segunda-feira, 28 de novembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu.” - (Mt 8,5-11)

  
INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
Logo Novembro AzulNOVEMBRO - MÊS PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
GARÇA/SP, 28 DE NOVEMBRO DE 2016 (segunda-feira) 332º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
EU SOU UMA FORÇA QUE AVANÇA!
(Victor Hugo)


Datas Comemorativas  
DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO
DIA LATINO DE HIPERTENÇÃO PUMONAR
DIA DO INÍCIO DA SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO
SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Franca (São Paulo) Acajutiba (Bahia) Arroio do Meio (Rio Grande do Sul) São Miguel do Iguaçu Ampere Dois Vizinhos (Paraná) Emas (Paraíba) Campos de Júlio (Mato Grosso)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MAURO HERMOGENES LOPES COVRE (PDG 2006/2007 - Lions Clube de Ilha Solteira /SP)CLAUDETE PANINI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)MARLI FRABETTI SCAQUETE (Garça /SP)

Santo do Dia
SÃO TIAGO DA MARCA
Santa CATARINA LABOURÉ


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Iniciando a caminhada em preparação ao Natal, deixemo-nos imbuir da justiça do Senhor e busquemos nele refúgio. Seu reino é proposta aberta a todos os que se aproximam dele com fé.
Oração
PAI, QUE A PURIFICAÇÃO DA FÉ PREDISPONHA-ME PARA IR AO ENCONTRO DO SENHOR. COMO O HOMEM PAGÃO, QUERO MANIFESTAR UMA FÉ IMENSA NO PODER SALVÍFICO DE TEU FILHO JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda de Cristo vosso Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Segunda-feira 28/11/2016 – 1ª Semana do Advento
É sempre motivo de alegria acolher a Palavra que nos mostra a ação de Deus em favor do seu povo, sem distinção, libertando-o de seus males.


1ª Leitura (Is 4,2-6) "Haverá grande alegria para os sobreviventes de Israel. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

2Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel. 3Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém. 4Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação, 5ele criará em todo o lugar do monte Sião e em suas assembleias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória, 6uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva.  
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 121 (122)
Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”


Evangelho do dia
Segunda-feira 28/11/2016 – 1ª Semana do Advento
"Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu. - (Mt 8,5-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ó vinde libertar-nos, Senhor e nosso Deus; mostrai a vossa face e nós seremos salvos! (Sl 79,4).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Tenhamos solicitude para com todos
Quando uma pessoa perde a sensibilidade do coração, é terrível, porque ela já não faz mais distinção do que é certo e errado!
“Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé” (Mateus 8, 10).
Jesus está admirado com a fé do oficial romano. Veja, este homem era tido como um pagão, e a sua responsabilidade era cuidar do exército romano. Ele não tinha a cultura judaica, os elementos da fé como os judeus por si tinham. Mas ele tinha algo fundamental: docilidade e sede de Deus. Isso fazia dele um homem não só bom, mas aberto, e desse modo sabia do que Jesus era capaz.
O oficial tinha um de seus soldados doente, precisando de cuidados; ele sabia que com tudo o que tinha de dinheiro e poder, posses e responsabilidades não poderiam fazer nada pelo seu empregado.
Há algo que me chama à atenção: além da fé deste homem, a solicitude, o cuidado, o amor, o carinho que ele tem para com o seu empregado. Muitas vezes, consideramos pessoas “inferiores” sem importância para nós; a pessoa que trabalha conosco na empresa, que está na faxina, aquele que vai em nossa casa trabalhar, não passam de simples empregados. Que mentalidade errada, que mentalidade mundana!
Precisamos ter solicitude para com todos! Quem tem responsabilidade para com alguém tem de se preocupar com a pessoa por inteiro, preocupar-se que ela esteja bem psicológica e fisicamente. Não que vamos resolver os problemas de todo mundo, cuidar dos problemas das pessoas que estão à nossa volta, mas, às vezes, as pessoas que trabalham conosco estão ao nosso lado há tanto tempo e não temos nem atenção por aquilo que se passa com ela.
Louvado seja Deus pela solicitude e pela caridade que move o coração desse oficial romano! É bonito, porque é a caridade unida à fé; e ele sabe que não pode mesmo fazer nada pelo seu empregado, mas sabe que Jesus pode, que Ele tem poder. Ele ouviu falar de tudo o que Jesus fez e acreditou. É por isso que ele recorreu a um gesto de profunda humildade: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas basta uma palavra tua para o meu empregado ser curado”.
Confessando a sua indignidade e incapacidade, ele reconhece que só Deus é grande, só Ele pode e que, Ele querendo, pode fazer por aquele empregado. A sua humildade está aliada à sua fé: “Eu creio que Jesus pode!”.
O que vai fazer com que esse empregado seja curado é, de fato, a fé do oficial, uma fé confiante, humilde e determinante, para que a graça de Deus aconteça.
Às vezes, encontramos muitas pessoas que tem mais fé do que as pessoas nosso contexto religioso, dos nossos grupos de oração, da nossa caminhada de igreja, do que nós que caminhamos em Deus. Não que isso justifique que a pessoa tem que estar fora da igreja. Não é nada disso! Porque fé é algo que vem do coração; que, de fato, coloca em Deus a sua total confiança.
É verdade que a fé nos leva a ter compromisso com Deus, leva-nos a buscá-Lo com mais sede, mais determinação. No entanto, o que determina a nossa fé não é ir ou não ir à igreja.
O que faz com que nossa fé seja verdadeira é a confiança, a entrada, é colocar-se, verdadeiramente, nos braços de Deus e saber que só Ele pode. Muitas vezes, achamos que podemos sem Deus mesmo estando nos caminhos d’Ele, é um erro e uma tremenda ilusão.
Que Deus nos ajude a ter uma fé verdadeira e a aumente em nós, para que assim possamos viver na sintonia da graça e do amor divino!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Mt 8, 5-11
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
A presença de Jesus no meio dos homens significa a chegada dos tempos messiânicos e o pleno cumprimento de todas as profecias do Antigo Testamento.
Os sinais que Jesus realiza atestam este fato.
Mas para que as pessoas participem do Reino de Deus de modo a usufruir dos dons que lhes são oferecidos nestes tempos messiânicos, faz-se necessária a aceitação plena de Jesus e de sua palavra, assim como a adesão à causa do Reino de Deus.
 Não basta ser católico para participar das coisas do alto, é necessário assumir a fé e ter uma vida coerente com ela.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Será que posso dizer que sou um! “oficial romano” dos tempos de hoje?...
Pecador, indigno, necessitado da graça de Deus!
Se minha fé for de fato verdadeira, Cristo poderá vir em meu auxílio. Ele me acolhe.
O soldado romano reconheceu Jesus!
Mas são muitos os que não o querem reconhecer.
Que eu o queira sempre presente em minha vida.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Estamos na primeira semana do Advento, tempo em que recordamos a espera do Menino Jesus.
No início de nossa oração, coloquemo-nos diante de Deus e peçamos a graça de nos prepararmos bem para receber Jesus, que veio e que vem ao nosso encontro.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
 “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos:
Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado.” No Evangelho de hoje temos um centurião, um guarda do templo, que se preocupa com um de seus servos. Faça a leitura do texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque as palavras que mais lhe chamam atenção. Depois, responda: como Jesus reage ao pedido do centurião? Que mensagem Ele nos deixa a partir desse encontro? Qual é o tema central do texto?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? O Evangelho de hoje nos mostra um gesto muito bonito e humano do guarda do templo, que intercede pelo seu servo para que Jesus o cure. Lendo o texto, o que mais o(a) tocou? O que você sente que Deus quis lhe dizer por meio desse Evangelho?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O centurião dirigiu o seu pedido, ou seja, a sua oração, a Jesus e foi atendido. O que você deseja expressar ao Senhor neste momento de oração? Você pode começar agradecendo a vida que Ele lhe dá e tudo de bom que lhe acontece. Apresente-lhe também as pessoas necessitadas.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você deseja viver este dia? Com que palavra ou atitude de Jesus você deseja viver hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.