segunda-feira, 26 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tira primeiro a trave do teu próprio olho. - (Mt 7,1-5)


  ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 26 DE JUNHO DE 2017 (segunda-feira) 177º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
É BEM MAIS DIFÍCIL JULGAR A SI MESMO QUE JULGAR OS OUTROS. SE CONSEGUES FAZER UM BOM JULGAMENTO DE TI, ÉS UM VERDADEIRO SÁBIO.”
 (Antoine de Saint-Exupéry)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA DO VOTO
 DIA INTERNACIONAL PELA PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS
 DIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM APOIO ÀS VÍTIMAS DE TORTURA
 DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O ABUSO E O TRAFICO ILICITO DE DROGAS
 DIA DO METROLOGISTA
 DIA DA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
 DIA DA AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO MILITAR
  DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São José do Belmonte (Pernambuco) Boa Nova - Castro AlvesCatu - Mutuípe - Poções (Bahia) Ribeiro Gonçalves (Piauí) Bodó - Fernando Pedroza - Itajá - Major Sales - Venha-Ver (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: Dr ADHEMAR SILVEIRA DE TOLEDO (Pediatra-Lions Clube de Marilia /SP) NEIDEVAL VERI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) CLAUDIO EDEMUR PEREIRA (Lions Clube de Valparaiso/SP) SONIA MARIA IDALGO ZANFORLIN VIEIRA (Lions Clube de Pederneiras /SP) HELIO COSTA (Garça /SP) JOÃO PAULO ISIDORO (Garça /SP) ROMULO GONZALES (RCG-Garça /SP) AYRTON VOLLET JUNIOR (BSD- Blumenau/SC) SUZANA RITA DE AZEVEDO MARTINEZ (Garça /SP) ANA CECILIA DE B. FENANDES BIANCO (Colégio Lumen-Garça /SP) LUIZ MARCELO VARONELLI P (Garça/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MURUTINGA DO SULó1964ó53ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO JOÃO e SÃO PAULO
SÃO JOSÉ MARIA ROBLES HURTADO
SÃO VIRGÍLIO
SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ DE BALAGUER
SÃO SIGISMUNDO (Zygmunt) GORAZDOWISKI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A obediência ao Senhor é o centro da vida do cristão, que precisa estar sempre atento às próprias fraquezas e ser avesso a julgamentos intolerantes e preconceituosos.
 Oração
SENHOR, NOSSO DEUS, DAI-NOS POR TODA A VIDA A GRAÇA DE VOS AMAR E TEMER, POIS NUNCA CESSAIS DE CONDUZIR OS QUE FIRMAIS NO VOSSO AMOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
SENHOR, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Segunda-feira da 12ª Semana do Tempo Comum - 26/06/2017
Sair de si em direção ao novo que vem de Deus envolve também reconhecer as próprias limitações e prevenir-se contra o espírito de condenação.

1ª Leitura (Gn 12,1-9) – Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito. Leitura do Livro do Gênesis:

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!”
4E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos, quando partiu de Harã. 5Ele levou consigo sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, bem como todos os escravos que haviam adquirido em Harã. Partiram rumo à terra de Canaã e ali chegaram.
6Abrão atravessou o país até o santuário de Siquém, até o carvalho de Moré. Os cananeus estavam então naquela terra. 7O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: “Darei esta terra à tua descendência”. Abrão ergueu ali um altar ao Senhor que lhe tinha aparecido.
8De lá, deslocou-se em direção ao monte que estava a oriente de Betel, onde armou sua tenda, com Betel a ocidente e Hai a oriente. Ali construiu também um altar ao Senhor, e invocou o seu nome. 9Depois, de acampamento em acampamento, Abrão foi até o Negueb.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 138 (139)
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Evangelho do dia
Segunda-feira da 12ª Semana do Tempo Comum - 26/06/2017
Tira primeiro a trave do teu próprio olho. - (Mt 7,1-5)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.
3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Antes de julgar, precisamos conhecer o outro
É fácil falar dos outros, o difícil é fazer o que o outro faz, é conhecer a história dele!
Não julgueis e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes”  (Mateus 7, 1-2)
Preciso dizer, com todo o meu coração, que é muito difícil não julgar, mas preciso também confessar que é mais do que necessário não julgarmos, porque, à medida que nos tornamos juízes uns dos outros, tiramos a autoridade de Deus, o único Juiz, e a passamos para nós, tornamo-nos juízes cegos, porque pensamos saber julgar bem os outros.
É fácil falar dos outros, julgá-los, o difícil é fazer o que ele faz, é conhecer a história dele e colocar-se no Seu lugar. Não gostamos de ser julgados nem criticados. Sentimo-nos profundamente ofendidos, feridos quando os outros estão nos julgando sem nos conhecer. A questão é que nós fazemos a mesma coisa. O Mestre está nos ensinando que a grandeza do amor passa pela capacidade de não julgar os outros.
Não julgue nem crie sentimentos ou juízos precipitados em relação à pessoa do outro. Para ser bem claro: não façamos aquelas “reuniõezinhas” de fofoca, para conversarmos, porque, de repente, estamos falando mal da vida dos outros, julgando, analisando, criticando, “descendo a lenha” na vida de alguém. Não coloquemos o outro no limbo, porque é para lá que nós vamos também. Não coloquemos o outro no julgamento infernal, porque com essa medida que nós estamos julgando os outros nós também seremos julgados.
Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, reparemos nossos atos, e o primeiro deles é a maldita lógica humana de vivermos analisando, julgando e criticando os outros. Existem programas de televisão, de rádio, espaços em jornais para julgar, criticar e falar mal dos outros. Parece que nós adoramos esses programas, porque fazemos isso em nossa vida, em nosso cotidiano. É dessa forma que seremos medidos, se continuarmos medindo uns aos outros dessa maneira. Deixemos que Aquele que nos conhece nos julgue.
A nós cabe a humildade, a contrição, se dermos conta de reconhecer nossos pecados, nossos limites, e reparar nossas fraquezas, não teremos tempo para reparar a vida de ninguém.
Deus abençoe você!
 Reflexão - Fraternidade: juízo reto
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)  
Hoje Jesus Cristo, como Mestre, nos pede que ajudemos ao próximo, e que o façamos com humildade, dando bom exemplo e evitando o "juízo crítico". Às vezes "conhecemos" os defeitos nos outros sem "reconhecer" os nossos; ou exigimos o que nós mesmos não fazemos. O Senhor nos adverte do perigo da hipocrisia e nos pede a sinceridade conosco mesmos.
Amar a uma pessoa é desejar sua melhora, seu progresso. Para isto, com frequência devemos ver, julgar e avaliar. Mas, como fazê-lo positivamente? O segredo é duplo. Primeiro, o bom exemplo próprio, que anima a quem nos rodeia. Segundo, julgar com os olhos de Cristo: com a Verdade por diante e acompanhando com a misericórdia, isso é fraternidade.
—Jesus: desejo ocupar-me dos meus, como tu o fazes conosco. Vejo-te aceitando e desculpando Maria Madalena; vejo-te recolhendo e levando ao céu a Dimas, o bom ladrão. Ajuda-me a ajudar!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Consigo ver minhas falhas, meus defeitos?
- Será que sou tão desligado que nem noto quando minha presença não causa alegria a ninguém?
- Quem sou eu para querer julgar meu próximo?
- Se quero julgar os outros, uso das mesmas medidas que julgo a mim mesmo?
- Sou coerente? Louvemos ao Senhor!

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,1-5 - Tirar a trave do próprio olho
“não julguem”
Saudação
Preparo-me para a Oração da Palavra, com todos os internautas, com as palavras de Santo Agostinho:
Movei-me, Espírito Santo, para que eu ame santamente!
Fortificai-me, Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo!
Guardai-me, Espírito Santo, para que jamais perca o que é santo!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Com atenção leio o texto do Evangelho de hoje: Mt 7,1-5.
Meditando
A primeira exortação é contra o julgamento arrogante e hipócrita que condena e despreza os demais. Quando Jesus convida a observar a trave que está no próprio olho e não ficar preocupado com o cisco que está no olho do irmão, lembra-nos aquela expressão popular do “telhado de vidro”. Primeiro a pessoa deve tirar a trave do próprio olho para depois enxergar e tirar o cisco do olho do irmão. Ou seja, deve pôr em ordem a própria vida para depois ajudar a outra pessoa a pôr em ordem a sua vida.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? O texto para mim é um apelo de Jesus para viver a alegria da conversão e ajudar outras pessoas neste mesmo caminho. Em Aparecida, na V Conferência, os bispos disseram: “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e agoniado pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp 29).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo a
Oração:  

Ó São Paulo, mestre dos gentios,
olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se
 para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar
 a todos com a luz do Evangelho 
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, 
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, 
como o Caminho, a Verdade e a Vida; 
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, 
para que a sua luz resplandeça diante do mundo, 
iluminai, animai e abençoai a todos! 
Amém.

São Paulo apóstolo, rogai por nós!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é para cuidar a fim de que a vida de Deus e seu Reino tenham espaço de expressão no mundo em que vivo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo