segunda-feira, 23 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Eu sou a porta das ovelhas.” - (Jo 10,1-10)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 23 DE ABRIL DE 2018 (segunda-feira) 113º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
“METADE DAS PESSOAS SÃO CONTRA TUDO O TEMPO TODO.”
(Robert Kennedy)

 Datas Comemorativas 
Dia Mundial do Escoteiro
DIA MUNDIAL DO LIVRO e do DIREITO AUTORIAL
DIA NACIONAL DO CHORO (CHORINHOó ritmo musical)
DIA NACIONAL DO SERRALHEIRO
Dia Internacional de Combate à infecção
Dia do Médico Escritor
Dia do Clero Indígena
DIA DO INÍCIO DA SEMANA Mundial de ação pela Educação
DIA DO INÍCIO DA SEMANA Mundial da Imunização
DIA DO INÍCIO DA SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Candeal – Biritinga – Caravelas - Floresta Azul – Itagimirim - Teofilândia (Bahia) Matos Costa (Santa Catarina) Craíbas (Alagoas) Piraí do Sul (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ FELIPE BENTO DE SOUZA ( ano neto Marcia e Nilson-Garça/SP) JORGE ROSAS (Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ)                       Pe. JORGE RICARDO CINTRA DA SILVA (Mariópolis/SP) Pedro Luiz Tonon (Garça/SP) ROBSON DE OLIVEIRA (Ilha Solteira /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DE: Irmã MARILDE INÊS GUARNIERI ó2005ó13 ANOS (CE da EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO-Setor Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO JORGE
SANTO ADALBERTO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)
Viemos aqui conduzidos pelo Bom Pastor, a porta por onde todos são convidados a entrar. Sua proposta é universal, ninguém é excluído do rebanho onde se encontram a vida e a salvação.
Oração
NÓS VOS ADORAMOS, Ó JESUS, PASTOR ETERNO DA HUMANIDADE! NÓS VOS DAMOS GRAÇAS, PORQUE EM VÓS SE CUMPRIU A PROMESSA DE RECONDUZIR O REBANHO DISPERSO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que, pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo decaído, enchei de santa alegria os vossos filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Leituras
23 de abril de 2018 2ª-feira da 4ª Semana da Páscoa
A mensagem da Palavra de Deus não é exclusiva a um grupo, mas se estende a todas as pessoas. Jesus é pastor e porta que dá acesso à vida.

 1ª Leitura - (At 11,1-18) -Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judéia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus. 2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim. 6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’. 10Isso se repetiu por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem. 13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’. 17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 41 (42)
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

Evangelho do dia
23 de abril de 2018 2ª-feira da 4ª Semana da Páscoa
"Eu sou a porta das ovelhas. - (Jo 10,1-10)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini,
da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Põe-se a caminho à sua frente... (Jo 10,1-10)
Jesus, o Bom Pastor, marcha à frente de seu rebanho. Agindo assim, ele nos mostra o caminho, anima e “puxa a fila”. O pastor antecipa as surpresas do caminho, antevê aos riscos e ameaças. Mas ele também se expõe, pois é o primeiro a ser visto pela alcateia dos lobos famintos.
Pastor sofre! Basta ler a história de Moisés, chamado por Yahweh para liderar o povo hebreu na libertação do Egito... Sempre que as coisas iam mal, era sobre o indefeso Moisés que o povo “de dura cerviz” descarregava seu mau humor. Até mesmo dentro de sua família o líder viria a encontrar oposições e falatório.
Houve um momento crítico (cf. Ex 32), quando o próprio Senhor parecia disposto a abrir mão daquele povo, a ponto de dizer a Moisés: “Desce, pois o teu povo se perverteu, este povo que tu fizeste subir da terra do Egito.” Como se a iniciativa do Êxodo tivesse sido do pobre Moisés...
Mas o generoso Moisés se mostra solidário com o povo pecador, retrucando: “Por que, Senhor, tua cólera quer se inflamar contra o teu povo, que tu fizeste sair da terra do Egito?” Vale dizer: “O povo é teu! Cuida dele!” E rejeitou um tratamento especial da parte do Senhor, que excluísse a massa do povo.
Como fazem falta pastores dessa estatura! Dirigentes dispostos a sofrer com seu povo. Líderes religiosos que partilhem no dia a dia as dores do rebanho. Pais e educadores que façam dos filhos e educandos a sua prioridade, sem pensar nos próprios comodismos e preferências... Em geral, os “líderes” estão dispostos a ser companheiros de estrada, ao lado de seu pequeno povo. Só que o rebanho quer pastores à sua frente. Não simples coleguinhas, mas pais e mães...
Por outro lado, os rebanhos não mudaram nada: os pais sofrem com a rebeldia dos filhos, os bispos sofrem com a desobediência dos padres, o Papa sofre com a teimosia dos bispos...
Nada, no entanto, que Jesus Cristo não tenha sofrido com a multidão, com os fariseus, com os sacerdotes do Tempo, com Judas e com Pedro.
Favor abrir uma exceção para Maria de Nazaré, a Mãe de Deus, obediente, amorosa e fiel... Talvez por isso mesmo, ela continue caminhando à frente da Igreja, após mais de 2000 anos de história!
Orai sem cessar: “O Senhor nos fez, e a ele pertencemos. Somos o seu povo e ovelhas de seu rebanho.” (Sl 100,3)

ReflexãoJoão 10: Jesus é a "porta" do redil
AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— surpreendentemente, o discurso do pastor não começa com «Eu sou o bom pastor», mas com a imagem da "porta". Jesus dá a nota para os pastores do seu rebanho: alguém é um bom pastor quando entra através de Jesus. Assim, Jesus Cristo continua a ser o pastor: o rebanho "pertence-lhe" só a Ele.

Em João 21, o Senhor diz por três vezes a Simão Pedro: «Apascenta os meus cordeiros/ovelhas». Está a ser-lhe confiada a mesma tarefa de pastor que pertence a Jesus. Para a desempenhar deve entrar pela "porta": «Simão, filho de João, tu amas-me?». Cristo pergunta pelo "amor" que o faz ser uma só coisa com Ele. Assim Pedro chega às ovelhas "através de Jesus". Então as ovelhas escutam a voz de Jesus e é Ele próprio quem as guia.

—Por fim, Jesus diz a Pedro: «Segue-me» (21,19). O que abrange a aceitação da cruz, a disposição de dar a própria vida. Precisamente assim se tornam concretas as palavras: «Eu sou a porta».

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Tenho autoridade sobre alguém? Como a exerço?
- Conheço alguém que recebeu um chamado especial, uma vocação especial de Deus? Quem? E como a vive?
- Por que às vezes é difícil seguir a Cristo?
- Deus nos vigia como o pastor vigia suas ovelhas! Como entendo isso?
- Reflito as principais qualidades que tem a ovelha e as virtudes do pastor.

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 10,1-10 – O Bom Pastor
Preparo-me para a Leitura Orante, pedindo luzes do Espírito:
Espírito Santo,
dai-nos o dom do entendimento,
uma compreensão mais
profunda da verdade,
a fim de anunciar a salvação
com maior firmeza e convicção..
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 10,1-10, e observo Jesus que se define como “porta por onde as ovelhas passam”.
Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas pula o muro é um ladrão e bandido. Mas quem entra pela porta é o pastor do rebanho. O porteiro abre a porta para ele. As ovelhas reconhecem a sua voz quando ele as chama pelo nome, e ele as leva para fora do curral. Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele. Mas de jeito nenhum seguirão um estranho! Pelo contrário, elas fugirão, pois não conhecem a voz de estranhos.
Jesus fez esta comparação, mas ninguém entendeu o que ele queria dizer.
Então Jesus continuou: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu sou a porta por onde as ovelhas passam. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não deram atenção à voz deles. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. 
Refletindo
Jesus é a porta que dá acesso às ovelhas. É preciso “passar” por Jesus para viver a verdadeira vida. Posso considerar alguns detalhes:
1º A figura do porteiro – o recepcionista que responde pela segurança e não deixa entrar quem não deve: o ladrão e o bandido.
2º O texto fala de entrar e sair pela porta. Sugere liberdade, ausência de dominação ou escravidão.
3º A relação pessoal do pastor com cada ovelha – ele chama a cada uma pelo nome e elas conhecem a sua voz, ele as guia, elas o seguem e fogem dos estranhos. Ele oferece e preserva a vida das ovelhas. 
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  O que o texto diz para mim, hoje?
Na minha relação com Cristo vivo esta experiência de liberdade? Busco a verdadeira vida em Jesus? E o mundo de hoje para onde vai? Passa por esta porta ou prefere desvios?
Meditando
Os bispos disseram, em Aparecida: 
“A Igreja, que participa dos gozos e esperanças, das tristezas e alegrias de seus filhos, quer caminhar ao seu lado neste período de tantos desafios, para infundir-lhes sempre esperança e consolo. (DA 16).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Vou imprimir o Salmo 23 e colocar sobre a minha mesa para rezá-lo diversas vezes hoje.
Salmo 23
O Senhor é o meu pastor; nada me falta.
Em verdes pastagens me faz descansar e conduz-me a águas tranquilas.
Conforta a minha alma e leva-me por caminhos retos, por amor do seu nome.
Ainda que eu atravesse o mais escuro vale, não terei receio de nada, porque tu, Senhor, estás comigo. A tua vara e o teu cajado dão-me segurança.
Preparaste-me um banquete à frente dos meus inimigos. Recebeste-me com todas honras e encheste a minha taça até transbordar.
De fato, a tua bondade e o teu amor acompanham-me ao longo da minha vida. E na tua casa, Senhor, morarei para sempre.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é o mesmo de toda a Igreja no Continente Americano: um olhar fraterno para todos os que sofrem e se alegram.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.