sexta-feira, 12 de maio de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros. – (Jo 15,12-17)

 


  ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  M A I O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O - MÊS DAS NOIVAS

 M A I O   mês dedicado às  M Ã E S,  à MARIA e ao ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 12 de MAIO de 2023 (sexta-feira) 132º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SEGREDO DA VIDA NÃO É TER TUDO QUE VOCÊ QUER, MAS AMAR TUDO QUE VOCÊ TEM!

(George Carlin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

DIA INTERNACIONAL DOS ENFERMEIROS

DIA DO ENFERMEIRO

DIA DA ENFERMAGEM

DIA DA FIBROMIALGIA

DIA DA POLICIAL MILITAR FEMININA

DIA DO ENGENHEIRO MILITAR

DIA PANAMERICANO DA ESTATÍSTICA

DIA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA DO VENTRE

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOENÇAS NEUROLÓGICAS CRÔNICAS E IMUNOLÓGICAS

DIA DA FUNDAÇÃO DO SPORT CLUBE GAÚCHO DE PASSO FUNDO-RS

DIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS E RELIGIOSAS

DIA DO ISLAMISMO

DIA DE LIMERICK

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA ENFERMAGEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiaporã (São Paulo) Guaraciaba do Norte - Miraíma (Ceará) Aguia Branca -Alto Rio Novo - Governador Lindenberg (Espírito Santo) André da Rocha - Cerro Branco - Jóia - Morro Redondo - Paim Filho - Palmares do Sul - Santa Maria do Herval - Três Palmeiras (Rio Grande do Sul) Eunápolis - Macajuba (Bahia) Cantagalo - Turvo (Paraná) Costa Rica - São Gabriel do Oeste - Selvíria - Taquarussu (Mato Grosso do Sul) Medicilândia (Pará) Água Preta - Buíque - Quipapá (Pernambuco) Cambuquira (Minas Gerais) Estreito (Maranhão) Maracajá (Santa Catarina) Urucará (Amazonas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:PDG CARLOS EDUARDO FIGUEIREDO (Lions Clube de Penápolis/SP) EDUARDO GARCIA DE FREITAS (filho da Lilá/Eduardo-Garça /SP)FABRICIO SERRA (Garça /SP) Neif Ghadban de FREITAS (Garça/SP) PAULO ROBERTO QUARTIM BARBOSA (RB Alimentos-Ribeirão Preto /SP) MIRELLE PEREZ NAGAO (Garça/SP) FERNANDO EGEA CARBALLAL (Professor-Marilia/SP) ALESSANDRO MARÇAL (Garça /SP) RAFAEL PAZZINI DA SILVA (Garça /SP) JOÃO LUIZ TOMIZI  (Garça /SP) ANGELA LACERDA (Garça /SP) MIGUEL RODRIGUES DE SOUZA (Garça/SP) KIKO SGANZELA DOS SANTOS (Bauru /SP) TEREZINHA MANCHINI DE SOUZA (Garça/SP)PE. WAGNER ANTONIO MONTOZ (Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Pacaembu /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ERMELINDA POLICINANI DA SILVA e PALMIRO APARECIDO DA SILVAó1974ó49 ANOS (Garça/SP) MARIA JOSÉ VERISSIMO DOS SANTOS OLIVEIRA e JOÃO BATISTA NETO DE OLIVEIRAó1973ó50 ANOS (EQ 01 ENS do Perpétuo Socorro Setor de Garça/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA JOANA DE PORTUGAL

SÃO NEREU E

SÃO AQUILES

SÃO PANCRÁCIO

SÃO GERMANO DE CONSTANTINOPLA

SÃO CIRILO DA ROMÊNIA

SÃO FILIPE PRESBÍTERO

SÃO MODOALDO

BEATO ÁLVARO DEL PORTILLO  

BEATO IMELDA LAMBERTINI

SANTA RICTRUDES  

SANTO EPIFÂNIO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

ESTE É MEU MANDAMENTO: AMAR UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI –- Jo 15,12-17 - "Amem-se uns aos outros"

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia! (Ap 5,12)

 

 Em clima de oração e diálogo, as comunidades elaboram o decreto apostólico que deverá nortear a Igreja. Esta liturgia nos motive a dar espaço ao Espírito Santo não só no âmbito eclesial, mas também no familiar, para que produzamos muitos frutos de vida para o mundo.

 

– Oração 

 

“PAI, COMPLETA A ALEGRIA QUE O ESPÍRITO SANTO FAZ BROTAR EM MIM, POIS ESTOU DISPOSTO A PERMANECER UNIDO A TI E A TEU FILHO, E A SER FIEL AOS TEUS MANDAMENTOS, APESAR DAS ADVERSIDADES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Preparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria, nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12 de maio de 2023 – sexta-feira da 5ª Semana da Páscoa

 O grande mandamento de Jesus é o amor recíproco, sobre o qual ele insiste: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Em vez de fardos dispensáveis, o fruto do amor é o estímulo e a alegria.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 15,22-31) – Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além das coisas indispensáveis. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!” 30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

SALMO 57(56)

Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

 

 

 

– 12 de maio de 2023 – sexta-feira da 5ª Semana da Páscoa

 

 – Evangelho do dia 

 

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros.   (Jo 15,12-17)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos chamo meus amigos, / pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15)..   

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

12/05               5ª SEXTA-FEIRA DA PÁSCOA A

 

João 15,12-13.16-17: Disse Jesus aos seus discípulos: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos... Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

 

Senhor, aproxima-se a festa de Pentecostes, quando podemos renovar a presença e a atuação viva do Espírito Santo em nós, cujo sinal eficaz recebemos em nosso Batismo e em nossa Crisma. Se a essência do Espírito Santo é ser a união substancial de amor entre o Pai e o Filho, somente o nosso anseio de amor pode nos preparar para acolher e receber o Espírito Santo. Senhor, usamos muito a palavra amor, mas é uma palavra já desgastada entre nós. Chamamos de amor a qualquer tipo de atração física, de afinidade emocional, de simpatia mútua, de gostos comuns e de dependência afetiva. Quando o senhor nos fala de amor, está nos ordenando que nos amemos uns aos outros com a mesma medida do seu amor por nós. E a sua medida foi a doação total da sua vida. O senhor nos chama de amigos e amigas, dando a entender que a amizade sincera é a mais bela expressão do amor entre nós. A amizade não exige sexo nem beleza, não é limitada pela idade nem se desgasta com o passar do tempo, não se diminui pelas distâncias nem faz cobranças, mas é cheia de transparência e de confiança total. É um amor de pura alegria pela própria existência do outro, e é capaz de todo e qualquer sacrifício para ajudar o outro a viver. Foi assim que o senhor nos amou e continua a nos amar, dando-nos a conhecer tudo o que ouviu do seu Pai e nosso Pai.

Senhor, eu quero apreciar essa sua amizade por mim como o tesouro mais valioso da minha vida. Certamente, a verdade do seu amor me libertaria para sempre, e jamais iria sentir carência de outros amores, sempre frágeis e condicionados. Eis a graça que lhe peço neste Pentecostes: que o seu Espírito me conduza a fazer uma experiência profunda de amor pelo senhor, para lhe dar uma resposta de amor muito mais generosa.

 

Ó Mãe santíssima, a mais amada pelo Filho e aquela que mais o ama, faça com que eu ame quem tanto me amou e por mim sua vida doou. E rogue a seu Filho que, seguro do seu amor por mim, eu procure sempre mais amar do que ser amado. E que possa ajudar o nosso mundo a se libertar de tanto desamor e de tanto ódio, para tornar-se mais humano e mais fraterno. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Mestres e pregadores costumam repetir alguma frase ou princípio que consideram importante para seus ouvintes. Do mesmo modo, Jesus martela uma expressão que é a essência da vida cristã: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei a vocês”. Além da exigência de amar, Jesus mostra qual é o grau desse amor: “Como eu amei a vocês”. Os cristãos têm o privilégio da amizade de Jesus. Não importa que função ou ministério exercem na Igreja. Jesus os escolhe, faz deles seus amigos e lhes comunica tudo o que ouviu do Pai. De que modo podemos corresponder a esse precioso dom da amizade de Jesus? Fazendo o que Jesus ordena, isto é: amar como ele nos amou. A certeza do amor de Jesus por nós desperta-nos a confiança nele; então sabemos que nossos pedidos serão atendidos.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 15,12-17 - "Amem-se uns aos outros"

 

Oração Inicial

 

No Evangelho de hoje, Jesus confirma o mandamento fundamental para os cristãos: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Que a Palavra que vamos meditar nos ajude a compreender a radicalidade com que Jesus nos ama e fortaleça em nós as disposições para seguirmos o seu exemplo na vivência do amor fraterno.

 

Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Faça uma primeira leitura do Evangelho e, em seguida, retome o texto (Jo 15,9-11) que antecede o Evangelho de hoje e está na LO de ontem. Observe os elementos que se repetem e os novos. Qual convite Jesus nos faz?

 

“Jesus vem ao mundo em uma época de muitas leis. Disposto a tornar o amor a lei maior, ele não prega a inexistência de leis, mas coloca cada coisa no seu devido lugar. O amor é tão grandioso que chega ao ponto de doar a própria vida. E é esse mesmo amor que rompe as distâncias e faz do serviço o grau maior do viver. Jesus não chama ninguém de servo, mas de amigo; ele muda a relação de hierarquia, que deixa de estar acima do valor da vida. A vivência comunitária da fé permite o surgimento de verdadeiras e eternas amizades. Jesus, antes de apresentar o mandamento do amor, vive a profundidade e as consequências do amor. Não basta amar de qualquer jeito. É necessário amar como ele amou.”

 

2. Meditação (Caminho)

Amar como Jesus amou, entregando a sua vida, é a expressão do amor divino. É Jesus quem nos comunica esse amor e nos convida a vivê-lo e praticá-lo. Conhecendo Jesus e seguindo os seus mandamentos, seremos capazes de nos tornarmos como Ele na vivência do amor para com o próximo. A medida do amor fraterno é o amor de Jesus, que se doa sem reservas. O que significa amar a ponto de dar a vida?

Como você compreende o convite de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”?

Você se sente amigo de Jesus?

 

3.Oração (Vida)

“Senhor, quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida. Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água. Quando sentir frio, dai-me alguém que necessite de calor. Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo. Quando minha cruz parecer pesada, deixe-me compartilhar a cruz do outro. Quando me achar pobre, ponde a meu lado alguém necessitado. Quando não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos. Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém. Quando estiver desanimada, dai-me alguém para lhe dar novo ânimo. Quando sentir a necessidade da compreensão dos outros, dai-me alguém que necessite da minha. Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha de atender. Quando pensar em mim mesma, voltai minha atenção para outra pessoa. Tornai-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome, no mundo de hoje. Dai-lhes, através das nossas mãos, o pão de cada dia e dai-lhes, graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria. Amém”. (Santa Teresa de Calcutá).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Jesus continua nos ensinando sobre o amor. A vida com Ele é o amor sem-fim. Amar é a condição para viver esta vida eterna com Deus.

Qual atitude desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.”?

 

BÊNÇÃO

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.