quinta-feira, 15 de maio de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim. – (Jo 13,16-20)

 

 


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 M A I O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O - MÊS DAS NOIVAS

 M A I O   mês dedicado às  M Ã E S,  à MARIA e ao ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 15 de maio de 2025 (quinta-feira) 134 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FAMÍLIA NÃO É UMA COISA IMPORTANTE, É TUDO!

(Michael J. Fox)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS (ONU)

DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

DIA DO GERENTE BANCÁRIO

DIA DO PROFESSOR APOSENTÁDO

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMPLEXO ESCLEROSE TUBEROSA

DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUCOPOLISSACARIDOSES

DIA INTERNACIONAL DE SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS

DIA NACIONAL DO CONTROLE DAS INFECÇÕES HOSPITALARES

DIA INTERNACIONAL DA LATINIDADE

DIA EUROPEU DOS MINERAIS

DIA DO ARMAMENTISTA

DIA DO OBJETOR DE CONSCIÊNCIA

DIA DA SENSIBILIZAÇÃO PARA O MÉTODO CANGURU

DIA DO WHISKY

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO PARAGUAI

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Monte Alto (São Paulo) Congo (Paraíba) Correntina (Bahia) Cachoeiras de Macacu - Cachoeirinha (Rio de Janeiro) Angélica (Mato Grosso do Sul) Marilândia (Espírito Santo) Monte Castelo (Santa Catarina) Potiretama (Ceará) Várzea Grande (Mato Grosso)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MAURO PEREIRA (AMIGO-Garça /SP)RAIMUNDO CARDOSO DE CASTRO (Garça /SP)JULIANA N. DE CASTRO LIMA (Garça /SP) CARLOS ALEXANDRE KEMP SERVADIO (RCG-Garça /SP) ERIKA CRISTINA PALADIN (de Garça - Jau /SP) TUCA MAGANHA (Garça /SP)  MARCELE MENESES (Garça /SP)  ■pdg ZANTÔNIO DONATI (Lions Clube de Aracuz /ES) CL. JOSÉ CARLOS CORBARI (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) CL CELSO SPINARDI (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) CL. JOÃO LAERTE BAPTISTA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) NIVALDO SALVARANI (Garça/SP) VERA CORAZZA TOLEDO RIBEIRO (Barra do Garças /MT)) PEDRO H. AMARAL DUARTE (Garça/SP) HAMILTON SERGIO COELHO (Garça/SP) ARIEL DIAS GARCIA (Três Lagoas /MS) VERA COVOLAN (Garça /SP)  WILSON FERRAZINI JUNIOR (Santa Cruz do Rio Pardo /SP) WANDERLEY VIEIRA (Garça /SP) MAURICIO SATOSHI OSHIRO (Garça /SP) LUIZ HENRIQUE LACERDA SILVA (Garça/SP)  Pe. MÁRCIO ANTÔNIO DE SOUSA (CJS-Vigário Paroquial do Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DANIELE APARECIDA C. HONÓRIO e RODRIGO DE SOUZA HONÓRIOó2004ó21 ANOS (Eq 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO ISIDORO “Lavrador”

SANTA JOANA DE LESTONNAC

SANTO AQUILES DE LÁRISSA

■ SÃO RETÍCIO

■ SÃO RUPERTO DE BINGEN

■ SÃO TORQUATO

■ SÃO HESÍQUIO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

O Chamado ao Serviço e ao Amor Jo 13,16-20 - "Conheço os que escolhi", disse o Mestre

O verdadeiro amor é serviço humilde. Servir ao próximo é a chave para encontrar a verdadeira alegria em Cristo.

 

Antífona 

 Ó Deus, quando saístes com o povo caminhando à sua frente, habitando no meio deles, a terra estremeceu e orvalhou o próprio céu, aleluia (Sl 67,8s.20).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Deus caminha com seu povo, oferecendo-lhe condições de conquistar vida digna, e lhe promete “um Salvador, que é Jesus”. Sendo sensíveis à presença e à obra do Senhor em nossa vida pessoal e no mundo, façamo-nos mensageiros do seu amor.

 

– Oração 

 

“PAI, INCULCA NO MEU CORAÇÃO A CERTEZA DE QUE SÓ TU ÉS SENHOR, E QUE ENTRE OS SERES HUMANOS DEVE REINAR IGUALDADE E SOLIDARIEDADE, SEM OPRESSÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Coleta

 

Ó Deus, que restaurais a natureza humana elevando-a acima de sua dignidade original, considerai o inefável mistério da vossa bondade e conservai os dons e a benção da vossa perene graça naqueles que vos dignastes regenerar no batismo para sua vida nova.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 15 de maio de 2025quinta-feira da 4ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

 

1ª Leitura (At 13,13-25) Da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

3Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”. 16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-o de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente. Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.  23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 88(89)

 

— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.


O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

1.  Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, / de geração em geração eu cantarei vossa verdade! / Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” / E a vossa lealdade é tão firme como os céus. – R.

O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

2. “Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, / e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. / Estará sempre com ele minha mão onipotente, / e meu braço poderoso há de ser a sua força. – R.

O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

3.  Não será surpreendido pela força do inimigo, / nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. / Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, / ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam. – R.

O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

4. Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, / sua força e seu poder por meu nome crescerão. / Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, / sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!'” – R.

O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

 

 

 

– 15 de maio de 2025quinta-feira da 4ª Semana da Páscoa

  

 – Evangelho do dia 

 

Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim.  (Jo 13,16-20)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, a fiel testemunha, / primogênito dos mortos, / nos amou e do pecado nos lavou / em seu sangue derramado (Ap 1,5). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João


Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. 18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)

(Città del Vaticano, Vaticano).

Conteúdo publicado - https://evangeli.net/evangelho-master    

 

 

4ª QUINTA-FEIRA DA PÁSCOA – C

 

João 13,16-17: “Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: - Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes”.

 

Jesus, a felicidade que o senhor nos oferece, brota de uma prática oposta a todas as nossas culturas religiosas.

Quando lavou os pés dos seus discípulos, o senhor nos revelou a imagem de um Deus que se ajoelhou para lavar os nossos pés, e nos garantiu que é pondo em prática esse gesto que seremos felizes de verdade.

Somos enviados pelo senhor para evangelizar, e a evangelização começa pelo lava-pés.

Por vezes, imaginamos que para servir é preciso ter atitudes heroicas.

No entanto, tudo começa com o gosto de prestar um pequeno favor, de dar uma simples ajuda, e de estar sempre disposto a perguntar ao outro, como fazia Dom Luciano Mendes: ‘em que posso ajudar você?’.

Mas, para isso, é preciso renunciar radicalmente ao instinto da ganância e do poder, ao desejo de ser servido, e jamais considerar quem nos serve como alguém socialmente inferior.

O lava-pés nos garante que há maior sinal da presença do nosso Deus em quem serve do que em quem manda ou é servido.

Se acreditamos realmente em suas palavras e em seus gestos, e buscamos a Deus com sinceridade, então faremos de tudo para não perder nenhuma ocasião de servir o próximo com alegria.

Senhor, ainda nos falta muito para sermos seus autênticos discípulos e precisamos que seu Espírito penetre profundamente em nosso ser, para converter nossa mentalidade mundana ao ideal cristão segundo o Evangelho, que nos encha desse amor que se revelou no seu jeito de amar e de servir.

É esse o seu caminho, que o senhor garantiu: “se o puserdes em prática, sereis felizes!”

Maria santíssima, sua atitude diante de Deus se expressou em suas palavras ao arcanjo Gabriel: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. E a senhora continua sendo a humilde serva do Senhor e de todos nós, atendendo com carinho a todas as nossas preces. Ensine-nos a felicidade de ‘lavar os pés’, para que um dia possamos participar da glória, que seu Filho já lhe concedeu em plenitude. Amém!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em Antioquia, Paulo pronuncia seu primeiro sermão missionário na sinagoga. Faz um resumo da história da salvação, destacando a Aliança feita com o povo de Israel, a libertação do Egito, as profecias e o cumprimento da promessa em Jesus Cristo, o Filho que veio ao mundo para salvar Israel. Destaca que chegou um novo tempo, não mais de promessas, mas de realização e vida nova. Isso mostra a grande sintonia do passado com o presente, da fé dos antepassados com a fé dos cristãos, da história da salvação com a história humana. Ao aceitarmos Cristo, aceitamos o Pai que o enviou e atualizamos a história da salvação, tomando parte no Reino de Deus.

  (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2025 – PAULUS  (fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 13,16-20 - "Conheço os que escolhi", disse o Mestre

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Hoje, ao começarmos este novo dia, queremos nos aproximar de Deus através da leitura orante, entregando-Lhe todos os momentos que viveremos e pedindo as graças e luzes necessárias para nossa jornada.
Jesus, em Seu Evangelho, nos fala de amor: “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.”

Rezemos: “Jesus, Mestre, cremos com viva fé que estás presente, para nos indicar o caminho que nos leva ao Pai. Ilumina nossas mentes e corações para que esta meditação gere frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

A Palavra nos ensina sobre a história de salvação que se entrelaça com a nossa história.
Reflita sobre os conselhos e ensinamentos de Jesus neste Evangelho.

 

2. Meditação (Caminho)

O amor é a mais sublime das metas, mas, em nossa época, se tornou um termo frequentemente mal interpretado. O amor não é apenas uma paixão momentânea. Ele é compromisso, dedicação, construção e gratuidade. O amor exige esforço, luta, superação e, muitas vezes, sofrimento.
Deixe que as palavras e ações de Jesus toquem seu coração. Como você tem vivido esse amor? Sua vida reflete o que Jesus ensinou?
Ele disse: “O servo não é maior que seu senhor… Se compreenderdes isso, sereis felizes se o praticardes”. Como você tem vivido a alegria de servir gratuitamente, com amor genuíno?

 

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, luz verdadeira que ilumina o mundo, vieste do Pai para ser nosso mestre e nos mostrar o caminho da verdade, da vida e do Espírito.
Dá-nos o entendimento dos mistérios de Deus e das riquezas que Ele nos revelou.
Que a palavra de Deus habite em nossa vida e ilumine nossos passos.
Que essa palavra seja espalhada pelo mundo, alcançando os confins da Terra.
Que Maria, Rainha dos Apóstolos, e os santos Pedro e Paulo nos inspirem e guiem. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual ação concreta você pode realizar hoje, motivado pela escuta e meditação do Evangelho?
Sintetize em poucas palavras o chamado que sentiu em seu coração para viver durante este dia.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me guiar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai, de amor e bondade, desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP