segunda-feira, 7 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Bem-aventurados os pobres em espírito. – (Mt 5,1-12a)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 07 DE JUNHO de 2021 (segunda-feira) 158 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A FELICIDADE NÃO SE RESUME NA AUSÊNCIA DE PROBLEMAS, MAS SIM NA SUA CAPACIDADE DE LIDAR COM ELES.

(Albert Eintein)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA 1ª REUNIÃO DE LIONS CLUBS INTERNACIONAL (=>1917<=)

 DIA NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

 DIA CONTINENTAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

 DIA Internacional de Conscientização para a Segurança em Passagens de Nível

 DIA da Segurança dos Alimentos

 DIA da Fundação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

 DIA da Fundação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UMCONSUMO SUSTENTÁVEL 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Anicuns (Goiás) Dois Riachos (Alagoas) Gameleira - Santa Maria da Boa Vista (Pernambuco) Jacaraci (Bahia) São Miguel do Guaporé (Rondônia) Dom Inocêncio (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOÃO PEDRO DA LUZ MARTINS (filhote da Cibele/Lê do Lions Clube de Garça /SP)KLEBER TEIXEIRA NETTO (primo-São Paulo /SP)DILMA BRIQUEZI DA SILVA (Garça/SP)REGIANI AP DE O FERRARESI DE CASTRO (Araçatuba /SP)CARLOS ALBERTO NEVES (Lions Clube de Bauru Norte /SP) CECILIA YANASE NOZAKI (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SPSONIA MARIA BUENO ELIZIÁRIO (Lions Clube de Tupã Curumim /SPIRIS CONCEIÇÃO NORATO (Lions Clube de Bauru Norte /SP) VALDIR VICENTE DA SILVA (Lions Clube de Valparaíso /SP) PEDRO JORGE MEDEIROS (DG Distrito LA-4 Lions Clube de Fortaleza Fátima /CE) CRISTIANE MARTINS ANGELO (Garça /SP)WALÉRIA MOREIRA (São Paulo/ Garça /SP)DIVANEI MARTINEZ (São Paulo /SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSANGELA APARECIDA MACHADO RODRIGUES e AILTON FERNANDES RODRIGUESó1986ó35 ANOS (de Garça-Marilia /SP) 

 

 Santo do Dia 

■ SANTO ANTÔNIO MARIA GIANELLI

■ BEM-AVENTURADA MARIA TERESA DE SOUBIRAN

■ SÃO PAULO, O CONFESSOR

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Bem-aventuranças – Mt 5,1-12

O anúncio das bem-aventuranças é feito diante de multidões sofridas, compostas dos últimos da sociedade.

 

- O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Paulo bendiz o “Pai das misericórdias”, que nos consola em nossas aflições e sustenta nossa paciência na missão. Ponhamos nossa confiança no Senhor, que nos liberta de toda angústia.

 

– Oração 

 

PAI, TORNA-ME SENSÍVEL AOS SOFRIMENTOS DOS POBRES E DOS MARGINALIZADOS, MOVENDO-ME A LUTAR PARA QUE TENHAM SUA DIGNIDADE RESPEITADA, POIS SÃO TEUS PREFERIDOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 07 de junho de 2021  2ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

As bem-aventuranças desmontam nossa tendência espontânea de nos apegarmos aos bens materiais. A Felicidade, ao invés, brota de valores perenes com os quais se constrói o Reino de Deus. 

 

1ª Leitura (2Cor 1,1-7) – Deus nos consola para que possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.   Início da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, e o irmão Timóteo à Igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos que se encontram em toda a Acaia: 2para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. 4Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição. 5Pois, à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós, cresce também a nossa consolação por Cristo. 6Se estamos em aflições, é para a vossa consolação e salvação; se somos consolados, é para a vossa consolação. E essa consolação sustenta a vossa paciência em meio aos mesmos sofrimentos que nós também padecemos. 7E a nossa esperança a vosso respeito é firme, pois sabemos que, assim como participais dos nossos sofrimentos, participais também da nossa consolação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 33(34)

 

Provai e vede quão suave é o Senhor!

 

 

– 07 de junho de 2021  2ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Bem-aventurados os pobres em espírito. (Mt 5,1-12a)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Alegrai-vos, vós todos, porque grande há de ser / a recompensa nos céus que um dia tereis! (Mt 5,12) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus. 11Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O autor da verdadeira felicidade é Deus”

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” 

(Mateus 5,3)

As bem-aventuranças que o Evangelho nos apresenta devem fazer parte, acima de tudo, das nossas metas de vida, porque o anseio maior do coração humano é a felicidade.

 

Deus quer a nossa felicidade. Às vezes, vejo pessoas pregando a tristeza, pregando em nome de Deus. Temos que nos submeter à tristeza? Não! Não se submeta à tristeza, porque ela não vem de Deus, e ela mata. Deus quer que sejamos felizes, mas o sentido de felicidade para Ele não é o sentido humano e mundano.

 

O sentido de felicidade é d’Aquele que é o Autor da verdadeira felicidade: Deus. Por isso, os valores evangélicos, muitas vezes, contrapõem-se aos valores humanos, porque o primeiro valor evangélico é o desprendimento.

 

Aprendemos, no mundo em que estamos, a nos apegar, a termos e possuirmos cada vez mais. Toda pessoa que é apegada a bens e pessoas é sofrida e machucada, não encontra o sentido de ser feliz. Aqui, não é uma questão de ter ou não bens, a questão é onde colocamos o nosso coração.

 

“Feliz é aquele que traz a verdadeira felicidade que está na paz, na união e na concórdia”

 

Não há felicidade na ambição, na avareza, na cobiça, não há felicidade em ter por ter, e cada vez querer ter mais. Experimente a felicidade de um coração que sabe partilhar, dividir e cuidar. Experimente ser feliz e bem-aventurado tendo um coração desprendido e pobre.

 

Se você vier a ter todos os bens deste mundo, não se apegue a nenhum deles. Sei que a pessoa sente-se a mais feliz do mundo porque adquiriu a casa, conseguiu aquele carro. Tudo isso é passageiro, por isso cuide, lute para ter, só não coloque o seu coração no “ter”, porque ele passa. Agora, o que nós somos, seremos para sempre. A felicidade está em desprender-se.

 

Bem-aventurados e felizes quem passa por aflição, porque Deus consola o coração aflito. Geralmente, quem passa aflição é por causa do bem, da justiça, da verdade e o consolo da sua aflição é o coração de Deus.

 

Bem-aventurados todos aqueles que exercem misericórdia para com os outros. Como é feliz o coração que sabe ser misericordioso, porque triste é o coração maldoso, rancoroso; triste é o coração que vive da mágoa, do ressentimento e do rancor, mas o coração que se enche de amor desdobra-se em misericórdia para com o outro.

 

É feliz quem sabe promover a paz, porque no mundo onde se multiplica dilaceram-se as discórdias, as divisões, as desuniões; onde as pessoas estão brigando por tudo, feliz é aquele que traz a verdadeira felicidade que está na paz, na união e na concórdia.

 

Quem tem um coração pacífico tem um coração puro, e os puros vêm a Deus. Aqui é uma pureza de ter um coração que não se mistura, não se contamina, não vê maldade, não a promove nem é movido por ela. Que beleza aproximar-se dos corações puros, que são recheados de intenções purificadas no coração de Deus! Os corações purificados não só trazem Deus para nós, mas nos levam para perto d’Ele.

 

Deus nos quer felizes e nos apresenta o programa da felicidade que se chama: bem-aventuranças.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As bem-aventuranças estão inseridas no Sermão da Montanha, resumo do ensinamento de Jesus a respeito do Reino e da transformação que esse Reino produz. Aos discípulos Jesus promete a felicidade, não apenas no céu, mas também a que se pode experimentar ao longo desta vida. A felicidade brota de uma série de valores sobre os quais se assenta o Reino de Deus: pobreza, humildade, justiça, misericórdia, pureza de coração, sofrimento por causa da justiça. As bem-aventuranças questionam os nossos critérios habituais e os critérios de uma sociedade que caminha exatamente na direção contrária e que se funda em pseudovalores: ganância, exploração e várias outras formas de injustiça. Em outro discurso, Jesus recomenda: “Busquem primeiro o Reino de Deus e sua justiça”(Mt 6,33).

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Mestre, de maneira solene ensinas a teus discípulos, e a nós, os valores do Reino de Deus. Vem em nosso socorro, Senhor, e corrige nossa tendência a buscar a felicidade nos bens terrenos. Torna-nos pessoas de coração puro, a fim de colocarmos em ti toda a nossa segurança. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 5,1-12 - O estilo de Jesus: as bem-aventuranças

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Nesta semana a liturgia nos mostra a multidão sedenta da Palavra de Jesus. Abramos também nossos ouvidos, nosso coração para a Palavra.

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Nesta semana a liturgia nos mostra a multidão sedenta da Palavra de Jesus. Abramos também nossos ouvidos, nosso coração para a Palavra.

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo.

 

2. Meditação (Caminho)

Nesta semana a liturgia nos mostra a multidão sedenta da Palavra de Jesus. Abramos também nossos ouvidos, nosso coração para a Palavra.

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo.

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado(a), por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele sem medo, faça a sua oração. Ore pelos que não conhecem a paz e a alegria de estar no caminho de Deus.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

De que forma a Palavra de Deus estará presente em seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.