quarta-feira, 8 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas.” - (Lc 11,29-32)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 08 DE MARÇO DE 2017 (quarta-feira) 67º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
EM UM MUNDO CHEIO DE BARULHO, PRECISAMOS SILENCIAR A NÓS MESMOS PARA OUVIR A VOZ DE DEUS.
(Paul Borthwick)


Datas Comemorativas
–■  DIA DO RIM
SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 a 8/3)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Presidente Venceslau - Tietê (São Paulo) Ouro Fino (Minas Gerais) Marechal Deodoro (Alagoas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: VERA LUCIA EVANGELISTA CAPARROZ (Eq 06 “ENS de Fátima” Setor de Garça /SP) DOMINGOS TONON (Eq 14 “ENS das Famílias” Setor de Garça /SP)ELZA INÊS CORDEIRO SERAGUCI (Supermercado Seraguci - Garça / SP) GILSON RINALDI DE CARVALHO  (Brasilia /DF)
. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA e FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE GUARARAPESó1964ó53 ANOSó (Distrito LC 8)


Santo do Dia
SÃO JOÃO DE dEUS


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Apelo constante nesta época quaresmal, a conversão exige mudança de atitudes. Cabe-nos estar sempre atentos a esse apelo, na confiança de que o Senhor não despreza um coração arrependido.
 Oração
PAI, TORNA-ME DÓCIL E SENSÍVEL PARA ACOLHER AS PALAVRAS DE JESUS, SEM EXIGIR SINAIS ESPETACULARES COMO PRÉ-REQUISITO PARA ADERIR A ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
4ª-feira da 1ª Semana da Quaresma - 08/03/2017São João de Deus - Patrono dos hospitais
A palavra de Deus tem força de nos pôr no caminho da conversão. A vida de Jesus é o maior e melhor sinal do cumprimento da vontade de Deus.


1ª Leitura (Jn 3,1-10) – “Os ninivitas se afastavam do mau caminho. Leitura da Profecia de Jonas:

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jo­nas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 50 (51)
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho do dia
4ª-feira da 1ª Semana da Quaresma - 08/03/2017São João de Deus - Patrono dos hospitais
Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas. - (Lc 11,29-32)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!
Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Naquele tempo,
29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nini­vitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A penitência nos ajuda a revermos nossa vida
A penitência é a oportunidade que temos, é a atitude que precisamos ter para rever a nossa vida, rever nossos atos e atitudes
Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração  (Lucas 11,30).
Jonas foi um sinal para o povo de Nínive, porque aquele povo estava perdido, estava com a cabeça toda errada; e Jonas foi pregar para eles. O que Jonas foi pregar? A conversão, a mudança. Ele foi chamar aquele povo à penitência.
Qual é a necessidade da penitência? Por que temos que fazê-la? A penitência é um modo de reparação, é o modo de nos colocarmos de molho e percebermos o que é errado em nós para mudarmos a rota.
Estamos naquela correria da vida e, de repente, um incidente ou acidente acontece, pode ser o mais leve possível, mas é preciso colocar meu pé de molho, andar mais devagar. Essa é uma oportunidade boa para revermos se agimos errado, se o outro foi desleal conosco ou se fomos desleais com ele, porque pisamos nesse buraco, porque ali podemos cair. A penitência é um modo de nos revermos.
As pessoas vivem pedindo para Deus sinais: “Por que Deus não direciona aqui a minha vida? Por que essa ou aquela não resolve a situação?”.
Nenhum outro sinal nos será dado, a não ser o sinal de Jonas! E o seu sinal é a penitência do coração. Porque eles [povo] ouviram a pregação de Jonas e se penitenciaram, jogaram-se nas cinzas e foram rever suas vidas.
A penitência é a oportunidade que temos, é a atitude que precisamos ter para rever nossa vida, rever os nossos atos e atitudes. Cobramos demais das pessoas e até mesmo de Deus, o que não temos é a capacidade sincera de revermos as decisões que precisamos viver em nós.
Há atos em nós que não edificam, palavras em nós que não fazem bem às pessoas que ouvem. Precisamos colocar nossa língua de molho e fazer penitência. Quando fazemos isso, é uma oportunidade que damos a nós mesmos de revermos aquilo que sai de nós.
Precisamos colocar o nosso coração em penitência, o nosso coração que fica, muitas vezes, tão fechado, amargurado, acumulando raiva, rancor e ressentimento, mas sem saber disso. Ficamos implorando a Deus: “Senhor, manda-me um sinal! Senhor, manifesta-se!”.
Desculpe-me, mas nenhum outro sinal nos será dado. O sinal é este, o tempo é este, Deus nos deu este tempo de graça, chamado Quaresma, para que vivamos e façamos penitência! No entanto, não façamos uma penitência estéril e exterior. Ouço alguns dizendo: “Estou a não sei quanto tempo sem comer isso e aquilo!”. Tudo bem! Ofereça para Deus essa experiência. Não está tomando refrigerante, não está comendo chocolate, isso é até comum na maioria das práticas, porém, saímos das práticas e não tocamos no essencial.
Onde está a penitência da língua? Onde está a penitência dos pensamentos? Onde está a penitência das más intenções?
Se você conseguir ficar 40 dias sem falar mal da vida dos outros, será melhor e maior do que qualquer penitência que você possa fazer! Esta vai mover os Céus, vai tirar muitas almas do purgatório, vai salvar muitas pessoas do mau caminho, e vai salvar a sua própria vida.
Que nossas penitências sejam sinceras e verdadeiras, para nossa própria correção interior!
Deus abençoe você!.
"Reflexão - Lc 11, 29-32
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer.
Na verdade, essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós, e Jonas foi um sinal para os ninivitas apenas por suas palavras, que os ninivitas ouviram e creram. Deste modo, Jesus é um sinal para nós por sua palavra e é nela que devemos crer e não ficar exigindo que ele fique realizando "milagres" para que fundamentemos a nossa fé.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus enfrenta a multidão com firmeza. Geração má! É duro isso. A verdade dói. Procuro ser humilde quando alguém me alerta sobre algum erro?
- Reagir com agressividade demonstra insegurança. Não é mais producente escolher o caminho da humildade?
- Contribuo para que haja harmonia em meu lar?
- Respeito meu próximo procurando compreender suas atitudes?
 - Quanta mediocridade! Quanta falta de respeito para com o próximo! Vamos pensar nisso?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
No inicio de nossa oração, aproximemo-nos de Deus Pai de Amor e misericórdia como filhos e filhas muito amados. Façamos um instante de silêncio nos dando conta de que estamos diante do próprio Senhor em sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leia-o atentamente duas ou mais vezes. Faça uma nova leitura, se possível, leia em voz alta. Recorde outros textos com relatos bíblicos semelhantes. Depois, procure recontar a história e identifique a temática do texto. Qual é a verdade ou a mensagem do texto? Quem é a geração que busca um sinal e que sinal busca?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Leia novamente o texto para fazer a meditação do mesmo. Leia e fique atento ao que o Senhor lhe fala através do Evangelho. Deixe-se tocar pela Palavra.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) É hora de falar com Deus. O que o texto me leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, apresente ao Senhor seus pedidos, seu louvor e gratidão. Neste momento de oração lembre-se de rezar pelos seus irmãos e irmãs necessitados.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Recolha neste momento o que ficou da Palavra como compromisso de vida.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.