quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Era uma vez... Um sonho de Maria - Padre Valdo


Padre Valdo
Pároco da Paroquia  Santo Antônio de Junqueirópolis





Um sonho de Maria

- José, José, eu tive um sonho. Não o entendi muito bem, mas parece que era a respeito da celebração do aniversário do nosso Filho Jesus. Eu penso que era a respeito disso.

 

- As pessoas andavam há seis semanas a preparar esta festa. Tinham decorado e iluminado a casa e comprado roupas novas. Entraram muitas vezes nas lojas para fazer compras e compraram presentes muito bonitos. Mas era curioso notar que esses presentes não eram para o nosso Filho. Embrulharam esses presentes em papel muito bonito, amarraram-nos com fitas de várias cores e colocaram-nos debaixo de uma árvore!

 

- Sim José, uma árvore, dentro da sua própria casa!  A árvore também estava enfeitada. Os ramos estavam cheios de bolinhas luminosas e decorações brilhantes. Havia uma figura no ponto mais alto da árvore. Parecia a figura de um anjo. Oh! Era tão bonito.

 

- Toda a gente se ria e se mostrava feliz. Todos entusiasmados com os presentes. Deram-nos uns aos outros, José; mas não havia um presente para o nosso Filho Jesus, que fazia anos. Deu-me a impressão que nem sequer o conheciam, pois nem mencionaram o nome dele.

 

- Não é estranho que as pessoas tenham tanto trabalho para celebrar os anos de uma pessoa que nem sequer conhecem? Tive mesmo a sensação que se o nosso Filho Jesus aparecesse na festa seria um intruso e que não seria bem recebido.

 

- Tudo estava tão bonito José, e toda a gente estava tão contente, mas... deu-me tanta vontade de chorar. Que tristeza para o nosso Filho Jesus não ser desejado, nem sequer na festa dos seus anos.

 

- Sinto-me contente por ter sido apenas um sonho. Que terrível José, se tivesse sido verdade!”.

 

Reflexão. Será que foi somente um sonho? Que não deixemos esse sonho de Maria ser realidade em nossas famílias. Pense nisso!

 

padrevaldo7@gmail.com

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. – (Lc 1,46-56)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 22 DE DEZEMBRO de 2021 (quarta-feira) 356 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O ESPÍRITO SE ENRIQUECE COM AQUILO QUE RECEBE; O CORAÇÃO COM AQUILO QUE DÁ."

(Victor Hugo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) EM DOURADOS

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaberá (São Paulo) Careaçu - Entre Rios de Minas (Minas Gerais) Cambará do Sul - São José do Hortêncio - Nova Andradina - Pinheirinho do Vale - Rodeio Bonito - São José do Hortêncio (Rio Grande do Sul) Caarapó- DouradinaDourados (Mato Grosso do Sul) Aurora do Pará - Placas (Pará) Garuva - IçaraMeleiro - São João do Sul (Santa Catarina) Riachuelo - Várzea (Rio Grande do Norte) Foz do Jordão - São João do Ivaí (Paraná) Afrânio - Brejinho - Buenos Aires - Caetés - Calçado - Calumbi - Camutanga - Cedro - Chã de Alegria - Chã Grande - Cumaru - Feira Nova - Ferreiros - Frei Miguelinho - Granito - Iati - Ibimirim - Ibirajuba - Iguaraci Ingazeira - Itacuruba - Itaquitinga - Lagoa do Carro - Machados - Moreilândia - Orocó - Paranatama - Passira - Pombos - Primavera - Sairé - Salgadinho - Saloá - Santa Maria do Cambucá - Santa Terezinha - São Benedito do Sul - Solidão - Tacaimbó - Tacaratu - Terra Nova - Trindade - Triunfo - Tuparetama (Perenambuco) Confresa - Cotriguaçu - Glória D’Oeste - Jaciara - Lambari D'Oeste - Nova Bandeirantes - Nova Monte Verde - Planalto da Serra - Pontal do Araguaia - Porto Estrela - Ribeirãozinho - Santo Afonso - São José do Rio Claro - São José do Xingu - São Pedro da Cipa - Tabaporã (Mato Grosso) Lagoa de Dentro (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: BRUNA ERI ASAOKA BASSETO (Psicologa- Garça /SP)MARIA EDUARDA CASTILHO CONESSA (filha do Ricardo Alexandre-Jales/SP)GILBERTO GALLO ESTEVES (Dentista-Marilia /SP) DALVA ANTÔNIA DA S. CRÓS (prima-Guarulhos /SP) RAFAEL JOSÉ FRABETTI (Advogado-Vereador-Lions Clube de Garça /SP) MIRALVA NEIVA TRIGO MOREIRA (Oleoquimica Brasil Ind. e Com Ltda - Garça / SP) WANDELCY TEIXEIRA BONFIM “WAL” (Lions Clube de Mirandópolis / SP)NILCE OLIVEIRA DOS SANTOS MUÑOZ (Lions Clube de Ilha Solteira / SP) MARLISE NASS (Lions Clube de Juara / MT)  EDER ROBERTO NASCIMENTO (Irapuru /SP) ESTELA MANCINI (Garça /SP) Frei AIRTON CARLOS GRIGOLETO (OFMCap- Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena /SP) ANGELA BELLINTANI (Garça / SP)NINA GARCIA (Garça /SP) SERGIO DE SOUZA (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A minha alma engrandece o Senhor – Lc 1,46-56

 

 

Ó portas, levantai vossos frontões! Levantai-vos, portas eternas: que ele entre, o rei da glória! (Sl 23,7)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Sempre atencioso com os pequenos e humildes, o Todo-poderoso faz grandes coisas em favor deles. Cheios de gratidão e com espírito de adoração, louvemos o Senhor por todos os dons que ele, sem cessar, nos concede.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME SENSÍVEL À ESPIRITUALIDADE DAQUELA QUE ESCOLHESTE PARA SER MÃE DE TEU FILHO, PORQUE ELA PENETROU, DE MODO ADMIRÁVEL, EM TEU MISTÉRIO DE AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus de misericórdia, vendo o ser humano entregue à morte, quisestes salvá-lo pela vinda do vosso Filho; fazei que, ao proclamar humildemente o mistério da encarnação, entremos em comunhão com o Redentor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

      Últimos dias antes do Natal - 22 de dezembro do Advento quarta-feira 4ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

Com Maria, exultemos em Deus, nosso Salvador, que veio para renovar os corações e as estruturas sociais. 

 

1ª Leitura (1Sm 1,24-28) – Ana dá graças pelo nascimento de Samuel.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias de sua vida”. E adoraram o Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 1Sm 2,1

 

Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

 

 

– Últimos dias antes do Natal - 22 de dezembro do Advento quarta-feira 4ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.  (Lc 1,46-56)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ó Rei e Senhor das nações / e pedra angular da Igreja, / vinde salvar a mulher e o homem, / que, um dia, formastes do barro.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus é a verdadeira alegria que preenche o seu coração”

 

“Maria disse: ‘A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva'”

(Lucas 1,46-47).

Exultamos com o coração de Maria, exultamos com aquilo que Deus realizou na vida d’Ela, porque, por meio d’Ela, realizou a salvação de toda a humanidade. Maria vibra, exulta, engrandece, agradece, louva e bendiz o Senhor, nosso Deus. O seu espírito, ou seja, todo o seu ser é movido por uma alegria única: a alegria de ter Jesus.

 

Quando olhamos para a nossa história, muitas vezes, vamos nos deter em acontecimentos tristes, difíceis, vamos nos deter em situações complicadas e vamos dizer: “Estou sem chão”, “Estou sem luz”, “Estou sem direção”; é que, na verdade, paramos diante dos nossos problemas e dos acontecimentos humanos da nossa vida e não nos detemos na graça de Deus que vem ao nosso encontro. A grande graça que Deus nos dá é o seu próprio Filho, Jesus Nosso Senhor, e isso para nós é motivo para exultarmos de alegria, ainda que tenhamos motivos para ficarmos tristes por isso ou por aquilo.

 

“Há uma alegria que toma conta de nós sem igual, a alegria dos humildes, a alegria das almas que são saciadas pela misericórdia”

 

Nenhuma tristeza, nenhuma decepção, nenhuma ilusão pode ser maior do que a alegria da visita de Deus ao nosso coração e à nossa vida. Precisamos ser tomados pela verdadeira alegria, não é aquela alegria onde sou movido por bebida, por isso e por aquilo; é a alegria da graça, é a alegria da júbilo divino, é a alegria da alma que toca na graça de Deus e a graça de Deus que toca a alma, o coração e a nossa vida. É a alegria de quem se faz humilde porque Deus eleva os humildes, mas Ele derruba do trono os soberbos. Se Deus não está me elevando ou elevando a minha alma e o meu coração, posso saber que existe um “trono” dentro de mim de muito orgulho, de muitas soberbas e de muitas maldades.

 

Permitamos que esse tempo da graça realize uma graça sublime em nós e que derrube toda e qualquer ilusão que vem da soberba e do orgulho da nossa alma. Quando não fazemos isso na vida, a morte, quando vem, realiza com força, por isso, a morte é sofrida para tantos. Agora, quando vamos morrendo a cada dia, há uma alegria que toma conta de nós sem igual, a alegria dos humildes, a alegria das almas que são saciadas pela misericórdia, pela bondade, pela ternura e pela presença de Deus; a alegria de ser tomado pela graça de Deus. Por isso, Maria está exultando, Ela não está se exaltando, pelo contrário, está se rebaixando, para que Deus apareça e cresça; e Ela seja, como sempre, a humilde serva do Senhor.

 

Que a vinda de Deus cresça em nós, que a graça d’Ele apareça em nós, para que a nossa alma rejubile de alegria em Deus, nosso Salvador.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois de receber as saudações e as felicitações de Isabel, Maria proclamou o belo hino do Magnificat. Nesse cântico, ela não exalta a si mesma, mas ao Deus misericordioso. Tudo aquilo que se realiza por meio dela é obra do Todo-Poderoso. Ela recorda a ação de Deus ao longo da história da salvação desde Abraão, o pai na fé do povo de Israel. Desde a libertação do povo da escravidão no Egito, Deus se posiciona do lado dos pobres, derrubando os poderosos de seus tronos. O cântico aponta para o caminho que será trilhado pelo seu Filho. Deus espera que os pobres e os humilhados sejam os protagonistas de uma nova sociedade alicerçada na justiça que liberta. Assim como realizou em Maria sua obra, Deus espera que também nós nos coloquemos em atitude de disponibilidade, para que ele continue realizando sua ação libertadora.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, com tua Mãe, exultamos de alegria em Deus, nosso Salvador. Pois, conforme ela exclamou, o Todo-Poderoso realizou grandes benefícios em seu favor, seu nome é Santo e sua misericórdia perdura de geração em geração. Derrubou dos tronos os poderosos e exaltou os humildes. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,46-56 - O Cântico de Maria

 

Oração Inicial
O Evangelho nos convida a refletir sobre a paz e a alegria que é estabelecida entre Jesus e aqueles que vivem sua Palavra. A mãe de Jesus, Maria, é a mulher sábia, que soube acolher a Palavra e a vontade do Pai e por isso exulta de alegria Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo a esperando fervoroso o Natal do Senhor, daí chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico?. Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-os em voz alta, e em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual é o tema central da narrativa?

 

“O Magnificat é o canto dos Pobres de Javé. Ele parte do pessoal – Maria – para o comunitário, Israel. Nele percebemos duas imagens de Deus. É um Deus guerreiro e poderoso que realiza a libertação de Israel. Ao mesmo tempo, é um Deus misericordioso que age em favor dos pequenos em fidelidade à sua Aliança. Em seus versos, flui a história do povo eleito, muitas vezes esmagado e reduzido a um pequeno “resto”. Mas a esperança-certeza do projeto divino sinaliza a libertação. É uma nova história que surge, invertendo a ordem social: os ricos e poderosos são depostos e os pobres e oprimidos são libertos e assumem a direção dessa nova história. O Cântico de Maria estabelece os contornos do Reino.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como eu vivo a Aliança de Deus comigo pessoalmente, e com meu povo? Que história de salvação eu posso proclamar – na fé e humildade como Maria – o louvor ao Deus misericordioso, ao Deus dos pequeninos?

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé e a graça levar a bom termo a missão que lhe foi confiada.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemple em respeitoso silêncio a mão do Senhor redimindo nossa História.

Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.

 

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.