domingo, 11 de agosto de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ser vigilante é ser fiel à missão confiada pelo Senhor! - (Lc 12,32-48)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL  
 GARÇA/SP, 11 DE AGOSTO de 2019 (domingo) 223º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SER PAI É COMO TER DOIS CORAÇÕES E ENTENDER QUE O MAIS IMPORTANTE DELES BATE FORA DO NOSSO CORPO.”
(Fernando Guifer)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO ADVOGADO
 DIA DO DIREITO
 DIA DO JURISTA
 DIA DA PENDURA
 DIA NACIONAL DO ESTUDANTE
 DIA LATINO-AMERICANO DO NUTRICIONISTA
 DIA INTERNACIONAL DA LOGOSOFIA
 DIA DO EMPREGADO HOTELEIRO
 DIA DA TELEVISÃO
 DIA DA PINTURA
 DIA DA CONSCIÊNCIA NACIONAL
 DIADO ANIVERSÁRIO DA CASA DO ENGENHEIRO MILITAR   
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Tatuí - Pereiras (São Paulo) Juricaba (Rio Grande do Sul) Itapaci (Goiás)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CLAUDETE CORREIA GEROTTO (Lions Clube de Garça/SP)FREDERICO DIMOV JUNIOR (PDG-Lions Clube de São Paulo Ipiranga/SP)ROBERTO ALEXANDRE BARCONI (I Vice Governador do Distrito LA-3 -SE-AL-PE - AL 2018/2019 Recife / PE)MARCIA TOSTES (Lions Club de São Pedro da Aldeia-Rio de Janeiro /RJ) SANDRA REGINA FASSINA DE MELO (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP)ANTONIA ROSA ROSÁRIO (Deusa Alimentos-Garça /SP)LEANDRO RECH (Frelux de Garça /SP)WILSON KIKUO KIMURA (Shoji Kimura & Cia Ltda. Garça /SP)CASSIO RODRIGUES (Cuiabá /MT)Reinaldo Tramontini PortellinhA (Orthodental.com.br-Garça /SP)EDMAR CORREA (Garça /SP)ANTONIO (LEÃO) ACHILLES NETO (Garça /SP)RODRIGO VEGGIAN (professor na EMCA-Garça /SP)VERA ALICE BELLEI (Garça / SP)ANTONIO ORNELAS ALMEIDA  (Garça/SP)MARIA HELENA FRABETTI VIEIRA (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE LENÇOIS PAULISTAó1973ó46 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA CLARA DE ASSIS
■ Clara (Itália, 1193-1253), foi a primeira mulher que se entusiasmou pelo ideal de Francisco de Assis. Fundou com ele a segunda ordem franciscana, as Clarissas e soube transformar longos anos de enfermidade em apostolado fecundo. É a padroeira da comunicação televisa.  
SANTA FILOMENA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Somos felizes porque o Senhor nos escolheu e chamou para viver, na fé, o compromisso com Jesus. A liturgia suscita em nós o espírito de vigilância e de serviço, guiando nosso coração para Deus, cujo Reino é o nosso verdadeiro e perene tesouro. Celebremos esta Eucaristia em comunhão com os vocacionados à vida em família e, especialmente, com todos os pais.
– Oração 
ESPÍRITO DE PRONTIDÃO, QUE EU ESTEJA EM CONTÍNUO ALERTA, À ESPERA DO SENHOR QUE VEM, LIBERTANDO MEU CORAÇÃO DO APEGO EXAGERADO AOS BENS DESTE MUNDO.
Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 19º Domingo do Tempo Comum11 de agosto de 2019 DIA DOS PAIS
Acolhendo a Palavra de Deus, saberemos conduzir e compreender nossa caminhada à luz da fé. Ela também nos ajudará a nos mantermos sempre vigilantes e preparados para acolher o Senhor, buscando em tudo sua vontade.

1ª Leitura - (Sb 18,6-9)  - Toda comunidade precisa estar vigilante e fiel. – Leitura do Livro da Sabedoria:

6A noite da libertação fora predita a nossos pais, para que, sabendo a que juramento tinham dado crédito, se conservassem intrépidos. 7Ela foi esperada por teu povo, como salvação para os justos e como perdição para os inimigos.
8Com efeito, aquilo com que puniste nossos adversários serviu também para glorificar-nos, chamando-nos a ti.
9Os piedosos filhos dos bons ofereceram sacrifícios secretamente e, de comum acordo, fizeram este pacto divino: que os santos participariam solidariamente dos mesmos bens e dos mesmos perigos. Isso, enquanto entoavam antecipadamente os cânticos de seus pais.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  32(33)
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

2ª Leitura - (Hb 11,1-2.8-19)  - A fé aponta sempre para o futuro. – Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos: 1A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem.
2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia.
9Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na terra prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os co-herdeiros da mesma promessa. 10Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor.
11Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa.
12É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão “comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar”.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Evangelho do dia
19º Domingo do Tempo Comum11 de agosto de 2019 DIA DOS PAIS
Ser vigilante é ser fiel à missão confiada pelo Senhor! - (Lc 12,32-48)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir não sabeis, não! (Mt 24,42.44) 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 32“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.
37Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar.
39Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?”
42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa, para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do Senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A vigilância consiste em colocar-se diante de Deus”
 Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater”
(Lucas 12,35).
Que o nosso coração esteja cheio de Deus. Que esteja cheio da graça, do Espírito e do óleo de Deus. O óleo que acende a lâmpada do nosso coração, porque, onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração.
Podemos até estar na casa do Senhor, mas o nosso coração pode não estar com o Senhor. Até podemos estar orando com a Bíblia na mão, mas o coração está longe de Deus.
A vigilância na vida consiste em saber se colocar na presença de Deus em tudo aquilo que nós fazemos. E não é somente quando estamos na Igreja ou na presença de Deus. Se estou dirigindo o meu carro, coloco-me na presença do Senhor; se estou fazendo outra atividade, estou na presença do Senhor.
Não podemos ser aquele operário: “Senhor, desculpa, agora quero ficar só comigo. Eu quero ser um homem mundano”. O operário do Senhor é aquele que, em tudo que faz, está na presença d’Ele, com seus rins cingidos e suas lâmpadas acesas.
Não podemos deixar que a lâmpada da fé se apague, não podemos deixar que a nossa vigilância se apague. Não é viver preocupados e tensos, e sim andar com Deus, viver com Ele e fazer tudo aquilo que fazemos na presença do Senhor.
Não podemos deixar que a lâmpada da fé se apague, não podemos deixar que a nossa vigilância se apague.
Ser um homem vigilante é ser um homem que está sempre na presença de Deus, aguardando que Ele venha ficar conosco, morar conosco, estar conosco. A presença de Deus, a vinda de Deus ao nosso encontro não pode nunca nos causar medo ou espanto.
Sabe quando éramos crianças e os nossos pais saiam para trabalhar e ficávamos um tempo em casa, e dizíamos: “Vamos aprontar. Vamos fazer alguma coisa aqui e, depois, concertamos. A mamãe nem vai saber, quando ela chegar estará tudo arrumado”. Porém, de uma forma surpreendente, embora a mamãe tenha ido trabalhar, por algum motivo ela voltou mais cedo, então, viu toda aquela bagunça.
Quem está com o Senhor, na presença d’Ele, está presente diante do Senhor em tudo aquilo que Ele faz. Por isso, não queremos o Senhor conosco apenas em alguns momentos. Queremos em tudo aquilo que realizarmos, estar na presença do Senhor.
Que o Senhor possa cingir os nossos rins, nos dando aquela atitude de atenção e cuidado. Que o Senhor possa acender nossas lâmpadas; as lâmpadas dos olhos, do coração, da atenção, para estarmos sempre atentos, porque o Senhor está no meio de nós.s.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A idolatria
Direitos reservados REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, aprendemos que a luz trazida pela fé está ligada com a narração concreta da vida, com a grata lembrança dos benefícios de Deus e com o progressivo cumprimento das suas promessas.

Aparece aqui o contrário da fé: a idolatria. Por sua natureza, a fé pede para se renunciar à posse imediata que a visão parece oferecer. Diante do ídolo, não se corre o risco de uma possível chamada que nos faça sair das próprias seguranças, porque os ídolos “têm boca, mas não falam” (Sal 115, 5). Compreende-se assim que o ídolo é um pretexto para se colocar a si mesmo no centro da realidade, na adoração da obra das próprias mãos.

—Quem não quer confiar-se a Deus, deve ouvir as vozes dos muitos ídolos. A fé, enquanto ligada à conversão, é o contrário da idolatria: é separação dos ídolos para voltar ao Deus vivo, através de um encontro pessoal. Acreditar significa confiar-se a um amor misericordioso que sempre acolhe e perdoa, que sustenta e guia a existência.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus volta à sua terra.
O Evangelho deste domingo inicia retomando o ensinamento sobre a atitude dos cristãos diante dos bens temporais.
A comunidade de Jesus, “pequeno rebanho”, se amedronta diante dos desafios, mas o Mestre lhe oferece o Reino, que é construído a partir dos pequenos. Surge, então, a nova sociedade, fundamentada na partilha. Dar esmola é mais do que oferecer algumas moedinhas aos pedintes das ruas das cidades. Para Lucas, dar esmola é partilhar o que somos e temos. A seguir, por meio de três pequenas parábolas, o evangelista apresenta o tema da vigilância ativa na espera do Senhor, pois este pode chegar a qualquer hora. Infelizmente, vigiar assumiu conotações negativas, isto é, parece que leva à acomodação, à espera passiva e denota uma imagem negativa de Deus, que pune e castiga, levando o fiel a agir por medo. Estar com os “rins cingidos e as lâmpadas acesas” é estar preparado para as surpresas da vida, sair de si mesmo e mover-se em direção ao outro. O Senhor vem, mas a hora é incerta. O ladrão pode chegar inesperadamente. Vigilância é serviço. No texto de hoje há quatro verbos importantes: os cristãos devem estar prontos para “vender”, “caminhar”, “vigiar” e “servir”. São todos eles verbos que levam a agir, a sair do comodismo. O Senhor nos dê a graça de sermos administradores fiéis e prudentes.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,32-48 - É preciso estar de prontidão!

Oração Inicial
Liturgia do 19º domingo do Tempo Comum, Dia dos Pais e início da Semana Nacional da Família, que neste ano tem o tema: “A família, como vai?”.
O Evangelho de hoje é um apelo à vigilância e à disponibilidade.
 Convida-nos a permanecer preparados, com “o cinto amarrado e as lâmpadas acesas”, enquanto aguardamos a vinda do Senhor.
 Com essas disposições, acolhamos a Palavra que vai nos acompanhar ao longo do dia. 
Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura? Quais são as orientações de Jesus? Quais imagens são utilizadas? Qual é a temática central da narrativa?
“O Senhor sobe para Jerusalém. Não nos esqueçamos de que a subida tem uma função didática: enquanto sobe para a sua morte (cf. Lc 9,51), Jesus ensina e instrui os discípulos. Subindo para sua morte ele vai, por seus gestos e palavras, semeando a vida. É bastante provável que o ‘atraso da parúsia’ tenha criado na comunidade cristã primitiva um clima de desânimo e de laxismo. Isto pode ser verificado pela insistência e pelo espaço que o tema da vigilância ocupa no relato (vv. 35.40.43). Nosso texto é constituído por uma série de conselhos que Jesus dá aos discípulos; compreenda-se que eram os responsáveis pela vida da comunidade. Trata-se de agir em conformidade com a vontade de Deus – isto é o essencial para a comunidade cristã. A história, nosso caminho para a pátria celeste, é o lugar do testemunho dos cristãos. Antes de tudo é preciso ter presente que o Reino é dom de Deus e que, por isso mesmo, ninguém pode tirá-lo ou se apropriar dele como sendo seu. Daí que não há o que temer. Da comunidade é exigido não se dispersar, nem ser assimilada pelos bens terrenos, mas viver o valor fundamental de sua vocação: buscar o Reino de Deus. Este é o seu tesouro! Esta busca exige ‘vigilância’ e, como toda busca, empenho para encontrar e realizar a vontade de Deus. A comunidade cristã deve ser caracterizada pela disponibilidade cultivada pela iluminação da Palavra de Deus: ‘Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas’ (v. 35). O Senhor vem continuamente ao encontro do seu povo. A imprevisibilidade desse encontro exige a atitude religiosa da vigilância. É ela que possibilita viver a expectativa e o desejo permanentes desse encontro vital para a vida e o testemunho cristão” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto bíblico diz a você hoje? Leia-o novamente, procurando identificar a mensagem que Jesus lhe transmite. Para você, o que significa viver a vigilância e a disponibilidade? Você está disponível ao convite que o Senhor lhe faz em sua Palavra? Procura concretizar em sua vida os seus ensinamentos?
“O Senhor está preparando os seus discípulos para o futuro, quando não mais estiver fisicamente com eles. O Reino não pode ser medido por estatísticas. Já o Antigo Testamento falava do ‘resto de Israel’. Não se trata de um grupo disperso e batendo em retirada, mas a parte que permaneceu fiel e conta com a garantia do próprio Deus. Os valores do Reino não são os valores do mundo. Além do mais, o tempo é breve e exige vigilância. Não se trata de uma vigilância passiva e sonolenta, mas da urgência de cumprir a missão. A lâmpada e o cinto são figuras da necessária prontidão. O vigia interroga a noite, na certeza de que o Senhor virá, não importa a hora. E sua chegada marcará sua felicidade” (Frei Aldo Colombo, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Apresente ao Senhor o apelo que a Palavra despertou em seu coração neste dia. Reze pela vida e missão dos pais e pelas famílias, de modo particular. 
“Jesus, Maria e José, em vós contemplamos o esplendor do amor verdadeiro e dirigimo-nos a vós com confiança. Sagrada Família de Nazaré, fazei também das nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas. Sagrada Família de Nazaré, nunca mais nas famílias se viva a experiência de violência, fechamento e divisão: quem quer que tenha sido ferido ou escandalizado conheça depressa a consolação e a cura. Sagrada Família de Nazaré, despertai de novo em todos a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no desígnio de Deus. Jesus, Maria e José, ouvi e atendei a nossa súplica. Amém” (Papa Francisco).
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com a Palavra de Deus na mente e no coração, o que você se propõe a viver hoje?

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.