sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 ■ O homem espalha a semente na terra e vai dormir; a semente vai germinando e crescendo sem ele saber como. – (Mc 4,21-25)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 31 DE JANEIRO de 2025 (sexta-feira) 31º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO TENTES SER BEM SUCEDIDO, TENTA ANTES SER UM HOMEM DE VALOR.

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE

DIA MUNDIAL DO MÁGICO

DIA NACIONAL DAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL

DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO AMBIENTAL

DIA DO COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

DIA DE FAZER TUDO AO CONTRÁRIO

DIA DA FUNDAÇÃO DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS

DIA DA FUNDAÇÃO DO VLT DA BAIXADA SANTISTA-SP

DIA DA DESCOBERTA DAS CATARATAS DO IGUAÇU-PR

DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA METODISTA ORTODOXA NO BRASIL

DIA DA FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA ASEAN (AFF) NA MALÁSIA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barbosa (São Paulo)Agua Comprida - Rio Vermelho - Tarumirim (Minas Gerais)Jiquiriçá (Bahia) Bom Retiro do Sul - Campinas do Sul - Campo Bom - Guarani das Missões Iraí - Santa Bárbara do Sul - Ijuí (Rio Grande do Sul) Envira - Nhamundá (Amazonas) Monte Alegre de Sergipe - Riachuelo (Sergipe) Mato Rico (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MATHEUS CASSOLA DE BARROS (filho da Lucia/Pedro Barros-Barcelona /Espanha)ROBERTO MANTOVANI (PDG LC5 - Lions Clube de São José dos Campos /SP)DARCY BARBOSA MOREIRA VILELA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)JOSÉ ROBERTO CORREA (Lions Clube de Agudos /SP)SEBASTIÃO CARLOS DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)NEUSICLER AMARAL RAMOS (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS)ANTONIO XIMENES BENEVIDES (Lions Clube de Fortaleza /CE)SILVIO RUELA (ex-vereador de Garça - Cuiabá /MT)ROBERTO DA SILVA JÚNIOR (Garça /SP)VIVIANE CHIQUINI DE ARAUJO (Garça /SP)FABIANO MIZUKAMI (Garça /SP) IsabelE Regina Ferreira Leite (Garça /SP)  IsabelA CRISTina Ferreira BASSETO (Auditora Fiscal Prefeitura Municipal de Garça /SP) JOSÉ CLAUDIO MANCUZO JÚNIOR (Garça /SP) JOELAINE MACEDO AZEVEDO IZIDORO (Cabelereira Garça /SP) JOSÉ LUIZ LORENZETTI DE MELLO (Vitória /ES) FABIO AUGUSTO MACHADO (Ourinhos /SP) TELÊMACO FERNANDES JÚNIOR (advogado-Garça /SP) Pe. LUCIANO RUIZ TALARICO (Pároco da Paroquia de Nossa Senhora Aparecida de Queiroz /SP) FREI ALEF HENRIQUE PAVINI, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus Franca /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CLAUDIA DA FONSECA S. DOS SANTOS E GERALDO JOSÉ A. DOS SANTOS 💘1997 💘28 ANOS 💘Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)GERTRUDES MARTINS REZENDE e MARCOS SANTANA REZENDE 💘(Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ADRIANO DOS SANTOS ANDRADEó2009ó19 ANOS (Pároco das Paroquias Santa Luzia de Pracinha e da Sagrada Família de Lucélia /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO JOÃO BOSCO

Dom Bosco (Itália, 1815-1888), Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado “modelo por excelência” para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: “Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas” e se fez, ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima. Fundou a Congregação dos Salesianos e, com santa Maria Mazzarelo, as Filhas de Maria Auxiliadora.

SÃO CIRO DE ALEXANDRIA

SÃO CLÁUDIO DE CORINTO

SÃO DIODORO DE CORINTO

SÃO FRANCISCO XAVIER MARIA BIÁNCHI

SÃO GEMINIANO

SÃO JOÃO DE ALEXANDRIA

SÃO JÚLIO DE NOVARA

SÃO MAIDOC

SÃO METRANO

SÃO NICÉFORO DE CORINTO

SÃO PAPIAS DE CORINTO

SÃO SERAPIÃO

SÃO VALDO

SÃO VITOR DE CORINTO

SÃO VITORINO DE CORINTO

SANTA MARCELA

SANTO ABRAÃO

SANTO AGOSTINHO PAK CHONG-WON E 5 COMPANHEIROS

SANTO EUSÉBIO DE VIKTORSBERG

BEATA LUDOVICA ALBERTONI

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O grão de mostarda Mc 4,26-34 - O Reino de Deus é como uma semente de mostarda

  O Reino de Deus cresce no tempo certo; nossa missão é semear com fé.

 

Vossos sacerdotes, Senhor, se vistam de justiça e vossos santos exultem de alegria (Sl 131,9).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

A liturgia nos convida a perseverar na semeadura das sementes do Reino, mesmo diante das tribulações da vida cristã: “Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa”. São João Bosco foi um seguidor de Cristo que não recuou diante dos obstáculos da sua missão. Nasceu na Itália, em 1815, e lá faleceu em 1888. Muito se empenhou em favor da classe operária, com especial atenção pelos desempregados. Para auxiliar sua obra educativa, fundou a “Família Salesiana”. Peçamos ao Senhor o zelo pastoral desse santo educador.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, DÁ-ME UM CORAÇÃO SIMPLES PARA COMPREENDER A RIQUEZA DE ENSINAMENTOS ESCONDIDA EM TUAS PARÁBOLAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que suscitastes o presbítero São João Bosco como pai e mestre dos jovens, concedei que, inflamados pelo mesmo fogo da caridade, possamos procurar a salvação de nossos irmãos e irmãs e colocar-nos inteiramente ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 31 de janeiro de 2025sexta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum São João Bosco, presbítero, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 10,32-39) Suportastes longas e dolorosas lutas. Não abandoneis, pois, a vossa coragem. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 32lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. 33Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados. 34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. 35Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa. 36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. 37Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir virá e não tardará. 38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não encontrarei mais satisfação nele”. 39Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a salvação da alma.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 36(37)

 

A salvação de quem é justo vem de Deus!

1. Confia no Senhor e faze o bem, / e sobre a terra habitarás em segurança. / Coloca no Senhor tua alegria, / e ele dará o que pedir teu coração. – R

A salvação de quem é justo vem de Deus!

2.  Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; / confia nele, e com certeza ele agirá. / Fará brilhar tua inocência como a luz / e o teu direito como o sol do meio-dia. – R.

A salvação de quem é justo vem de Deus!

3.  É o Senhor quem firma os passos dos mortais / e dirige o caminhar dos que lhe agradam; / mesmo se caem, não irão ficar prostrados, / pois é o Senhor quem os sustenta pela mão. – R.

A salvação de quem é justo vem de Deus!

4. A salvação dos piedosos vem de Deus; / ele os protege nos momentos de aflição. / O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, † defende-os e protege-os contra os ímpios, / e os guarda porque nele confiaram. – R.

A salvação de quem é justo vem de Deus!

 

 

 

– 31 de janeiro de 2025sexta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum São João Bosco, presbítero, Memória  

 – Evangelho do dia 

 

O homem espalha a semente na terra e vai dormir; a semente vai germinando e crescendo sem ele saber como.  (Mc 4,21-25)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, Senhor dos céus e da terra, pois revelaste os mistérios do seu Reino aos pequeninos, escolhendo-os aos doutores! (Mt 11,25). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

 Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

31/01/25         

3ª SEXTA-FEIRA TC – C:

São João Bosco (Itália, séc. 19) apóstolo da juventude, fundador da família salesiana

 

Marcos 4,26-29: “Jesus disse à multidão: - O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou. O Reino de Deus é como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna a maior de todas as hortaliças”.

 

Jesus, o senhor veio até nós como uma semente divina, plantada dentro da história humana, para implantar o Reino de Deus em todas as gerações, até o final dos tempos. Proclamou a chegada do Reino de Deus, convocou seus primeiros discípulos, que após a sua ressurreição, evangelizaram muitos povos e muitas terras. Desde então, os cristãos sonharam que o Reino de Deus iria dominar o mundo todo rapidamente, na expectativa de que o fim do mundo estava próximo e que o senhor estava para voltar gloriosamente. No entanto, suas parábolas deixavam bem claro que o Reino de Deus não viria como uma conquista rápida ou violenta, mas como sementes espalhadas ao longo do tempo por toda a terra. Se o Reino é como semente, vai exigir paciência até que germine, brote e floresça, e isso acontece de dentro para fora, não pode ser imposto nem depende dos semeadores ficarem controlando o tempo para provocar a colheita. O senhor lembrou ainda que o Reino de Deus não é como um grande império que chega para dominar tudo. Mas,  é semelhante a um grão de mostarda, pequenina, que irá crescendo, não para dominar os povos, mas para oferecer a sombra da paz e da união a todos e fazer florescer o amor em todos os corações.

Senhor, se essa dinâmica do Reino era difícil para os primeiros cristãos, para nós é ainda mais incompreensível, porque vivemos num mundo em que tudo tem que ser produzido rapidamente. Hoje, há cristãos nostálgicos dos tempos em que a Igreja católica, sinal da presença do Reino de Deus, era um império poderoso. E nós, nem sempre nos empenhamos para evangelizar a nossa geração, porque é desafiador e os resultados são pequenos. Precisamos que o seu Espírito nos conceda o dom da paciência histórica, e nos convença de que não semeamos apenas para nós e para o nosso tempo. Como Peregrinos de Esperança, que sintamos a alegria de simplesmente semear e nunca desistir de fazê-lo, em casa e fora de casa. Que ressoe em nossos ouvidos aquele refrão: “Põe a semente na terra, não será em vão. Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão!”

 

Maria santíssima, nossa Mãe querida, a senhora foi a terra onde o Pai lançou a semente do seu  próprio Filho. Ele já brotou e nos deu o fruto da abundante Redenção. Continue a regar a nossa terra com o seu amor materno, para que a Palavra do seu Filho possa germinar em milhares de corações. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus anunciava a Palavra com muitas parábolas. Era um grande pedagogo, pois sabia que esse gênero literário seria muito mais potente diante do seu público: pessoas pobres e simples de Israel, em geral agricultores ou artesãos. As parábolas transmitem grandes ensinamentos de forma simples, descomprometida, criativa e aberta à imaginação. Penetram nossa mente e nosso coração, plantando ideias e valores, estimulando a convivência e os relacionamentos, promovendo o crescimento humano e espiritual, criticando ações perversas e convidando à transformação. No Evangelho de hoje, temos uma parábola que fala da semente que germina e cresce sem sabermos como. Na ação de evangelização, não há protagonistas, todos são convidados a semear. Não é necessário falar sempre de religião, mas, em cada ato, manifestar os valores do Evangelho.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 4,26-34 - O Reino de Deus é como uma semente de mostarda

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Rezemos pedindo a abertura do coração:

“Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a toda ambição mesquinha. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Oremos:

“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, guia-me nos passos de Jesus. Ajuda-me a compreendê-lo em sua entrega e em seus ensinamentos.”

 

O Evangelho de hoje é um convite à confiança na ação divina. Muitas vezes, tentamos controlar tudo, até mesmo o Reino de Deus. No entanto, Jesus nos ensina que, assim como a semente cresce sem que o agricultor compreenda como, o Reino se desenvolve no tempo de Deus, curando nossas ansiedades e fortalecendo nossa fé.

 

1. Leitura (Verdade)

O Senhor compara o Reino de Deus ao processo de crescimento de uma semente. Seu desenvolvimento acontece silenciosamente, sem que possamos compreender todos os detalhes. O importante é confiar, pois Deus está conduzindo tudo.

No contexto da época de Jesus, os reinos terrenos eram construídos sobre guerras, conquistas e desigualdade. Mas o Reino de Deus traz uma lógica diferente: é baseado no amor, na partilha e na vida nova. Pequenos gestos, muitas vezes invisíveis aos olhos humanos, são cultivados por Deus e transformados em frutos abundantes.

 

2. Meditação (Caminho)

O que este Evangelho diz ao seu coração hoje?

Jesus nos ensina que o Reino cresce mesmo quando não percebemos. Nem sempre vemos os frutos imediatamente, mas Deus age no silêncio e no tempo certo.

Diante das dificuldades, como está sua confiança em Deus?

 

Que possamos aprender com o agricultor a esperar com paciência, sem ansiedade, sabendo que a colheita virá. O Reino de Deus exige esforço em semear, mas também requer fé para esperar seu crescimento.

Cada gesto de amor, cada palavra de bondade e cada atitude de generosidade são sementes do Reino. Deus as cultiva para que produzam frutos abundantes.

3.Oração (Vida)

Pai, dá-me sensibilidade para perceber o Reino acontecendo ao meu redor, nos pequenos gestos de bondade e na luta por um mundo mais justo e fraterno.

Apresente ao Senhor suas intenções pessoais, familiares e sociais, confiando que Ele cuida de cada detalhe.

“Jesus, renovai em nós o amor à Palavra de Deus. Fazei-nos fiéis ao Evangelho, testemunhando-o com coragem na família e na sociedade. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você pode viver, hoje, o que Deus lhe revelou? Que sua vida seja um terreno fértil para a semente do Reino!

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos conceda a paz. Amém.

Abençoe-nos o Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP