domingo, 27 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Menina, levanta-te! – (Mc 5,21-43)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 27 DE JUNHO de 2021 (domingo) 178 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

QUANDO ERGUEMOS A VISTA NÃO VEMOS FRONTEIRAS.

(Proverbio Japonês)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA SURDO-CEGA

 DIA MUNDIAL DA ESPIROMETRIA

 DIA NACIONAL DO VÔLEI

 DIA INTERNACIONAL DA PAZ CONTRA A AIDS/SIDA

 DIA DOS ARTISTAS LÍRICOS

 DIA DO RIO DANÚBIO

 DIA DO QUADRILHEIRO JUNINO

 DIA DA PESCA

 DIA DO ESPORTE ELETRÔNICO

 DIA DO IAMARELO

 DIA DO MESTIÇO

 DIA DO TRABALHADOR INDUSTRIAL

 DIA DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

 DIA DO RELOJOEIRO

 DIA DO PROGRESSO

 DIA DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lavrinhas (São Paulo) Arari (Maranhão) Serrita (Pernambuco) Ipiranga de Goiás (Goiás) Granja (Ceará) Canguçu- Canoas- Sarandi (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOHNNY ALVES DA SILVA PLATERO (Maslow Seguros - m/afilhado e sobrinho São Paulo /SP) JOSÉ LUIZ DE SOUZA MAGALHÃES (Pizzaria Babbo´s - EQ 09 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP) HEBEN DE LUCA SARTORI (Garça /SP) RONALDO SOSSOLOTI (Garça /SP) ROSALITA SOFFENER BERLANGA (Marilia /SP) SERGIO LUIZ FERREIRA DE ALMEIDA (Rio de Janeiro /RJ) ADRIANA SANCHES (Garça/SP) CAIO TONON DE MELLO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. PIO MILPACHERó1948ó72 ANOS (CJS - presidente da Casa Jesus Sacerdote no Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE DUARTINAó1982ó39 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

SÃO CIRILO DE ALEXANDRIA

SÃO CRESCÊNCIO

SÃO LADISLAU DA HUNGRIA

BEATA MARIA MASTENA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre da tua doença – Mc 5,21-43

Mesmo em situações desesperadoras Deus faz sempre a vida prevalecer, especialmente quando o ser humano dá a sua adesão de fé e confiança.

 

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Como filhas e filhos da luz criados à imagem de Deus, celebramos Aquele que transforma nosso pranto em alegria. Jesus, salvador da humanidade, convida-nos a assumir compromisso com a vida e com um mundo sem carências. Exaltemos o Senhor, que nos livra das invejas destrutivas e nos defende das insídias do inimigo.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, DEIXA-ME SACIAR DA FONTE DA VIDA QUE JORRA DE TI, PARA QUE SEJA CURADO TUDO QUE EM MIM É ENFERMIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 27 de junho de 2021  13º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Portador de vida e ressurreição, o Senhor que nos criou nos anima a crescer na generosidade. Deixemos que sua Palavra nos enriqueça com a abundância de seus bens. 

 

1ª Leitura (Sb 1,13-15;2,23-24)  – Foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo   Leitura do Livro da Sabedoria:

 

13Deus não fez a morte, nem tem prazer com a destruição dos vivos. 14Ele criou todas as coisas para existirem, e as criaturas do mundo são saudáveis: nelas não há nenhum veneno de morte, nem é a morte que reina sobre a terra: 15pois a justiça é imortal.

 2,23Deus criou o homem para a imortalidade e o fez à imagem de sua própria natureza; 24foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na os que a ele pertencem.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 30(29)

 

Eu vos exalto, ó Senhor,/ pois me livrastes/ e preservastes minha vida da morte!

 

 

2ª Leitura (2Cor 8,7.9.13-15)  – A vossa fartura supra a penúria dos pobres.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 7Como tendes tudo em abundância – fé, eloquência, ciência, zelo para tudo, e a caridade de que vos demos o exemplo – assim também procurai ser abundantes nesta obra de generosidade.

9Na verdade, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo: de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós, para que vos torneis ricos, por sua pobreza. 13Não se trata de vos colocar numa situação aflitiva para aliviar os outros; o que se deseja é que haja igualdade.

14Nas atuais circunstâncias, a vossa fartura supra a penúria deles e, por outro lado, o que eles têm em abundância venha suprir a vossa carência. Assim haverá igualdade, como está escrito: 15“Quem recolheu muito não teve de sobra e quem recolheu pouco não teve falta”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 27 de junho de 2021  13º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Menina, levanta-te!  (Mc 5,21-43)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, Salvador, destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas ultimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” 24Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia.

25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença.

30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?”

31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade.

34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. 35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo:  “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João.

38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Toquemos na fé operante”

 

“Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”

(Marcos 5,23).

Encontramos no Evangelho de hoje duas atitudes profundas de fé em dois corações que estão sendo tomados pelas angústias da vida. Veja, não são pessoas desesperadas, são pessoas confiantes.

 

O primeiro deles é Jairo, chefe da sinagoga. Ele viu sua filhinha praticamente morta, então, ele foi correr atrás de Jesus e colocar-se aos Seus pés, cair aos Seus pés e pedir com insistência pela sua filha.

 

A oração de Jairo é a oração de tantos pais; a súplica de Jairo é a oração do pai, da mãe, do homem, da mulher que está suplicando pelos seus filhos. Sejam filhos que estão doentes por alguma doença ou enfermidade, sejam filhos que foram tomados pela maldade deste mundo, que são vítimas dos vícios deste mundo; são os filhos que estão sendo tomados pelas drogas, pelo álcool, são os filhos que estão sendo consumidos pelos prazeres deste mundo.

 

“Tenha a fé operante, fé de buscar em Deus a luz e a solução para tudo aquilo que vivemos nesta vida”

 

Num primeiro momento tudo é aparente, parece que tudo está bem, mas quando o pai e a mãe vão acordar vão perceber que o filho está nas últimas. São os filhos que estão ali viciados, passando horas dia e noite em jogos de computadores, são filhos movidos pelos sentimentos deste mundo.

 

Coloque-se aos pés de Jesus, suplique! Eu sei que muitas mães já pedem, mas é preciso que os homens, os pais sejam como Jairo, que não se preocupem em só cuidar da parte econômica e financeira da sua casa ou da sua família. Cuide dos afetos, dos sentimentos, da vida, da educação para que seu filho não caia nas últimas por falta de amor e cuidado.

 

Se chegou a esta situação, implore de Jesus a cura e a libertação, deixe as ocupações, o cargo que você tenha. Jairo era importante, era chefe da sinagoga. O que adianta sermos chefes se não conseguimos mandar na própria vida dos nossos filhos? Mandar não é ser o mandatário, mas é saber dar aquilo que o filho precisa.

 

Por outro lado, essa mulher que sofria há doze anos, tomada por uma hemorragia, vivia afastada. Ela passa por cima de uma multidão que segue Jesus, mas não toca na fé, não toca verdadeiramente na graça, e essa mulher se derrama diante de Jesus e por Ele é curada, porque a sua fé a curou.

 

Tenha fé, mas fé operante, de confiança, de se derramar, fé de buscar em Deus a luz e a solução para tudo aquilo que vivemos nesta vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus rodeado pela multidão. Duas mulheres se destacam. Uma menina de doze anos conta com a intercessão de Jairo, seu pai, que “sem parar” suplica a Jesus: “Minha filhinha está morrendo. Vem e põe as mãos sobre ela, para que seja salva e viva”. Uma mulher adulta sofre de hemorragia há doze anos. Com profunda fé toca nas vestes do Senhor, certa de que ficará livre de sua enfermidade. E assim acontece. Jesus é pai dos marginalizados: “Filha, a tua fé te salvou…”. Quanto à filha de Jairo, não resiste à doença e falece. Jesus não se abala, somente exige fé: “Não tenha medo. Apenas creia”. E, acompanhado de Pedro, Tiago e João, ordena que a menina se levante. Diante do assombro dos familiares e dos amigos, ela volta a viver. Sensível à condição da menina, Jesus manda que lhe deem alimento.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus de Nazaré, duas mulheres puderam contar com tua atitude libertadora. Uma, já adulta, ficou curada de sua enfermidade; a outra, ainda adolescente, voltou a viver. Admirável e digna de imitação é a fé tanto da mulher enferma, quanto do pai da menina. Senhor, alimenta cada dia a nossa fé. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 5,21-43 - Jesus cura uma mulher e uma menina - 13º Domingo do TC

Oração Inicial

 

13º Domingo do Tempo Comum. “O cuidado de Deus com a vida e o senhorio sobre ela é o tema central da Liturgia da Palavra de hoje. Mesmo em situações desesperadoras, quando a morte parece imperar, Deus faz brilhar a sua luz, fazendo sempre a vida prevalecer, especialmente quando o ser humano dá a sua adesão de fé e confiança.” (LDC)

 

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, a felicidade e a plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O Evangelho nos mostra que Deus quer e ama a vida. Leia o Evangelho com esta perspectiva. Quem se aproxima de Jesus? Multidão, homem, mulher, menina… Como se aproximam de Jesus? O que querem dele?

 

“Na visão da fé, a doença e a morte significam a derrota da Criação. Não fomos feitos para morrer. A morte é consequência do pecado. Jesus veio para derrubar todas as barreiras, inclusive, a da morte. Para o cristão, a morte é lançar-se nos braços do Pai. Mesmo assim, ela desestabiliza, mesmo os que têm fé. Mas a morte não tem a última palavra. Jesus é o Senhor da Vida. As curas de Jesus não pretendiam ser mostras do seu poder. Ele queria demonstrar que o mal estava sendo expulso do mundo. Diante da doença, o cristão é desafiado: “Não tenhas medo, somente crê”. Marcos revela um detalhe: Jesus tomou a menina pela mão e disse: “Levanta-te”. A doença, que Deus não quer, costuma ser tempo de amadurecimento na fé.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra me comunica neste dia? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem?

“Não tenhas medo, somente crê”. Como está minha fé?

O centurião prostrou-se aos pés de Jesus. A mulher toca as vestes de Jesus. Com que atitude interior e exterior me aproximo do Deus da vida?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Em Deus, nosso Pai encontramos a vida e a esperança da cura e da salvação. Deixe seu coração falar com Deus como o centurião e a mulher falaram com Jesus. Não tenha medo, mas fé. Creia e reze por tantas pessoas que precisam deixar-se tocar por Deus.

 

“Senhor, perdoa-me por todos os momentos em que vacilei e duvidei da tua presença ao meu lado. perdoa-me por todas as vezes que não confiei em teus cuidados. Perdoa-me por ter permitido que a angústia tomasse conta do meu coração.

Toca, Senhor, com teu amor em meu coração angustiado, transforma as situações que me deixam sobressaltado(a). Acalma a angústia que estou sentindo e enche-me com tua paz. Renova, Senhor, as minhas forças.

Que eu possa perceber tua presença em cada momento de minha vida. Preciso de ti, Senhor. Vem em meu auxílio.

Obrigado(a) Senhor, por se importar comigo.

Obrigado(a) Senhor, por ouvir meu clamor.

Obrigado(a) Senhor, pela tua misericórdia.

Que eu possa permanecer firme na fé. Amém” ( mensagens e orações dia a dia – Paulinas)

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Ele faz brilhar a luz e a vida imperecíveis. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou?

 

Bênção

 

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4,8).