quarta-feira, 21 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A quem muito foi dado, muito será pedido. - (Lc 12,39-48)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 21 DE OUTUBRO de 2020 (quarta-feira) 294º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“É MAIS FÁCIL OBTER O QUE SE DESEJA COM UM SORRISO DO QUE À PONTA DA ESPADA."

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO ECUMENISMO

DIA NACIONAL DO ECONOMISTA DOMÉSTICO

DIA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA

DIA NACIONAL CONTRA BAIXARIA NA TELEVISÃO

DIA NACIONAL DA ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA

DIA MUNDIAL DA DEFICIÊNCIA DE IODO

DIA DO DESPACHANTE PÚBLICO ESTADUAL

DIA DO LIXEIRO

DIA DO CONTATO PUBLICITÁRIO

DIA NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Altamira do Maranhão (Maranhão) Pereiro - Tarrafas (Ceará) Rafael Fernandes (Rio Grande do Norte) Caldas Novas (Goiás) Luzilândia (Piauí) São Domingos (Sergipe) São José da Boa Vista (Paraná) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROBERTA SASSO DE OLIVEIRA (Rede Postão - Garça /SP)FELIPE BALBINO MURAD (São Paulo/SP) ROSEMARY PIMENTEL DE SOUZA TAKANO (PDG-Lions Clube de Penápolis/SP)EDGAR CREMONI TAKANO (Lions Clube de Penápolis/SP) MARCO ANTONIO CASAGRANDE (Garça /SP) marco aurélio casagrande (Garça /SP) ANNA CAROLINA DE CAMPOS MOURA (Bauru/SP) NIVALDO TASSI (Garça/SP) LUIZ EDUARDO BULHO RUIVO (Londrina/PR) LUIZ PERES NOVO (Garça /SP) ELVIRA “Tutu” Cabrini Piotto (Garça /SP) EDson LUIs barbosa da silvA (Diácono-Junqueirópolis /SP)Marcelo Zagate (São Carlos /SP) .

. . Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE DRACENAó1961ó59 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ÚRSULA E COMPANHEIRAS

SANTO HILARIÃO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 12,39-48.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A porta da salvação está aberta a todos. Pela fé em Cristo, temos a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. Vamos expressar nossa gratidão a Deus pelo muito que ele nos concede.

– Oração 

 

PAI, LEVA-ME A TOMAR CONSCIÊNCIA DE QUE MUITO SERÁ EXIGIDO DE MIM, POIS MUITO ME FOI DADO. QUE MINHA VIDA SEJA COMPATÍVEL COM MINHA CONDIÇÃO DE DISCÍPULO DO TEU REINO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 21  de outubro de 2020 4ª feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A humanidade é admitida à mesma herança, como membro de um só corpo, e participa da mesma promessa em Cristo por meio do Evangelho. Preparemo-nos, agora e sempre, para acolher a Palavra de Deus. 

 

1ª Leitura (Ef 3,2-12) – O mistério de Cristo, Deus acaba de o revelar agora: os pagãos são admitidos à mesma herança.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

 Irmãos, 2se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3como, por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente. 4Ao ler-me, podeis conhecer a percepção que eu tenho do mistério de Cristo. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens de gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 7Disto eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu no exercício de seu poder. 8Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo. 10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximar de Deus com toda a confiança.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Is 12

Com alegria bebereis do manancial da salvação.

 

 

– 21  de outubro de 2020 4ª feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

A quem muito foi dado, muito será pedido. - (Lc 12,39-48)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Vigiai, diz Jesus, vigiai, / pois, no dia em que não esperais, / o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.

47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Valorizemos a graça de Deus em nossa vida”

A quem muito foi dado muito será pedido; a quem muito foi confiado muito mais será exigido!”

(Lucas 12,48)

“Deus é bom”, “Deus é justo”, “Deus é fiel”, “Deus é misericordioso”. Essas afirmações parecem até redundantes, mas esses adjetivos aos quais nos referimos a Ele revelam a natureza d’Ele e, ao mesmo tempo, a forma como Ele se relaciona conosco.

 

A bondade de Deus está aí: para todos Ele deu a vida, mas para alguns ou para muitos Ele foi revelando mais ainda do Seu amor e da Sua bondade. Basta ver que nós temos a graça de nos aproximarmos do Evangelho que dá vida, luz e graça. E essa graça, muitas vezes, não chegou a muitos corações, a tantas outras pessoas que não têm a possibilidade que nós temos de refletir, de termos a Palavra perto de nós, de nos aproximarmos do sacramento e de tantos bens espirituais que Deus nos concede.

 

Deus nos dá muito; e a quem muito é dado muito será cobrado. Então, nós temos muito mais responsabilidades, nós temos mais do que outros que não conheceram ou não tiveram a graça de conhecer o Evangelho.

 

Temos a graça de ser formados, ensinados, corrigidos e orientados diretamente por Deus que vem falar ao nosso coração, que fala diretamente a nós, que nos abastece com Seu amor e Sua bondade. Primeiro, precisamos ser gratos a Deus, e uma vez que somos gratos a Ele, também precisamos ser muito responsáveis, porque é um mal terrível ter a graça e não nos responsabilizarmos por ela, desperdiçá-la e perdê-la, deixar que ela não produza frutos em nossa vida.

 

Não nos sintamos menores nem mais cobrados quando precisamos ser mais convertidos e mais corrigidos por Deus, porque Ele tem nos dado muito. Deus tem sido muito pródigo para conosco, Ele tem sido muito misericordioso para conosco, a vontade d’Ele tem sido abundante em nossa vida. Nós, no entanto, muitas vezes, nos comportamos como aqueles filhos ingratos, e não reconhecemos a graça de Deus, só reclamamos e murmuramos. 

 

“Temos a graça de ser formados, ensinados, corrigidos e orientados diretamente por Deus que vem falar ao nosso coração”

 

Não tenho coragem de reclamar de nada na vida, porque a vida para tantas pessoas é tão dura e cruel, chega a ser desumana. Vejo como pessoas, mesmo vivendo vidas duríssimas, sabem manter a gratidão e a submissão a Deus. Vejo, por outro lado, pessoas tendo tudo na mão, até as facilidades da vida, mas reclamam por qualquer coisa, estão insatisfeitas sempre, não têm gratidão por nada, nada está bom, nada presta na vida daquela pessoa.

 

É um mal terrível! Seremos cobrados por cada coisa, por cada momento, minuto e situação da vida que não soubermos viver.

 

Viver intensamente não é viver uma vida esbanjada, de qualquer jeito, uma vida louca. Viver intensamente é ser grato, é aproveitar cada momento, é saber ter responsabilidade por aquilo que nos é dado, confiado, por aquilo que recebemos. Não é viver nos comparando aos outros para querer ser sempre mais, para que cresça a soberba, o orgulho e a vaidade.

 

É termos maturidade para assumir nossas responsabilidades com louvor, gratidão, mas com empenho e dedicação para com aquilo que são nossos deveres e obrigações.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“Fiquem preparados” para a chegada do Filho do Homem. Mediante parábolas, Jesus convida todos a se manterem vigilantes e ativos nas obras do Senhor. Aos líderes religiosos, porém, Jesus acrescenta séria recomendação, pois correm o perigo de se envolver com as coisas deste mundo e descuidar os fiéis. Pode até acontecer que esses “administradores” abusem da posição que ocupam e comecem a “espancar servos e servas, a comer, a beber e a se embriagar”. Isso significa oprimir, explorar, já que existe também a embriaguez do poder. Quanto mais formação e maior esclarecimento eles tiverem sobre a religião e a vida da Igreja, mais severa será a sua prestação de contas: “A quem muito foi confiado, muito mais será exigido”. Os que receberam mais devem ajudar os que receberam menos.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, “Filho do Homem”, chegará o momento em que nós, discípulos do Reino, teremos de prestar contas de nossas atitudes. Maior rigor será aplicado aos líderes das comunidades, pois desempenham serviços de maior responsabilidade. Ajuda-nos, Senhor, a administrar a parcela que nos é confiada. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 12,39-48 - Fidelidade ou abuso de cargo?

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Jesus continua a nos lembrar sobre a necessidade de estarmos vigilantes para reconhecermos sua chegada. Ser vigilante é ser fiel e responsável no cumprimento das tarefas que nos são confiadas. Rezemos pedindo as luzes e as graças necessárias para perseverarmos até o fim.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e repita as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção. Detenha-se nas duas parábolas presentes na narrativa. Você recorda outras citações bíblicas em que Jesus nos faz um apelo à vigilância? Qual comportamento a narrativa nos motiva a viver?
“Não basta estar acordado, é necessário estar vigilante. Isto significa perceber o que acontece ao redor. São os sinais dos tempos – uns positivos e outros negativos – que devem ser interpretados. Jesus responde a Pedro, indiretamente, falando do administrador fiel. Ele toma conta da casa e faz tudo aquilo que imagina ser a vontade do seu patrão. A comparação entre o ladrão e o Filho do Homem se baseia no caráter imprevisível de sua chegada. A caminhada cristã supõe dinamismo. Nossa obra ainda não está acabada e devemos, aproveitando o tempo, ir amadurecendo em nosso projeto. Recém-começamos nosso trabalho, temos muitas tarefas a fazer e podemos ser interrompidos a qualquer momento. 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Como eu acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que eu vivo hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor? Quais são os gestos que Jesus me convida a viver? O que significa ser uma pessoa vigilante?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Senhor, ajuda-me a entender os sinais dos tempos!
Oração: Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

 

Bênção

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

“.” ()