terça-feira, 6 de setembro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos. – (Lc 6,12-19)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 S E T E M B R O – VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES -

 GARÇA/SP, 06 DE SETEMBRO de 2022 (terça-feira) 249º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

DAR O EXEMPLO NÃO É A MELHOR MANEIRA DE INFLUENCIAR OS OUTROS. É A UNICA.

(ALBERT SCHWEITZER)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO BARBEIRO

DIA DO CABELEREIRO

DIA DO ALFAIATE

DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA IGUALDADE E CIDADANIA DA MULHER

DIA DO SEXO

DIA DO HENTAI

DIA DE LER UM LIVRO

DIA DO COMBATE À PROCRASTINAÇÃO

DIA DA JUVENTUDE BRASILEIRA

DIA DA OFICIALIZAÇÃO DA LETRA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

DIA DO PROFISSIONAL DE INTELIGÊNCIA

DIA DO TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA (ANCINE) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI-MG (UFVJM)

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO JOAQUIM AMÉRICO GUIMARÃES (ARENA DA BAIXADA) EM CURITIBA-PR

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ribeirão Branco - Boituva (São Paulo) Belém (Paraíba) Aramari (Bahia) Morrinhos (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA JOSÉ CUZATO MANCUSO (Catequista–Professora aposentada-Garça /SP)ALICE SIMÕES PERES (Garça /SP)MAGALI LUCAS DE JESUS G. BRANCO (Panificadora União Garça /SP)JOSÉ ROBERTO VELOZO (Escritório Exatidão-Garça /SP)OMAR ISMAIL ÁBIDO (Garça /SP)ISAC SITNIK (Presidente Prudente /SP)CELSO DE OLIVEIRA (Lions Clube de Adamantina /SP)ROSE MAZETTI BELON (PPA Campo Grande/MS) SONIA ALEXINA MARRA (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO ELEUTÉRIO

■ SANTA BEGA

SÃO LIBERATO DE LORO

SÃO ONESÍFORO

SÃO ZACARIAS PROFETA

SÃO CANOALDO

SÃO DONACIANO

SÃO FÚSCULO

SÃO GERMANO DA ÁFRICA

SÃO LETO

SÃO MAGNO DE FÜSSEN

SÃO MANSUETTO

SÃO PRESÍDIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus passa a noite em oração e depois escolhe os Doze colaboradores de uma nova era que ele veio instaurar: Dele saía uma força que curava a todos – Lc 6,12-19

 

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

É desejo de Deus que as relações entre os fiéis sejam definidas pela lei de Cristo, o amor. Santificados e justificados pelo Espírito, somos o povo amado pelo Senhor e chamado a ser sinal de sua presença entre os sofredores.

 

– Oração 

 

“PAI, TRANSFORMA-ME EM APÓSTOLO DE TEU FILHO JESUS PARA QUE, MOVIDO PELO ESPÍRITO, EU POSSA SER SINAL DA PRESENÇA DELE NESTE MUNDO TÃO CARENTE DE SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de setembro de 2022 terça-feira da 23ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos convida a viver no seguimento de Cristo, o Evangelho que liberta; por ela obtemos a sabedoria para discernir a vontade divina a respeito de cada um de nos.

 

 

1ª Leitura (1Cor 6,1-11) – Irmão contra irmão vai a juízo, e isso perante infiéis! Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1quando um de vós tem uma questão com outro, como se atreve a entrar na justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos santos? 2Será que ignorais que os santos julgarão o mundo? Ora, se o mundo está sujeito ao vosso julgamento, seríeis acaso indignos de deliberar e julgar sobre questões tão insignificantes? 3Ignorais que julgaremos os anjos? Quanto mais, coisas desta vida! No entanto, se tendes dessas questões a resolver, recorreis a juízes que a Igreja não pode recomendar. Digo isso para confusão vossa! Será, então, que aí entre vós não se encontra ninguém sensato e prudente que possa ser juiz entre irmãos? 6Ao invés disso, irmão contra irmão vai a juízo, e isso perante infiéis! 7Aliás, já é uma grande falta haver processos entre vós. Por que não suportais, antes, a injustiça? Por que não tolerais, antes, ser prejudicado? 8Pelo contrário, vós é que cometeis injustiças e fraudes, e isso contra irmãos! 9Porventura ignorais que pessoas injustas não terão parte no Reino de Deus? Não vos iludais: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem pederastas, 10nem ladrões, nem avarentos, nem beberrões, nem insolentes, nem salteadores terão parte no Reino de Deus. 11E vós, isto é, alguns de vós, éreis isso! Mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 149

 

O Senhor ama seu povo de verdade.

 

 

 

– 06 de setembro de 2022 terça-feira da 23ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos.  (Lc 6,12-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos escolhi a fim de que deis, / no meio do mundo, um fruto que dure (Jo 15,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

06/09/22 -        23ª TERÇA-FEIRA TC – C

 

Lucas 6,12-16: “Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor”.

 

Jesus, ao escolher 12 dentre seus discípulos para se tornarem apóstolos, o senhor indicou claramente que desejava constituir um novo Povo de Deus.

O povo do Antigo Testamento era constituído pelas 12 tribos dos descendentes dos 12 filhos de Jacó, que mantinham a aliança que Abraão fizera com Javé e fora renovada após o êxodo.

O senhor constituiu o novo Povo de Deus com o seu próprio sangue, sangue de uma nova e eterna aliança, com todos aqueles que fossem fiéis à fé dos seus 12 apóstolos.

Tratava-se de uma decisão importante, porque encerrava-se o tempo da revelação divina através do povo de Israel, e se iniciava uma nova Aliança, que era oferecida a todos os seus seguidores, de todos os povos e de todos os tempos.

Por isso, o senhor passou a noite em oração diante do Pai, buscando o discernimento necessário para uma mudança que iria reestruturar toda a história da salvação.

 

Senhor, nossa fé cristã, como novo Povo de Deus, tem sido passada de família em família, como acontecia no Antigo Testamento.

Hoje, porém, sentimos a dificuldade de transmitir a fé apenas através da família.

Precisamos buscar forças numa Igreja que seja sinodal, que nos faça caminhar juntos, porque a sociedade está mergulhada nas ondas de um mundo secularista e pluralista, que condiciona as novas gerações apenas para o consumo compulsivo de coisas e para a superficialidade social.

Desperte a nossa alegria de sermos o seu Povo escolhido, com uma nova e eterna Aliança com o senhor, selada no seu sangue.

Não nos deixe desistir de passar adiante a nossa fé, e de continuar semeando a sua Palavra, na confiança de que as sementes da fé e da esperança, da paz e da justiça, do amor e da fraternidade, irão brotar e produzir frutos a seu tempo.

 

Mãe e Senhora Aparecida, sentimos o coração cheio de alegria quando vemos seu Santuário com tantos peregrinos, louvando e agradecendo o seu Filho bendito. Que se renove em seus corações o compromisso da Aliança nova e eterna, estabelecida por seu Filho e renovada sempre de novo no Pão e no Vinho consagrados. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus “passou a noite inteira em oração a Deus”. Tinha bom motivo: estava prestes a escolher, dentre seus discípulos, os doze apóstolos. Com eles formaria o primeiro núcleo da comunidade cristã. Escolhe pessoas de níveis sociais e caracteres diferentes; de cultura e orientação política diversificadas. Um deles será o traidor. Com esse grupo nada homogêneo é que Jesus implantará as bases do Reino de Deus. Mediante seus ensinamentos e ações, irá prepará-los para perpetuarem sua obra no mundo. Ao descer da montanha, Jesus continua atendendo a multidão. Com sua palavra poderosa, sua energia e toque terapêuticos, ele restitui a saúde aos enfermos, reintegra na vida social os marginalizados e enche de esperança os pecadores. Missão libertadora de Jesus e dos apóstolos. Missão dos cristãos, hoje.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,12-19 - Jesus forma seu grupo de discípulos missionários

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Aproximemo-nos de Deus mais uma vez para fazermos a nossa oração com sua Palavra e peçamos as luzes de seu Espírito Santo para melhor compreendermos o que Ele nos diz.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

1. Leitura (Verdade)

Neste Evangelho Jesus nos deixa uma lição de Mestre que escolhe seus discípulos com o coração do Pai. Permanece em oração uma noite inteira para discernir quem e como devia formar os que iriam continuar sua missão.

 

“Jesus, dentre seus muitos discípulos, escolheu doze para serem seus apóstolos. Os apóstolos são seus companheiros e primeiros colaboradores. Escolhendo doze, Jesus estava construindo um novo momento no meio do seu povo, o povo das doze tribos. É um momento de organização do seu movimento. Seus apóstolos são testemunhas e anunciadores do Reino de Deus. Sob sua direção, eles convocarão o povo à conversão e à fé. Chama a atenção o fato de Jesus, para essa escolha tão importante, ter passado uma noite em oração. A oração é o espaço de diálogo com Deus, uma oportunidade para entendermos e acolhermos sua vontade. Pela oração, damos a Deus a direção de nossa ação, de nossa vida.”

 

2. Meditação (Caminho)

Neste segundo passo da leitura orante, coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o. O que o texto diz para mim?

A oração não é apenas para fazer pedidos ou nos dá luz e sabedoria para discernirmos nosso agir.

Costumo orar ao fazer escolhas e tomar decisões importantes na minha vida?

 

3.Oração (Vida)

Entregue seu dia ao Senhor e peça ao Espírito Santo a graça do discernimento para buscar a Luz verdadeira, que deve orientar toda a sua vida, o seu agir e as suas decisões.

 

Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, sede para todos luz, santidade e zelo apostólico. Espírito da Verdade, eu vos consagro minha mente, imaginação e memória: iluminai-me. Espírito Santificador, eu vos consagro a minha vontade: guiai-me segundo os vossos desígnios, ajudai-me a ser fiel. Espírito Vivificador, eu vos consagro o meu coração: guardai e fazei crescer em mim a vida divina. Amém!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.