quinta-feira, 27 de junho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia. - (Mt 7,21-29)



homem sábio construiu a sua casa na rocha.
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 27 DE JUNHO DE 2019 (quinta-feira) 177º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A ALEGRIA NÃO ESTÁ NAS COISAS, ESTÁ EM NÓS!
(Johann Goethe)

 Datas Comemorativas 
 DIA INTERNACIONAL DA PESSOA SURDO-CEGA
 DIA MUNDIAL DA ESPIROMETRIA
 DIA NACIONAL DO VÔLEI
 DIA INTERNACIONAL DA PAZ CONTRA A AIDS/SIDA
 DIA DOS ARTISTAS LÍRICOS
 DIA DO RIO DANÚBIO
 DIA DO QUADRILHEIRO JUNINO
 DIA DA PESCA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lavrinhas (São Paulo) Arari (Maranhão) Serrita (Pernambuco) Ipiranga de Goiás (Goiás) Granja (Ceará) Canguçu- Canoas- Sarandi (Rio Grande do Sul)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOHNNY ALVES DA SILVA PLATERO (Maslow Seguros - m/afilhado e sobrinho São Paulo /SP) JOSÉ LUIZ DE SOUZA MAGALHÃES (Pizzaria Babbo’s-EQ 09 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP) HEBEN DE LUCA SARTORI (Garça /SP) RONALDO SOSSOLOTI (Jornalista-Garça /SP) ROSALITA SOFFENER BERLANGA (Marilia /SP) SERGIO LUIZ FERREIRA DE ALMEIDA (Rio de Janeiro /RJ) ADRIANA SANCHES (Garça/SP) CAIO T. MELLO (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. PIO MILPACHERó1948ó71 ANOS (CJS - residente da Casa Jesus Sacerdote no Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE DUARTINAó1982ó37 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
■ NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
SÃO CIRILO DE ALEXANDRIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ De toda construção esperam-se alicerces sólidos. Cabe-nos construir sobre a Palavra de Deus e suas promessas, fundamento que nos permite enfrentar os obstáculos da vida sem arruiná-la.
– Oração 
SENHOR - DEUS AJUDA-ME A VIVER ALICERÇADO NOS TEUS PRECEITOS PARA ADQUIRIR A VERDADEIRA SABEDORIA DA VIDA.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 12ª Semana    Do Tempo Comum27 de junho de 2019
A ação salvadora de Deus nem sempre segue as propostas humanas. Somos convidados a construir caminhos fundamentados na sua Palavra

1ª Leitura - (Gn 16,1-12.15-16) - Agar deu à luz o filho de Abrão, a quem ele pôs o nome de Ismael. – Leitura do Livro do Gênesis:
[A forma breve encontra-se entre colchetes.]
1Sarai, a mulher de Abrão, não lhe dera filhos. Mas, tendo uma escrava egípcia, chamada Agar, 2Sarai disse a Abrão: “Eis que o Senhor me fez estéril. Une-te, pois, à minha escrava para ver se, por ela, posso ter filhos”. Abrão atendeu ao pedido de Sarai. 3Depois de Abrão ter morado dez anos em Canaã, Sarai, sua esposa, tomou sua escrava egípcia, Agar, e deu-a como mulher ao seu marido, Abrão. 4Abrão uniu-se a Agar e ela concebeu. Percebendo-se grávida, começou a olhar com desprezo a sua senhora. 5Sarai disse a Abrão: “Tu és responsável pela injúria que estou sofrendo. Fui eu mesma que coloquei minha escrava em teus braços, e ela, apenas ficou grávida, pôs-se a desprezar-me. O Senhor será juiz entre mim e ti”. 6Abrão respondeu a Sarai: “Olha, a escrava é tua; faze dela o que bem entenderes”. E [Sarai maltratou-a tanto, que ela fugiu. 7Um anjo do Senhor, encontrando-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: 8“Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9E o anjo do Senhor lhe disse: “Volta para a tua senhora e sê submissa a ela”. 10E acrescentou: “Multiplicarei a tua descendência de tal forma, que não se poderá contar”. 11Disse, ainda, o anjo do Senhor: “Olha, estás grávida e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Ele será indomável como um jumento selvagem, sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele. E ele viverá separado de todos os seus irmãos”. 15Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz Ismael.] 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 105/106
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.


Evangelho do dia
5ª-feira da 12ª Semana    Do Tempo Comum27 de junho de 2019
A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia. - (Mt 7,21-29)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ 23Então eu lhes direi publicamente: jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A Palavra foi enviada para nos converter”
 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus”
(Mateus 7,21).
Clamar pelo nome de Deus, falar em nome d’Ele, orar ao Senhor e verbalizar o Seu nome todos podem fazer, e alguns o fazem com verdadeira maestria, soltam a voz, gritam, falam mais alto, pregam talvez o dia inteiro, mas não é isso que nos salva nem redime a nossa vida.
O que nos salva é fazer a vontade do Pai, é colocar em prática a vontade d’Ele, porque muitos de nós ouvem, escutam Deus, mas, muitas vezes, não colocam em prática o que ouviram. Concordamos com a Palavra até aqui, mas quando ela nos provoca dentro das convicções mundanas que temos, freamos a Palavra, não deixamos que ela venha destruir o que há de mau para edificar o que é divino e sagrado em nós. Por isso não nos convertemos, não mudamos de vida a cada dia.
Se queremos permanecer no rancor, apegamo-nos tanto a ele. Sabemos que não podemos ter rancor, mas não deixamos que a Palavra de Deus o destrua na nossa vida. Se queremos continuar falando mal dos outros, continuamos. Quando não vemos mal naquilo que é mau, é um mau sinal, é sinal de que a Palavra de Deus não está entrando em nós para transformar as nossas convicções.
A conversão não é algo simples. Basta olharmos para a nossa própria vida. É verdade que já mudamos muitas coisas em nós, mas é verdade que nós também nos conformamos no ponto em que chegamos e não avançamos. Muitas vezes, a nossa casa interior está edificada sobre uma areia movediça, e quando vêm ventos mais fortes, e batem contra a casa, ela perde a estabilidade.
A Palavra de Deus precisa ser vivida, precisa ser um canal que nos possibilite converter a cada dia.
A estabilidade da nossa vida é a Palavra de Deus, é a Palavra que nos salva e transforma. A estabilidade da nossa vida é ouvir o Senhor de verdade e colocar em prática a Sua Palavra.
A Palavra de Deus precisa ser vivida, precisa ser um canal que nos possibilite converter a cada dia. Quando não estamos nos convertendo, é um mau sinal.
Preocupamo-nos em convencer e converter os outros, mas a Palavra foi enviada, a cada dia, para nos converter. Não fiquemos no “blá, blá” religioso, invocando e falando de Deus o tempo inteiro sem darmos espaço para o silêncio, para a meditação, contemplação, revisão, exame de consciência e, sobretudo, para mudarmos atitudes que são necessárias, importantes e fundamentais no nosso relacionamento com Deus, porque vai ser duro demais saber que dedicamos toda uma vida para Deus, mas não deixamos Ele nos converter.
Que a Palavra de Deus nos converta e nos convença, a cada dia, da nossa vida.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A sabedoria da Lei de Deus
Direitos reservados evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, chegamos ao final do chamado “Sermão da Montanha” (capítulos 5-7 de São Mateus). Jesus, Mestre de autoridade convincente, ensina os “requisitos” para entrar ao seu Reino—de amor!— e também qual deve ser a nossa atitude ante a Lei de Deus. Ouvir realmente a palavra de Deus implica praticá-la. Quem fazer isso terá prudência e sabedoria.

O antigo Israel tinha consciência de ser um povo sábio porque conhecia explicitamente a Lei de Deus. Atualmente, existe uma falta de amor ante a lei, especialmente ante a Lei de Deus ou “lei moral”. Mas isto não é uma imposição, é um “dom” que ensina-nos as rações do crescimento humano e a aproximação ao nosso Criador. Aprendamos da nossa própria história: onde se rejeita ou desconhece a Lei de Deus desconhece-se também a dignidade da pessoa humana e facilmente é maltratada.

—Senhor-Deus, ajuda-me a obrar teus preceitos para adquirir a verdadeira sabedoria da vida.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Na conclusão do Sermão da Montanha, Jesus nos estimula a pôr em prática todos os seus ensinamentos e deixa claro que o autêntico herdeiro do Reino é quem cumpre a vontade de Deus. O voto de aprovação depende das obras boas realizadas para a glória de Deus e o bem do próximo. Outros sinais, mesmo extraordinários e sob invocação do nome do Senhor, se não forem acompanhados da sinceridade de coração, mas realizados por motivos desonestos, serão reprovados “naquele dia”, momento de prestar contas.
Não basta ficar só rezando e repetindo o nome de Deus sem arregaçar as mangas e partir para a prática da justiça.
Quem fizer a vontade do Pai celeste, revelada por Jesus nos Evangelhos, esse estará edificando sua vida sobre a rocha inabalável, que é o próprio Cristo.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorIr. Patricia Silva, fsp  
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,21-29 - Quem entra no Reino de Deus?
Preparamo-nos para a Leitura Orante, 
rezando com todos os que se encontram neste espaço virtual de oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.

Trindade Santíssima

- Pai, Filho, Espírito Santo -

presente e agindo na Igreja

e na profundidade do meu ser.

Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
Lemos atentamente, na Bíblia, o texto Mt 7,21-29.
Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!" Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!"
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo. 
Refletindo
Construir a casa significa ouvir a Palavra de Deus.
 Nos dois casos, as pessoas "ouviram a Palavra".
A diferença está em que um "vive de acordo com os ensinamentos" e outro, não.
Os símbolos rocha e areia correspondem à prática ou não da Palavra.
A chuva, as enchentes e o vento forte representam as dificuldades da vida,
que querem nos derrubar e destruir o Projeto de Deus.
Já a casa construída sobre a rocha, vence todos os obstáculos, ouve a Palavra e a vive,  e vence todos os obstáculos que o afasta dela.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Verificamos se ouvimos a Palavra e a praticamos,ou se, simplesmente,a ouvimos. Construímos sobre a rocha ou sobre a areia?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: "Ser discípulo é dom destinado a crescer. A iniciação cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Dessa forma, ela forja a identidade cristã com as convicções fundamentais e acompanha a busca do sentido da vida. É necessário assumir a dinâmica catequética da iniciação cristã. Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas e agentes de pastoral.
Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos: que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão freqüente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e fervoroso missionário
."(DAp 291, 292).

. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos a
Novena  a São Paulo Apóstolo

- Graça e Paz a todos! Comecemos fazendo com o apóstolo Paulo nosso ato de fé.
(Ouvir no CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo, Paulinas COMEP,
 ou ver no Youtube o vídeo no link indicado).

Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei (1Tm 1,12)
eu sei eu sei seu sei em quem acreditei
https://www.youtube.com/watch?v=urXCXGNTWAE

Se pudermos, acendamos  duas  velas: uma de cor verde, cor do manto de São Paulo. A cor verde representa a cor da natureza, a cor da vida, do renascimento.  Representa a vitória da vida sobre a morte. Acendamos outra vela de cor vermelha que aparece  na túnica de São Paulo. Representa o amor, o sacrifício, o martírio, a oferta da vida por causa de Jesus Cristo..

Canto: Aquele que vos chamou (1Ts 5,24)
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou,
É fiel, é fiel, fiel é aquele que vos chamou.
 https://www.youtube.com/watch?v=cjtFGgMreBI

- Antes de rezarmos a oração que segue, apresentemos os nossos pedidos a Deus por intercessão de São Paulo.

( Coloque seus pedidos e intenções)
-  Agora,   Leiamos a frase do dia, nas cartas de Paulo e façamos um momento de silêncio e reflexão:
1º dia (22) -  Não nos cansemos de fazer o bem  (Gl 6,9)
2º dia (23) - É Cristo que vive em mim (Gl 2,20)
3º dia (24) - Se Deus é por nós quem será contra nós?  (Rm 8,31)
4º dia (25) - Ele me amou e se entregou por mim (Gl 2,20)
5º dia (26) - Tudo posso naquele que me dá força  (Fl 4,15)
6º dia (27) - Tudo contribui para o bem daqueles  que amam a Deus (Rm 8, 28)
7º dia (28) - Se alguém está em Cristo é nova criatura  (2 Cor 5,17)
8º dia (29) - Toda língua proclame Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai (Fl 2,11)
9º dia (30) -  Até que Cristo se forme em nós  (Gl  4,19)

Canto: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração. (Rm 10,8)
 https://www.youtube.com/watch?v=mRX_w1-Ld20

- Agora, podemos lembrar e dizer uma característica que admiramos em São Paulo.

Oração:
Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se  para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar  a todos com a luz do Evangelho
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolha o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, como o Caminho, a Verdade e a Vida;
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo, iluminai, animai e abençoai a todos!
Amém.
São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Canto:  Por tudo dai graças  (1Ts 5,18 )
https://www.youtube.com/watch?v=lqAenXfoZyk

- Graça e Paz!

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? 
Nosso novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus e para vivê-los no dia-a-dia.

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.