terça-feira, 28 de janeiro de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 ■ Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. – (Mc 3,31-35)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 28 DE JANEIRO de 2025 (terça-feira) 28º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

CORAGEM É A RESISTÊNCIA AO MEDO, DOMÍNIO DO MEDO, E NÃO A AUSÊNCIA DO MEDO.

(Mark Twain)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

DIA NACIONAL DE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

DIA DOS PORTUÁRIOS

DIA DA LEI DE ABERTURA DOS PORTOS

DIA DA CARTA RÉGIA

DIA MUNDIAL DA NEVE

DIA DO COMÉRCIO EXTERIOR

DIA MUNDIAL PELA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2

DIA DOS CORAIS DA AMAZÔNIA

DIA DA PRIVACIDADE DE DADOS

DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DR. LEOPOLDO BEVILACQUA (HRLB) EM PARIQUERA-AÇU-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO ARQUEOLÓGICO, HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PERNAMBUCANO EM RECIFE

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA-PR (UEL)

 

INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apucarana - Pitanga (Paraná)Castanhal (Pará) Giruá - Santo Cristo (Rio Grande do Sul) Curvelandia - Nova Santa HelenaRondolandia - Santo Antônio do Leste (Mato Grosso) Puxinanã (Paraíba) Senador Canedo (Goiás)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIO PEREIRA (Primo-Garça /SP)CLODOALDO GASPOROTI (Macatuba /SP)KATIA PINFARI MODESTO (Andradina /SP)WALTER AP RIBEIRO JUNIOR (Ilha Solteira /SP)LUCIANA DE OLIVEIRA RAMOS DE ALMEIDA (Dracena /SP) LUIZ ANTONIO SANITÁ (Guararapes /SP) PAULO CANSINI (Fotografo-Marília /SP) EMERSON ALVES (representante comercial Garça /SP) SUSHILA NINFA RODRIGUES AGUIAR (Garça /SP) OLIMPIO SANTOS (Micro empresário-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: RAFAELA C. HENRIQUE GODOI E ROBERTO GODOI JUNIOR💘2012 💘13ANOS (Equipe 10 Nossa Sra. das Famílias Setor de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. RUI RODRIGUES DA SILVAó2000ó25 ANOS (Pároco da Paroquia de Santo Antônio de Pádua de Adamantina /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO TOMÁS DAQUINO

TOMÁS (Itália, 1226-1274), aos 18 anos entrou na Ordem dos Dominicanos. Aprofundando-se nos estudos filosóficos e teológicos, elaborou a síntese de seu pensamento na Suma Teológica. Pessoa amável e amiga dos confrades, dedicou sua vida à oração, à pregação e ao ensino.

SANTO ÁGUEDA LIN ZHAO

SÃO JERÔNIMO LU TINGMEI

SÃO JOÃO DE RÉOMÉ

SÃO JOSÉ FREINADEMETZ

SÃO JOÃO DE RÉOMÉ

SÃO JULIÃO DE CUENCA

SÃO LOURENÇO WANG BING

SÃO TIAGO DA PALESTINA

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Quem Faz a Vontade de Deus Faz Parte da Família de Jesus - Mc 3,31-35 - A família de Jesus

Quem faz a vontade de Deus nunca está sozinho; pertence à família de Jesus..

 

No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória (Eclo 15,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Jesus afirma que nosso parentesco com ele nasce da fé. Cabe-nos aceitar seu convite para fazermos parte de sua família, composta daqueles que fazem a vontade de Deus. Santo Tomás de Aquino entrou nessa dinâmica. Nasceu na Itália em 1225 e lá faleceu em 1274. Homem humilde e de profunda vida espiritual, fez da ciência e do estudo o caminho de sua santificação. Celebrando sua memória, rezemos por todos os professores e estudantes de teologia.

 

– Oração 

 

“PAI, ENSINA-ME A PAUTAR MINHA VIDA PELA FIDELIDADE À TUA VONTADE, PARA QUE EU FAÇA PARTE DE TUA FAMÍLIA, FUNDADA PELA AÇÃO DE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que engrandecestes Santo Tomás pela busca da santidade e pelo amor à ciência sagrada, concedei-nos a graça de compreender os seus ensinamentos e imitar os seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 28 de janeiro de 2025terça-feira da 3ª Semana do Tempo Comum Santo Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 10,1-10) Eis que eu venho, ó Deus, para fazer a tua vontade. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1a Lei possui apenas o esboço dos bens futuros e não o modelo real das coisas. Também, com os seus sacrifícios sempre iguais e sem desistência repetidos cada ano, ela é totalmente incapaz de levar à perfeição aqueles que se aproximam para oferecê-los. 2Se não fosse assim, não se teria deixado de oferecê-los se os que prestam culto, uma vez purificados, já não tivessem nenhuma consciência dos pecados? 3Mas, ao contrário, é por meio desses sacrifícios que, anualmente, se renova a memória dos pecados, 4pois é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei -, 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício para estabelecer o segundo. 10É graças a essa vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 39(40)

 

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

1. Esperando, esperei no Senhor, / e, inclinando-se, ouviu meu clamor. / Canto novo ele pôs em meus lábios, / um poema em louvor ao Senhor. – R.

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

2. Sacrifício e oblação não quisestes, / mas abristes, Senhor, meus ouvidos; / não pedistes ofertas nem vítimas, † holocaustos por nossos pecados. / E então eu vos disse: “Eis que venho!” – R.

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

3.  Boas-novas de vossa justiça † anunciei numa grande assembleia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios! – R.

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

4. Proclamei toda a vossa justiça, † sem retê-la no meu coração; / vosso auxílio e lealdade narrei. / Não calei vossa graça e verdade / na presença da grande assembleia. – R.

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

 

 

 

– 28 de janeiro de 2025terça-feira da 3ª Semana do Tempo Comum Santo Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja, Memória  

 – Evangelho do dia 

 

Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.  (Mc 3,31-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

 Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 34E, olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

28/01/25

        3ª TERÇA-FEIRA TC – C:

Santo Tomás de Aquino, teólogo dominicano (Itália, séc. 13)

 

Marcos 3,31-35: “Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos... Então lhe disseram: - Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura. Ele respondeu: - Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, [Jesus] disse: - Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”

 

Jesus, sua vida começou dentro de uma pequena família: o senhor, sua mãe Maria e seu pai José, que guardavam consigo o mistério indescritível da sua Encarnação. Mas, naquele tempo, a ideia de família compreendia todo o clã familiar, que desconhecia o mistério da presença divina dentro da casa de Nazaré. Um mistério que ia muito além da pertença a uma família humana e à cultura de um só povo. O senhor viera para dar início a uma nova humanidade, redimida pelo amor gratuito da Trindade santa. Sua missão era iniciar uma nova família humana, que não seria mais identificada e limitada pelos laços do sangue. O Reino de Deus, anunciado pelo senhor, deveria incluir todos os que acolhessem a vontade do seu Pai e colocassem em prática a sua Palavra. O senhor nos deu o batismo como o sacramento que nos faz nascer para esta nova família, a sua verdadeira família, na qual o senhor é o primogênito dos ressuscitados.

Senhor, sua Mãe e seus discípulos foram os primeiros a integrarem essa família de fé e de união fraterna. Eu também fui batizado e pertenço por direito à sua família. Ajude-me a permanecer na sua família, fortalecendo-me com o seu Espírito, para que adquira a sabedoria do Evangelho, seja digno de tê-lo como meu Irmão e Redentor, e testemunhe a alegria de viver e crescer dentro da comunidade da sua Igreja, como Peregrino de Esperança.

 

Maria santíssima, a senhora, que aos pés da cruz, tornou-se a Mãe da nova família do seu Filho, me acompanhe bem de perto e não permita que eu me afaste dela jamais. Que este Ano santo renove minha alegria e minha fidelidade como cristão vivo e ativo dentro da minha Igreja. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Uma leitura superficial do Evangelho de hoje provavelmente causaria surpresa e um impacto negativo, afinal é estranho ver Jesus refutar sua própria Mãe: “Quem é minha mãe?”. Palavras duras, não fosse sua resposta à própria pergunta: “Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Quem, como Maria, na anunciação, é capaz de dizer: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim como você me disse” (Lc 1,38), esse é irmão e irmã de Jesus. Interessante notar que, em hebraico, a cultura que caracteriza o contexto desta narrativa, existe uma só palavra para designar tanto os irmãos quanto os primos: “ach”. Portanto, quando o Evangelho diz que os “irmãos” de Jesus o procuravam, significa que são os membros da sua família, provavelmente filhos dos irmãos de Maria ou de José.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,31-35 - A família de Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

No Evangelho de hoje, Jesus ensina que o requisito para fazer parte da “Família Divina” é cumprir a vontade de Deus. Essa vontade, revelada por seu Filho, nos chama a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Permita que essa mensagem ilumine seu coração e conduza sua caminhada espiritual para uma união mais profunda com a família divina.

Oremos:
“Divino Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho, vemos Jesus colocando a vontade do Pai acima de qualquer vínculo familiar. Nem mesmo sua mãe e seus parentes podem interferir na missão para a qual ele foi enviado.

O texto do Evangelho de hoje nos leva a admirar Maria, a mãe de Jesus, como exemplo perfeito de obediência à vontade de Deus. Ela é o coração da família, sendo fonte de acolhimento e sabedoria. No entanto, Jesus ultrapassa os laços de sangue, inaugurando uma nova família: a família dos que, em qualquer tempo e lugar, se colocam à disposição de Deus e praticam sua palavra.

 

2. Meditação (Caminho)

O que essa mensagem diz ao seu coração? Leia o Evangelho novamente, pausadamente. Deixe o Espírito Santo tocar sua vida por meio das palavras de Jesus.

Somos parentes de Jesus quando buscamos refletir sua vida em nossas ações, seja na oração, seja no esforço diário de fazer a vontade do Pai. Esse vínculo se fortalece quando ajudamos nossos irmãos necessitados e dizemos “sim” a Deus, mesmo diante das dificuldades.

Como você tem vivido essa verdade em seu dia a dia? Reflita sobre suas escolhas e atitudes, e peça a graça de crescer na fé e no amor.

3.Oração (Vida)

Aproxime-se de Deus em oração. Abra seu coração, compartilhe suas preocupações e agradeça pelas bênçãos recebidas. Reze também pelos que estão ao seu redor, pedindo ao Senhor que lhes conceda força e fé.

Que o Senhor nos ajude a ser verdadeiros familiares de Jesus, seguindo o exemplo de Maria, com amor e solidariedade para com os irmãos.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra de Deus nos compromete a agir. Como você pode viver esse compromisso a partir das reflexões feitas?

 

Bênção

 

Que Deus Pai te abençoe e te guie.

Que Ele esteja sempre à sua frente para mostrar o caminho, atrás de você para sustentá-lo, e acima de você para protegê-lo.

Que a luz divina aqueça seu coração e ilumine seus passos, agora e sempre. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário