sábado, 23 de fevereiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Transfigurou-se diante deles. - (Mc 9,2-13)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 23 DE FEVEREIRO DE 2019 (sábado) 054º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.
(Mahatma Gandhi)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DA COMPREENÇÃO E PAZ MUNDIAL EM ROTARY
DIA MUNDIAL DO ROTARIANO
DIA DA SEDUÇÃO
DIA SURDO-MUDO
DIA NACIONAL DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA BRASILEIRO
SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Belo Campo (Bahia) Campo Largo (Paraná) Guimarães (Maranhão)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARINEZ NASCIMENTO A. ZANOTI (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP)ANDREA GONÇALVES BRANDÃO (Garça /SP)GUILHERME JOSÉ GERLIN GONÇALVES (Empresário Garça /SP)JAYME SANTOS MIRANDA (Empresário rural- Garça /SP)SERGIO AGUIAR MATOS (Empresário Campinas/SP)ANÉSIO AMATHEUS CARVALHO DE OLIVEIRA (Empresário Garça /SP)APARECIDA TERESINHA  VICHIATTI M MOZINI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)AMARILES MARTINS OLIVEIRA (Lions Clube de Catolé do Rocha /PB)EMIKO MORI (Lions Clube de Valparaiso /SP)CARLOS AUGUSTO FERNANDES (Advogado Garça /SP)MARINA BOFETTI (Garça /SP)  VERA BORGES DE SOUZA (Garça/SP) CÉLIA CAMPOS (Garça/SP)EDUARDO MORETI (Garça/SP) JOSÉ RICARDO RAMOS GREJO (Garça/SP) SERGIO DE STEFANI FILHO (Garça/SP) VERA LUCIA J CESTARI (Marilia /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO POLICARPO DE ESMIRNA
Policarpo (Turquia, 70-155), discípulo de são João evangelista e amigo de santo Inácio de Antioquia, foi bispo de Esmirna. A narração que atesta seu martírio constitui o mais antigo documento sobre o culto aos mártires.   
Rafaela Ybarra

- Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34,11.23s).
■ Discípulo do evangelista João, o bispo Policarpo, nascido no ano 69 no território da atual Turquia, associou sua vida à de Cristo, acolhendo o martírio no ano 155. Seu testemunho de fé e de amor seja-nos exemplo de entrega ao projeto salvífico de Deus.
– Oração 
“PAI, FAZE-ME CONTEMPLAR O BRILHO DE TUA GLÓRIA EM CADA DISCÍPULO DE TEU FILHO QUE SE ENTREGA AO SERVIÇO DO REINO, COM TOTAL GENEROSIDADE, MESMO DEVENDO ENFRENTAR A MORTE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, criador de todas as coisas, que colocastes o bispo são Policarpo nas fileiras dos vossos mártires, concedei-nos, por sua intercessão, participar com ele do cálice de Cristo e ressuscitar para a vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado 6ª Semana  Do Tempo Comum – 23 de fevereiro de 2019
Escutando o que o filho amado nos diz, somos sustentados na fé e fazemos que por nossas ações , o nome de Deus seja bendito. 

1ª Leitura (Hb 11,1-7) – Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus.  Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 1a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 3Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus. Assim, as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê. 4Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim; e por causa dela, ele foi declarado justo, pois Deus aprovou a sua oferta. Graças a ela, mesmo depois de morto, Abel ainda fala! 5Foi pela fé que Henoc foi arrebatado, para não ver a morte; e não mais foi encontrado, porque Deus o arrebatou. Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus. 6Ora, sem a fé é impossível ser-lhe agradável, pois aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o procuram. 7Foi pela fé que Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar a sua família. Pela fé, ele se separou do mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 144(145)
Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

Evangelho do dia
– Sábado 6ª Semana  Do Tempo Comum – 23 de fevereiro de 2019
Transfigurou-se diante deles. - (Mc 9,2-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: / Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas como dizem as Escrituras que o Filho do homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo, Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Nos preenchamos com a presença de Jesus que está no meio de nós”
Precisamos sair do meio das agitações e ocupações que nos encontramos, para nos colocarmos a sós na presença de Jesus!
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles” (Marcos 9,2).

Que beleza é contemplar o que o Evangelho de hoje nos apresenta! Jesus pega os apóstolos que são mais próximos d’Ele, e os leva para algum lugar a parte. Porque era preciso sair de onde estavam para estarem na presença de Jesus. E assim, também, é conosco, pois precisamos sair do meio das agitações e ocupações que nos encontramos, para nos colocarmos a sós na presença de Jesus.
O lugar alto representa o lugar da presença de Deus. Aqui não é importante o lugar geográfico: montanha, planície, planalto; o importante é nos retirarmos e nos dirigirmos para Aquele que está no alto: Deus, nosso Pai.
O convite de Jesus, hoje, é para sempre nos retirarmos sozinhos para o encontro com Deus. É Ele, Jesus, quem nos leva à presença do Pai, quem nos apresenta ao Pai. E, quando nós nos deixamos ser levados pelo Senhor, para estarmos a sós em Sua presença, o próprio Pai transfigura a nossa vida.   
Jesus se transfigurou diante deles, para mostrar qual é a condição do homem glorificado, do homem que participa plenamente da glória divina. Ele, pleno homem, recebe nesta condição, a antecipação da Sua glória por meio da transfiguração.  
Nós caminhamos no meio do vale de lágrimas, carregando a cruz nossa de cada dia; experimentando na pele e na carne a nossa fragilidade humana. Enfrentando todas as realidades, precisamos nos permitirmos ser transfigurados por Deus.
Nada mais nos transfigura e nos transforma do que a graça de nos colocarmos na presença de Deus. Colocar-se na presença de Deus é nos transfigurarmos; é sermos transformados e renovados. É reconfigurar os nossos pensamentos, sentimentos, a nossa própria forma de pensar a vida.
Estava tão bom estar lá, que Pedro até quis fazer uma tenda para ali permanecer, na presença do Senhor. Envolto entre a surpresa, a graça e o medo, o coração dele estava sendo tocado pela graça. Ele pôde tocar, ver, contemplar e ouvir, com os seus próprios sentidos, as realidades celestes. Deus quer transfigurar os nossos sentidos, a nossa forma de ouvir, falar, pensar e a nossa forma de ver o mundo e as realidades. Mas, nós, não seremos transformados, transfigurados e, de fato, convertidos, se não nos colocarmos na presença do Senhor.
É o Senhor quem nos transforma, converte e muda. É o Senhor quem realiza a obra nova, o homem novo e a mulher nova, a criatura nova que todos nós precisamos ser. 
Nos retiremos! Retiremos as ocupações; nos retiremos daquilo que nos preenche a vida diária para nos preenchermos da presença de Deus que está no meio de nós.  
Deus abençoe você!

– Reflexão - A Transfiguração: o mistério de Jesus como “Luz de Luz”
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, depois da confissão de Pedro, o evangelista Marcos (e também Mateus e Lucas) relata a cena da Transfiguração. Isso não é casual! No conjunto do acontecimento, enquanto o Pai "acredita" ao Filho, sobressai a conexão ―anteriormente rejeitada por Pedro― entre cruz e gloria: a cruz é a exaltação de Jesus e sua exaltação não ocorre noutro lugar diferente da cruz.

Além disso, a Transfiguração aparece como um acontecimento de oração: na conversação de Jesus com o Pai, percebemos a íntima compenetração de seu "ser com Deus", que se converte em pura luz. Em seu "ser um com o Pai", Jesus mesmo é "Luz de Luz". Nesse momento percebe-se também pelos sentidos, o que Jesus é no mais íntimo de si, o que Pedro intuía em sua confissão: seu próprio "ser luz" como Filho.

―Maria concedei-nos o dom de abrir os olhos do coração ao mistério da luz de Deus e a experimentar a alegria dos filhos da luz.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
O primeiro anúncio da paixão e morte de Jesus parece ter posto em crise seus discípulos.
Por isso, Jesus quer mostrar-lhes que a vida dele não será um fracasso, mas terá um fim vitorioso.
A alta montanha simboliza o lugar da manifestação divina.
Jesus para lá se dirige com os três mais representativos entre os apóstolos e se transfigura diante deles.
Dois representantes de todo o Antigo Testamento (Moisés, a Lei; Elias, os profetas) conversam, não com os apóstolos, mas com Jesus: o Antigo Testamento não tem mensagem direta aos cristãos; ela deve passar pelo filtro (interpretação) de Jesus.
A nuvem é símbolo da presença de Deus. De fato, da nuvem é que vem a voz: “Este é o meu Filho amado: escutai-o”.
Moisés e Elias desaparecem, os apóstolos ficam apenas com Jesus, o único a quem devem ouvir e seguir.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 9,2-13 - Jesus se transfigura
Oração Inicial
Na liturgia de hoje recordamos a Transfiguração do Senhor.
“Da nuvem saiu uma voz: ‘Este é o meu Filho amado. Escutai-o!’” (Mc 9,7).
Este é o convite que a Palavra faz também a cada um de nós. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer. 
Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)  O que diz o texto? Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o tema central do Evangelho? Qual mensagem o evangelista nos transmite? Quem é Jesus? Qual pedido é dirigido aos apóstolos?
“Jesus se transfigura diante de três testemunhas importantes e que sempre estão presentes em grandes momentos de sua vida: Pedro, Tiago e João. Mas o que os esperava mudaria para sempre o seu olhar sobre Jesus: viram o Cristo glorificado! A primeira reação foi o medo. Depois, a paz profunda que experimentaram a ponto de não quererem descer da montanha. Na visão, aparecem Moisés (lei) e Elias (profecia), e depois somem. Temos uma síntese da história da salvação: as leis e os profetas prepararam a vinda do Senhor Jesus. Por isso, quem guia o povo de Deus, doravante, é ele. Nem Moisés nem Elias, agora é Jesus o mediador entre Deus e a humanidade” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção? De que forma o Evangelho fortalece sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais gestos Jesus o(a) convida a viver?
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Em silêncio, faça sua oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra.
Pai nosso.... 4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário