domingo, 6 de março de 2022

REFLETINDO A PALAVRA <=>““Se tu és o Filho de Deus”” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista


“Se tu és o Filho de Deus”                            

 

Crescer no conhecimento de Cristo


           Iniciamos a Quaresma com dois domingos que descrevem ao cristão sua realidade, já vivida em Cristo: a tentação do pecado e a glória transfiguração. A tentação faz parte da vida cristã. Ser tentado não é um mal, não deixar-se vencer pela tentação é a vitória o cristão, em Cristo que foi “tentado em tudo, menos no pecado “(Hb 4,15)”. A transfiguração de Cristo é fruto da vitória. Vemos assim o destino desse tempo. Essa vitória é nossa fé (1 Jo 5,4). Por isso a oração nos ensina que a vivência da palavra desse tempo nos leva ao conhecimento mais aprofundado de Cristo e uma correspondência. O judeu fiel foi ensinado a entregar os primeiros frutos da terra como reconhecimento da ação de Deus em sua vida. É a profissão de fé desse povo libertado da escravidão e tão beneficiado na terra nova “onde corre leite e mel”. Jesus, ao ser tentado e vencendo a tentação, está em nosso lugar. Santo Agostinho diz: “Nele fomos tentados e Nele vencemos o demônio”. A tentação de Jesus não se refere tanto a um fato, mas a uma realidade. As três tentações atingem o ser humano em sua realidade total. A resposta à tentação pela Palavra, pela humildade e pela adoração, leva o homem a vencer Satanás, como Jesus o fez. O demônio diz a Jesus: “Se tu és o Filho de Deus”. Jesus não usa sua condição de Filho de Deus para Si. E nos oferece este instrumento de vitória que Ele usou: Palavra de Deus, humildade de não tentar a Deus e a adoração: “Só a Deus servirás”

Corresponder ao seu amor

           Jesus vence a tentação do pão, do poder e do prazer com a Palavra de Deus, com a humildade e com a adoração. É a síntese da vitória sobre o mal. Essas foram as tentações de Jesus durante toda sua vida. Os sofrimentos que passava colocavam-Lhe a pergunta: que Filho de Deus sou Eu? A Divindade estava oculta sob o véu da humanidade. O demônio se afastou de Jesus para voltar no tempo oportuno. Isso foi toda sua vida. Sobretudo na hora da morte. Os inimigos (outros demônios), diziam-lhe quando estava na cruz: “Se és o Filho de Deus, desce da cruz” (Mt 27,40). Na medida em que conhecemos Cristo podemos deixar que Ele viva e cresça em nós. Como Cristo cresce em nós? Quando fazemos o que Ele fez. Esse é o chamado aos seus discípulos: “Vinde!” Nossa compreensão de santidade está mais em atos a fazer, do que atitudes a cultivar. As atitudes serão sempre moldadas a partir de sua entrega ao Pai através dos humildes. O tempo da Quaresma nos abre uma reflexão pascal. A Quaresma perdeu essa dimensão e ficou no estilo de seriedade, penitência sem buscar o que é ressuscitar com Cristo. Paulo diz: “Se confessares Jesus como Senhor e no teu coração, creres que Deus o Ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Rm 10,9).

Desarmar as ciladas

           Nesse caminho de tentação podemos estar seguros da presença e proteção de Deus. Sempre pensamos que tudo depende de nós. E nos esquecemos da proteção e amparo de Deus. O povo de Deus se sentia agraciado por tanta libertação e proteção através de admiráveis prodígios. São os mesmos que recebemos em modos diferentes. Deus sempre é para todos. Nesse sentido, o salmo reflete o quanto é bom habitar ao abrigo e sombra do altíssimo. Está protegido contra o mal e toda a desgraça. O salmista compara essa proteção com anjos que nos levam pelas mãos para guardar, e não tropeçar e passar sobre as feras. Diz Deus: “Ao invocar-me hei de ouvi-lo, e atendê-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores”.

Leituras: Deuteronômio26,4-10; Salmo 90;Romanos 10,8-13; Lucas 4,1-13. 

 

Ficha nº 2154 - Homilia do 1º Domingo da Quaresma (06.03.22)

 

1. As três tentações atingem o ser humano em sua realidade total.

2. Nossa compreensão de santidade está mais em atos a fazer, do que atitudes a cultivar.

3. O salmo reflete o quanto é bom habitar ao abrigo e sombra do altíssimo.

 

                              Diabo sem imaginação

 

           Só porque é diabo, pensa que pode atacar qualquer um. E justamente quem: Jesus. Além do mais,Jesus dá o esquema de colocar o “dito” no seu lugar. Vemos nos Evangelhos quanto aparece a figura do diabo sendo desalojado por Jesus. E ele reconhece: “Tu és o Filho de Deus”.  

           As tentações de Jesus refletem a sábia ignorância do diabo, tentando justamente onde Jesus era o mais fiel: na Palavra, na Adoração ao Pai e na humildade.

 

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Jesus, no deserto, era guiado pelo Espírito e foi tentado. – (Lc 4,1-13)

 

"Convertam-se!

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 06 DE MARÇO de 2022 (domingo) 065º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO. MAS SE VOCÊ NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS."

(Mahatma Gandhi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA ORTOGRAFIA

DIA INTERNACIONAL DO DESEMPREGADO

DIA DA BATALHA DO ÁLAMO

DIA DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA

DIA DO OPTOMETRISTA

DIA DO BISCOITO OREO

DIA DA ESPOSA DE PASTOR

DIA DE MARTE - DEUS ROMANO DA GUERRA E DA AGRICULTURA

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

DIA DO INICIO DA SEMANA (SP) SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ilha CompridaItaporanga (São Paulo) Diamantina - Sabará (Minas Gerais) Horizonte - Jijoca de Jericoacoara (Ceará) Siriri (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ARCELINO  ANTONIO PRADO (Eq 03 ENS das GRAÇAS-Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)FR. LUCAS LISI RODRIGUES (OFM- Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Olímpia /SP) MARIA HELENA DE SOUZA BARACAT (CCI - Garça /SP)MARIA ANTONIA DE SOARES (DLB1-PDG - Lions Clube Presidente Venceslau Visão /SP) EMILIA PEREIRA (Lions Clube Cuiabá /MT) PDG ANTONIOGAUCHOLAUDERITES HAMERMULER (DLC5-Lions Clube de Mogi das Cruzes /SP)ELIZABETH T. STIPP (DLC2-Lions Clube de São Paulo Pompéia / SP)VANIA MARIA VISNARDI CONSTANTINO MEIRELLES (Dracena /SP)WALTER ROSSINO (Guaraçaí /SP)ADAUTO SOUZA GASPARIN (Garça /SP)AFAF NASSIB RABAH (Garça /SP)  RICARDO ARANHA DA SILVA (Garça /SP)ROSANGELA RODRIGUES (Garça /SP)ELAINE TRAMONTINI (Garça /SP) TULÃO LOURENÇO (Garça /SP)MARIA JOSÉ SERAPIÃO MARQUELLI (Garça /SP)ROSANA PEREIRA (Rio de Janeiro /RJ)APPARECIDA POLETTO (Garça /SP) SERGIO DE LUCCA (Garça /SP)  NEIDE VICENTE (Lions Clube de Bauru Norte /SP)LENINHA BENETTI (Garça /SP)LÉIA SOUZABRITO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PENÁPOLISó1966ó56 ANOSó (Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA ROSA DE VITERBO

SANTA COLETA Boylet (NICOLETA)

SANTA INÊS DE PRAGA

SÃO Olegário

SÃO Crodegango

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus é conduzido ao deserto, lugar de tentação, e posto à prova durante 40 dias: Não porás à prova o Senhor, teu Deus – Lc 4,1-13

 

 

Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias (Sl 90,15s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Guiados pelo Espírito, reunimo-nos para juntos invocar o nome do Senhor, que é generoso conosco, ouve nossa voz e nos socorre em nossas aflições. Com a Palavra e a Eucaristia, ele fortalece nossa fé para enfrentarmos as tentações que surgem em nossa vida. Fiéis a Deus e confiantes em sua proteção, caminhemos rumo à Páscoa de Jesus.

 

– Oração 

 

PAI, ESTOU CERTO DE QUE, MESMO SENDO PECADOR, SOU AMADO POR TI, E POSSO CONTAR COM A TUA SOLIDARIEDADE, QUE ME DESCORTINA A MISERICÓRDIA E A JUSTIÇA COMO JEITO NOVO DE SER.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 06 de março de 2022 - 1º Domingo da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 A palavra de Deus quer estar em nossa boca e em nosso coração. Ela nos liberta, nos conduz à justiça e à salvação e nos fortalece contra as propostas enganadoras.

 

1ª Leitura (Dt 26,4-10) – Profissão de fé do povo eleito.  Leitura do Livro do Deuteronômio.:

 

Assim Moisés falou ao povo: 4“O sacerdote receberá de tuas mãos a cesta e a colocará diante do altar do Senhor teu Deus. 5Dirás, então, na presença do Senhor teu Deus: ‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egito com um punhado de gente e ali viveu como estrangeiro. Ali se tornou um povo grande, forte e numeroso. 6Os egípcios nos maltrataram e oprimiram, impondo-nos uma dura escravidão. 7Clamamos então ao Senhor, o Deus de nossos pais, e o Senhor ouviu a nossa voz e viu a nossa opressão, a nossa miséria e a nossa angústia. 8E o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa e braço estendido, no meio de grande pavor, com sinais e prodígios. 9E conduziu-nos a este lugar e nos deu esta terra, onde corre leite e mel. 10Por isso, agora trago os primeiros frutos da terra que tu me deste, Senhor’. Depois de colocados os frutos diante do Senhor teu Deus, tu te inclinarás em adoração diante dele”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 91(90)

 

Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim!

 

 

2ª Leitura (Rm 10,8-13) – Profissão de fé dos que crêem em Cristo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.:

 

Irmãos, 8o que diz a Escritura? “A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração.” Essa palavra é a palavra da fé, que nós pregamos. 9Se, pois, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 06 de março de 2022 - 1º Domingo da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Jesus, no deserto, era guiado pelo Espírito e foi tentado.  (Lc 4,1-13)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse então a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem'”. 5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe, por um instante, todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo esse poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”. 8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás'”. 9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'”. 12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus'”. 13Terminada toda tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

I DOMINGO QUARESMA:

CF 2022: Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)

 

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias... O diabo disse, então, a Jesus: - Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão. Jesus respondeu: - A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’; ...- se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu. Jesus respondeu: - A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’; ... - Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo!... Jesus, porém, respondeu: - A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”

(Lucas 4,1-4.7.9.12).

 

Jesus, o mistério da sua Encarnação fez com que experimentasse as três grandes tentações dos reinos do mundo, que nos assaltam ao longo da vida: a busca egoísta da satisfação pessoal, a ganância ilimitada de bens, e o poder sobre os outros, principalmente o poder religioso.

Elas acompanharam a sua experiência humana aqui na terra e irrompiam de tempos a tempos através da boca do povo, dos seus adversários e dos seus discípulos.

O senhor conseguiu vencê-las, agarrando-se sempre à Palavra de Deus.

 Nem poder, nem riqueza, nem comodidade pessoal impediram sua missão de anunciar o Reino de Deus, cujos valores eram o serviço ao próximo, a partilha de bens e a doação de si. Hoje, o mundo educa novas gerações, motivando-as através dessas tentações, que formam pessoas individualistas, ambiciosas e sequiosas de poder.

E há denominações cristãs que fazem sucesso em seu nome, exatamente através daquilo que foram as tentações vencidas pelo senhor. Senhor, a Quaresma é o tempo de nos examinarmos até que ponto continuamos no deserto da vida, cedendo às tentações do diabo, cujas consequências são sempre as divisões e discórdias entre pessoas, famílias e países.

As guerras são os espinhos piores produzidos por essas escolhas tão atraentes quanto perigosas.

 

Senhor, que a Campanha da Fraternidade nos desperte para uma educação do ser humano conforme os valores do seu Evangelho.

Não há outro caminho para salvar a humanidade das tragédias e catástrofes que vêm se multiplicando ao longo dos séculos.

Que seu Espírito nos ensine a “falar com sabedoria, ensinar com amor” (Pr 31,26), para que as novas gerações escapem desse deserto de ilusões e de miragens perigosas em que estamos mergulhados.

 

Mãe santíssima, abençoe a Campanha da Fraternidade desse ano, ilumine todos aqueles que se dedicam à educação do nosso povo e liberte-nos das tentações do mundo, para que haja justiça e paz em nossa sociedade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus, cheio do Espírito Santo, foi para o deserto e ali foi tentado pelo diabo. Jesus, o Filho de Deus, que viveu nossa humanidade em profundidade, passou por tentações e as venceu. Não se deixou envolver pelo poder, pela riqueza nem pelo espetáculo. Fortalecido pela Palavra de Deus, venceu as propostas enganadoras do diabo. O diabo é esperto, ele procura levar na conversa as pessoas pelo lado mais fascinante: poder, riqueza, prestígio. Quem não quer esses benefícios, principalmente numa época em que a propaganda, “a alma do negócio”, atrai para o consumismo? A tentação é uma “prova” para testar a convicção da pessoa, em sua virtude e em sua fidelidade. A tentação pode nos tornar cegos ou incapazes de discernir o certo do errado, o benéfico do maléfico. As grandes tentações podem trazer sérias consequências para nós e, com certeza, para os outros. Pois a tentação leva a “acumular”, e isso prejudica outros. Quando tentados, direcionamos a atenção para a vantagem que poderíamos ter, mas sem pensar nas consequências, nos prejuízos que poderíamos estar causando a nós mesmos e, principalmente, aos outros. Fortalecidos pelo Espírito de Deus e pela sua Palavra, poderemos superar as provas tentadoras e nos colocar a serviço do Reino de Jesus.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

LC 4, 1-13 - As tentações do ter, do poder e do prazer

 

Oração Inicial


Liturgia do 1º Domingo da Quaresma. Jesus é conduzido ao deserto, lugar de tentação, e posto à prova durante 40 dias. O mesmo Espírito que fez Jesus sair para o deserto também nos conduz e nos fortalece na nossa caminhada quaresmal.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto acolhendo cada palavra em seu coração. Leia-o novamente com calma, fazendo pequenas paradas para repetir as palavras que mais lhe chamaram a atenção durante a leitura. Qual é a temática do texto? Quais são as palavras ditas por Jesus? O que nos lembra o deserto? Qual é a experiência que Jesus vive no deserto?

 

“ Jesus nos chamou para sermos seus discípulos e missionários. Ele partilhou conosco sua missão. Ele nos inspira, pois foi o filho fiel à vontade do Pai. No entanto, experimentamos nossa fraqueza, nossas debilidades. E, olhando para Jesus, o vemos também sendo tentado. As forças do mal, representadas no diabo, o quiseram desencaminhar de sua missão. As tentações de Jesus podem ser nossas também. A primeira tentação foi querer resolver os problemas com seu poder divino. A segunda tentação foi fazer aliança com o mal para ter poder e riqueza. A terceira tentação foi querer obrigar Deus a agir em seu favor. Jesus rejeitou essas três tentações e todas as que poderiam desviá-lo do seu caminho.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus também teve que enfrentar o deserto, lugar difícil, exigente e de purificação. Teve que enfrentar as tentações que a condição humana nos põe e diante das quais temos o pleno domínio de nossa liberdade. Jesus nos dá a grande lição de como não nos deixar instrumentalizar, mas responder com fidelidade à Vontade do Pai.

Jesus fez sua escolha, e espera que façamos nossa escolha de discípulos seus.

 

 

3.Oração (Vida)

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.

Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor! Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O Evangelho é a proposta de Jesus para toda a humanidade. Renove sua fidelidade a esta proposta com alguma atitude concreta de verdadeiro discípulo(a) de Cristo.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.