sexta-feira, 26 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram. - (Mt 13,16-17)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 26 DE JULHO DE 2019 (sexta-feira) 206º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O INTERVALO DE TEMPO ENTRE A JUVENTUDE E A VELHICE É MAIS BREVE DO QUE SE IMAGINA.
(Augusto Cury)

 Datas Comemorativas 
 DIA DOS AVÓS
 DIA NACIONAL DO ARQUEÓLOGO
 DIA INTERNACIONAL DE DEFESA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
 DIA DA IMPRENSA ESPÍRITA    

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Areias - Sumaré (São Paulo) Cianorte - Xambrê (Paraná) São Leopoldo (Rio Grande do Sul) Faxinal dos Guedes - São Lourenço do Oeste (Santa Catarina) Livramento de Nossa Senhora (Bahia) Luís Correia - Regeneração - Valença do Piauí (Piauí) Poço Branco (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA ROSÁRIO DIONÍSIO (Equipe 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)LUIZ BENEDITO CORREA LEITE DE MORAES (Francine-Garça /SP)JOSE PAULO PAVARINI FILHO (Gelimaq Garça/SP)JOSI PEREIRA (RCG-Garça /SP)ADEMIR ESTOFELE (Lions Clube de Blumenau /SC)GEIDE JUNIOR (Lions Clube de Andradina Sul /SP)ROBERTO BOTELHO (São Paulo /SP) LUCIANA JULIANI TRIGO VEIGA (Garça/SP)SILAS GONÇALVES COLLETES JUNIOR (Garça/SP)
. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ■(MARLENE) MARIA IRENE DO N. PAIVA e JAIR BATISTA PAIVAó1984ó35 ANOS ó(Equipe 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) SANDRA LEÃO ROLDÃO e MARCO ANTÔNIO GONÇALVES ROLDÃO ó1991ó28 ANOS ó(Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTA ANA E SÃO JOAQUIM
■ Joaquim e Ana (sec.1´ a.C.) são venerados como pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. As promessas de Deus se cumprem graças à fé e à dedicação de pessoas simples que vivem com amor,. Rezemos por todos os avós, neste seu dia, e busquemos neles a sabedoria de vida.
■ TITO BRANDSMA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Festejamos santa Ana e são Joaquim, pais da Virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Joaquim e Ana são venerados como pais da Virgem Maria e avós de Jesus. As promessas de Deus se cumprem graças à fé e à dedicação de pessoas simples que vivem com amor. Rezemos por todos os avós, neste seu dia, e busquemos neles a sabedoria de vida.
– Oração 
PAI, DOBRA A DUREZA DO MEU CORAÇÃO QUE ME IMPEDE DE OUVIR E COMPREENDER A PALAVRA DE TEU FILHO. FAZE-ME PENETRAR NOS MISTÉRIOS DO REINO ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a são Joaquim e santa Ana a graça de darem a vida à mãe do vosso Filho, Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 16º SEMANA DO TEMPO COMUM 26 de julho de 2019 São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora . Memória
Fazer aliança com Deus significa acolher e cumprir sua Palavra. Ela nos convida à paciência e à sensatez para não fazermos julgamentos definitivos e precipitados sobre os outros.

1ª Leitura - (Eclo 44,1.10-15) - Seus nomes duram através das gerações. – Leitura do livro do Eclesiástico:
1Façamos o elogio dos homens ilustres, que são nossos antepassados, em sua linhagem. 10Os primeiros, porém, foram homens de misericórdia; nunca foram esquecidas as obras de sua caridade. 11Na sua posteridade permanecem os seus bens. 12Os filhos de seus filhos são uma santa linhagem, e seus descendentes mantêm-se fiéis às alianças. 13Por causa deles seus filhos permanecem para sempre, e sua posteridade, assim como sua glória, não terá fim. 14Seus corpos foram sepultados em paz, seu nome vive de século em século. 15Proclamem os povos sua sabedoria, e cante a assembléia os seus louvores! 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 131(132)
O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.


Evangelho do dia
16º SEMANA DO TEMPO COMUM 26 de julho de 2019 São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora . Memória
Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram. - (Mt 13,16-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Esperavam estes pais a redenção de Israel, / e o Espírito do Senhor estava sobre eles (Lc 2,25). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Conheçamos a nossa história de vida”
 “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem”
(Mateus 13,16).
Hoje, celebramos Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. Os avós de Jesus são os pais da Virgem Maria, eles eram servidores do Senhor, faziam parte do grupo piedoso de israelitas que esperavam a vinda do Senhor. Eles não puderam contemplar, mas foi da geração de Sant’Ana e São Joaquim, que veio o divino Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Hoje, o meu olhar, o olhar da Igreja, volta-se para os nossos pais, para os nossos avós e bisavós, porque o que somos, hoje, devemos muito a eles, é graças a eles. Podemos olhar, na nossa própria história, como os nossos lutaram, como deram exemplo, como desejaram formar uma família; e foi deles que recebemos a semente da Palavra, a semente do amor a Deus, a semente de sermos seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em outros tempos, em tempos difíceis, em tempos onde a luta era mais brava, estavam lá os nossos avós. Como devemos honrar, venerar, amar e ter um cuidado muito singular pelos nossos avós. Eles merecem ser honrados, primeiro, com o nosso amor de coração, de cuidado e respeito. Como devemos respeitá-los, como devemos pedir bênção para eles, como devemos escutá-los!
Precisamos olhar para a nossa história e buscar nela a cura, a libertação, a restauração e nossa própria salvação.
É muito importante pararmos para escutar os nossos avós. Se você tem a graça de tê-los ainda vivos, por favor, pare sempre para escutá-los alguns minutos, algumas horas, você vai se conhecer melhor, você vai entender melhor sua vida, sua história, o que você é, o que você busca, os seus anseios, alegrias, mas também as suas decepções, suas frustrações. Você vai entender melhor o seu temperamento e a condução da sua vida quando conhecer a sua história.
É importante ouvir pai e mãe. E como é importante saber quem são os nossos avós, o quanto é importante olharmos para a história deles, como é importante compreendermos o contexto em que nasceram os nossos próprios pais!
Hoje, é dia de celebrar, agradecer e bendizer a Deus. Se os nossos avós se encontram na casa de Deus, louvado seja Ele! Se ainda estão no meio de nós, louvado seja Deus, vamos ouvi-los e cuidar deles com todo amor, mas vamos prestar a verdadeira devoção que precisamos ter para com eles. Eles são para nós o canal da vida. A vida que tem os nossos pais e a vida que eles nos transmitiram veio deles.
Que bênção essa linha hereditária que nós temos! Como precisamos olhar para a nossa história e buscar nela a cura, a libertação, a restauração e nossa própria salvação.
Bendito seja Deus por São Joaquim e Sant’Ana, os avós de nosso Senhor Jesus Cristo. Bendito seja Deus pelos nossos avós.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A fé sem obras é uma fé “morta”
Direitos reservados REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, a “Parábola do semeador” é uma advertência que não devemos esquecer, e um constante convite a responder com frutos ao amor com que Ele cuida de nós. A fé permite-nos reconhecer a Cristo no próximo, e Seu próprio Amor nos impulsa a transformar a Palavra recebida em vida entregada.

A fé sem caridade não dá fruto, e a caridade sem fé seria um sentimento constantemente a mercê da dúvida. A fé e o amor precisam-se mutuamente de jeito que uma permite à outra seguir o seu caminho. Com palavras fortes—que sempre concerne aos cristãos—, o apóstolo São Tiago diz «Se não se traduz em ações [a fé] por si só está morta (...) Mostra-me a tua fé sem as ações, que eu te mostrarei a minha fé a partir de minhas ações» (St 2,17-18).

—Sustentados pela fé, olhamos com esperança o nosso compromisso neste mundo, esperando novos céus e novas terras onde more a justiça.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Nada encontramos escrito na Bíblia a respeito dos pais de Maria.
A tradição, com base no Protoevangelho de Tiago (século II) é que nos oferece seus nomes: Joaquim, que significa “Deus concede” e Ana, “graça”.
No Oriente, o culto a São Joaquim e Sant’Ana começou bem cedo, ao lado do culto à filha deles, Maria, a mãe de Jesus.
No Ocidente, só mais tarde, no século XVI, espalhou-se a devoção aos avós maternos de Jesus. “Vocês os reconhecerão pelos frutos deles”, dizia Jesus (cf. Mt 7,20).
Ora, o fruto de Joaquim e Ana é Maria, a “bendita entre as mulheres” (Lc 1,42). A ela todas as gerações “chamarão de bem-aventurada” (Lc 1,48). Bem-aventurados são também seus pais, que a introduziram no caminho da fé de Abraão e a prepararam para ser a mãe do Salvador, Jesus Cristo.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:

Mt 13,16-17 - Felizes os que vêem e ouvem

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos que se encontram aqui, em torno da Palavra:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 13,16-17.
Jesus continuou, dizendo:
- Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos veem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

Refletindo
Ver o Messias e ouvi-lo era o grande anseio do povo. Mas, já dizia o profeta Jeremias: “os sacerdotes não perguntaram: Onde está o Senhor? Os depositários da Lei não me conheceram, os pastores rebelaram-se contra mim, os profetas profetizaram por Baal e, assim correram atrás do que não vale nada” (Jr 2,8). O Salmista, por sua vez, afirma: “Meu rochedo e minha muralha és tu, Senhor” (Sl 70). Agora, Jesus, o Messias e Senhor, está presente. Os que o vêem e o escutam “são felizes”. No entanto, devemos admitir que há ainda muitos que estão cegos e surdos.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para mim, hoje?
 Onde vejo e escuto o Messias? Como aproximar e abrir os olhos e ouvidos de tantos que ainda não vêem, nem escutam?

Meditando
Os bispos, em Aparecida disseram: “Os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d’Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. E necessitamos, ao mesmo tempo, que o zelo missionário nos consuma para levar ao coração da cultura de nosso tempo aquele sentido unitário e completo da vida humana que nem a ciência, nem a política, nem a economia nem os meios de comunicação poderão proporcionar. Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada. “ (DAp 41).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o bem-aventurado Tiago Alberione:
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência,
com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para ver Jesus e escutá-lo, hoje.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.