domingo, 12 de dezembro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA <=> ““Alegrai-vos”” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

 

 “Alegrai-vos”


Exultai cantando alegre


           A liturgia do terceiro domingo do Advento e do quarto domingo da Quaresma têm uma característica comum, como rezamos: “Estes sacramentos nos purifiquem dos pecados e nos preparem para as festas que se aproximam” (Pós-Comunhão). É como olhar o horizonte e ver os primeiros raios do amanhecer do dia pleno que chega. Temos hoje uma liturgia alegre, festiva, animada pelos próximos acontecimentos. A alegria vai aumentando, como rezamos: “Dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las com intenso júbilo na solene liturgia” (Oração). A profecia de Sofonias convida a cantar e rejubilar porque Deus revogou a sentença de condenação, afastou os inimigos e está presente no meio do povo (Sf 3,14-15). A presença de Deus no meio do povo é sua segurança. O cântico de Isaias nos descreve essa alegria: “Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel” (Is 12,6). A alegria do Natal é tão grande que sua preparação já é um tempo de alegria. A liturgia continua na carta de Paulo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito alegrai-vos” (Fl 4,4). O mistério da Encarnação é um motivo de grande alegria. Uma liturgia deve sempre transbordar de alegria. Os mistérios de Deus não são ensinamentos frios e sem sentimentos. Eles são penetrados pela Encarnação do Filho. Na noite do Natal ouviremos o que dizem os Anjos aos pastores: “Eis que vos anuncio uma grande alegria: ‘“Hoje nasceu para vós um salvador, o Cristo Senhor’” ( Lc 2,10). Essa alegria deve dominar nossa celebração. Alegres porque ele está conosco.

Preparar para as festas

           A fonte da alegria encontra sua raiz na ação salvadora de Deus e na colaboração do homem que procura o bom caminho. Vemos como João Batista dá às diversas categorias de pessoas que o procuravam, as indicações como praticar a conversão em suas vidas. Diziam: “Que devemos fazer?” É interessante que sua pregação é concreta: Aos ricos que saibam partilhar; aos cobradores de impostos ensina a retidão nos negócios; às autoridades policiais manda respeitar as pessoas e não explorar extorquindo-as. Sua pregação dava ares de estarem na presença do Messias. João estava na expectativa do Messias e não sai de sua missão que era preparar sua vinda. Este homem sabia o seu lugar. É uma grande lição para a pregação na Igreja: deve atingir todas as categorias de pessoas, não nivelando, mas mostrando com verdade cada situação. Preparar a vinda do Messias, esperando por seu Natal, nos leva a assumir atitudes de conversão. Essa conversão vai ser o melhor modo de nos preparar para receber o Senhor em seu Natal. Somente a alegria da conversão pode nos conduzir ao verdadeiro Natal.

A alegria seja vossa força (Ne 8,10)

              A alegria do Senhor é algo que nasce de seu Ser. Não é algo exterior, mas é o seu viver em união e nos dar a participar em comunhão com seu Ser. Somos uma religião da alegria. Viver a fé é a capacidade de encontrar o sentido da vida. Por isso a alegria interior de estar em nosso lugar, vivendo em consonância com Aquele que nos dá a vida, não provém do exterior. Aqui percebemos porque Neemias diz que a “alegria do Senhor seja vossa força”. A alegria de Deus estava, naquele momento, na restauração do povo e em sua reconstituição. Ela está numa participação e não somente numa causa exterior. Sentir-se em Deus está na capacidade de gerar condições de vida.

Leituras: Sofonias 3,14-18ª; Cântico de Isaías 12,2-6; Filipenses 4,4-7; Lucas 3,10-18.

 

 

Ficha nº 2130 - Homilia do 3º Domingo do Advento (12,12-21)

 

1. A alegria do Natal é tão grande que sua preparação já é um tempo de alegria.

2. Preparar a vinda do Messias é assumir atitudes de conversão.

3. Sentir-se em Deus está na capacidade de gerar condições de vida

 

Remédio para tudo

 

           João Batista, em sua pregação, tocava diferentes corações que buscavam uma via diferente. Que devemos fazer, diziam? Para cada situação, a resposta estava na conversão. Assim, o remédio é o mesmo para situações diferentes. Depois que se toca o coração é possível a mudança.

           O homem saído do deserto, trazia sua experiência de encontrar em Deus a resposta para todas as coisas. Não se trata de um remédio bom para tudo e, na verdade, para nada, mas de um remédio que tem tudo para todos.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Que devemos fazer? – (Lc 3,10-18)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 12 DE DEZEMBRO de 2021 (domingo) 346 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras."

(Mahatma Gandhi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DOMINGO DA ALEGRIA

DIA DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO

DIA NACIONAL DO DESPACHANTE DOCUMENTALISTA

DIA DA AMÉRICA LATINA

DIA DA COBERTURA UNIVERSAL EM SAÚDE

DIA DA Criança na Mídia

DIA DA Neutralidade

DIA DA BÍBLIA

DIA DO CANTO CORAL

DIA DA POINSÉTIA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cesário Lange - Nova Castilho (São Paulo) Alto Paraíso de Goiás (Goiás) Carnaúba dos Dantas - Pendências (Rio Grande do Norte) Cabedelo - Santa Helena  - Mogeiro (Paraíba) Guajará (Amazonas) Aguas Frias – Guatambu - Lajeado Grande - Leoberto Leal - Passos Maia- Planalto Alegre - Rio Rufino – Riqueza - São João do Oeste - Vargem (Santa Catarina) Altônia - Enéas Marques- Ortigueira - Pérola (Paraná) Acorizal (Mato Grosso) Agua Boa  - Alto Jequitibá - Barroso - Belo Horizonte - Bocaina de Minas - Bom Jesus do Amparo - Brás Pires - Capela Nova - Capinópolis - Carvalhos - Centralina -  Claraval - Coluna - Congonhal - Coronel Murta - Córrego do Bom Jesus - Desterro de Entre Rios - Dom Viçoso - Faria Lemos - Felício dos Santos - Gouveia - Ilicínea - Ipuiuna - Itutinga - Jaguaraçu - Jeceaba - Joanésia - Juramento - Lassance - Madre de Deus de Minas - Maravilhas - Matipó - Matutina - Minduri - Moeda - Moema - Morro do Pilar - Munhoz - Oliveira Fortes - Ouro Branco - Paiva - Passa-Vinte - Patrocínio do Muriaé -  Paulistas -  Perdigão - Piedade do Rio Grande - Piracema - Pirajuba - Piraúba - Porto Firme - Presidente Bernardes - Quartel Geral - Ressaquinha - Ribeirão das Neves - Rio do Prado - Santana de Pirapama - Santana do Garambéu - Santo Antônio do Grama - São Brás do Suaçuí - São José do Alegre - São Miguel do Anta - Senhora de Oliveira - Senhora do Porto - Senhora dos Remédios - Serranos - Tabuleiro - Taiobeiras - Vargem Bonita - Várzea da Palma - Vazante - Braúnas (Minas Gerais) Brasileira - Picos (Piauí) Coaraci - Encruzilhada - Ibicuí -  Iguaí - Itajuípe - Itapetinga - Uruçuca (Bahia) Ipaumirim - Mucambo (Ceará) Mucurici - Nova Venécia (Espírito Santo)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULA COUTINHO BIGARELLI (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) isabel cristina coutinho carlos (Agudos /SP) Lúcia  Maria  Sotto Bácaro (Lions Clube de Dracena Cinquentenario /SP)CAMILA CAROLINE ULIAN BARBOSA IBRAHIM (Lions Clube de Agudos /SP) JOSÈ  MARTINES  CASTALDELI  (Lions Clube de Bauru Norte /SP) Dr. FRANCISCO ANTONIO TOSTA (Médico Pediatra - Garça/SP) ALESSANDRO FRANCISCO DA SILVA (PPA-Garça/SP) NICOLAU ANGELINIADES NETO (Garça/SP) ALVINA LÚCIA FRANCISCO BRANDÃO (Garça/SP) Anelize Raad ROSSi (Garça / SP) Daiane Rubia  (Bauru /SP) KArla Michelan Peron  (Garça / SP) TÂNIA LUZIA FABRON GARCIA (Garça / SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

■ Mãe do Senhor e de toda a humanidade, Maria, sob o título de Guadalupe, manifesta-se em nosso continente como protetora dos pequenos e defensora dos oprimidos. A imagem de Nossa Senhora apareceu impressa no manto do índio são João Diego em 1531, período de grande opressão espanhola no México.  

■ Beato Bártolo Buonpedoni

■ Beato Pio Bartosik

■ Santo Abra de Poitiers

■ São Finnian de Clonard

■ São Simão Phan Dàc Hòa

■ São Vicelino

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: João anunciava a boa-nova ao povo – Lc 3,10-18

 

 

Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto (Fl 4,4s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Exultemos, cantando alegres neste que é chamado o domingo da alegria. A alegria e a paz tomam conta de nosso coração, pois o Senhor está próximo. Somos convidados a acolher a mensagem de esperança e compromisso que João Batista nos traz nesta liturgia, a fim de sabermos recusar as propostas do consumismo, da cobiça e da violência.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO QUE CONVERTE PARA DEUS, QUE EU PERMANEÇA ATENTO AOS APELOS DE CONVERSÃO QUE ME SÃO DIRIGIDOS, PARA MERECER SER ACOLHIDO NO REINO PROCLAMADO PELO MESSIAS JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre, com intenso júbilo, na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                                         12 de dezembro de 2021 3º Domingo do Advento

– Liturgia da Palavra 

Como comunidade alegre e orante, acolhamos a Palavra de Deus. Ela aponta a presença do Senhor em nosso meio e educa nosso agir para aguardarmos na fé a vinda do Salvador. 

 

1ª Leitura (Sf 3,14-18a) – O Senhor, teu Deus, exultará por ti, entre louvores.  Leitura da Profecia de Sofonias:

 

14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos. O rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião; não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Is 12,2-6

 

Exultai cantando alegres, habitantes de Sião

porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

 

 

2ª Leitura (Fl 4,4-7) – O Senhor está próximo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

 

Irmãos, 4alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 5Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! 6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus. 

Palavra do Senhor!  Graças a Deus.

 

– 12 de dezembro de 2021 3º Domingo do Advento

– Evangelho do dia 

 

Que devemos fazer?  (Lc 3,10-18)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! / Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 10as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?” 11João respondia: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo!” 12Foram também para o batismo cobradores de impostos e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?” 13João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. 14Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!” 15O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha, ele a queimará no fogo que não se apaga”. 18E ainda de muitos outros modos João anunciava ao povo a Boa-nova. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Inflamemos o nosso coração da justiça de Deus”

 

“As multidões perguntavam a João: ‘Que devemos fazer?’ João respondia: ‘Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!’”

(Lucas 3,10).

Neste tempo do Advento — já estamos na terceira semana, no terceiro domingo —, nos aproximamos cada vez mais para celebrarmos a vinda do Senhor. Nem vou chamar de Natal porque, muitas vezes, quando me refiro ao Natal, as pessoas têm um sentido do Natal fictício, mas estou me referindo à vinda do Senhor, estamos celebrando o Senhor que vem.

 

A pergunta que fazemos é a mesma que as multidões que ouviam João faziam: “O que nós devemos fazer?”, e o que eu e você, que queremos nos converter, devemos fazer para realmente entrarmos no caminho da conversão? Veja bem, nós temos que ser práticos, nós temos que ser realmente concretos. João é muito concreto e prático, quando perguntam, ele logo já diz: “Olha, quem tem duas túnicas, dê uma a quem não tem; quem tem comida, faça a mesma coisa”. De modo, que conversão começa com reparação, mas precisamos reparar os males que estão ao nosso lado. E reparar os males quer dizer fazer justiça, nós temos que ser mais justos, temos que olhar para o nosso guarda-roupa que, muitas vezes, está “entupido” de roupas; as mulheres estão lá com aqueles vestidos guardados para não sei quando, algumas dizem: “É para quando emagrecer”, e aí não emagrece e ficam lá guardados, até as aranhas visitam e não repartimos, não partilhamos, não compartilhamos o que nós temos.

 

“Jesus nos batiza no fogo do Espírito para acender e inflamar a verdade e a justiça de Deus em nosso coração”

 

É um pecado deixar as nossas crianças serem crianças que vão acumulando as coisas, isso para mim é um escândalo; uma criança tem 100 carrinhos… Para que ter 100 carrinhos? Diga-me — com todo respeito, cada um tem o que tem — a outra vai ter 100 bonecas… Ensine a sua criança, ensine o seu filho a ser justo e não ser um acumulador, não ser um fruto da sociedade consumista que nós estamos hoje. Ensine a ele: “Meu filho, você tem 100 carrinhos, você pode repartir com quem não tem nenhum”, isso é espírito natalino, não é ficar esperando o Papai Noel vir trazer presente do Céu, porque Papai Noel não existe, é ensinar que Deus desceu do Céu para nos ensinar a partilhar o que nós temos e não ficar esperando receber.

 

Cuidado! Porque o espírito do mundo é perverso e enganador (…), e precisamos de uma justiça maior no mundo em que estamos, pois o mundo é  injusto, é perverso; e as perversidades e injustiças começam dentro da nossa própria casa. Nós acumulamos coisas que não usamos, não fazemos justiça, permitimos pessoas estarem com fome, sem roupa, sem calçados; pessoas estarem sem saúde e sem vida, e não fazemos nada para repararmos o mal deste mundo.

 

Os soldados perguntaram: “E nós, o que devemos fazer?”, e João foi claro: “Não tomem dinheiro de ninguém, parem de serem corruptos, não façam falsas acusações”, ou seja, cada um no estado em que está, precisa se converter para fazer justiça. É por isso que João está dizendo: “Batizei vocês na água, mas é no Espírito Santo e no fogo que vocês vão ser batizados”. Ou seja, Jesus nos batiza no fogo do Espírito, primeiro para queimar esses sentimentos injustos e perversos que nós temos e, depois, para acender e inflamar a verdade e a justiça de Deus em nosso coração. A pergunta é a mesma: “O que devo fazer para começar a me converter?”.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com seu rigoroso estilo de vida e sua pregação focada no julgamento divino, João desinstala as multidões, que o procuram com vontade de mudar de conduta. João lhes propõe atitudes concretas: repartir roupa e comida (recomendação a todos); não cobrar além do estabelecido, nem falsificar o preço das mercadorias (aos cobradores de impostos); não maltratar ninguém, nem colocar o manto da mentira sobre o fato real (aos soldados). O que foge do critério da justiça é exploração, portanto atitude imoral e abominável. Por suas investidas contra os poderosos, João pagará alto preço. Em seu discurso, João apresenta Jesus como juiz, que batiza “com fogo”, “queimando” toda a injustiça das pessoas, mas, ao mesmo tempo, o mostra repleto da força transformadora do perdão e da graça, pois batiza “com o Espírito”.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, teu precursor João orienta várias categorias de pessoas sobre como esperar tua vinda. Trata-se de repartir roupa e alimento com o necessitado, não explorar o próximo, não maltratar ninguém com violência, não fazer acusações falsas. Boas indicações para autêntica mudança de vida. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 3,10-18 – João recomenda a solidariedade - 3º Domingo do Advento

 

Oração Inicial
3º Domingo do Advento. O Evangelho vem nos ensinar a sair do egoísmo e aprender a partilhar, praticar a justiça, renunciar à violência, apoiar a dignidade humana. Transformai-nos, Senhor, por vossa graça e bondade.

 

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1. Leitura (Verdade)

Escutemos o convite do profeta Sofonias: “Canta de alegria, rejubila, exulta de todo o coração.” A liturgia deste domingo, também nos convida ao júbilo pela vinda de nosso libertador.

 

“Há trezentos anos nenhum profeta surgia no meio do povo de Deus. Agora a Palavra foi revelada ao rude profeta do deserto, João Batista. Ele pedia frutos que mostrassem seu arrependimento. As multidões, grupos de publicanos e soldados, percebiam que se tratava de um questionamento pessoal. O Reino estava aberto a todos. As respostas de João não falavam de questões estritamente religiosas, de leis e mandamentos. Pediam uma vida digna e justiça social. João, com humildade e realismo, assume seu lugar. Ele anuncia quem batizará com fogo e Espírito Santo. Este terceiro domingo é o Domingo da Alegria: o Senhor está perto. E não se trata de ameaça. Ele não vem para condenar, mas para anunciar a Boa-Nova, o Evangelho da Alegria.”

2. Meditação (Caminho)

Perguntemo-nos: que tipo de alegria me invade ao celebra o Natal? Uma alegrai no Senhor, feita de paz no coração e de solidariedade com os irmãos, ou é a alegria apenas das festas, bebidas, feriados?

3.Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos fez compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revelou. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Minha oração muda meu dia? De que forma a Palavra de Deus estará presente? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.