quinta-feira, 23 de abril de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. - (Jo 3,16-21)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 A B R I LMÊS DA LITERATURA INFANTIL 
P Á S C O A
 GARÇA/SP, 23 DE ABRIL de 2020 (quinta-feira) 114º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 PENSAMENTO DO DIA 
NUNCA ALGUÉM TÃO GRANDE SE FEZ TÃO PEQUENO PARA TORNAR GRANDES OS PEQUENOS.
(Augusto Cury)


 DATAS COMEMORATIVAS 
Dia Mundial do Escoteiro
DIA MUNDIAL DO LIVRO e do DIREITO AUTORIAL
DIA NACIONAL DO CHORO (CHORINHOó ritmo musical)
DIA NACIONAL DO SERRALHEIRO
Dia Internacional de Combate à infecção
Dia do Médico Escritor
Dia do Clero Indígena
DIA DO INÍCIO DA SEMANA Mundial de ação pela Educação
DIA DO INÍCIO DA SEMANA Mundial da Imunização
DIA DO INÍCIO DA SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): CandealBiritingaCaravelas - Floresta Azul Itagimirim - Teofilândia (Bahia) Matos Costa (Santa Catarina) Craíbas (Alagoas) Piraí do Sul (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ FELIPE BENTO DE SOUZA ( ano neto Marcia e Nilson-Garça/SP) JORGE ROSAS (Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ  Pe. JORGE RICARDO CINTRA DA SILVA (Mariópolis/SP) Pedro Luiz Tonon (Garça/SP)Francisco Carlos Miguel De Souza (Garça/SP) ZELITO SILVA (Garça/SP) ROBSON DE OLIVEIRA (Ilha Solteira /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DE: Irmã MARILDE INÊS GUARNIERI ó2005ó15 ANOS (CE da EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO-Setor Garça/SP)

 SANTO DO DIA 
SÃO JORGE
SANTO ADALBERTO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia! 
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ A fecundidade da Páscoa se prolonga e se manifesta nas celebrações dos mistérios de Cristo. Na liturgia façamos a experiência do amor de Deus, que tudo entregou nas mãos do seu Filho, e encontremos força para enfrentar as tribulações.
– Oração 
PAI, INSTRUI-ME, POR TEU ESPÍRITO, A RESPEITO DA PESSOA E DA MISSÃO DE JESUS, E LEVA-ME A ADERIR AO TEU FILHO, SEMPRE COM MAIOR RADICALIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
- Concedei, ó Deus, que vejamos frutificar em toda a nossa vida as graças do mistério pascal, que instituístes na vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

23 de março de 2020 5ª-feira da 2ª Semana da Páscoa
Liturgia da Palavra
Nenhuma prisão consegue parar o anúncio da Palavra de Deus nem pode evitar que cresça o número dos que creem em Cristo, enviado ao mundo para comunicar o imenso amor do Pai pela humanidade. 

1ª Leitura (At 5,27-33) Disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 Naqueles dias, 27os guardas levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” 29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 33(34)
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

23 de março de 2020 5ª-feira da 2ª Semana da Páscoa
O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. - (Jo 3,16-21)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Acreditastes Tomé, porque me viste. Felizes aqueles que creram sem ter visto.  (Jo 20,29).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
 31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
Proclamemos o nome de Jesus a todos os corações”
Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina”
(At 5,28)
Quiseram paralisar os apóstolos: foram proibidos, não permitiram que eles pregassem nem anunciassem o nome de Jesus, não permitiram que proclamassem Sua morte nem anunciassem que Ele estava vivo e era o Senhor.

A verdade é que quanto mais proibiam, mais eles anunciavam. Quanto mais não era permitido, mais eles faziam, porque ninguém pode calar o que é de Deus. A resposta é justamente essa, Pedro respondeu a eles: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens”.

É Deus quem está nos ordenando: anunciemos e proclamemos o nome de Jesus, do alto das paredes, do alto de nossas casas, de todos os cantos e lugares, em todo o tempo, é preciso anunciar que Jesus está vivo e que Ele é o Senhor.

Em hipótese nenhuma, isso significa desobediência civil; em hipótese nenhuma, significa que temos de viver a rebeldia. Não podemos mesmo!

Vivemos tempos onde temos liberdade para anunciar o Evangelho; e ninguém pode tirar aquilo que é um direito nosso: anunciar e pregar Jesus, ainda que os tempos e as circunstâncias nos levem a adaptar a pregação, quando não nos é permitido estar no templo, por questões e razões maiores, que é a vida humana.

Ainda que seja no silêncio, que o nome de Jesus seja anunciado”

Não pregamos no templo, mas fazemos de nossas casas templos, fazemos dos meios modernos que temos para evangelizar, como esse que você está recebendo, o canal para anunciar Jesus.

Não podemos permitir que tirem o nome de Jesus dos nossos livros, das nossas redes sociais nem dos meios de comunicação. Não podemos permitir que igrejas sejam fechadas, porque ninguém pode fechar as nossas igrejas. Podem conter as coisas, mas proibir jamais!

Ainda que seja no silêncio, que o nome de Jesus seja anunciado. Ainda que seja de forma criativa e nova, não deixemos de anunciar e proclamar o nome de Jesus.

As pessoas precisam conhecer Jesus, precisam amá-Lo. Há muito tempo, uso as redes sociais, os meios de comunicação que Deus nos dá para evangelizar, pregar e formar. Precisamos usar mais ainda com criatividade para não abusar; com discernimento, para não ficar uma coisa enfadonha. Com amor, ternura e uma dose do Evangelho, precisamos colocar, em cada espaço, o nome de Jesus.

É importante obedecer a Deus, e obedecemos a Ele anunciando o nome de Jesus a todos os corações.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - Vida sobrenatural
 Direitos reservados:  Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— Jesus fala de sua procedência e, também desvela-nos nosso destino. Ele vem de “cima”, do céu eterno, onde sempre existiu unido ao Pai e ao Espírito Santo. Ai está também nossa vida mais autêntica. O Filho de Deus veio para nos descobrir esta maravilha, mas custa-nos despegarmos da terra e acordar nossa aspiração à eternidade.

Desde suas origens, o homem considerou com respeito sua morte e a vida além da “terra”. Mas, realmente, nós pouco sabíamos dessa “vida de cima” e de seu conteúdo. Com a encarnação do Filho de Deus se nos desvelou a verdadeira vida, a mais real: A vida de amizade com Deus, que é “sobrenatural” e, por isso, sem fim. Só se acaba o da terra.

—Quero viver, meu Deus, uma vida de amizade contigo. Concede-me entender as coisas como Tu as entendes e amar como Tu amas. Jesus, confio na tua Palavra.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O encontro com Jesus Cristo deve levar-nos a uma decisão: a favor dele ou contra. De fato, Jesus não é um enviado qualquer. É o principal, o Filho único, a quem Deus dá todo o poder. Ele diz as palavras do Pai: “Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus”. E traz em si a força ilimitada da própria vida de Deus, o seu Espírito, porque o Pai lhe dá “o Espírito sem medida”. Jesus vem como aquele que revela o Pai. Crer em Cristo é crer em Deus; recusar Cristo é recusar Deus. Somos convidados a rever nosso relacionamento com Cristo. Nossa decisão a favor de Jesus não se dá somente por pensamentos ou só por palavras. Implica as ações do dia a dia. É na vida concreta que devemos verificar se cremos ou não em Jesus Cristo.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, procedes do Pai, por isso dás testemunho do que viste e ouviste. Falas as palavras de Deus e doas o Espírito sem medida. Afirmas que “o Pai ama o Filho e lhe entregou nas mãos todas as coisas”. E nos dás a garantia de que “quem acredita no Filho possui a vida eterna”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 3,31-36 - Quem crê no Filho, tem a vida eterna
A Palavra do Senhor, que viemos partilhar
tem poder libertador, ela pode nos curar...

Na Leitura Orante do Evangelho de hoje

  vamos nos colocar ao lado de Jesus e Nicodemos,
na atitude de discípulo/a.
Há muitas coisas que Deus tem ainda para nos ensinar e devemos aprender.
Peço a graça de saber escutar os seus ensinamentos
e de me deixar transformar por eles.

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
rezando com todos os que se encontram em volta da Palavra.

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.

Tu me deste tudo: eu te agradeço.

Foste tão ofendido por mim:

eu te peço perdão de todo o coração.

Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto?
Lemos atentamente o texto, na Bíblia: Jo 3,31-36, e observamos as palavras do Mestre.
Aquele que vem do alto está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Ele dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.

Reflitamos
Aquele que vem do céu fala das coisas que viu e ouviu. Dá testemunho, portanto. Diz as palavras de Deus. Não as próprias palavras. Porque, diz o Mestre, Deus dá do seu Espírito sem medida.
. 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) Meditemos agora.
O que o texto diz para nós, hoje?
Devemos dizer as palavras de Deus. Para tanto, abrimos todo o nosso ser - mente, vontade e coração - para que o Senhor o plenifique com seu Espírito sem medida. 

Meditando
Recordemos o que disseram os bispos, em Aparecida: "O Senhor nos disse: “não tenham medo” (Mt 28,5). Como às mulheres na manhã da Ressurreição nos é repetido: “Por que buscam entre os mortos aquele que está vivo?” (Lc 24,5). Os sinais da vitória de Cristo ressuscitado nos estimulam enquanto suplicamos a graça da conversão e mantemos viva a esperança que não defrauda. O que nos define não são as circunstâncias dramáticas da vida, nem os desafios da sociedade ou as tarefas que devemos empreender, mas todo o amor recebido do Pai, graças a Jesus Cristo pela unção do Espírito Santo. Esta prioridade fundamental é a que tem presidido todos os nossos trabalhos que oferecemos a Deus, à nossa Igreja, a nosso povo, a cada um dos latino-americanos, enquanto elevamos ao Espírito Santo nossa súplica para que redescubramos a beleza e a alegria de ser cristãos. Aqui está o desafio fundamental que contrapomos: mostrar a capacidade da Igreja de promover e formar discípulos que respondam à vocação recebida e comuniquem em todas as partes, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo. Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – seu serviço! – que a Igreja tem que oferecer às pessoas e nações" (DAp 14).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezemos:
Espírito vivificador,
a ti consagramos o nosso coração:
aumenta em nós o amor a Jesus, Vida da nossa vida.
Faze-nos sentir filhos amados do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual é o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de alguém que se sente enviado por Deus. Olhamos, vemos, analisamos tudo, tomamos decisões com o jeito de ser de Deus, pois somos seus filhos. 

Frase para lembrar durante o dia: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna".

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!