segunda-feira, 24 de maio de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Mãe entre todas bendita, do Filho único aflita, a imensa dor assistia (Stabat Mater). – (Jo 19,25-27)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 24 DE MAIO de 2021 (segunda-feira) 144 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

É MAIS FÁCIL OBTER O QUE SE DESEJA COM UM SORRISO DO QUE À PONTA DA ESPADA.

(William Shakespeare)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO CAFÉ

DIA DO CAFEICULTOR

 DIA NACIONAL DO MILHO

 DIA NACIONAL DO CALCÁRIO AGRÍCOLA

 DIA NACIONAL DO CIGANO

DIA PANAMERICANO DO ENGENHEIRO CIVIL

DIA INTERNACIONAL DA MULHER PARA A PAZ E O DESARMAMENTO

DIA DO VESTIBULANDO

DIA DO TELEGRAFISTA

 DIA NACIONAL DO DETENTO

DIA DO DATILÓGRAFO (DIGITADOR)

DIA DA ARMA DE INFANTARIA

DIA DO BARISTA

DIA DO CORAÇÃO AQUECIDO

DIA EUROPEU DOS PARQUES NATURAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Elevação da Vila de Santo Antônio dos Patos [atual cidade de Patos de Minas] - Abre Campo - Caratinga - Monte Santo de Minas - Palma - Prados - Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais) Mauá da Serra - Santo Antônio da Platin (Paraná) Palmares - Sertânia (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:TÂNIA BARROS SHIRAKAWA (prima-Campinas /SP) SONIA MARINES DIAS PINTO (Lions Clube de Flórida Paulista/SP)  ANA CAROLINA GIMENEZ SABATINE (Garça/SP) JULIANA RODRIGUES DE AGUIAR ALVES (Garça /SPNEIVA BENTO BELINI (Garça/SP) MARCO ANTONIO MUNHOZ DE LIMA (Garça/SP) VALCIRIA CHAGAS GOUVEIA DA SILVA (Garça/SP) AMANDA RIBEIRO GUIMARAES DE OLIVEIRA (Garça/SP) LUISA REHDER DALL AGNOL (Marilia/SP)CASSIANA TOFFOLI JORGE (Garça /SP) WALTER IZIDORO MARTINS (Garça /SP) MARIA DEL CORAL FERNANDEZ (Garça /SP) CELSO DE SOUZA (Garça /SP)  ) Frei RAFAEL MELLO LUCIANO DA SILVA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

■ NOSSA SENHORA AUXILIADORA

■ NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO

■ SÃO JOÃO VICENTE DE LÉRINS

SANTA JOANA

SANTA SARA KALI

SANTA SIMEÃO ESTILITA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Eis a tua mãe! – Jo 19,25-27

Caminhamos com Maria no mistério redentor de Cristo. Ela, que participou inteiramente da vida de Jesus – do nascimento à cruz e ressurreição.

 

- Os discípulos unidos perseveravam em oração com Maria, a Mãe de Jesus (At 1,14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A respeito desta memória, eis as motivações do cardeal Sarah: “Considerando a importância do mistério da maternidade espiritual de Maria, que, na espera do Espírito em Pentecostes, nunca mais parou de ocupar-se e de zelar maternalmente pela Igreja peregrina no tempo, o papa Francisco estabeleceu que, na segunda-feira depois de Pentecostes, a memória de Maria, Mãe da Igreja, seja obrigatória para toda a Igreja de rito romano”. Celebremos como Igreja, sentindo entre nós a presença amorosa e materna de Maria.

 

– Oração 

 

PELA INTERCESSÃO AMOROSA DA VIRGEM MARIA, FAZEI QUE A VOSSA IGREJA SE TORNE CADA VEZ MAIS FECUNDA E SE ALEGRE PELA SANTIDADE DE SEUS FILHOS E FILHAS, ATRAINDO PARA O SEU CONVÍVIO AS FAMÍLIAS DE TODOS OS POVOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus, Pai de misericórdia, vosso Filho, pregado na cruz, nos deu por mãe a sua Mãe. Pela interseção amorosa da Virgem Maria, fazei que a vossa Igreja se torne cada vez mais fecunda e se alegre pela santidade de seus filhos e filhas, atraindo para seu convívio as famílias de todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 24 de maio de 2021 1ª Segunda-Feira depois de Pentecostes Do Tempo Comum Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

– Liturgia da Palavra 

O decreto sobre a memória de Maria,. Mãe da Igreja, afirma: “A Mãe, que estava junto à cruz, aceitou o testamento do amor do seu Filho e acolheu todas as pessoas, personificadas no discípulo amado, como filhos a regenerar à vida divina, que Cristo gerou na cruz, dando o Espírito”. 

 

1ª Leitura (At 1,12-14) – Todos eles perseveravam unânimes na oração.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Depois que Adão comera do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me, e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 103(104)

 

Dizem coisas gloriosas da cidade do Senhor.

 

 

– 24 de maio de 2021 1ª Segunda-Feira depois de Pentecostes Do Tempo Comum Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

– Evangelho do dia 

 

Mãe entre todas bendita, do Filho único aflita, a imensa dor assistia (Stabat Mater). (Jo 19,25-27)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Sois feliz, Virgem Maria, e mereceis todo louvor, pois de vós se levantou o Sol brilhante da justiça!

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. 28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”. 29Havia ali uma jarra de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. 30Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Estejamos sempre sob a proteção da Virgem Maria”

“Mulher, este é o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Esta é a tua mãe’” 

(João 19,26-27)

Ontem, celebramos o dia de Pentecostes, a grande festa da Igreja, a Igreja nascente, a Igreja que é guiada e conduzida à alma da Igreja: o Espírito Santo. E, hoje, temos a graça de celebrar Maria, a Mãe da Igreja.

 

Como é importante, porque a Igreja nasceu primeiro do lado aberto de Cristo Jesus na Cruz, porque do Seu lado aberto saiu sangue e água, os Sacramentos da Igreja, o alimento da Igreja. A Igreja se alimenta da Eucaristia, a Igreja se fortalece e se purifica na graça do batismo. Esses dois Sacramentos que saem do lado aberto de Cristo.

 

Mas lá na cruz, o próprio Cristo que nos deu os Sacramentos deu-nos a Mãe da Igreja, porque Ele, a cabeça da Igreja, tem em Maria a Sua Mãe. Ao seu lado estava o discípulo, e quando falamos o “discípulo”, o discípulo João representa cada um de nós, sejam os discípulos foragidos, sejam os discípulos que estavam ali em pé como ele, mas representa a Igreja que é mãe e tem seus filhos.

 

“Uma vez amando a Igreja e sendo filhos da Igreja, amemos a Virgem Maria, sejamos filhos dela”

 

Os filhos da Igreja não estão sozinhos, porque nós filhos temos uma mãe, essa mãe se chama: Virgem Maria. Ela mesma recebeu isso como missão: “Mulher, eis aí teu filho”. (João 19,26)

 

Naquela Igreja nascente, reunida em Pentecostes, reunida no Cenáculo, estavam todos reunidos com Maria, a Mãe de Jesus; estavam reunidos com Maria, que era o consolo, o amparo, que era a força. Como ela foi na vida do Seu Filho Jesus, ela é também na vida dos seguidores de Jesus, ela é a primeira seguidora de Jesus. Como primeira discípula e seguidora, o próprio Jesus a torna mãe da Sua Igreja.

 

Que beleza e que graça! Nós sempre correlacionamos a figura de Maria à figura da Igreja, e a Igreja à figura de Maria. A Igreja, como aquela que gera filhos para Deus, a Mãe Igreja; Maria, aquela que gerou o Filho de Deus para nós, mas é também Mãe de todos nós.

 

Amemos a Igreja, sejamos filhos da Mãe Igreja. E uma vez amando a Igreja e sendo filhos dela, amemos a Virgem Maria, sejamos filhos dela. Caminhemos nessa condução da graça, pois assim nunca nos perderemos, porque a Mãe é aquela que acalenta, que ensina e conduz Seus filhos sempre para o caminho da graça, ainda que, algumas vezes, se extraviem pelas estradas da vida.

 

Ó Mãe Santíssima, Mãe da Igreja, a ti confiamos, rogamos por toda Igreja e por todos nós, para que sejamos seus filhos e estejamos sempre sob a sua proteção. Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Mediante Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, publicado em 11/02/2018, o papa Francisco instituiu a memória da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, a ser celebrada na segunda-feira depois de Pentecostes. Ao promover essa memória obrigatória, o papa Francisco visa favorecer o crescimento materno da Igreja nos pastores, nos religiosos e nos fiéis, bem como a genuína piedade mariana. Considerando o Evangelho do dia, o Decreto afirma: “A Mãe, que estava junto à cruz, aceitou o testamento do amor do seu Filho e acolheu todos os homens, personificados no discípulo amado […] tornando-se a amorosa Mãe da Igreja, que Cristo gerou na cruz, dando o Espírito. Por sua vez, no discípulo amado, Cristo elegeu todos os discípulos como herdeiros do seu amor para com a Mãe”.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, que morreste na cruz para nos salvar e designaste tua querida Mãe como proteção e guia de tua Igreja, faze que sejamos seus filhos amorosos e fiéis discípulos teus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 19,25-34- Nossa Senhora Mãe da Igreja

MARIA MÃE DA IGREJA

 


Oração Inicial

 

Na primeira segunda-feira após Pentecostes, a Igreja celebra a memória da Virgem Maria Mãe da Igreja, um título que tem raízes profundas, e que foi inserido no Calendário Litúrgico em 2018, por desejo do Papa Francisco.

Caminhamos com Maria no mistério redentor de Cristo. Ela, que participou inteiramente da vida de Jesus – do nascimento à cruz e ressurreição –, nos ajuda a caminhar na esperança e na união, como Igreja, povo de Deus.

 

Oremos: Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e a sua chamada. Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa. Ajudai-nos a deixar-nos tocar pelo seu amor, para podermos tocá-Lo com a fé.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Leia atentamente o Evangelho. Quem está aos pés da cruz? O que Jesus diz à sua mãe e deixa como legado?

 

“O Evangelho de João é o único a registrar mulheres próximas à cruz de Jesus. Os três Evangelhos sinóticos dizem que elas olhavam de longe. É igualmente João o único que registra a presença da mãe de Jesus. Ela tinha aparecido, no início dos sinais em Caná, e agora reaparece quando o Evangelho se encaminha para o seu final. Nesse momento dramático, a humanidade ganhou a mãe. João, representando toda a comunidade cristã do passado e do presente, acolhe Maria em sua casa. A cristandade não é mais órfã. A devoção a Maria – a mais santa das criaturas – faz parte da identidade católica. Aquelas mulheres, as últimas a deixar o calvário, serão as primeiras a chegar ao túmulo vazio na madrugada do terceiro dia.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?

Medite a palavra que mais tocou seu coração e proponha-se a viver no caminho de Jesus, junto com Maria sua mãe.

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Deus, Pai de misericórdia, vosso filho, pregado na cruz, nos deu por mãe a sua Mãe. Pela intercessão amorosa da Virgem Maria, fazei que a vossa Igreja se torne cada vez mais fecunda e se alegre pela santidade de seus filhos e filhas, atraindo para o seu convívio as famílias de todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo.

Senhor Jesus, que eu seja sensível à angústia e aos sofrimentos do meu próximo, e ajuda-me a devolver-lhe a alegria de viver.

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Nesta Solenidade, elevemos “nosso pensamento a Maria. Ela estava lá, com os apóstolos, quando veio o Espírito Santo, protagonista com a primeira comunidade da admirável experiência de Pentecostes, e rezemos a ela para que obtenha para a Igreja o ardente espírito missionário”.

 

Nestas palavras proferidas no domingo no Regina Coeli, quando reencontrou os fiéis na Praça de São Pedro, o Papa Francisco enfatizou a estreita ligação entre o Espírito e Maria, entre a Solenidade do Pentecostes, portanto, e a memória de hoje da Bem-aventurada Virgem Maria Mãe da Igreja.

 

O Espírito Santo é a alma da Igreja e Maria sua esposa. A Igreja é o corpo místico de Cristo, Maria é a Mãe de Jesus que ele mesmo confia no alto da Cruz, a João, confiando ao mesmo tempo o apóstolo a Maria.

 

Bênção

 

À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus.

Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,

mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!”

Daí-nos a bênção ó Mãe querida!

Nossa Senhora Aparecida.