segunda-feira, 1 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não convides teus amigos mas, os pobres e os aleijados. – (Lc 14,12-14)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A


PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 01 DE novembro de 2021 (segunda-feira) 305 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SE UMA PESSOA NÃO TEM SONHOS, PERDE O SENTIDO DE VIVER. SONHAR É PRECISO."

(Ayrton Senna)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA DE TODOS OS SANTOS

DIA MUNDIAL VEGANO

DIA NACIONAL DA ESPELEOLOGIA

DIA DO SEPULTADOR

DIA DO FREVO DE BLOCO

DIA DA UNIÃO EUROPÉIA

DIA DO COLECIONADOR CAPIXABA

DIA BATISTA DE ORAÇÃO MUNDIAL

DIA DA CANETA TINTEIRO

DIA DO COZINHEIRO PARA SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

DIA DO ROMEIRO CEARENSE

DIA DO SUSHI

DIA DO INÍCIO DO ANO HIDROELÉTRICO

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

INÍCIO DO NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

INÍCIO DO NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

INÍCIO DO NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

INÍCIO DO NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  ITATIBA - TACIBA (São Paulo) PIÊN (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  RUBENS MARTINS JUNIOR (Primo Cambé/Londrina-PR) FABIO AUGUSTO DOS SANTOS (FBII-VEREADOR - Garça /SP) Amanda Nonato Guidorzi (Filha dos CCLL Cristiane/Alexandre-Marilia /SP) João Carlos Belda (PDG-Lions Clube de São Paulo Alto dos Pinheiros /SP) Neymar Cardoso Silva (IPDG-Lions Clube de Santos Dumont /MG) Walkyria ALMERINDA DE SOUZA Casseta (PDG-Lions Clube de São Paulo Bandeirante /SP) Delazir Belo Valderramas (Lions Clube Herculândia /SP) DEICOLA dos santos queiroz GERALDO (Lions Clube Bauru Bela Vista/SP) Rosinei Aparecido Moreti (Nei) (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)ANDERSON MALHER (Garça/SP) LUIZ CARLOS SOARES DE OLIVEIRA DIAS (Garça/SP) MARIA ROSY RIBEIRO (Garça/SP) LUCY MAY PEREIRA (Garça/SP) José dos Santos Marcelino da Silva (Garça /SP) juliana Sacca Koyama (Garça /SP) Milton Peres (Garça /SP) Marcos Alberti (Garça /SP) Diogo Simionato Alves  (advogado-Garça /SP) Lions Clube de Bauru Norte parabeniza a CaL Cidinha

Dia do ANIVERSÁRIO DE UNIÃO DO CASAL:  ALETHEIA TEIXEIRA RODRIGUES e LUCINEI RODRIGUESó1992ó29 ANOSó(primos Bauru /SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

DIA DE TODOS OS SANTOS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Receberás a recompensa na ressurreição – Lc 14,12-14

 

 

- Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os caminhos do Senhor são impenetráveis; algo, porém, se manifesta aos nossos olhos: sua misericórdia. Confiemos sempre no Senhor, certos de que ele “atende à prece dos seus pobres” e os convida à sua mesa.

 

– Oração 

 

PAI, COLOCA NO MEU CORAÇÃO UM AMOR DESINTERESSADO E GRATUITO, QUE SAIBA SER GENEROSO SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA A NÃO SER A QUE VEM DE TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 01 de novembro de 2021 2ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

As obras que praticamos gratuitamente, sem buscar interesses pessoais, garantem-nos “a recompensa na ressurreição dos justos”. 

 

1ª Leitura (Rm 11,29-36) – Deus encerrou todos os homens na desobediência, a fim de exercer misericórdia para com todos.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 29os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. 30Outrora, vós fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia em consequência da desobediência deles. 31Assim são eles agora os desobedientes, para que, em consequência da misericórdia usada convosco, alcancem finalmente misericórdia. 32Com efeito, Deus encerrou todos os homens na desobediência, a fim de exercer misericórdia para com todos. 33Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! 34De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? 35Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? 36Na verdade, tudo é dele, por ele e para ele. A ele, a glória para sempre. Amém!  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 68(69)

 

Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

 

 

– 01 de novembro de 2021 2ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Não convides teus amigos mas, os pobres e os aleijados.  (Lc 14,12-14)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Se guardais minha Palavra, diz Jesus, / realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Leve alegria para o coração dos pobres e necessitados”

 

Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então, serás feliz!”

(Lucas 14,13-14).

Há alegria imensa no coração que sabe ser generoso, mas a generosidade tem algo que é muito específico: ela não espera retribuição pelo bem que faz. Como Jesus está nos contando essa comparação aquele chefe dos fariseus que fez essa festa, deu aquele almoço, mas convidou os amigos, convidou os irmãos, e tudo mais. Você sabe, se você faz uma festa, um almoço, convida as pessoas e elas têm que te convidar, fica aquele tom da retribuição. Enfim, é sempre bom as pessoas estarem na nossa casa, as recebermos em nossa casa, e é bom irmos na casa das pessoas.

 

Tem pessoas que, às vezes, não têm essa generosidade ou esse dom da acolhida, gostam muito de ir à casa dos outros, mas não recebem ninguém em sua casa. Tem algo muito específico e evangélico: que é sabermos alegrar o coração dos outros sem esperar qualquer forma de retribuição, contribuição ou contentamento por causa disso. O único contentamento é a alegria evangélica de ser generoso.

 

“Dê a sua atenção e o seu cuidado, é isso que faz a alegria do pobre e mais ainda a alegria do coração de Deus”

 

Recordo-me de Madre Teresa de Calcutá que ia às ruas de Calcutá justamente levar comida para os mais pobres. Ela dizia que os pobres que mais gostava de ajudar eram aqueles ingratos que, muitas vezes, ela dava comida e eles até cuspiam no rosto dela, e para esses ela tinha um amor até mais especial, porque ajudavam-na a se manter embaixo, humilde e não se elevar.

 

Quando as pessoas nos engrandecem, nos reconhecem, nos aplaudem, cresce o nosso ego. Temos que fazer o bem não para alimentar o nosso ego, temos que fazer o bem para alimentar o nosso ser generoso, a nossa capacidade de ser generoso com gratuidade, sem esperar nada em troca.

 

Aprenda o segredo evangélico de deixar os pobres felizes, faça de vez em quando, quase sempre ou sempre que puder um meio de alegrar aqueles que quase sempre não têm alegrias nessa vida, os mais necessitados.

 

Pobre não precisa de ajuda só no tempo do Natal; quem passa fome não sente fome somente na época do Natal. Durante toda a nossa vida, precisamos nos desdobrar para cuidar dos mais necessitados. Faça a alegria dos pobres, se você não consegue fazer uma festa na sua casa para recebê-los, vá à casa deles, vá às ruas onde eles se encontram, praças,  avenidas, esquinas, mas não despreze os pobres, não se esqueça dos mais pobres, não seja indiferente aos mais pobres.

 

Às vezes, fechamos o vidro do nosso carro para não receber uma pessoa que vem nos trazer algo, vem nos ofertar algo, vem nos pedir algo. Seja pelo menos educado e gentil de receber um folheto que é o trabalho que aquela pessoa está realizando, seja pelo menos gentil de ouvir. Se você não tem nada para dar a alguém, dê assim mesmo, dê a sua atenção e o seu cuidado, é isso que faz a alegria do pobre e mais ainda a alegria do coração de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Somos influenciados por uma sociedade mercantilista, na qual tudo tem preço, nada se faz sem pagamento. Essa mentalidade afeta também os cristãos, não obstante os insistentes convites de Jesus a embrenharmo-nos pelos caminhos da gratuidade. É a lição que nos vem do Evangelho de hoje. A orientação do Mestre é fazer o bem aos que não podem retribuir com a mesma moeda. Acudir generosamente aos fracos e praticar a caridade desinteressada são exercícios salutares e recomendáveis para nos assemelharmos a Jesus, que tudo ofereceu, sem nada esperar em troca. Não se trata apenas de repartir bens materiais, mas podemos incluir, entre as dádivas, o tempo, a compreensão, o bom conselho. Além de experimentar alegria pelo gesto em si, seremos beneficiados com a recompensa na “ressurreição dos justos”.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, por trás de nossas atitudes pode haver interesses: agradar o outro, mostrar que somos pessoas de bem, obter recompensa. Esse caminho não combina com a proposta do Reino. Impulsiona-nos, Senhor, a agir para agradar a Deus, sabendo que a recompensa virá “na ressurreição dos justos”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 14,12-14 - Uma festa para os pobres!!!

 

Oração Inicial
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina a acolher os pobres e marginalizados, que nada podem nos retribuir. A vivência cristã verdadeira, fundada no Evangelho, nos torna comprometidos com a partilha.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia novamente o Evangelho, com calma. Durante a leitura, permita que a Palavra toque profundamente sua vida.

 

“A lista dos convidados – ontem e hoje – se constituiu num dos grandes problemas de quem planeja uma festa. A primeira lista, normalmente, tem mais nomes do que o planejado. É preciso refazer a lista. E a lista começa com os parentes e vizinhos ricos. No final, alguns serão excluídos da lista. O Evangelho sugere outra maneira de escolher os convidados. No topo da lista devem aparecer os pobres, aleijados, coxos e cegos. São aqueles que nunca foram convidados e que não terão possibilidade de retribuir o convite. O Reino dos céus é gratuidade, e o verdadeiro convite também é gratuito. Não parte dos direitos dos convidados, mas da bondade de quem convida. No Reino, os primeiros convidados são os últimos da sociedade.”

 

2. Meditação (Caminho)

Aproveitando o ambiente da refeição que lhe fora oferecida, Jesus chama a atenção dos presentes para um ponto que facilmente descuidamos. Ao fazer o bem não devemos ter em vista vantagens e retribuições humanas.

O que este Evangelho diz para mim? Como acolhe esta advertência de Jesus?

Sou capaz de doações gratuitas, aguardando apenas a retribuição divina?

3.Oração (Vida)

Senhor, Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.

Onde houver Discórdia, que eu leve a União.

Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

 

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:

consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando, que se recebe.

Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Depois de rezar e contemplar este ensinamento de Jesus que atitudes gratuitas quero esforçar-me para cumprir?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.