domingo, 31 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Jesus foi à sinagoga e pôs-se a ensinar – (Mc 1,21-28)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 31 DE JANEIRO de 2021 (domingo) 031º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z  A N O  N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

É PRECISO MENOS TEMPO PARA FAZER ALGO DA MANEIRA CERTA DO QUE PARA EXPLICAR POR QUE FOI FEITO DA MANEIRA ERRADA.

(Henry Longfellow)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE

DIA MUNDIAL DO MÁGICO

DIA NACIONAL DAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL

DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO AMBIENTAL

DIA DO COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

DIA DA DESCOBERTA DAS CATARATAS DO IGUAÇU

DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA METODISTA ORTODOXA NO BRASIL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barbosa (São Paulo)Agua Comprida - Rio Vermelho - Tarumirim (Minas Gerais)Jiquiriçá (Bahia) Bom Retiro do Sul - Campinas do Sul - Campo Bom - Guarani das Missões Iraí - Santa Bárbara do Sul - Ijuí (Rio Grande do Sul) Envira - Nhamundá (Amazonas) Monte Alegre de Sergipe - Riachuelo (Sergipe) Mato Rico (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MATHEUS CASSOLA DE BARROS (New York/EUA)ROBERTO MANTOVANI (PDG LC5 - Lions Clube de São José dos Campos /SP)DARCY BARBOSA MOREIRA VILELA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)JOSÉ ROBERTO CORREA (Lions Clube de Agudos /SP)SEBASTIÃO CARLOS DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)NEUSICLER AMARAL RAMOS (Lions Clube de Cassilandia Vale do Aporé /MS)ANTONIO XIMENES BENEVIDES (Lions Clube de Forteleza /CE)SILVIO RUELA (ex-vereador-Garça /SP)ROBERTO DA SILVA JÚNIOR (Garça /SP)VIVIANE CHIQUINI DE ARAUJO (Garça /SP)FABIANO MIZUKAMI (Garça /SP) IsabelE Regina Ferreira Leite (Garça /SP)  Isabele CRISTina Ferreira BASSETO (Auditora Fiscal Prefeitura Municipal de Garça /SP) JOELAINE MACEDO AZEVEDO IZIDORO (Cabelereira Garça /SP) JOSÉ LUIZ LORENZETTI DE MELLO (Vitória /ES) Pe. LUCIANO RUIZ TALARICO (Pároco da Paroquia de Nossa Senhora Aparecida de Queiroz /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CLAUDIA DA FONSECA S. DOS SANTOS E GERALDO JOSÉ A. DOS SANTOS ó1997ó24 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)GERTRUDES MARTINS REZENDE e MARCOS SANTANA REZENDEó(Lions Clube de Marilia Terceiro Milenio /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ADRIANO DOS SANTOS ANDRADEó2009ó12 ANOS (Pároco das Paroquias Santa Luzia de Pracinha e da Sagrada Família de Lucelia /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO JOÃO BOSCO

Dom Bosco (Itália, 1815-1888), Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado “modelo por excelência” para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: “Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas” e se fez, ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima. Fundou a Congregação dos Salesianos e, com santa Maria Mazzarelo, as Filhas de Maria Auxiliadora.  

SANTA MARCELA

BEATA LUDOVICA ALBERTONI

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jesus foi à sinagoga e pôs-se a ensinar – Mc 1,21-28  

O Evangelho de hoje é um convite à escuta atenta das palavras de Jesus, para conhecê-lo e segui-lo com liberdade..

 

- Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Esta liturgia nos convida a ouvir a voz de Deus, a fim de sabermos buscar seu agrado nas diversas realidades da vida. Queremos hoje nos abrir ao ensinamento novo de Jesus e aprender com ele o agir libertador. Celebremos com alegria o nome santo do Senhor, que vai nos alimentar com a Eucaristia e fortalecer nosso compromisso com seu Reino.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, AFASTA PARA LONGE DE MIM O MAL QUE ME IMPEDE DE SER LIVRE E DE FAZER-ME SERVIDOR DO REINO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 31 de janeiro de 2021 Domingo da 4º Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Ouçamos; de coração aberto, a Palavra de Deus. Ela comunica os preceitos do Senhor e conduz os que queiram permanecer junto a ele na missão de libertar o ser humano do mal. 

 

1ª Leitura (Dt 18,15-20) – Ele virá um dia e será o Messias de Deus.  Leitura do Livro do Deuteronômio:

 

Moisés falou ao povo, dizendo: 15“O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. 16Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: ‘Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo’.

 

17Então o Senhor me disse: ‘Está bem o que disseram. 18Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. 19Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer’”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 95(94)

Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!

 

2ª Leitura (1Cor 7,32-35) – Permanecendo junto ao Senhor sem outras preocupações.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 32Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e agradar ao Senhor. 33O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher 34e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido.

35Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 31 de janeiro de 2021 Domingo da 4º Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Jesus foi à sinagoga e pôs-se a ensinar (Mc 1,21-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.

 

23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A autoridade de Jesus vence o poder dos espíritos maus”

“Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei” 

 (Marcos 1,21-22)

A primeira coisa que queremos, hoje, é ser ensinados por Jesus; em outras palavras, queremos aprender com Ele, e para aprender precisamos permitir que Ele nos ensine.

 

Sabe, muitas pessoas não aprendem, porque não se permitem ser ensinadas. Muitas pessoas não mudam sua forma de ser, de se comportar, de agir, de lidar com as realidades, porque não se permitem aprender. Por ignorância, acham que já sabem ou, por orgulho, não precisam saber, e levam a vida a perder, porque não querem aprender.

 

Permitamos que Jesus nos ensine, permitamos que a sabedoria d’Ele nos mostre a luz e a direção que nossa vida precisa ter.

 

O ensinamento de Jesus é com autoridade. Ele não ensina apenas com teorias, como quem conhece, mas ensina com a vida, por isso Seus ensinamentos mudam as realidades. Permitamo-nos vencer a nossa ignorância, o nosso orgulho, a nossa soberba para aprendermos com o Mestre Jesus.

 

“Precisamos ter a autoridade que vem de Jesus para expulsarmos da nossa vida os espíritos malignos”

 

A segunda coisa que precisamos é saber que Jesus expulsa os espíritos maus. Quantos espíritos malignos, perversos e enganadores estão no meio de nós! Eles estão nos usando e nós nos permitindo ser usados por esses espíritos maus. Porque se há quem ensine o que é bom, infelizmente há quem ensine o que é mau; e quanta coisa má está sendo ensinada e passada para nós e para os nossos filhos!

 

Há muita gente para ensinar as pessoas a beber,  a se perder na bebida, no espírito do alcoolismo, mas há poucos espíritos tomados pela autoridade de Jesus para libertar as pessoas, por exemplo, de um mau caminho. Há pessoas que facilmente são tomadas pelo espírito da inveja, do ódio, do rancor e do ressentimento. Há os espíritos que ensinam os outros a fofocar, a falar mal dos outros.

 

Quando Jesus chega, Ele expulsa esses espíritos perversos, e por isso eles gritam: “Você veio aqui para nos destruir!”. Realmente, Jesus veio para destruir o que é perverso, maldoso e enganoso. Nós, infelizmente, deixamos que esses espíritos perversos convivam e estejam conosco, mas Jesus não, porque Ele sabe o mal que esses espíritos malignos produzem em nossa vida.

 

É por isso que os espíritos O obedecem, porque Jesus tem autoridade sobre eles, porque Jesus não tem convivência nem conveniência com nada que é do mal.

 

Hoje, precisamos aprender com o Mestre Jesus que não podemos conviver com o que é do mal, mas sim ter a autoridade que vem do Senhor para expulsarmos da nossa vida, do nosso lar e do nosso meio os espíritos malignos, perversos e enganadores.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com os quatro primeiros discípulos, que formam o núcleo do grupo dos apóstolos, Jesus se dirige à sinagoga de Cafarnaum. Sinagoga era a casa de oração dos judeus e funcionava também como escola para crianças e jovens. Aí Jesus ensinava. O auditório logo percebe que o ensinamento de Jesus é superior ao dos doutores da Lei e dos fariseus. Os primeiros eram especialistas em Leis; os outros se apresentavam como rigorosos cumpridores das Leis. Numa palavra, exerciam forte liderança sobre o povo simples. Serão ferrenhos opositores de Jesus durante toda a sua missão. Eis que, sem demora, apresenta-se um homem possuído por um demônio impuro. Ele representa os que estão acomodados no sistema vigente e opressor. Não querem se abrir a nenhuma novidade. E Jesus vinha trazendo a novidade do Reino de Deus.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus de Nazaré, teus conterrâneos se encantam com teus ensinamentos, pois ensinas como quem tem autoridade. Palavras libertadoras. Certa vez, disseste: “Eu falo estas coisas como o Pai me ensinou”. Ensina-nos, Senhor, a proferir palavras que libertem as pessoas e as façam desabrochar e crescer. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 1,21-28 - Jesus ensinava com autoridade

 

Oração Inicial

Liturgia do 4º domingo do Tempo Comum. “Todos ficaram admirados com o ensinamento de Jesus.” É um ensinamento novo, diferente, que busca fazer a vontade de Deus. Jesus é livre para fazer a vontade do Pai, e sua proposta provoca reações diversas. O Evangelho de hoje é um convite à escuta atenta das palavras de Jesus, para conhecê-lo e segui-lo com liberdade.

 

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Qual é a atitude de Jesus? O que as pessoas expressam diante do ensinamento de Jesus? Onde Jesus está ensinando? O ensinamento de Jesus era diferente. Era um ensinamento novo e com autoridade. Suas palavras e atitudes provocam admiração nas pessoas, e sua fama se espalha rapidamente por toda a região da Galileia.

 

“Nem a cidade de Cafarnaum nem as sinagogas eram campo propício ao Evangelho. Mesmo assim, Jesus, juntamente com os discípulos, enfrenta esse ambiente hostil. Um grupo fica encantado pelo ensinamento de Jesus; era um ensinamento novo e dado com autoridade.

 

A oposição também se manifesta através do portador de um espírito impuro. O maligno percebe que sua hora chegou, mas não desiste. “O que há entre nós e ti?”, pergunta o homem. É uma expressão bíblica que significa uma radical oposição. Não deixa de ser significativo que o mal surja a partir de uma sinagoga, local sagrado. E Jesus não aceita o testemunho que parte da falsidade. Ela, simplesmente, não tem autoridade para isso. A verdade precisa ser acompanhada pelo testemunho.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você hoje? Jesus era ativo na sua comunidade. Participava das orações e dos ensinamentos. Cumpria com fidelidade sua tradição, porém não ficava preso à Lei levada ao pé da letra. Jesus é livre em relação à Lei. Por isso seu ensinamento causa admiração.

 

Sua autoridade está em fazer a vontade de Deus, e sua preocupação era a libertação dos marginalizados de sua época. Não basta apenas admirar as atitudes de Jesus; é preciso ser livre para segui-lo e ter também a preocupação de libertar todos aqueles que estão presos em suas amarras. Você é livre para seguir Jesus e assumir com coragem a sua proposta?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você escutou o Senhor, e, nesta etapa da leitura orante, o Senhor também quer escutar você. Aproxime-se dele sem medo e abra seu coração, conte-lhe o que se passa com você. Deus, presente no Filho pela ação do Espírito Santo, o(a) acolhe com o amor e o carinho de um Pai que espera o seu filho voltar e contar-lhe o que sente e do que precisa. Reze ao Senhor, agradeça-lhe sua vida.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Ver os pontos positivos em todas as situações é uma sugestão de proposta para este dia.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.