quinta-feira, 18 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Permanecei no meu amor para que a vossa alegria seja plena. - (Jo 15,9-11)

ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 18 DE MAIO DE 2017 (QUINTA-FEIRA) 138º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
SER FELIZ É ENCONTRAR FORÇA NO PERDÃO, ESPERANÇAS NAS BATALHAS, SEGURANÇA NO PALCO DO MEDO, AMOR NOS DESENCONTROS. É AGRADECER A DEUS A CADA MINUTO PELO MILAGRE DA VIDA.”
(Fernando Pessoa)


Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DIA NACIONAL DO PETROQUÍMICO
DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO CATÓLICA
DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS  
DIA INTERNACIONAL DE FASCINAÇÃO PELAS PLANTAS
DIA DAS RAÇAS INDÍGENAS DAS AMÉRICAS
DIA DA BOA VONTADE
Semana Nacional de Doação de Leite Humano

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaíra - Piratininga (São Paulo) Areia (Paraíba) Bezerros - Panelas - Petrolina - Caruaru (Pernambuco) Jaguaquara - Nova Soure (Bahia )Branquinha (Alagoas) Flores da Cunha (Rio Grande do Sul) Entre Rios do Oeste (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: NELSON MAZARIN (2VDG-LC3-Lions Clube de Campinas Carlos Gomes/SP) AFIF (LEILA)  AYOUB ARBACHE (Lions Clube de Juiz de Fora /MG) CELINA COQUE C. LIMA (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) JAIR R. PROENÇA (Garça/SP) RUI TINA PUERTA (Garça/SP) REINALDO ALVES PORTELINHA (Jornal Comarca de Garça-Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP) LILIAN DE OLIVEIRA VIANA DA SILVA (Eq 04 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) GIZELE CRISTINA VALSECCHI VIASSELI (Macro Brandão Garça/SP) MANOEL FREDERICO ABIDO GALDINO DE CARVALHO (Garça/SP) ADALBERTO CARLOS LOPES GARRIDO (Garça/SP)

Santo do Dia
SÃO FELIX DE CENTALÍCIO
SÃO JOÃO I
SÃO LEONARDO MURIALDO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
O evangelho é proposta de vida e salvação a todas as pessoas e culturas, sem discriminação. Permanecendo no amor, base dessa boa-nova, nossa alegria será plena.”.
 Oração
PAI COMPLETA A ALEGRIA QUE O ESPÍRITO SANTO FAZ BROTAR EM MIM, POIS ESTOU DISPOSTO A PERMANECER UNIDO A TI E A TEU FILHO, E A SER FIEL AOS TEUS MANDAMENTOS, APESAR DAS ADVERSIDADES
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  vossa graça bnos santificou quando éramos pecadores e nos deu a felicidade quando infelizes. Vinde em socorro das vossas criaturas e sustentai-nos com vossos dons, para que não falte a força da perseverança àqueles a quem destes a graça da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa - 17/05/2017
Se permanecemos no amor de Cristo, podemos realizar as maravilhas da palavra de Deus, evitando afligir os irmãos com fardos desnecessários.

1ª Leitura(At 15,7-21) Sou de parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora pondes Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”.
12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16“Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18conhecidas há muito tempo’.
19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que lêem todos os sábados nas sinagogas”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 121 (122)
Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

Evangelho do dia
Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa - 18/05/2017
Permanecei no meu amor para que a vossa alegria seja plena. - (Jo 15,9-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Senhor nos dá a graça de permanecermos no Seu amor
O amor de Deus vem em nosso auxílio e socorro!
Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15,9-10).
Continuamos a nossa reflexão, a partir do Evangelho de ontem, sobre permanecer em Deus e em Jesus. Não permaneceremos em Deus, se não ficarmos unidos na comunhão com Ele. A primeira via é a oração, mas a via por excelência é também guardar os Seus mandamentos.
Veja, podemos orar e pedir a graça de Deus; o Seu amor vem em nosso auxílio e em nosso socorro, mas a oração cria em nós a disposição para colocarmos em prática aquilo que ouvimos. Escutamos a Palavra de Deus e ela faz um bem enorme a nossa alma e ao nosso coração, ela nos alimenta, fortalece-nos e sacia-nos. Ela é o alimento de que nossa alma precisa!
Como colocamos em prática a Palavra de Deus? Com nossas fragilidades, debilidades, nossas más inclinações e tendências egoístas de autossuficiência. Quando nos afastamos da graça de Deus, o Espírito vem em socorro à nossa fraqueza, por isso, na oração, abastecemo-nos para colocarmos em prática a Palavra.
Deixe-me falar uma coisa prática a você: há situações na vida em que teremos mais dificuldades. Às vezes, é o nosso temperamento; outras vezes, há pessoas que temos dificuldade de amar e lidar. Há situações que não sabemos digerir muito bem. Temos que focar: “Senhor, eu preciso, nessa situação, onde eu mais sofro e peno, viver a Sua Palavra. Eu até consigo guardar Suas Palavras em tantas situações da minha vida, mas a minha fraqueza está aqui. É aqui que preciso”.
Ore por essa situação, peça a graça de Deus, não esmoreça por causa dessas dificuldades e tribulações, por essa fraqueza da carne e dificuldade humana que possamos ter, porque, permanecendo em Jesus, Ele quem nos dá a disposição para vivermos esse estado de graça que tanto necessitamos viver. Por isso, hoje, submetemo-nos ao poder e à autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, queremos guardar os mandamentos de Deus, viver a graça dos mandamentos, mas sabemos e reconhecemos também as nossas fraquezas e dificuldades.
Venha, Senhor, em nosso auxílio, em nosso socorro. Dai-nos a graça de permanecermos unidos no Seu amor.
Deus abençoe você!
Reflexão - Jo 15, 9-11
Os mandamentos que Deus nos deu na verdade constituem-se na grande manifestação do seu amor, pois os mandamentos de Deus nos possibilitam a descoberta dos valores que podem fazer o homem verdadeiramente feliz. O cumprimento dos mandamentos tem dois significados: o primeiro é a correspondência ao amor de Deus que nos amou primeiro, e o segundo é trilhar os caminhos para a verdadeira felicidade, pois o amor faz com que permaneçamos unidos a Deus, que é a única fonte da verdadeira alegria, a alegria plena, que é a alegria da perfeita comunhão com aquele que nos ama com amor eterno.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como você manifesta seu amor a Deus?
- Você ama o próximo? Que tipo de amor? De pai, mãe, filho…
- Amar implica em se sacrificar. Dê um exemplo.
- Cite uma pessoa em sua comunidade que muito se sacrifica pelo próximo.
- Você tem muitos amigos?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Com todos os que fazem este caminho, pela web,
“damos graças a Deus que nos deu o dom da palavra,
com a qual podemos nos comunicar entre nós e com Ele
por meio de seu Filho, que é sua Palavra (cf. Jo 1,1).
Damos graças a Ele que, por seu grande amor,
fala a nós como a amigos (cf. Jo 15,14-15).
(DAp 26)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 15,9-11.
Refletindo
Neste breve texto Jesus diz quatro  coisas importantíssimas:
1. Faz uma declaração de amor.
2. Faz um convite.
3. Coloca uma condição.
4. Garante algo  que o coração de todos nós  deseja.
Que belíssima declaração de amor faz Jesus a cada um de nós! E nos convida: fiquem unidos a mim pelo amor. Oferece uma condição: obedecer aos seus mandamentos. Garante-nos a sua alegria. E mais: uma alegria completa.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Como discípulo/a devo levar à frente a missão que me dá Jesus Cristo: o amor.  Em que consiste este amor?  Como vivê-lo num mundo em que é muito forte o egoísmo, o individualismo, e que a outra pessoa, muitas vezes é uma ameaça? Devo orientar minha energias para  ir contra a corrente.
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, Lembraram quais são os mandamentos de Jesus: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35). (DAp 138).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, espontaneamente, com  toda a Igreja “Fica conosco
“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29).

Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que 
nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.

Fica conosco, porque ao redor de nós 
as mais densas sombras vão se fazendo,
 e Tu és a Luz;
em nossos corações se insinua  a falta de esperança,
e tu os faz arder com a certeza da Páscoa.
Estamos cansados do caminho,
mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que
na verdade tu tens ressuscitado e
que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.

Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica
surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade:
tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai,
ilumina nossas mentes com tua Palavra;
ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti.
Fortalece a todos em sua fé para que sejam
teus discípulos e missionários!
(DAp 554).
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Meu novo olhar, minha vida, “para ficar parecido verdadeiramente com o  Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor”.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.