quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. - (Jo 20,2-28)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 DEZEMBRO  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 27 DE DEZEMBRO DE 2017 (quarta-feira) 361º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
 “Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.
(Theodore Roosevelt)

 Datas Comemorativas 
Não há data comemorativa no dia de hoje
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Espírito Santo do Pinhal - Nantes - Ouroeste - Paulistânia - Salto Grande - Tapiratiba - Trabiju (São PauloAbadia de Goiás - Santa Rita do Novo Destino - Vila Propício(GoiásAtalanta (Santa CatarinaCatunda - Hidrolândia (CearáCachoeira - Jaguaripe - São Francisco do Conde (BahiaAbadia dos Dourados - Antônio Carlos - Campo do Meio - Capitólio - Caraí - Coimbra - Comendador Gomes - Cristais - Crucilândia - Cruzília - Estiva - Estrela do Indaiá - Guaraciaba - Guidoval - Inhaúma - Itapagipe - Itueta - Iturama - Janaúba - Jequitaí - Jequitibá - Jesuânia - Joaíma - Jordânia - Juruaia - Lagoa da Prata - Luminárias - Nanuque - Pimenta - Pocrane - Pratinha - Ribeirão Vermelho - Rio Acima - Salto da Divisa - Santa Cruz do Escalvado - Santa Margarida - Tocantins - Toledo - Tumiritinga - Vespasiano - Vieiras -  Virgem da Lapa (Minas GeraisMaximiliano de Almeida (Rio Grande do SulBuritis - Carmo do Cajuru - Carmópolis de Minas - Carrancas - Cascalho Rico - Chupinguaia - Pimenteiras do Oeste - São Francisco do Guaporé (Rondônia)Caraúbas do Piauí - Caxingó - Cocal dos Alves - São Miguel do Fidalgo (PiauíAbel Figueiredo - Cumaru do Norte - Curralinho - Maracanã - São Domingos do Araguaia - São João da Ponta - Terra Alta (ParáTupãssi (ParanáCaaporã(ParaíbaAgua Nova - Jandaíra - Lucrécia - Passagem (Rio Grande do Norte

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FLAVIA VALENCIO CONESSA MARTINS (Academia Washigngton-Cambé/Londrina/PR) PEDRO FERNANDO BATISTÃO (Garça/SPGABRIEL RINO FILHO  (Garça/SPROGERIO BARROS (Marilia/SP)JULIO VIASSELI (Garça / SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Pe. JURANDIR FERNANDO NORONHAóDiocese de Mariliaó(Tupã /SP)Pe. PEDRO LEO DUCHARMEóRSVó (Marilia/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: BÁRBARA DABUSTEDDE MILTON TEDDEó(Lions Clube de Marilia /SP)

 Santo do Dia 
SÃO JOÃO EVANGELISTA 
João (Palestina, Séc. I), filho de Zebedeu, irmão de Tiago e discípulo de João Batista, foi um dos primeiros a seguir os passos de Jesus. E o discípulo predileto que, na última ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Senhor. É atribuído a ele um evangelho, que penetra profundamente o mistério do Verbo encarnado, e três cartas, que prolongam o ensinamento de seu evangelho. 

Foi João que na ceia repousou sobre o peito do Senhor: feliz o apóstolo a quem foram revelados os segredos do reino e que espalhou por toda a terra as palavras da vida.
Oração
ESPÍRITO DE FÉ NO RESSUSCITADO, A EXEMPLO DO DISCÍPULO AMADO, FAZE-ME PROFESSAR A FÉ NO SENHOR QUE ESTÁ VIVO E PRESENTE EM NOSSO MEIO, SEMPRE PRONTO A NOS AJUDAR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


Oração do dia
Ó Deus, que pelo apóstolo são João nos revelastes os mistérios do vosso Filho, tornai-nos capazes de conhecer e amar o que ele nos ensinou de modo incomparável. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Prefácio do Natal - 27 de dezembro - São João, Apóstolo e Evangelista . Festa
Depois de ver e ouvir, o discípulo amado nos transmite sua mais profunda experiência do Ressuscitado.

1ª Leitura (1Jo 1,1-4) – O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos. Início da Primeira Carta de São João:

1Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –;­ 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 96 (97)
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Evangelho do dia
Prefácio do Natal - 27 de dezembro - São João, Apóstolo e Evangelista . Festa
O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. - (Jo 20,2-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos santos mártires!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Jesus é a luz que ilumina a nossa vida
Se o Natal é a festa das luzes, só há uma luz que, verdadeiramente, ilumina a nossa vida, essa luz chama-se: Jesus!
De fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós” (1João 2).
Hoje, temos a graça nesse contexto natalino, de celebrarmos o apóstolo São João. Ontem, celebramos o primeiro mártir que foi Estêvão, hoje celebramos o único apóstolo que não foi mártir, que é justamente João, o evangelista.
João é o evangelista do amor, da poesia cristã, é aquele que nos ajuda a amar de forma terna e bela o Verbo Encarnado, o Verbo manifestado. A vida eterna que estava em Deus, agora está no meio de nós. É João que, nos ensina a amarmos com poesia, com ternura, afeto, com o coração e não só com a razão, nos ensina a amar esse Deus que está no meio de nós.
João traz para nós a alegria, a vivacidade, a presença do Deus vivo e encarnado no meio de nós. É ele que nos diz justamente isso: “Os nossos olhos contemplaram e somos testemunhas de que, a vida eterna que estava no Pai, está entre nós”.
João nos dá os olhos da fé, pois é ele quem vai nos dizer que esse menino que nasce, é a luz do mundo, é a luz que traz brilho à nossa vida; é a luz que ilumina os olhos da nossa existência, para contemplarmos Jesus.
Nesse tempo que estamos vivendo, vamos contemplar Jesus, vamos vê-Lo, vamos ao encontro d’Ele, para que a nossa vida tenha brilho, luz e a graça.
Não podemos mais vivermos apagados, uma sem graça, sem gosto, sem sabor, sem luz; nas trevas e na escuridão.
Deus não nos quer na escuridão, Ele nos quer na luz, na claridade; Ele quer que a nossa vida esteja brilhando para os outros. Não entenda “brilhar para os outros”, como se tivéssemos que chamar atenção para nós. É Jesus, que vive em nós, quem deve chamar atenção.
Que a nossa vida abrilhante essa graça, essa ternura de Deus manifestada, viva e presente no meio de nós. Se o Natal é a festa das luzes, só há uma luz que, verdadeiramente, ilumina a nossa vida, essa luz chama-se: Jesus. É a Ele que queremos adorar, louvar, bendizer e engrandecer.
Deus abençoe você!
ReflexãoSão João, apóstolo e evangelista
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— celebramos a outro membro do Colégio Apostólico: João, filho de Zebedeu, e irmão de Tiago. Seu nome, tipicamente hebreu, significa “O Senhor deu sua graça”. Estava arrumando suas rédeas na beira do lago Tiberíades, quando Jesus o chamou. João forma sempre parte do grupo restringido que Jesus Cristo leva consigo em determinadas ocasiões. Autor do quarto Evangelho, de três Cartas e do Apocalipse.
Na Igreja de Jerusalém foi uma das “colunas”. Segundo a tradição, João é "o discípulo predileto" que coloca a cabeça sobre o peito do Mestre durante a Última Ceia, está aos pés da Cruz junto à Mãe de Jesus e é testemunha tanto do sepulcro vazio quanto da presença do Ressuscitado. A Igreja Oriental o chama simplesmente “o Teólogo” (o que fala do divino em termos acessíveis).
—Um tema característico de João é o amor. Ele não faz um tratado abstrato porque o verdadeiro amor, pela sua natureza, sempre faz referência direta a pessoas reais.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Acredito nas coisas de Deus ou exijo sempre, para tudo, argumentos racionais?
- Posso dizer que realmente Cristo está vivo em meu coração?
- Minha vida é um testemunho de minha fé em Jesus?
- Minha vida pode ser colocada como exemplo a ser seguido?
- Transmito a paz que a Ressurreição de Jesus trouxe ao mundo?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 20,2-8 - O discípulo amado
Viu e creu!
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
 - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço..
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - - O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto do Evangelho, na Bíblia: Jo 20,2-8
Então (Maria Madalena) foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse:
- Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!
Então Pedro e o outro discípulo foram até o túmulo. Os dois saíram correndo juntos, mas o outro correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro. Ele se abaixou para olhar lá dentro e viu os lençóis de linho; porém não entrou no túmulo. Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado. Aí o outro discípulo, que havia chegado primeiro, também entrou no túmulo. Ele viu e creu. 
Refletindo
Maria Madalena vai bem cedo, quando ainda era escuro, ao túmulo. Isto simboliza a crença de que as trevas apagaram a luz.  Sua caminhada em direção ao túmulo significa  as buscas das comunidades que anseiam a vida, mas que a procuram  em lugar errado.
Já  o "outro discípulo", João, o discípulo amado, viu o túmulo vazio e creu. Quem ama acredita, o amor dá créditos, gera a fé.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - - O que a Palavra diz para mim?
Pergunto-me: para onde caminho? Para o túmulo vazio, no escuro? Ou sob o impulso do amor que me leva a descobrir a vida nova, Jesus Cristo vivo na minha comunidade? Creio como o discípulo amado, João.
Meditando
Leio em voz alta para mim e para mais alguém que estiver comigo, a mensagem dos bispos, inspirada, no convite dos discípulos de Emaús:
"“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29).
Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.
Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua  a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti.
Fica em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e no cansaço de cada dia, quando ao redor delas se acumulam sombras que ameaçam sua unidade e sua natureza. Tu que és a Vida, fica em nossos lares, para que continuem sendo ninhos onde nasça a vida humana abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde a sua concepção até seu término natural.
Fica, Senhor, com aqueles que em nossas sociedade são os mais vulneráveis; fica com os pobres e humildes, com os indígenas e afro-americanos, que nem sempre encontram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade. Fica, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os de tantas armadilhas que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças. Oh bom Pastor, fica com nossos anciãos e com nossos enfermos! Fortalece a todos em sua fé para que sejam teus discípulos e missionários!" (DAp 554).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis
e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade,
tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito
como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante dos homens.
Jesus vida, fazei que minha presença testemunhe a todos  o vosso amor e a vossa alegria..
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou cultivar um olhar que descobre  na comunidade a Vida, os sinais de Vida, a presença do Ressuscitado.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo