domingo, 7 de dezembro de 2025

COMECE O DIA FELIZ! ■ Convertei-vos, porque o Reinodos céus está próximo. – (Mt 3,1‑12)


 


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 GARÇA/SP, 07 DE DEZEMBRO de 2025 (domingo) 341º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É MUITO FÁCIL DERROTAR ALGUÉM, MAS É MUITO DIFÍCIL GANHAR ALGUÉM.

(Abdul Kalaam)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 Dia NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Dia NACIONAL DA SIVICULTURA

Dia do Cirurgião Plástico

Dia da Infâmia

Dia MUNDIAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ONU)

Dia do Algodão Doce

Dia da Memória de Pearl Harbor

Dia da Solidariedade Com o Timor-Leste

Dia da Fundação dA Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJBA)

Dia da Fundação dA Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)

Dia da Fundação dA Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Dia da Fundação dA Lei Orgânica da Assistência Social

Dia da Fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) em Brasília-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Birigui - Mongaguá (São Paulo) Duque Bacelar (Maranhão) Ipiranga do Piauí (Piauí) Ipiranga (Paraná) Angelina - Barra Velha - São José do Cerrito (Santa Catarina) Santo Amaro das Brotas - Tobias Barreto (Sergipe)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA AGUIAR   (amiga-Garça /SP) PAULA MIRALLA GUIMARÃES  (Garça /SP) Lázaro  de Assunção (Lions Clube Ilha Solteira /SP) RUBENS AMORIM DE OLIVEIRA (Lions Clube de Andradina Sul /SP) GILMAR GHEZZI (PDG-LC3-Lions Clube de Campinas Norte /SP) RUSIA SILVA  (Lions Clube Santo André Centro /SP) ELBA DALLA RIVA  (Lions Clube Rio de Janeiro /RJ)JULIANA LUCIENE PAVAN (Ibitinga /SP)Alweid Bosquê Saker (GARÇA /SP)  Francisco (CHICÃO) Ferreira (GARÇA /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: )BENEDITA (LILÁ) CILSA G. DE FREITAS e EDUARDO APARECIDO DE FREITASó1991ó34 ANOSó (Lions Clube de Garça/SP)  VERA LUCIA DA SILVA HERREIRA e FERNANDO HERREIRAó(Lions Clube de BAURU BELA VISTA /SP) ELENIR AP. BARBOSA ADORNI e ADILSON ADORNIó1990ó35 ANOSó(Garça /SP) ROSELI VEIGA MARTINS e AYRTON DOGLAS MARTINSó1991ó34 ANOSó(Equipe Nossa Senhora Setor de Marilia /SP) MARIA LUCIA CHACON LOZANO e JOSE LOURENÇO LOZANOó (amigos Duartina /SP)SONIA MARIA TAIETTI  FERREIRA e ALMIR  SAVIO  FERREIRA (Lions Clube de Tupã /SP) ROSE ROSANGELA RODELA e GUSTAVO RODELAó2007ó18 ANOSó(GARÇA /SP) MARIA SILVIA BARALDI DAHROUJ e ROBERTO MANCUSO ó2014ó11 ANOSó( BAURU /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE RJ RECREIO DOS BANDEIRANTESó1987ó38 ANOS (Distrito LC 1)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SANTO AMBRÓSIO

Ambrósio (Alemanha, 340-397), foi aclamado pelo povo quando procurava a conciliação entre católicos e arianos em Milão. Um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro mestre de vida é autor de célebres textos liturgicos e pai da liturgia ambrosiana.

SANTO Atenodoro

SANTo Urbano de Teano

SANTa MARIA JOSEFA ROSSELLO

SANTA Fara

São Carlos Garnier

São Sabino de Spoleto

São João Silencioso

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos revela o Amor infinito de Deus. Portanto, contemplemos a Palavra de Deus, que ilumina nossa vida, e vivenciemos o Evangelho, seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

   Preparai o Caminho do Senhor: O Chamado à Conversão     Mt 3,1-12 - 2º Dom. Advento - O profeta João Batista prega a conversão

 Deus nos chama a converter o coração e preparar o caminho, para que sua vinda seja recebida com fé e amor em nossas vidas. 

– Antífona 

 

– Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações; e, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz (Is 30,19.30). 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Acolhida

 

Acolhamo-nos uns aos outros com harmonia e concórdia, como Cristo nos acolhe. Nesta liturgia do Advento, glorificamos a Deus, que em seu Filho cumpre a promessa da justiça e da paz sem fim. João Batista nos convida a preparar os caminhos do Senhor, mediante a produção de frutos de conversão.

 

– Oração 

 

“SENHOR DEUS, CONCEDENOS CONVERSÃO VERDADEIRA PARA ACOLHERTE COM ALEGRIA E COMPROMISSO GENUÍNO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela celeste sabedoria, participemos da vida daquele que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXIV nº 407

 

 

– 07 de dezembro de 20252º Domingo do Advento

– Liturgia da Palavra 

Anunciando a chegada de um rei que vai estabelecer a paz e a harmonia, a Palavra de Deus nos firma na esperança. É Jesus, cujo caminho é de vida e salvação para seu povo.

 

 

1ª Leitura (Is 11,1‑10) Julgará os humildes com justiça. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor. 2Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer, 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 71(72)

 

 Nos seus dias a justiça florirá.

1.  Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

 Nos seus dias a justiça florirá.

2. Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

 Nos seus dias a justiça florirá.

3. Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.  – R.

 Nos seus dias a justiça florirá.

4. Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!  – R.

 Nos seus dias a justiça florirá.

 

2ª Leitura (Rm 15,4‑9) Cristo salva toda a humanidade. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 4tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela nossa constância e pelo conforto espiritual das Escrituras, tenhamos firme esperança. 5O Deus que dá constância e conforto vos dê a graça da harmonia e concórdia uns com os outros, como ensina Cristo Jesus. 6Assim, tendo como que um só coração e a uma só voz, glorificareis o Deus e Pai do Senhor nosso, Jesus Cristo. 7Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu, para a glória de Deus. 8Pois eu digo: Cristo tornou-se servo dos que praticam a circuncisão para honrar a veracidade de Deus, confirmando as promessas feitas aos pais. 9Quanto aos pagãos, eles glorificam a Deus em razão da sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu vos glorificarei entre os pagãos e cantarei louvores ao vosso nome”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 07 de dezembro de 20252º Domingo do Advento

– Evangelho do dia 

   

Convertei-vos, porque o Reinodos céus está próximo.  (Mt 3,1‑12)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! / Toda a carne há de ver a salvação do nosso Deus (Lc 3,4.6).   – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

1Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia: 2“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 3João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!” 4João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo. 5Os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. 6Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 7Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8Produzi frutos que provem a vossa conversão. 9Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. 10O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo. 11Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro, mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

07/12/25         

2º DOMINGO ADVENTO - A

 

Mateus 3,1-3.11: “Por aqueles dias, apareceu João Batista a pregar no deserto da Judéia, dizendo: - Convertei-vos, pois está próximo o Reino dos Céus!  Pois a ele referia-se o profeta Isaías quando disse: ‘Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor! Retificai suas estradas!’... Eu vos  batizo com água, para a vossa conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. Ele vos batizará com o fogo do Espírito Santo.”

 

Senhor Jesus, foi João Batista quem preparou o povo para a festa do primeiro Natal, aquele em que o senhor, Verbo divino, assumiu a nossa natureza humana e veio habitar em nós e no meio de nós.

O clamor de João Batista, pedindo que todos se convertessem e se preparassem para a sua chegada, se repete para nós neste tempo do Advento, para que nos preparemos para celebrar o Natal deste ano com espírito de acolhimento na fé, de alegria, de paz e de nova esperança.

Senhor, o seu primo João Batista alertava o povo para a conversão, porque era necessário acolher a sua chegada com o coração purificado.

Não se tratava apenas de deixar o pecado, mas João Batista pedia ao povo que direcionasse toda a sua vida para o Reinado de Deus, que o senhor viria inaugurar.

O senhor não viera do Pai até nós apenas para fazer algumas correções na sociedade e na religião, mas para propor um novo modelo de relação com Deus e de relacionamento entre nós, em que as duas palavras chaves eram Vida e Amor: Vida em abundância e Amor como opção radical em relação ao próximo.

João Batista sabia que o seu anúncio seria revolucionário, e por isso, afirmava que o batismo que praticava no rio Jordão era somente um batismo de conversão.

O verdadeiro batismo seria realizado pelo senhor, que nos daria o Espírito Santo, para que fôssemos transformados em filhos e filhas de Deus.

Senhor, nós somos todos batizados na água e no Espírito Santo, e desde crianças podemos chamar o seu Pai de Pai nosso.

Mas, ainda não conseguimos honrar essa dignidade de sermos membros do seu Reino.

Que seu Espírito nos mantenha sempre em processo de conversão de todo o nosso ser, para que aprendamos a ser discípulos-missionários e a viver e crescer em comunidade eclesial, até que cheguemos um dia à comunhão da Trindade santa.

 

Maria santíssima, Mãe de Deus e nossa, ensine-nos a valorizar a beleza do nosso batismo, de que não fomos merecedores, mas queremos nos tornar dignos ao longo da nossa existência, para sermos Peregrinos da Esperança para a nossa geração. Amém!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

João Batista surge no deserto e prega a conversão, pois o Reino dos Céus está próximo. Por isso, é necessário preparar os caminhos do Senhor que está chegando. O povo busca o batismo de conversão administrado por João. Os fariseus e saduceus, futuros adversários de Jesus, fingem buscar o batismo do Batista. João os desmascara, chamando-os “cobras venenosas”, e convida-os a mostrar os frutos que provem sua conversão. Não basta dizer que são filhos de Abraão, é preciso fazer as obras de Abraão. Os autênticos filhos de Abraão são aqueles que acolhem a Palavra de Deus, a qual leva a produzir frutos de bondade, solidariedade e justiça. João Batista, hoje, são todos os que, como ele, anunciam Jesus a quem ainda não o segue, lá onde não se vive sua proposta de vida plena para todos. Não basta dizer que somos cristãos se não fazemos aquilo que o Mestre de Nazaré viveu e nos ensinou. A missão é urgente, há muitos sinais ainda que testemunham que o Reino de Deus está longe de se concretizar.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

 Mt 3,1-12 - 2º Dom. Advento - O profeta João Batista prega a conversão

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor, ajuda‑nos a preparar o nosso coração para a Tua vinda, transformando‑nos pela Tua Palavra e fazendo‑nos testemunhas do Teu Reino.

 

1. Leitura (verdade)

“Convertei‑vos, porque está perto o Reino dos Céus” (Mt 3,2). João Batista nos chama à conversão, não como um simples arrependimento, mas como uma mudança verdadeira de vida. A mensagem é clara: o Reino de Deus está perto, e é necessário preparar o caminho, endireitar as veredas e produzir frutos que correspondam a essa mudança.

 

2. Meditação (caminho)

Durante o Advento, somos convidados a refletir sobre o nosso caminho de fé. A conversão que João pede não é algo superficial, mas uma transformação profunda de atitudes. Devemos estar atentos às formas de viver que não correspondem ao Evangelho e procurar fazer escolhas que nos aproximem mais de Deus. O Advento nos oferece uma oportunidade de começar de novo, de endireitar os caminhos e viver com mais coerência a nossa fé.

 

3. Oração (vida)

Senhor Jesus, vem renovar o meu coração e minha vida. Ajuda‑me a viver de acordo com a Tua vontade, a ser mais fiel e a anunciar Teu Reino com gestos concretos de amor e justiça.

 

4. Contemplação

O Advento é um tempo de espera, mas também de ação. Nossa missão é preparar os outros para a vinda do Senhor, não apenas com palavras, mas com gestos de caridade, acolhimento e justiça. Que a nossa vida seja um reflexo do Reino de Deus, que é paz, amor e verdade. Devemos ser como João, que com sua vida e palavras, apontava para Cristo e chamava à conversão.

 

BENÇÃO

Que o Senhor nos abençoe, nos fortaleça na missão de prepararmos os corações para a sua vinda e nos conceda a graça de viver com mais fidelidade à sua Palavra. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia - - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXIV nº 407 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2025–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP