sexta-feira, 29 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. – (Jo 6,1-15)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 29 DE abril de 2022 (sexta-feira) 119º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PRIMEIRO DOS BENS, DEPOIS DA SAÚDE, É A PAZ INTERIOR.”

(François La Rochefoucauld)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama

Dia Mundial da Realização de Desejos

Dia INTERNACIONAL De Imunologia

Dia INTERNACIONAL Da Monobanda

Dia do Crítico Teatral

Dia INTERNACIONAL do Cão

Dia em Memória das Vítimas de Armas Químicas

Dia da Proibição de Armas Químicas

Dia INTERNACIONAL Dos Cães de Busca e Salvamento

SEMANA Mundial de ação pela Educação

SEMANA Mundial da Imunização

SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos do Jordão (São Paulo) Macaé (Rio de Janeiro) AlcantilAlgodão de JandaíraAmparo - AparecidaAreia de Baraúnas -  AssunçãoAssunçãoBaraúna - Barra de Santana - Bernardino Batista - Boa Vista - Zabelê (Paraíba) Alegrete do Piauí - Baixa Grande do Ribeiro - Bom Princípio do Piauí - Canavieira (Piauí) GuaratubaPerobal - Quarto Centenário - Paranaguá (Paraná) Bela Vista de Minas  - Ipatinga - João Monlevade - Timóteo (Minas Gerais) Buriti de Goiás - Buritinópolis (Goiás) Grajaú - Traipu (Maranhão) Jauru (Mato Grosso) Cristal - Eugênio de Castro - Pinhal (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:GÉSSICA MARQUES DE SOUZA (Macrocontábil Conessa Garça /SP) SUELI PEREIRA (prima- Bauru/SP)ANDRÉ ZACHARIAS (Garça /SP)  KAIO YUITI EBINUMA KASHIWAKURA (LEO Clube de Garça /SP) NATHALIA YAMACUTI (Lions Clube de Iacri /SP) VIRGINIA MARIA PRADELLA BALONE (Lions Clube de Marilia Augustin Soliva /SP) JUAREZ BASTOS (Lions Clube de Sertãozinho /SP) AHMAD ABDUL LATIF HANZÉ (Lojas Reunidas Garça/SP) LUIZ RODRIGUES DA SILVA NETO (Advogado Garça/SP)  BRUNA MAGDALONI BRUNETTA (de Garça /SP)ANA MARIA ALCARÁS SARAIVA (Marilia /SP) NEUSA SCHIER (São José dos Pinhais /PR) SIMONI  APARECIDA  FERNANDES (Cassilândia /MS) DELFINO JÚNIOR MARTINS (Garça/SP) TALITA CIRILO KOMATSU (Jundiaí /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FLAVIA DE CASTRO ALVES SASSO e MARCELO CARRASCOSSI SASSOó2006ó16 ANOS (CRIG- Garça/SP)MARISA DE FÁTIMA CARVALHAL GUERREIRO e GUSTAVO GUERREIROó1989ó33 ANOS (EQ 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça /SP) IVANILDE PEREIRA ISIDORO e JOSÉ APARECIDO ISIDOROó1995ó27 ANOS (EQ 02 ENS do APARECIDA do Setor de Garça/SP)RRGÉRIA CRISTINA L. A. BASSETTI e JOSÉ LUIZ BASSETTI ó1992ó30 ANOS (EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BAURU CENTROó1956ó66 ANOS (Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA Catarina de Sena

SÃO Hugo de Cluny

SÃO Torpes

SANTo Acardo

SANTo António Kim Song-u

SÃO Severo

SÃO Tíquico

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A multiplicação dos pães nos revela o coração de Jesus e a sua compaixão pela multidão que o procura: Este é verdadeiramente o profeta – Jo 6,1-15

 

 

Esta é uma virgem sábia, uma das jovens prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa, aleluia!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Catarina nasceu em 1347 na Itália e lá faleceu em 1380. Aos 16 anos, foi admitida na Ordem Terceira Dominicana, conciliando a vida contemplativa com intensa atividade junto aos doentes e encarcerados. Exerceu importante papel diplomático a favor da unidade da Igreja. Ditou inúmeras cartas, repletas de sabedoria espiritual. A seu exemplo, apliquemos nossas energias a serviço do Reino de Deus.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, ENSINA-ME A LIÇÃO DA PARTILHA E FAZE-ME PENSAR SEMPRE EM MEUS IRMÃOS MAIS NECESSITADOS, CUJA SOBREVIVÊNCIA DEPENDE DO MEU AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus, aos vossos servos e servas a graça da ressurreição, pois quisestes que o vosso Filho sofresse por nós o sacrifício da cruz para nos libertar do poder do inimigo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 29 de abril de 2022 - 6ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Cumpridor fiel do projeto de Deus, Jesus generosamente sacia a fome espiritual e material de seus seguidores, porém afasta-se dos interesseiros, que queriam proclamá-lo rei.

 

 

1ª Leitura (At 5,34-42) – Eles saíram muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 34um fariseu, chamado Gamaliel, levantou-se no sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante. 35Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou. 37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se esse projeto ou essa atividade é de origem humana, será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel. 40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 27(26)

 

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: / habitar no santuário do Senhor.

 

 

– 29 de abril de 2022 - 6ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam.   (Jo 6,1-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

2ª Sexta-feira Páscoa – C

Santa Catarina de Sena, dominicana, doutora da Igreja (Itália, séc. 14)

 

“Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: - Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!... Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: - Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo. Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte”

(João 6,11-12.14-15).

 

Jesus, este Evangelho nos revela aspectos maravilhosos da sua personalidade humana, que deveríamos assumir em nossas atitudes como cristãos.

O primeiro é a sua sensibilidade ao preocupar-se com a fome daquela multidão, antes que alguém lhe pedisse algo para comer.

E o senhor provocou seus discípulos a tomarem uma atitude e a partilharem com todos o pouco que havia.

Na medida em que o pouco era partilhado, o senhor foi realizando o milagre da multiplicação.

Em seguida, o senhor nos ensina que nada deve ser desperdiçado, principalmente o alimento.

Para nós, que vivemos numa sociedade de consumo, o desperdício tornou-se um vício capital, numa sociedade em que tantos não conseguem saciar sua fome.

E quando o povo, entusiasmado com a abundância de pão, queria aclamá-lo como rei, o senhor retirou-se, porque não era esse o seu objetivo.

O senhor havia dito que viera para servir e não para conquistar poder político.

Finalmente, após um dia cheio de atividades, o senhor nos ensina a sabedoria de retirar-se para estar um pouco a sós, consigo mesmo e com o Pai do céu.

É o momento da reflexão e da oração, que confere o sentido mais profundo de todas as nossas ações, porque tudo é colocado nas mãos do Pai.

 

Senhor, ao nos prepararmos para Pentecostes, que aprendamos com o senhor a ter sensibilidade diante das necessidades do nosso povo, a partilhar tudo o que somos e temos, a jamais desperdiçar o alimento material e também o espiritual, a não buscar jamais a exaltação por aquilo que fazemos, e a saber retirar-nos ao monte do silêncio e da oração, para que em nossa vida, tudo tenha um sentido espiritual de amor ao senhor e de gratidão ao Pai.

 

Maria santíssima, temos certeza de que muitas atitudes de seu Filho, ele aprendeu com a senhora na casa de Nazaré, desde a partilha com os necessitados até os momentos de oração. Ensine-nos também a interiorizar a nossa vida, dando um sentido maior para tudo o que fazemos pelo nosso próximo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao se deparar com a multidão que tinha fome e não havendo local nem dinheiro suficiente para comprar o necessário para todos, André, um dos discípulos, apresenta ao Mestre um rapaz que tem consigo cinco pães e dois peixinhos; a partir dessa realidade a grande partilha se dá. André, em grego, significa precisamente homem e, nesse sentido, podemos considerar que a resolução dos problemas e dificuldades da vida está presente ou pode ser suscitada do interior de cada pessoa. Ao propor que a multidão se sente, podemos perceber aqui dois movimentos: a perspectiva da dignidade e da organização. Noutras palavras, é difícil que encontremos a resolução para aquilo que nos aflige em meio à desorganização e ao caos. Quando nos propomos a partilhar, e é isso o que se dá aqui, todos passam a ter acesso ao que necessitam em abundância, ao ponto de haver sobra onde antes havia escassez.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 6,1-15 - Pão mais do que para TODOS

 

Oração Inicial


A multiplicação dos pães, texto que a liturgia nos apresenta, nos revela o coração de Jesus e a sua compaixão pela multidão que o procura. Ele se dá em alimento e sacia a fome de todo aquele que o procura, pois Ele é o verdadeiro alimento que dá a vida.

Prepare-se para esta Leitura Orante com as palavras do Profeta: “Vós, que tendes sede, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria.”(Is 55,1).

 

1. Leitura (Verdade)

Procure compreender o contexto deste Evangelho. Quem são os personagens que aparecem na narrativa? Qual é a atitude de Jesus? O que a multidão busca em Jesus? Faça outras perguntas ao texto e destaque as palavras que se repetem.

 

Diante do mundo, enviados por Jesus, nos sentimos pequenos, incapacitados, perdidos. Os problemas são muitos, os recursos humanos e econômicos são poucos. Podemos chegar à conclusão de que a missão é grande demais para nossas poucas forças. Foi assim que os discípulos se encontraram diante da multidão faminta. Nem uma grande soma de dinheiro daria para cada um ganhar um simples pedacinho de pão. Mas havia ali um menino que pôs à disposição seus cinco pães de cevada e dois peixes. Com a partilha desse pouco, Jesus alimentou toda aquela multidão. Que lição maravilhosa! Colocando nossa pequena participação na missão, Jesus agirá multiplicando nosso pouco. Portanto, não nos furtemos à missão.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando.

Reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus. Você também se inclui na grande multidão que procura Jesus? Para quais realidades busca a vida que Jesus nos oferece? Refletir sobre o grande pecado da omissão e das desculpas.

 

 

3.Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Tomar cuidado com o grande pecado da omissão. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe fez?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.