dele.

Você é capaz de ler os acontecimentos à luz da fé, também quando acontecem nos elementos mais frágeis: barro e saliva?

É capaz de deixar Jesus lavar seus olhos, mesmo que isso traga conflitos ao seu redor?

 

3.Oração (Vida)

A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês.

Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia.

Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Confio em ti, Senhor. Nutre meu espírito com teu amor. Por tua compaixão, cura-me. Conserva minha vida.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o quanto Deus já me mostrou de sua bondade e poder faço minha confissão de fé como o cego de nascença: “Eu creio, Senhor!”. Alegro-me e exulto de alegria.

 

BÊNÇÃO

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.