quinta-feira, 16 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. - (Mt 12,46-50)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 16 DE JULHO de 2020 (quinta-feira) 198º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
NÃO BUSQUE PESSOAS PERFEITAS PORQUE NÃO SOMOS, BUSQUE APENAS PESSOAS QUE TE VALORIZAM.
(Renato Russo)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO COMERCIANTE
 DIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
 DIA INTERNACIONAL DAS DRAGS
 DIA DO VAQUEIRO NORDESTINO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Jaboticabal (São Paulo) São Pedro do Iguaçu (Paraná) Brejolândia - Brotas de Macaúbas - Cafarnaum  - Canarana - Cravolândia - Ibipitanga - Irajuba - Lajedão - Maiquinique - Morpará (Bahia) Pimenteiras - São Félix do Piauí (Piauí) Alagoa Grande - Juarez Távora (Paraíba) Bom Jesus (Rio Grande do Sul) Caiçara do Norte - Ouro Branco - São Miguel do Gostos - Tenente Laurentino Cruz (Rio Grande do Norte) Colônia Leopoldina (Alagoas) Imperatriz (Maranhão) Mariana (Minas Gerais) Manacapuru (Amazonas) Miranda (Mato Grosso do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ OTÁVIO ‘Tatá’ G. BOSQUÊ (Garça/SP)APARECIDA MARIA MILLEN DE MARANDA (DG-LC2-Lions Clube de TATUÍ /SP) ALVARO PEREIRA BIGNARDE (Lions Clube de TUPÃ /SP) EDNA  OLIVEROS (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) MARIA DO CARMO PONTES UGUCIONE (Lions Clube de Macatuba /SP) REINALDO FERREIRA (Tupã /SP)VICTOR NEUBER MAFUD (secretário Municipal Meio Ambiente-Garça /SP) DENILSON LUIZ PELLOSO (Garça /SP) CLAUDETE GERZELI (Garça /SP) LUCIENE CAMILO (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARISA FERNANDES PEDRO GUERREIRO e MARCO ANTONIO GUERREIRO 💘 1977 💘 43 ANOS (Equipe 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) MARILENE MOYSÉS DA SILVA e SIDEILDO CASEMIRO DA SILVA 💘 1977 💘 43 ANOS (Equipe 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL: FREI LUÍS FERNANDO NUNES LEITEó2016ó 04 ANOS (Paróquia São Judas Tadeu - Franca/SP)


 SANTO DO DIA 
■ NOSSA SENHORA DO CARMO
Nossa Senhora do Carmo, é celebrada no dia em que segundo a tradição carmelita, Nossa Senhora, numa visão, entregou o escapulário do Carmelo a São Simão Stock, primeiro geral da ordem. O titulo “do Carmo” recorda a herança espiritual do profeta Elias, contemplativo e incansável defensor do único Deus de Israel.
BARTOLOMEU FERNANDES DOS MÁRTIRES


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Salve, ó santa Mãe de Deus, vós destes à luz o Rei, que governa o céu e a terra pelos séculos eternos (Sedúlio).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
No final do século 12, alguns eremitas, retirados no monte Carmelo, ao norte de Israel, deram origem à Ordem dos Carmelitas. Em 1251, Nossa Senhora, designando-se como a Rainha do Carmelo, teria aparecido a São Simão Stock para revesti-lo com o escapulário carmelita. Alimentemos o constante desejo de subir a montanha de Deus que é Cristo, o rochedo que nos salva. 
– Oração 
PAI, REFORÇA OS LAÇOS QUE ME LIGAM AOS MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, DE FORMA A TESTEMUNHAR QUE FORMAMOS UMA GRANDE FAMÍLIA, CUJO PAI ÉS TU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 16 de julho de 2020  quinta-feira da 15ª Semana Do Tempo Comum Nossa Senhora do Carmo . Memória
– Liturgia da Palavra 
Deus vem morar com seu povo, e, por sua vez, muitas nações se aproximarão do Senhor. Jesus amplia seu círculo de amizade: seus íntimos são aqueles que, à semelhança de Maria, fazem a vontade de Deus. 

1ª Leitura (Zc 2,14-17) – Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti.  Leitura do Profeta Zacarias:

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.
16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial Lc 1,46-47
Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!


– 16 de julho de 2020  quinta-feira da 15ª Semana Do Tempo Comum Nossa Senhora do Carmo . Memória
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. - (Mt 12,46-50)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Realizemos em nós a vontade do Pai”
Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe
(Mateus 12,49-50)
Hoje, celebramos com muito amor e devoção no coração, o dia de Nossa Senhora do Carmo. Essa festa tem uma importância singular para a Igreja porque nos remete ao Monte Carmelo, onde Nossa Senhora apareceu no século XIII a São Simão Stock.

Foi a São Simão que Nossa Senhora confiou o escapulário que, muitos de nós, devotamente, usamos. Outros usam por superstição. É importante lembrar que a superstição é um engano e uma ilusão, enquanto que a devoção molda o coração para que ele seja de Deus.

É importante dizer que foi no alto da montanha que Elias se encontrou com Deus. Foi no alto dessa montanha que São Simão Stock se encontrou com Deus e Nossa Senhora o visitou.

O importante para todos nós é subirmos a esse monte que é Cristo Jesus, para nos encontrarmos com Ele. Essa é a vontade do Pai. Não basta, justamente, ser parente de Jesus, ser a mãe d’Ele, se não realizamos em nós a vontade do Pai que está nos Céus. Jesus veio até nós para nos ensinar o caminho da vontade do Pai: a santidade.

Hoje, celebramos justamente a santidade da Bem-aventurada, a sempre Virgem Maria. Nossa Senhora do Carmo não quer simplesmente que usemos escapulários, objetos de devoções, medalhas, crucifixos, o terço, mas esses objetos devem nos conduzir ao sentimento de amor, devoção e piedade filial a Deus Nosso Pai.

“Jesus veio até nós para nos ensinar o caminho da vontade do Pai: a santidade”

Todos esses sacramentais de salvação devem ser para nós caminho e instrumento de conversão e mudança de vida, porque as aparências podem enganar, e não podemos usar as coisas por engano e ilusão nem nos tornarmos canais da ilusão e do engano para ninguém.

Que, hoje, todos nós nos tornemos um escapulário vivo da graça de Deus, permitindo que a Palavra de Deus entrando em nós, nos converta para Cristo Jesus e para a vontade do Pai.

Que elevemos a Deus os nossos pensamentos, que rebaixemos o nosso ser pelo caminho e via da humildade, para que a santidade de Deus transpareça em nossos atos e ações. Assim, também seremos como Maria, da família de Jesus, porque realizamos em nós a vontade do Pai.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O Carmelo é uma elevação montanhosa na Palestina. No século XII, alguns eremitas retirados nessa montanha teriam fundado a ordem dos Carmelitas, dedicados à contemplação, sob a proteção de Nossa Senhora. Segundo as tradições carmelitas, em 16 de julho de 1251, o primeiro geral da Ordem, São Simão Stock, recebeu das mãos de Maria o escapulário (pequeno hábito) com a promessa de salvação: quem morresse revestido do escapulário seria salvo. Difundida com o apoio do povo em diversas nações, a festa de Nossa Senhora do Carmo (nome comum sinônimo de Carmelo) foi estendida, em 1726, a toda a Igreja pelo Papa Bento XIII.
Se for compreendido com retidão, o escapulário não é outra coisa senão o sinal exterior do apego interior à Virgem e do compromisso de sermos fiéis à Palavra do Senhor.

ORAÇÃO
Jesus, divino Mestre, com a visita de tua família, nos ensinas que doravante a proximidade contigo não se dá pelos vínculos de sangue, mas pela realização da vontade de Deus. Nossa Senhora do Carmo, tua Mãe Santíssima, nos aponta para ti, que em tudo fizeste a vontade do Pai celeste. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 12,46-50 - Ser da família de Jesus

Oração Inicial
Memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. O Evangelho de hoje nos fala da relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra. Ele nos diz: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto? Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o ensinamento de Jesus? Quem é considerado irmão, irmã e mãe de Jesus?

 “Uma família só é plenamente feliz quando a mãe está presente. Na Cristandade, Maria, nossa Mãe, é invocada com mais de trezentos títulos. É sempre a mãe de Jesus, a mãe da Igreja, a nossa mãe. Hoje lembramos uma das devoções mais antigas: Nossa Senhora do Carmo, a virgem do escapulário. Maria nunca é um fim, mas o caminho que leva a Jesus. Nas Bodas de Caná, duas frases falam à nossa sensibilidade: “Eles não têm mais vinho” e “Fazei tudo o que ele vos disser”. No texto de hoje, vemos Jesus colocar seu projeto acima dos laços do sangue. É a nova família que se forma a partir da fé e da Palavra. E Maria passa a ser também discípula de Jesus. Ela guardava a Palavra de Deus em seu coração.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
Qual é a missão da sua família no mundo? De que forma sua família vive a fé? Sua família é edificada sobre a Palavra de Deus? Conta com a proteção e exemplo de Maria?
“Hoje, especialmente, celebramos a memória de Nossa Senhora do Carmo. No culto aos santos está, em primeiro lugar, Maria, a mãe de Jesus (Mateus 2,1; Marcos 3,32; Lucas 2,48; João 19,25). Com fundamentação bíblica, louvamos Maria, proclamando-a bem-aventurada. Nós, cristãos católicos, veneramos Maria porque Deus a escolheu para ser a mãe de seu filho Jesus, nosso único redentor e salvador. A palavra Carmo corresponde ao Monte Carmelo, que significa Jardim, na Palestina (Terra Santa). O escapulário é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploraram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

BÊNÇÃO

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.