domingo, 6 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão. - (Mt 18,15-20)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 06 DE SETEMBRO de 2020 (domingo) 250º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A FALTA DE AMOR É A MAIOR DE TODAS AS POBREZAS.

(Santa Teresa de Calcutá)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DO BARBEIRO

DIA DO CABELEREIRO

DIA DO ALFAIATE

DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA IGUALDADE E CIDADANIA DA MULHER

DIA DO SEXO

DIA DA JUVENTUDE BRASILEIRA

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ribeirão Branco - Boituva (São Paulo) Belém (Paraíba) Aramari (Bahia) Morrinhos (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA JOSÉ CUZATO MANCUSO (Catequista–Professora aposentada-Garça /SP)ALICE SIMÕES PERES (Garça /SP)MAGALI LUCAS DE JESUS G. BRANCO (Panificadora União Garça /SP)JOSÉ ROBERTO VELOZO (Escritório Exatidão-Garça /SP)OMAR ISMAIL ÁBIDO (Garça /SP)Isac Sitnik (Presidente Prudente /SP)CELSO DE OLIVEIRA (Lions Clube de Adamantina /SP)ROSE MAZETTI BELON (PPA Campo Grande/MS) SONIA ALEXINA MARRA (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO ELEUTÉRIO

SÃO LIBERATO DE LORO

SÃO ONESÍFORO

SÃO ZACARIAS

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus:  O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Reunidos em nome de Jesus, temos a garantia de sua presença entre nós. Somos convidados por ele a superar os conflitos com diálogo e amor acolhedor, a fim de que a harmonia e a paz reinem em nosso meio. A liturgia nos motive a valorizar a correção fraterna, a qual estreita os laços que nos unem como discípulos do Senhor. 

– Oração 

PAI, QUE A PRESENÇA DE TEU FILHO RESSUSCITADO NA COMUNIDADE CRISTÃ SEJA UM INCENTIVO PARA QUE NÓS BUSQUEMOS PAUTAR NOSSA AÇÃO PELA TUA SANTA VONTADE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 AoDeus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de setembro de 2020  23º Domingo do Tempo Comum   Correção fraterna e o perdão

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus evidencia nossa responsabilidade perante o irmão necessitado de correção e nos instrui sobre a reconciliação fraterna. O amor é a dívida que temos para com todos. 

 

1ª Leitura (Ez 33,7-9) – Se não advertires o ímpio, eu te pedirei contas da sua morte.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

Assim diz o Senhor: 7“Quanto a ti, filho do homem, eu te estabeleci como vigia para a casa de Israel. Logo que ouvires alguma palavra de minha boca, tu os deves advertir em meu nome.
8Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer, e tu não lhe falares, advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por própria culpa, mas eu te pedirei contas da sua morte.
9Mas, se advertires o ímpio a respeito de sua conduta, para que se arrependa, e ele não se arrepender, o ímpio morrerá por própria culpa, porém, tu salvarás a tua vida”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 95(94)

Não fecheis o coração, ouvi, hoje, a voz de Deus!

 

 

2ª Leitura (Rm 13,8-10) – O amor é o cumprimento perfeito da Lei.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos: 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei.
9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “não matarás”, “não roubarás”, “não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, se resumem neste: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.
10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 06 de setembro de 2020  23º Domingo do Tempo Comum   Correção fraterna e o perdão

Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão. - (Mt 18,15-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, / confiando-nos sua Palavra; / a Palavra da reconciliação, / a Palavra que hoje, aqui, nos salva (2Cor 5,19).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.
17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Ganhemos o irmão no espírito da caridade”

Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão

(Mateus 18,15)

Permita-me começar pela consideração final: precisamos ganhar o irmão. Não podemos perder o irmão, porque, muitas vezes, quando vemos o outro errar, pecar e falhar, deixamos ele se perder de duas maneiras. A primeira, com certeza, é quando não o corrigimos, quando o ignoramos e deixamos cair e se afundar. Essa é a maneira triste quando falta amor e caridade. A outra maneira é quando vamos corrigir o irmão, mas não o fazemos de forma fraterna; muitas vezes, estamos corrigindo de forma mundana.

 

Primeiro, para corrigirmos alguém precisamos nos permitir ser corrigidos por Deus. Ninguém pode corrigir ninguém no espírito da raiva, da ira, do rancor, do ressentimento ou com aquele espírito justiceiro de querer acusar e jogar as coisas na cara do irmão. A outra coisa é que, muitas vezes, corrigimos espalhando o erro dos outros, comentamos, vamos divulgando para os outros.

 

Não temos o direito de levar o erro de ninguém para outra pessoa. Quando cometemos o grave pecado contra a caridade, de espalhar em redes sociais, nos boatinhos, naquelas conversas de ouvido ou usando o telefone, estamos fazendo uma maledicência, estamos fofocando e espalhando o mal do outro.

 

“Não podemos perder o irmão, não importa o que ele tenha feito”

 

Se o que o outro cometeu é algo grave, que dentro de você o fere e machuca, procure a Igreja como diz a Palavra. Procure a orientação da Igreja, o sacerdote, o diretor espiritual, mas no Espírito Santo; não vá procurar no espírito da fofoca, no espírito mundano e perverso, vá procurar ajuda para ter a sabedoria de como agir.

 

A Palavra não pode ser ignorada: “Se teu irmão pecar contra ti, corrija-o em particular, a sós contigo…”. Se não deu certo conversar com ele, vamos novamente, como disse, procurar a orientação e a sabedoria da Igreja. É isso que a Palavra de Deus está nos dizendo, que não podemos perder o irmão, não importa o que ele tenha feito. Não é para ignorá-lo, porque o irmão, como eu e você, precisa de correção. Vamos ganhar o irmão no espírito da caridade, isso é fundamental!

 

Jesus nos diz que onde dois ou três estiverem reunidos em Seu nome, é no meio de nós que Ele estará. Como precisamos nos reunir em nome do Senhor!

 

Hoje, estamos reunidos em nossas Igrejas para celebrar a Eucaristia. É graça, é o momento por excelência da presença do Senhor. Por favor, reúna-se mais em família, entre amigos, em nome do Senhor. Não faça reuniões e encontros para promover fofocas, para falar da vida dos outros, não promova reuniões e fofocas para agitar os espíritos malignos no meio. Reúna-se em nome do Senhor para que Ele esteja sempre mais no meio de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto litúrgico faz parte do capítulo que trata do “discurso comunitário”, ou seja, das orientações do Mestre sobre as relações entre seus discípulos. Jesus convida os seus à moderação no uso de certas normas disciplinares dentro da comunidade. A perícope de hoje fala do cuidado que a comunidade deve ter na condenação de algum membro. Diz o evangelho que só pode ser excluída dela a pessoa que perseverar no erro e recusar qualquer correção. Esse texto mostra como as comunidades cristãs excluem pessoas com muita facilidade. O esforço da comunidade deve caminhar sempre no sentido de salvar e recuperar a pessoa. A comunidade tem poder para tomar a decisão final, mas isso não pode ser feito à base do autoritarismo, e sim com compreensão e respeito. Em geral é mais fácil excluir que incluir. A proposta da “correção fraterna” é válida para a comunidade cristã, para as famílias e para qualquer grupo de convivência e, por ser evangélica, exclui qualquer desejo de vingança e abertura à intolerância.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, mestre em relações humanas, tu nos ensinas que a correção fraterna deve ser gradual, a fim de corrigir a pessoa que errou. Que tudo passe pelo crivo da compreensão e do diálogo. E se resolva em clima de oração comunitária, guiada por ti, que conheces o íntimo das pessoas. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 18,15-20 - Juntos, em nome de Jesus

 

Oração Inicial
“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós!” Esse é o convite que Jesus nos faz hoje. Que o pedido do Senhor encontre espaço em nossa vida e se torne concreto em nosso dia.

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? A quem Jesus está se dirigindo? Qual é o desafio que a comunidade é convidada a enfrentar? Qual é o desejo de Deus que o evangelista nos transmite através da narrativa?

“Santa e pecadora, a Igreja convive com o pecado. Até no grupo dos Doze o pecado, sob várias formas, se manifestou. A primeira atitude não pode ser a rejeição do pecador, mas ajudá-lo para que se liberte do pecado e a harmonia seja restabelecida. Jesus coloca três passos para reconduzir ao bom caminho: o diálogo pessoal, um grupo maior – duas ou três pessoas – e, por fim, a igreja.

Não é julgamento, mas entreajuda para ganhar o irmão. Recusadas as mediações, é o próprio pecador que se exclui. Porém, a porta permanecerá aberta para seu retorno. Mateus coloca a oração como maneira de superar os conflitos, pacificando a comunidade. Jesus coloca-se no centro do grupo reunido em seu nome. Ele é portador da paz.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que diz o texto para mim? Qual convite a Palavra me faz? Como vivo o perdão e a reconciliação? Que sentimentos guardo das experiências em que fui perdoado(a)?
Deus é um Pai de infinito amor que nos perdoa e nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão. Quando experimentamos o seu amor, também estendemos aos nossos irmãos esse amor, por meio da misericórdia, da bondade, do perdão…

Ele nos convida ao perdão e à reconciliação para que possamos viver a unidade em torno do mesmo Pai. São dois movimentos exigentes, pois precisamos sair de nós mesmos em direção ao outro, a quem ofendemos ou nos ofendeu. Porém, ele é necessário para mantermos relacionamentos saudáveis e curarmos nossas feridas.

Mais ainda, o perdão só existe no amor. Portanto, sabe perdoar quem muito ama. A reconciliação e o perdão são dons que o Senhor nos concede, de modo que nos tornamos capazes de perdoar, aos outros e a nós mesmos.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Agradeçamos ao Senhor seu amor e sua misericórdia para conosco e por ter nos ensinado a perdoar. Entreguemos a Ele as pessoas que sofrem a dor da falta do perdão e da reconciliação. Peçamos ainda: “Senhor, concede-nos um coração aberto à tua graça e ensina-nos a perdoar a quem ainda não amamos com verdadeiro amor fraterno”.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Incentivar a oração do perdão e da reconciliação nas relações familiares, de trabalho e sociais. Fazer do domingo um espaço para a família e para a fé é uma atitude bem prática e salutar par quem se professa seguidor de Jesus.

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

 

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 05 DE SETEMBRO de 2020 (sábado) 249º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

TEMOS DE IR À PROCURA DAS PESSOAS, PORQUE PODEM TER FOME DE PÃO OU DE AMIZADE.

(Santa Teresa de Calcutá)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA AMAZÔNIA

DIA DO IRMÃO

DIA DA AMIZADE VERDADEIRA

DIA DA CARIDADE

DIA DA COLECIONADORA DE BONECAS

DIA DO OFICIAL DE FARMÁCIA do

DIA INTERNACIONAL DA MULHER INDÍGENA

DIA NACIONAL DE COMBATE AO NEPOTISMO

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA FIBROSE CÍSTICA

DIA NACIONAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR FEDERAL

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto União (Santa Catarina) Tenório (Paraíba) Caseiros - Entre Rios do Sul - Imigrante - Itacurubi - Ivorá - Relvado - Riozinho - Saldanha Marinho - São José do Herval - Sede Nova- Taquaruçu do Sul Tupandi - Vila Lângaro - Vista Alegre - Vista Gaúcha (Rio Grande do Sul) Brasnorte (Mato Grosso)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANA PAULA MARCELO BUKIVICH (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) ROMILDO GALHASE (GBS– EQ 11 ENS MÃE IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça /SP) MIRTES “NÉIAS. MARCHI OLIVEIRA (Garça /SP) NEREIDE SOARES DUARTE (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) FABIANE   BARBOSA SILVA  HAVEROTH (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado - Visão e Ação /MS) VERA LUCIA MENEZES WEINGRILL (Lions Clube de Mairiporã /SP) REGINA HELENA MASTRANTONIO MIRANDA (JM Agropecuária-Garça /SP) THIAGO ZANCOPÉ SANTO PIETRO (Bauru /SP) NEUSA COSTA POLICINANI (Garça /SP) JOÃO BEZERRA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELIS ÂNGELA VERGÍLIO BONASSA e FABIO BONASSAó1997ó23 ANOS (Lions Clube de Garça /SP) AMÉLIA LAU PANZA e JOSÉ PANZA NETOó1954ó66 ANOS (LEME /SP) CLAUDETE AP. GUIDO PANINI e EDIVALDO LUIZ PANINIó1986ó34 ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)MÁRCIA SUELI PINHEIRO BELLINI e JOSÉ  AUGUSTO  BELLINI (Lions Clube de TUPÃ /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Santa Teresa de Calcutá dedicou toda sua vida aos mais pobres dos pobres (Skopje- Albânia 27/08/1910-05/09/1997), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu. No dia 10 de setembro de 1946, dia que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade – congregação fundada por Madre Teresa – como o “Dia da Inspiração”, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, Madre Teresa deparou com um irmão pobre de rua que lhe disse: “Tenho sede!”. A partir disso, ela afirmou ter tido a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres. No dia 04 de setembro de 2016, foi canonizada pelo Papa Francisco. A canonização da missionária foi decidida após a Igreja Católica ter aprovado seu segundo milagre, a “cura extraordinária” de um brasileiro.

SÃO LOURENÇO JUSTINIANO

SÃO HERCULANO

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus:  O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Os verdadeiros pregadores do Evangelho carregam a marca da cruz de Cristo. Nesse campo não há lugar para vaidades. Sejamos humildes e gratos a Deus pelos dons recebidos. 

– Oração 

PAI, TORNA-ME SENSATO NA PRÁTICA DAS EXIGÊNCIAS RELIGIOSAS, PARA EU BUSCAR, EM PRIMEIRO LUGAR, O QUE REALMENTE É DO TEU AGRADO E ESTÁ A SERVIÇO DA VIDA, CUJA FONTE ÉS TU.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 05 de setembro de 2020  sábado da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Viver à semelhança de Jesus é percorrer o caminho da cruz na fidelidade ao mestre, assumindo a vida como a lei maior a ser observada. 

 

1ª Leitura (1Cor 4,6b-15) – Padecemos fome, sede e nudez.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

6bIrmãos, apliquei essa doutrina a mim e a Apolo, por causa de vós, para que o nosso exemplo vos ensine a não vos inchar de orgulho, tomando o partido de um contra outro, e a “não ir além daquilo que está escrito”. 7Com efeito, quem é que te faz melhor que os outros? Que tens que não tenhas recebido? Mas, se recebeste tudo o que tens, por que, então, te glorias, como se não o tivesses recebido?

8Vós já estais saciados! Já vos enriquecestes! Sem nós, já começastes a reinar! Oxalá estivésseis mesmo reinando, para nós também reinarmos convosco! 9Na verdade, parece-me que Deus nos apresentou, a nós apóstolos, em último lugar, como pessoas condenadas à morte. Tornamo-nos um espetáculo para o mundo, para os anjos e os homens. 10Nós somos os tolos por causa de Cristo, vós, porém, os sábios nas coisas de Cristo. Nós somos os fracos; vós, os fortes. Vós sois tratados com toda a estima e atenção, e nós, com todo o desprezo.

11Até a presente hora, padecemos fome, sede e nudez; somos esbofeteados e vivemos errantes; 12fadigamo-nos, trabalhando com as nossas mãos; somos injuriados, e abençoamos; somos perseguidos, e suportamos; 13somos caluniados, e exortamos. Tornamo-nos como que o lixo do mundo, a escória do universo, até o presente.

14Escrevo-vos tudo isto, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos admoestar como meus filhos queridos. 15De fato, mesmo que tivésseis dez mil educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(144)

O Senhor está perto de quem o invoca!

 

 

– 05 de setembro de 2020  sábado da 22ª Semana Do Tempo Comum

Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão. - (Lc 6,1-5)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Sou o caminho, a verdade e a vida: / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”
3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A essência de Deus é o amor e a misericórdia”

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos

(Lucas 6,1)

Primeiro, é preciso entender que o sábado na mentalidade judaica, na cultura, na tradição judaica, ocupa um lugar central, porque observar a lei acima de tudo é guardar o sábado. A lei para quem vive a radicalidade da compreensão da letra está acima de todas as coisas: não se pode abrir mão do sábado, não se pode trabalhar aos sábados, não se pode, de forma alguma, realizar nada.

 

Eles entenderam a lei escrita, mas não entenderam o espírito dela. Eles entenderam que era para guardar o sábado, mas não entenderam por que o guardar. Guardar em honra, em respeito, em amor ao Senhor nosso Deus, mas a palavra fundamental é compreender o amor.

 

O amor a esse Deus não pode nos levar a sermos pessoas cegas, bitoladas, rigoristas, que estão preocupadas com a letra, mas não estão preocupadas com a essência da letra.

 

Aquilo que fazemos para Deus, em honra e amor a Ele, é para entrarmos na essência d’Ele. Então, eu cumpro os meus preceitos religiosos, vou à Missa, faço as minhas orações, mas não entro na essência de Deus, a qual nos revela justamente Jesus.

 

A essência de Deus é aquilo que Ele é: amor e misericórdia. Deus não é a lei pela lei, Ele não é o rigorismo pelo rigorismo. Deus não nos forma para sermos cegos, mas para abrirmos os nossos olhos.

 

“O amor a esse Deus não pode nos levar a sermos pessoas cegas, bitoladas e rigoristas”

 

Do que adianta guardarmos o sábado ou observarmos a lei se não enxergamos o pobre, o sofrido… Se não enxergamos quem está na nossa casa, se não enxergamos a dor do outro? “Eu sei que é sábado, mas os discípulos estão com fome, não comeram e estão arrasados. Debulhem as espigas e comam”. E Deus estava ali sendo agraciado, louvado e exaltado porque cuidou da fome e da necessidade do outro.

 

Jesus mesmo dá o exemplo de Davi: os pães estavam reservados aos sacerdotes, mas Davi, na sua fome, comeu aquilo que estava reservado somente a eles. A lei que não nos ensina a cuidar do outro, a nos voltarmos para o outro, a atender a necessidade do outro, essa lei não é divina ou não tem o espírito da graça.

 

Não é o problema da lei, mas o problema de quem a interpreta, é de quem olha a letra pela letra, é de quem olha as Escrituras pelas letras, mas não pelo Espírito. Por isso, que Deus nos conceda hoje o Espírito da graça, do amor e da misericórdia para entendermos que a pessoa humana, que o ser humano na fome, na sede, na carência e em tudo que vive é mais importante.

 

Quem ama a Deus cuida do seu próximo!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na Antiga Aliança, o sábado era reservado ao culto religioso e ao descanso; ninguém estava autorizado a trabalhar. Nem mesmo os animais (cf. Ex 20,8-11; Dt 5,12-15). Jesus não falta com o respeito ao sábado. É que ele põe o ser humano acima das prescrições sabáticas. Assim, ele liberta da doença algumas pessoas, em dia de sábado. Neste episódio, os fariseus confundem colheita da produção agrícola com o simples catar algumas espigas para matar a fome (necessidade urgente e inadiável). Jesus corrige a mentalidade dos fariseus dizendo que eles desconhecem as Escrituras, que eles tanto prezam e citam: “Vocês nunca leram o que fez Davi quando estava com fome?”. Jesus é maior do que Davi, que eles muito admiram e valorizam: “O Filho do Homem é Senhor do sábado”.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, “Filho do Homem”, os fariseus fazem tempestade num copo d’água: acusam teus discípulos como se tivessem cometido grave escândalo. Apenas debulhavam espigas para matar a fome, em dia de sábado. Citando as Escrituras, argumentas que as leis foram criadas para favorecer a vida humana. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 6,1-5 - O Filho do Homem é Senhor do sábado

 

Oração Inicial
A Palavra de Deus proposta para o nosso dia nos fala da misericórdia. Mais do que ofertas e sacrifícios, o Senhor espera de nós a vivência da misericórdia, que é fruto do amor. Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? Qual é o motivo da crítica dos fariseus? Qual é o significado do sábado para o povo? Qual é o ensinamento de Jesus?

“O fermento dos fariseus – denunciado por Jesus – era marcado por autossuficiência, orgulho e observância cega da lei. Ele se manifestava em qualquer situação. Lucas começa falando que era sábado. O Deuteronômio permitia arrancar espigas, mas os fariseus insistem que não era permitido fazer isto – trabalhar – em dia de sábado.

Jesus lembra o episódio do rei Davi, que ignorou a lei para alimentar seus soldados. Eles conheciam o fato, mas não sabiam entender seu verdadeiro sentido. Jesus não rejeita a lei sabática, mas assinala que sua observância não é a única maneira, nem critério único, de servir a Deus. O autor da lei e Senhor do sábado está mais preocupado em preservar a vida do homem.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Releia o Evangelho e procure escutar o que o Senhor tem a lhe dizer…
Qual caminho Ele me indica? Meditando e orando com esta Palavra escuto: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”. Estamos em tempo para mudar nossas atitudes. Se for preciso voltar para a estrada de Jesus que Ele lhe dê a força da conversão.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Consagração à misericórdia divina
“Ó misericordioso Jesus, infinita é a vossa bondade e inesgotáveis são os tesouros da vossa graça! Confio inteiramente na vossa misericórdia, que está acima de todas as vossas obras. Consagro-me a viver inteiramente no brilho esplendoroso de graça e amor que brotaram do vosso Sagrado Coração na cruz.

Desejo imitar-vos, praticando as obras de misericórdia espirituais e corporais, particularmente na conversão dos pecadores e dando auxílio, coragem e consolação a todos os pobres, infelizes ou doentes. Cuidai de mim, doravante, como consagrado vosso e vossa própria glória. Tudo receio da minha fraqueza, mas tudo espero da vossa misericórdia. Fazei com que toda a humanidade conheça o mistério insondável da vossa misericórdia e que ponha toda a confiança em Vós e vos adore para sempre. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Assumir o amor como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário