sábado, 25 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■––“Eis que conceberás e darás à luz um filho.” - (Lc 1,26-38)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 25 DE MARÇO DE 2017 (sábado) 84º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
TENTE SUA SORTE! A VIDA É FEITA DE OPORTUNIDADES. O HOMEM QUE VAI MAIS LONGE É QUASE SEMPRE AQUELE QUE TEM CORAGEM DE ARRISCAR.
(Dale Carnegie)


Datas Comemorativas
DIA INTERNACIONAL DA VIDA
DIA NACIONAL DA COMUNIDADE ÁRABE
DIA DA COnstituição
Dia da Criança
DIA NACIONAL Do Oficial de Justiça
DIA Internacional em Lembrança pelas Vítimas da Escravidão e do Tráfego Transatlântico de Escravos nos Navios Negreiros
DIA Internacional de Solidariedade para com os trabalhadores detidos e Desaparecidos
DIA DO ESPECIALISTA DE AERONÁUTICA
DIA DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Getulina - Itirapina - Vista Alegre do Alto (São Paulo) Afonso Cunha (Maranhão) Bagre (Pará) Caçador (Santa Catarina) Cachoeiro de Itapemirim - Vila Valério (Espírito Santo) Cariús - Martinópole (Ceará) Goianira (Goiás) Guarani (Minas Gerais) Itapiranga (Amazonas) Restinga Seca (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANA ELISA FURTADO DE OLIVEIRA (AMBEV-Lions Clube de São José dos Campos Augustin Soliva-São José dos Campos /SP)MARIA ANGÉLICA BARBANTE SASSO (Palu Bebe–Lions Clube de Garça/SP)MATEUS SASSO RAMPAZZO (Garça /SP)THIAGO JEAN DA SILVA (Garça /SP)JORGE TSUNEO YAMAKI (Garça /SP) WALMIR ROSSI DE OLIVEIRA JR (Rossi Classic Garça /SP)WAGNER JOSÉ MARQUES  (CMD Garça /SP)IRMA APARECIDA PIRES DA SILVEIRA EL HAGE  (Garça/SP)

Santo do Dia
ANUNCIAÇÃO DO SENHOR PARA MARIA
SANTO IRÊNIO DE SÍRMIUM
são DIMAS


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Celebrada nove meses antes do Natal, a solenidade da Anunciação do Senhor aponta para a inauguração do acontecimento da encarnação de Jesus. Com seu “faça-se”, Maria se associa à obediência de Cristo, abrindo as portas para que Deus venha e estabeleça morada entre nós. Nela o povo da promessa se torna o novo Israel, a Igreja.
 Oração
SENHOR JESUS, QUE A CONTEMPLAÇÃO DA CONCEPÇÃO IMACULADA DE TUA MÃE DESPERTE EM MIM O DESEJO DE ROMPER, DEFINITIVAMENTE, COM O PECADO QUE MACULOU A HUMANIDADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Sábado da 3ª Semana da Quaresma - 25/03/2017 - Anunciação do Senhor . Solenidade
O Senhor nos deu grande sinal: a virgem concebeu e deu à luz um filho. Jesus é o “Deus conosco”, que cumpre a vontade do Pai. O sim de Maria foi fundamental para que os planos divinos se realizassem.


1ª Leitura (Is 7,10-14;8,10) – “Eis que uma virgem conceberá. Leitura do Profeta Isaías:

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 39 (40)
Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

2ª Leitura (Hb 10,4-10) – “No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade. Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 4é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” — coisas oferecidas segundo a Lei — 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Sábado da 3ª Semana da Quaresma - 25/03/2017 - Anunciação do Senhor . Solenidade
Eis que conceberás e darás à luz um filho. - (Lc 1,26-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
A Palara se fez carne e habitou entre nós. E nós vimos sua glória, que recebe de Deus Pai (Jo 1,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
No ventre de Maria somos recriados!
Todos nós precisamos de um colo, de um ventre para sermos recriados na graça de Deus!
Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus  (Marcos 12,32-33).
Para quem se aproxima de Deus e é agraciado por Ele, a primeira coisa que Deus fala ao coração é: “Não tenhas medo!”. Por isso, temos medo de tudo que está no mundo. Muitas vezes, temos medo até daquilo que é de Deus. Precisamos ser tementes a Ele, mas nunca ter medo d’Ele.
Maria era uma mulher totalmente temente, obediente, serva de Deus e toda d’Ele. Por isso, quem se entrega para ser do Senhor não pode ter medo dos desígnios amorosos d’Ele.
A primeira mensagem do anjo para Maria foi: “Não tenhas medo, Maria”. Ele não está dizendo isso, porque Maria foi uma mulher medrosa, mas sim porque nem ela podia entender, naquele primeiro momento, o que, te fato, Deus queria dela.
Ela mesma vai dizer: “Como isso se fará? Como eu ficarei grávida de Deus sem conhecer um homem?”. Não existe lógica humana para isso, ninguém pode ficar grávida, mulher nenhuma, sem ação humana. Há algo divino, milagroso e impossível que só o Céu pode fazer, realizando-se no ventre dessa mulher escolhida, chamada para realizar o grande milagre de renovação da humanidade.
Maria é, na verdade, o novo Céu e a nova Terra que Deus está criando. Assim como Ele criou o paraíso primeiro, e este se perdeu por causa dos pecados de nossos primeiros pais, agora, no ventre de Maria, está nascendo um novo paraíso onde brotará o Salvador, que virá nos salvar.
Isso é grande demais para ser compreendido! Maria quer apenas entender como vai colaborar com essa graça de Deus. “Não se preocupe, Maria, pois o espírito que virá sobre ti é o espírito que criou todas as coisas, no princípio de tudo, e é o mesmo que vai entrar no seu ventre e realizar a nova criação de Deus”. A nova criatura de Deus é redimida em Jesus, e esse homem Jesus nasce no ventre de Maria.
Que graça divina, que graça sublime, realmente extrema e maravilhosa Deus traz ao meio de nós e a realiza no ventre de Maria! Por isso, hoje só posso dizer: “Bendita és tu entre as mulheres! Bendita és tu que acreditou! Bendita és tu que se colocou-se à disposição! Bendita és tu que não temeu ao que Deus tinha para realizar em ti. Bendita sejas tu, Maria, porque o paraíso, o novo Céu, a nova Terra, começou no seu ventre, saiu de ti! Bendita sejas tu Maria, porque foste toda de Deus, templo, morada e lugar da nova criatura!”.
Todos nós precisamos de um colo, de um ventre para sermos recriados na graça de Deus. O ventre que Deus nos dá é abençoado da bem-aventurada sempre Virgem Maria. Aquela que concebeu em si o filho eterno de Deus, quer também nos acolher para que possamos renascer como novas criaturas para o Senhor!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Lc 1, 26-38
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Maria recebe do anjo a noticia de que seria a mãe do Messias. Como poderia acontecer isso se ela não conhece homem? Fazendo uma relação com o Evangelho de ontem, percebemos que mulheres estéreis geraram filhos por obra divina, e filhos que atuaram decisivamente na história da salvação. Maria não podia ter filhos, mas isso era fruto de sua vontade, de sua consagração virginal. E nesta "esterilidade", Deus age. E sem a atuação de um homem, mas do próprio Espírito Santo, Maria gera no seu ventre virginal aquele que é o Senhor da história e que vai mudar radicalmente a vida das pessoas.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Temos consciência de que os dons que Deus nos dá são para serem colocados a serviço?
- Será que não corremos o risco de, às vezes, querer tirar vantagem em proveito próprio dos dons que Deus nos dá?
- O que faz quando percebe um certo desânimo no servir?
- Será que temos consciência de que nossa vida tem que ser portadora de paz?
- Você tem coração agradecido para com aqueles que servem em sua comunidade? Colabora com eles?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Celebramos hoje a solenidade da Anunciação do Senhor.
Maria concebe o Filho de Deus por obra do Espírito Santo.
Maria é totalmente impregnada pela presença do Espírito Santo para conceber e gerar o Filho de Deus.
Peçamos que o mesmo Espírito que gerou Jesus no seio de Maria, nos configure cada dia ao Cristo pela escuta e meditação da Palavra: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra.
Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade.
Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti.
Amém.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Leia em voz alta e pausadamente e procure repetir as palavras que chamaram a sua atenção. Qual é o tema que perpassa o diálogo?
O texto de hoje faz parte dos relatos da infância de Jesus. No sexto mês de concepção de João Batista, o anjo Gabriel, mensageiro de Deus, é enviado para levar a notícia de que a libertação já se aproximava. A destinatária da mensagem é Maria, uma jovem de Nazaré, pequena cidade da Galileia, prometida em casamento a José, descendente de Davi.
A saudação do anjo dirigida a Maria é um convite a alegrar-se porque o Senhor está presente. O “cheia de graça” expressa a vocação de Maria, escolhida para participar plenamente da graça de Cristo. A confirmação de que “o Senhor está contigo” significa que é o Senhor quem realizará a sua obra por meio de Maria e que a ela foi confiada uma missão especial.
Maria ficou perturbada com as palavras do anjo. Ela reconhece a sua pequenez diante da grande missão que lhe é confiada: ser a mãe do Messias. Maria era virgem quando recebeu a missão divina e concebeu Jesus virginalmente, por obra do Espírito Santo. O poder do Altíssimo a cobriu com sua sombra, por isso Jesus foi chamado Filho de Deus. Por fim, Maria reconhece que toda a obra que está por realizar-se em seu seio é de Deus e coloca-se como serva.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje? Qual foi a palavra que encontrou sintonia com a realidade que estou vivendo? Como compreendo a missão confiada a Maria de ser mãe do Filho de Deus? Como acolho a ação do Espírito Santo que realiza a obra de Deus em nós? Como entendo o “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” na vida de Maria e na minha vida? O que significa estar disponíveis aos projetos de Deus?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Acolhemos hoje o anúncio da nossa redenção. Deus escolheu habitar entre nós. Proclamemos as maravilhas da encarnação de Cristo rezando: – O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
– E ela concebeu do Espírito Santo.
– Eis aqui a serva do Senhor.
– Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
– E o Verbo divino se fez homem.
– E habitou entre nós.
Ave-Maria…
– Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, a fim de que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua paixão e morte à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém. Glória ao Pai…
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Como Maria, viva no dia de hoje a confiança em Deus e a abertura ao seu projeto.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.