sábado, 13 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O cobrador de impostos voltou para casa justificado, o outro não. – (Lc 18,9-14)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 13 DE MARÇO de 2021 (sábado) 072º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SE VOCÊ TEM CONHECIMENTO, DEIXE OS OUTROS ACENDEREM AS SUAS VELAS NELE.”

(Margaret Fuller)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO ROTARAC  

DIA NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DIA DO CONSERVACIONISMO

DIA DA LUTA CONTRA A ENDOMETRIOSE

DIA DO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sarapuí (São Paulo) Barão de Melgaço (Mato Grosso) Chorozinho - Guaiúba (Ceará)Elesbão Veloso (Piauí) Santo Amaro (Bahia

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: WILSON CITRO (PDG –Lions Clube de Andradina Sul /SP)CHRISTIANE ROCHA LUQUES (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) ALVARO MOREIRA DA COSTA (LC1-PDG – Lions Clube de Nova Friburgo/RJ)RENATO RODRIGUES (LB1-PDG – Lions Clube de Paraguaçu Paulista /SP)LIVIA SANTOS (Leo Clube de Osvaldo Cruz /SP) MATHEUS MITICITA (Marília /SP) PAULO HENRIQUE KOURY (Garça /SP) ANTONIO CARLOS MOREIRA DE CASTRO (Garça /SP)LUÍS FERNANDO QUINTAS SOARES (Garça /SP) JOSÉ PELEGRINA JUNIOR (Ford Zevel Jau/SP) AFONSO MAURO PERES (Garça /SP)MAURO MARQUES DA COSTA (Equipe de Nossa Senhora Setor de Marília /SP) DIEGO SOARES  (Garça /SP) CLARA ALVARENGA (Garça /SP)RONALDO VIEIRA SANTOS (Agudos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DE: PE. JOSÉ VALDIR GRISANTE  ó1988ó33 ANOS (Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Inúbia Paulista /SP) ■-

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BIRIGUIó1966ó55 ANOSó (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

SANTa Eufrásia

SÃO Leandro de Sevilha

SÃO Nicéforo de Constantinopla

SÃO Salomão

SÃO Sabino

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 18,9-14

Na oração, devemos deixar a Deus toda a iniciativa, permitir que Ele nos conduza por seus caminhos, por isso é importante colocar-se em situação de escuta humilde.

 

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum dos seus benefícios: é ele quem te perdoa todas as ofensas (Sl 102,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus nos orienta, corrige, perdoa, cura e ama sem cessar. Com um coração humilde e contrito, fiquemos atentos à benéfica e dinâmica presença do Senhor na liturgia e em nossa vida.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME CONSCIENTE DE MINHA CONDIÇÃO DE PECADOR, LIVRANDO-ME DA SOBERBA QUE ME DÁ A FALSA ILUSÃO DE SER SUPERIOR A MEU PRÓXIMO E MAIS DIGNO DE ME DIRIGIR A TI.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 350

 

– 13 de março de 2021 Sábado da 3ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Rezar não é proclamar nossos méritos e autossuficiência, mas reconhecer que temos necessidade da misericórdia de Deus e manifestar que queremos viver em sua presença. 

 

1ª Leitura (Os 6,1-6) – Quero amor e não sacrifícios.  Leitura da Profecia de Oséias:

 

1“Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. 2Em dois dias, nos dará vida, e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos, e viveremos em sua presença. 3É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo”. 4Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. 5Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, mas, como luz, expandem-se meus juízos; 6quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 51(50)

Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

 

– 13 de março de 2021 Sábado da 3ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

O cobrador de impostos voltou para casa justificado, o outro não.  – (Lc 18,9-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.

13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’

 

14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A oração do pecador agrada o coração de Deus”

“O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!” 

(Lucas 18,13)

Neste tempo de conversão que estamos vivendo, Deus quer falar ao nosso coração até da nossa maneira de orarmos. Porque, nós, muitas vezes, nos orgulhamos porque oramos muito. Mas quanta oração feita a partir do orgulho! E a grande obra que a oração realiza no coração é, justamente, arrancar a maldição do orgulho, arrancar as raízes venenosas da soberba que tomam conta de nós.

 

Se você, de verdade, se ajoelha para rezar, Deus arranca verdadeiramente o orgulho do seu coração. Agora, se nós, muitas vezes, rezamos como os fariseus rezavam, com toda aquela jactância, soberba, orgulho e vaidade religiosa, a nossa oração, ao invés de nos tornar pessoas melhores, faz de nós pessoas piores.

 

Saímos de nossas igrejas, capelas, saímos até de nossa oração pessoal pior do que entramos, porque, ao invés de cultuarmos a Deus, cultuamos a nós; ao invés de escutarmos a Deus, escutamos a nós; ao invés de nos humilharmos, nos exaltamos; ao invés de nos colocarmos na presença de Deus, nos colocamos na nossa presença, para que Deus nos sirva.

 

“A oração verdadeira nos faz humildes e nos coloca diante da presença de Deus para chorarmos os nossos pecados”

 

A oração que chega até Deus é a oração de quem se humilha, é a oração de quem, de fato, rasga o coração, se despe de toda e qualquer vaidade humana. A oração que chega até Deus é a oração de quem quebra a si mesmo, vence aquelas raízes malditas que vivem perturbando a nossa vida: a ira, o rancor, o ressentimento, a mágoa.

 

A oração que agrada a Deus é a oração do pecador, como esse cobrador de impostos que bate no peito, reconhece o seu pecado e sabe que é indigno de chegar perto de Deus. A oração que não chega a Deus é a oração soberba, onde a pessoa sente que todos os dias os anjos estão ali e ela se comunica com os anjos; ela cria fantasias e elementos na sua cabeça e nunca se humilha verdadeiramente.

 

A oração verdadeira é aquela que nos conduz a amar de verdade, é aquela que nos desarma desses sentimentos todos que criamos, dessas armas de combate que criamos uns com os outros. A oração verdadeira nos humilha, nos faz humildes e nos coloca diante da presença de Deus para chorarmos os nossos pecados, nos arrependermos de nossas faltas e nos levar a amar uns aos outros em espírito e verdade.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A parábola de Jesus questiona aqueles que se consideram “justos e desprezam os outros”. Nela Jesus discorre que dois homens (o fariseu e o publicano) foram ao templo orar. Há muita diferença entre os dois ao fazerem sua prece. O fariseu é autossuficiente e presunçoso: considera-se justo por ser fi el cumpridor das Leis, pensando, com isso, ser merecedor da atenção de Deus. Ele é um tipo arrogante, que se considera melhor que os outros e os despreza. O cobrador de impostos ou publicano é homem despojado de méritos, rico de fé e humildade, depositário do amor misericordioso de Deus. Oração não consiste em desfilar virtudes e méritos diante de Deus e dos outros; consiste, antes de tudo, em se colocar à escuta de Deus. O fariseu, em sua autossuficiência, não necessita de Deus; o publicano reconhece seus limites e a necessidade do amor de Deus.

O R A Ç Ã O

Por tua parábola, ó Jesus, compreendemos qual é a verdadeira oração. Rezar não é vangloriar-se diante de Deus, nem demonstrar autossuficiência, tampouco desprezar os outros. Rezar, ao contrário, é reconhecer que temos necessidade da misericórdia de Deus. Senhor, ensina-nos a rezar. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 18,9-14 - Deus tem pena de mim, sou pecador

 

Oração Inicial

Preparo-me para a meditação orante. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: “Meu Deus, tem piedade de mim porque sou pecador(a)”. Repito com mais consciência: “Meu Deus, tem piedade de mim porque sou pecador(a)”.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Escuto agora o Evangelho da liturgia de hoje.

 

“Mais que duas pessoas, a parábola do fariseu e do publicano identifica dois grupos, duas posturas religiosas. O fariseu, conhecido por distanciar-se dos outros, considerava-se justo pela observância legal. Ele utilizava o templo para sustentar sua posição social. Já o publicano, cobrador de impostos, era visto como pecador público, a serviço dos romanos. O fariseu ora de pé, no meio do templo; o publicano, no fundo do templo, não se atrevia a levantar os olhos. O fariseu proclamava suas supostas virtudes, enquanto o publicano confessava seus pecados e a necessidade de reconciliação. Jesus não tinha receio de misturar-se com os pecadores nem de fazer refeições na casa deles. Ele é o profeta da misericórdia do Pai.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

A Palavra nos ensina como devemos ser em nossas atitudes. Quando me coloco na presença de Deus para orar, qual é minha postura?

Cobro de Deus, como o fariseu da parábola, a recompensa por minhas boas ações? Confio na misericórdia de Deus e me coloco sempre com humildade na sua presença? Diante da parábola, com qual dos personagens eu me identifico?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Senhor, livra-me da vaidade e dos julgamentos!

 

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

 

Tende piedade ó meu Deus, misericórdia

Na imensidão do Vosso amor purificai-me

Lavai-me todo inteiro do pecado

E apagai completamente a minha culpa

Eu reconheço toda a minha iniquidade

O meu pecado está sempre a minha frente

Foi contra Vós, só contra Vós que eu pequei

E pratiquei o que é mal aos Vossos olhos

 

Criai em mim um coração que seja puro

Dai-me de novo um Espírito decidido

Ó Senhor não afastai de mim a Vossa face

Nem retirais de mim o Vosso santo Espírito

 

Dai-me de novo a alegria de ser salvo

E confirmai-me com espírito generoso

Abre meus lábios ó Senhor para cantar

E minha boca anunciará Vosso louvor

 

Senhor, livra-me da vaidade e dos julgamentos!

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Como desejo por em prática estes ensinamentos de Jesus? Qual meu propósito após essa meditação orante?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.