domingo, 11 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” - (Mt 11,2-11)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
Logo Novembro AzulDEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 11 DE DEZEMBRO DE 2016 (domingo) 346º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
TUDO O QUE SABEMOS DO AMOR, É QUE O AMOR É TUDO QUE EXISTE.
(Emily Dickinson)


Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DAS apaes
DIA DO ENGENHEIRO
DIA DO ARQUITETO
DIA DO AGRIMENSOR
DIA NACIONAL DO CONTROLE DE PESO
DIA DO TANGO
DIA DA UNICEFFUNDO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA
DIA MUNDIAL DAS MONTANHAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Duartina (São Paulo) Beruri - Boa Vista do Ramos - Manaquiri (Amazonas) Cerro Corá - Coronel Ezequiel - Grossos Itaú - Santa Cruz - São Miguel - São Miguel de Touros - São Vicente (Rio Grande do Norte) Carrapateira - Pedro Régis (Paraíba) Corguinho - Farroupilha - Guaporé (Rio Grande do Sul) Jaguaruna (Santa Catarina) Campo Magro - Jardim Olinda - Paranapoema - Terra Boa  (Paraná) Agua Clara - Corguinho -Bataguassu - Jaraguari (Mato Grosso do Sul) Pirapemas (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA PACHECO FELIX (Unimed - EQ 17 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP) ALCIDES LEAL (Osvaldo Cruz /SP)KATIA TELES (Garça /SP) ANA MARIA PRANDE pereira (Professora - Garça/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PATRÍCIA FERREIRA R.VIEIRA E THIAGO JOSÉ FRANCISCO VIEIRAó2010ó06 ANOSó(EQ 04 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) MARLUCE MARIA DE SOUZA BENTES E LUIZ ANTÔNIO R. DA SILVA ó1990ó26 ANOSó(Garça /SP)

Santo do Dia
SÃO DÂMASO I
São JOÃO DIEGO
São SABINO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Alegremo-nos todos no Senhor, pois ele está próximo. Reconhecendo seus imensos benefícios, queremos nos deixar contagiar pelo alegre anúncio desta liturgia. A chegada do Salvador renova nossa esperança, afasta todo desânimo e firma nosos passos no caminho de Deus.
Oração
PAI, DÁ-ME DISCERNIMENTO PARA RECONHECER A CONDIÇÃO MESSIÂNICA DE TEU FILHO JESUS, ENVIADO PARA DEVOLVER A ESPERANÇA AO CORAÇÃO DA HUMANIDADE ABATIDA PELO SOFRIMENTO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus de bondade, que vees o vosso povo esperando ferveroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com imenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Domingo 11/12/2016 – 3ª Semana do Advento
É grande a expectativa pela vinda do Salvador. A palavra de Deus nos convida a fortalecer o coração e reavivar a esperança, que nos leva a vislumbrar tempos de infinita alegria.


1ª Leitura (Is 35,1-6a.10) "É o próprio Deus que vem para vos salvar. Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Pistas para a reflexão: O otimismo e a alegria nos levam a vislumbrar novos horizontes.

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar”.
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6aO coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.
10Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 145 (146)
Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!


2ª Leitura (Tg 5,7-9) "Fortalecei vossos corações porque a vinda do Senhor está próxima. Leitura da Carta de São Tiago:
Pistas para a reflexão: Na paciência e na perseverança construiremos o reino que Jesus nos confiou.

Irmãos: 7Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera.
8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.
9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo 11/12/2016 – 3ª Semana do Advento
"És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro? - (Mt 11,2-11)
Pistas para a reflexão: Nossa prática e nossa maneira de ser definem quem somos.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação! (Is 61,1).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”
4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em

Esperar o Natal do Senhor
Realizada a profecia
A oração da Eucaristia de hoje nos convida a voltarmos para o mistério da Vinda do Senhor. A segunda vinda de Cristo estimula a nos voltarmos para a primeira vinda na noite do Natal. O Senhor sempre vem ao nosso encontro. Tantas profecias anunciaram e descreveram com detalhes sua chegada entre nós. O último profeta do Antigo Testamento atesta que Ele está presente. Somos convidados na celebração a celebrar essa vinda. Rezamos: “Deus, que vedes vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia”. Celebrar não é só lembrar, mas atualizar esses acontecimentos para que nos fortaleçam para viver o mistério na vida. A celebração sempre conduz à vivência. A realização das profecias se dá também nas atividades do Messias. Isaias anima o povo a se levantar do sofrimento e ver o quanto Deus o fortalece. Deus vem a seu encontro. Jesus realiza concretamente essa transformação. João Batista, para confirmar com o próprio Jesus se Ele era o Messias, manda discípulos perguntar: “És tu aquele que deve vir ou devemos esperar outro?” (Mt 11,3). Jesus não responde com palavras, mas com gestos: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11,4,-5). Jesus tece, então, um grandioso elogio a João dizendo que ele é um profeta verdadeiro e o maior entre os nascidos, mas menor que qualquer um do Reino. O menor é Jesus que maior que João.
Vinde salvar o povo
A vinda de Jesus ao mundo foi para dar a salvação, isto é, para abrir-nos o caminho da comunhão com Deus no perdão total dos pecados. Esta salvação traz profunda alegria.  É o que o profeta quer dizer com as profecias: “Então se abrirão os olhos dos cegos, e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos” (Is 35,5-6ª).            Todos os sentidos do homem serão atingidos pela renovação que Deus trará. O salmo traz as mesmas palavras lembra a misericórdia para com os sofredores (Sl 145). A libertação social e política tornam-se símbolo da libertação espiritual quando Jesus lhe dá o sentido do Reino que liberta a pessoa em todos os sentidos. Aqui encontramos um fundamento para um projeto de evangelização e pastoral: cuidar do homem todo, sobretudo dos mais abandonados, pois Jesus dá um sinal de garantia de sua missão: “Os pobres são evangelizados” (Mt 11,4-5). Esse é o Reino de Deus entre nós. Jesus é aquele que deveria vir. Ele acrescenta: “Feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim” (id 6). Quando isso nos incomoda é porque Jesus está nos incomodando. Esta é a verdadeira política.
Ficai firmes
O profeta anima a estarmos firmes: “Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados… Criai ânimo… Ele vem para nos salvar (Is 35,3-4). Tiago nos sustenta: “Ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5,8). A vinda de Jesus no Natal estimula a nos despojarmos de tudo o que possa obscurecer sua revelação. Agora a preocupação de muitos da Igreja está um pouco longe do Menino de Belém. Mas ela tem pela frente o Glorioso que virá para nos perguntar pelo que fizemos pelos nossos pobres. Precisamos de uma conversão que nos desvista de exterioridades para ir ao fundo do coração sofredor. Que a escola de Belém não se feche para nós.
O homem em maiúsculo
É comum ouvirmos que este é um homem com H maiúsculo. Não basta iniciar. É preciso ir até o fim. Ser grande não é fazer grandes coisas: é levar adiante sua missão, mesmo que isso custe.
            João quer confirmar se Jesus é o Messias enviado por Deus. Isaias promete uma mudança radical para o povo. Essa renovação Jesus a realiza acrescentando a transformação do mundo pelo evangelho. Não aceitar é escandalizar-se.
            Nesse Advento somos conduzidos pela grandiosa figura de João Batista. Jesus gostava de seu primo e o admirava a ponto de dizer que, “de todos os homens que já nasceram nenhum é maior do que João. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele” (Mt 11,11). Quem é o menor? Jesus se coloca como o menor. Podemos entender também que João, como é aquele que fecha o Antigo Testamento, é menor do que quem vive a novidade do Reino.
   1-  Jesus realiza as profecias ao confirmar a João que Ele é o Messias.
    2- A vinda do Messias foi para dar a salvação, isto é, abrir-nos o caminho para a comunhão com Deus e o perdão dos pecados. Essa salvação é total. E se completa na evangelização dos pobres. Escandalizar-se de Jesus é incomodar-se com essa libertação.
    3- Somos animados pelo profeta e por Tiago a nos firmarmos nele e realizar uma salvação que nos oferecida.
Leituras: Isaias 35,1-6ª.10; Salmo 145;Tiago 5,7-10; Mateus 11,2-22.
REFLEXÃO O Deus conosco "abraçou" a nossa humanidade
Direitos reservados e Redação: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
© evangeli.net M&M Euroeditors
Hoje, 3º Domingo do Advento, chamado domingo "gaudete" (= alegrai-vos), o mistério de Belém revela-nos o Deus conosco, o Deus que está próximo de nós, não só em sentido espacial e temporal; Ele está próximo porque "abraçou", por assim dizer, a nossa humanidade; assumiu a nossa condição, escolhendo ser em tudo como nós, excepto no pecado, para fazer com que nos tornássemos como Ele.
Portanto, a alegria cristã brota desta certeza: Deus está próximo, está comigo, está conosco, na alegria e no sofrimento, na saúde e na doença, como amigo e esposo fiel. E esta alegria persiste também nas provações, no próprio sofrimento, e não permanece na superfície, mas no profundo da pessoa que se recomenda a Deus e n'Ele confia.
—A alegria entra no coração de quem se põe ao serviço dos pequeninos e dos pobres. Deus habita em quem ama deste modo, e a alma está em júbilo.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
João Batista queria mostrar a todos que, aquele a quem ele havia aberto o caminho, já estava realizando prodígios no meio do povo.
Hoje, como naquele tempo, doentes são sarados, cegos recuperam a visão, surdos ouvem, pecadores alcançam o perdão!
Na verdade, Jesus está no meio de nós realizando, por meio do Espírito Santo, obras muito maiores do que podemos imaginar.
 Portanto, alegremo-nos: Jesus está no meio de nós!”

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Domingo da Alegria
Inicio rezando, com todos os que navegam na net:
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de Nossos caminhos, As cores de nossas palavras e gestos, A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos, Senhor, de tua presença Para aprendermos a partilhar e abençoar!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leio, atentamente, o texto na minha Bíblia: Mt 11,2-11:
Jesus curou doentes, expulsou demônios, deu vida, anunciou a Palavra. E se diz o Messias. Primeiro Jesus fala de sua pessoa e missão. Aponta para os milagres realizados: curou doentes, expulsou demônios, deu vida, anunciou a Palavra. Nisso ressoa um eco da profecia de Isaías: “o vosso Deus vem em pessoa e vos salvará.” Os olhos dos cegos se abrem, os ouvidos dos surdos se abrirão, o coxo saltará, a língua do mudo cantará” (Is 35,5). Isso confirma a missão de Jesus como Messias. Em seguida, Jesus define a missão de João. Um verdadeiro profeta. Por seu estilo de vida atraiu o povo, e não pelo luxo, “um homem bem vestido”. No deserto e não, num palácio. João é um profeta afirma Jesus. E até, mais que um profeta. E cita Malaquias:”Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho.” (Ml 3,1). O anúncio de João Batista supera todas as profecias, porque anuncia a presença do Reino e do Messias.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Para compreender a identidade de Jesus Cristo, tenho que ter o coração humilde.
Os Bispos em Aparecida nos ajudaram a compreender melhor a identidade de Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Ele é o verdadeiro caminho para o Pai, o qual tanto amou ao mundo que lhe deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna (cf. Jo 3,16). Esta é a vida eterna: “que te conheçam a ti o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo teu enviado” (Jo 17,3). A fé em Jesus como o Filho do Pai é a porta de entrada para a Vida.´ (DAp 101).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração:
3º Domingo:
A terceira vela hoje acendemos
E cantamos: “Alegrai-vos no Senhor!”
No deserto, uma voz escutemos:
Praticai a justiça e o amor!
Uma vela, na coroa, acendemos,
Toda sombra se esvai com sua luz;
Vigilantes, o Senhor esperemos:
Chegou o tempo do Advento de Jesus !
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual meu novo olhar, minhas novas atitudes?
Vou alimentar minha fé, esta porta de entrada para a vida.
Bênção
Jesus Menino coloque a sua mãozinha
sobre tua cabeça e derrame sobre ti a sua luz, conforto e alegria.
Amém!
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.