sábado, 15 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Comeram e ficaram satisfeitos. – (Mc 7,31-37)

 


 
ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 15 DE FEVEREIRO de 2025 (sábado) 46º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

HUMILDADE É O ÚLTIMO GRAU DA SABEDORIA.”

(DESCONHECIDO)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER INFANTIL

DIA INTERNACIONAL DE ANGELMAN

DIA DA FUNDAÇÃO CERVEJARIA HEINEKEN

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Anamã (Amazonas)  Cornélio Procópio Palmeira - São João do Triunfo  (Paraná)São Miguel do Oeste (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: josé mauro de araujo (primo Brasilia /DF) CAMILA BALBINO ROSSI (Prima - São Paulo / SP) VIVIANE MARTINS DE MOURA NÓBREGA (PDG-LB-2-Lions Clube-Senador Canedo-Goiania /GO) ALZIRA IATICOLA BUENO (Lions Clube de Vera  Cruz/SP)FÁTIMA  SONIA  BIZI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)  SAULO  ARÃO  CAMARGO (Lions Clube de Herculândia /SP) EDUARDO MURAD (São Paulo / SP) MARIA LUIZA CASTILHO (Garça / SP)LEVI FERREIRA NEVES (Garça /SP)IARA REHDER (Marilia / SP) Cleuza Coelho (Bauru /SP)MILTON LUIS CALESCO (Garça / SP) LUIZ ANDRE BETTONI GARAVASO (Dataplace Garça / SP) BRUNO JORGE  SILVA (Pacaembu /SP) jean marinho junior (Ilha Solteira /SP)Elizeu Tenório Cavalcante, (Agudos /SP)GLAUCIA OGASAWARA SOARES (esteticista- Garça /SP) ÉRIKA BUCHIGNANI PINELLI (Bióloga Prefeitura Municipal-Garça /SP)ANDRESSA PEDROLLI  (Garça /SP) Padre PAULO JOAQUIM DE SOUZA (Pároco da Paroquia São Francisco de Assis de Adamantina /SP) RENATO NEUBERN LOVATO (Marília /SP)ROSANE GALVÃO ALVES Garça /SP) HELOÍSA DE CASTRO ALMEIDA DA SILVA  (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO casal: ALINE MORENO FERREIRA PELEGRINE e CASSIANO PELEGRINE DE SOUZAó2014ó11 ANOS (Equipe 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO-Setor de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Padre ANDERSON MESSINA PERINI ó2010ó15 ANOS ó (Par. Jesus Bom Pastor (Diocese de Santo André /SP) Padre TONY FUNABASHI TAKUNOó2010ó15 ANOS ó (Vigário Paroquial de São Pedro Apóstolo de Garça /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO CláudiO de La Colombiere

SANTOS Faustino de Bréscia e Jovita

SANTO ÁGAPE

SANTO ÍSICO

SANTO ONÉSIMO ESCRAVO

SANTA GEORGINA

SÃO BARALO

SÃO DECOROSO

SÃO JOSIPO

SÃO QUINÍDIO

SÃO SEVERO DE ANTRODOCO

SÃO SIGFRIDO

SÃO SÓSIMO

SÃO TEOTÔNIO

SÃO VALFREDO

BEATO MIGUEL SOPOCKO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A Segunda Multiplicação dos Pães: O Banquete da Eucaristia Pegou os pães, deu graças, partiu-os… (Mc 8,1-10)

Na Eucaristia, encontramos a verdadeira abundância que nos alimenta e nos une como corpo e espírito de Cristo.

 

Antífona 

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor (Sl 94,6s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Um profundo estudioso da Bíblia dizia que “não é possível restabelecer a ordem perturbada da vida sem levar em conta o lugar que Deus deve ocupar na vida das pessoas”. Reconheçamos nossos erros e a necessidade da misericórdia do Senhor, que sempre vem em socorro das nossas fragilidades e carências.

 

– Oração 

 

“PAI, LIVRA-ME DO ISOLAMENTO A QUE O PECADO QUER ME REDUZIR. SÓ ASSIM IREI RECUPERAR A PLENA CAPACIDADE DE ESTAR EM COMUNICAÇÃO PROFUNDA CONTIGO E COM O MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Velai, Senhor, nós vos pedimos, com incansável amor sobre a vossa família; e porque só em vós coloca sua esperança, defendei-a sempre com vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 15 de fevereiro de 2025 sábado da 5ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 3,9-24) E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra.. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

9O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 16À mulher ele disse: “Multiplicarei os sofrimentos da tua gravidez: entre dores darás à luz os filhos; teus desejos te arrastarão para o teu marido, e ele te dominará”. 17E disse em seguida a Adão: “Porque ouviste a voz da mulher e comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer, amaldiçoado será o solo por tua causa! Com sofrimento tirarás dele o alimento todos os dias da tua vida. 18Ele produzirá para ti espinhos e cardos e comerás as ervas da terra; 19comerás o pão com o suor do teu rosto até voltares à terra de que foste tirado, porque és pó e ao pó hás de voltar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes. 21Então o Senhor Deus fez para Adão e sua mulher túnicas de pele e as vestiu. 22Disse, depois, o Senhor Deus: “Eis que o homem se tornou como um de nós, capaz de conhecer o bem e o mal. Não aconteça, agora, que ele estenda a mão também à árvore da vida para comer dela e viver para sempre!” 23E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra donde fora tirado. 24Expulsou o homem, e colocou a oriente do jardim de Éden os querubins, e a espada lam­pejante de chamas, para guardar o caminho da árvore da vida.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 31(32)

 

R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

1. – Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus.      

R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

2. Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

3. Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.

R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

4. Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

 

 

 

– 15 de fevereiro de 2025 sábado da 5ª Semana do Tempo Comum   

 – Evangelho do dia 

 

Comeram e ficaram satisfeitos.  (Mc 7,31-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”. 4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”. 6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. 7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

15/02/25

        5º SÁBADO TC – C

 

Marcos 8,1-2.6-7: “Havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: - Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer... Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo. Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também”.

 

Jesus, a compaixão é a palavra que mais se repete no Evangelho para expressar o que o senhor sentia quando se encontrava cercado pela multidão daqueles que o procuravam. O senhor demonstrava uma sensibilidade imensa e uma solidariedade concreta, que o faziam perceber as necessidades da multidão, antes que alguém viesse lhe avisar ou pedir. Na multiplicação dos pães e dos peixes, não se tratava apenas de mostrar o seu poder divino, mas de ensinar que os bens necessários a todos, como os alimentos, quando são repartidos com generosidade, Deus sempre sempre se encarrega de realizar os milagres. Eis a lição que até hoje nós ainda não aprendemos. São tantos aqueles que acham natural e até de direito, receber, jamais partilhar, amontoar e desperdiçar. São pessoas cujo ‘Eu e Meu’ sempre passa à frente do ‘Nós e do Nosso’, não somente na sociedade e na comunidade, mas até mesmo dentro de nossas casas. Por isso, vivemos o escândalo da fome em nossas ruas e bairros pobres, e da carência de alimentos em tantas regiões do mundo. Essa é a contradição perigosa com o seu modo de agir e com as propostas do seu Evangelho. O mundo não é justo, não somente porque há gente maldosa e gananciosa demais, mas também porque nós, cristãos, não somos coerentes com a fé que dizemos ter no senhor. Senhor, entramos neste Ano santo convidados a sermos Peregrinos de Esperança, buscando juntos caminhos de paz, de justiça e de amor entre nós, ainda que o mundo continue criando guerras, situações dolorosas e sofrimentos provocados pelo poder e pela ganância dos homens. Senhor, que possamos atravessar este ano levando esperança a todos, não somente com palavras, mas com gestos de solidariedade e de fraternidade. Faça-nos participar da sua sensibilidade e do seu cuidado diante da vida do nosso povo, e que imitemos a grande lição da partilha fraterna que o senhor nos deu na multiplicação de tão poucos pães e peixes.

 

Maria santíssima, não permita que falte o alimento de cada dia sobre a mesa do nosso povo, e que nossas mãos estejam sempre abertas para repartir o que temos com quem nada tem. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O relato da multiplicação dos pães é um exemplo simbólico de como Cristo supre todas as nossas necessidades. A vinda de Jesus ao mundo devolve a condição da graça ao ser humano, que é novamente alimentado por Deus, como era no paraíso. Curioso que o Evangelho de Marcos apresenta duas narrações da distribuição dos pães e peixes (Mc 6,35-44 e Mc 8,1-10). Não sabemos exatamente se se trata do mesmo episódio ou se o evento milagroso se repetiu. Provavelmente se repetiu, mais do que duas vezes, visto que Jesus era constantemente seguido pela multidão por uma região deserta, onde é difícil encontrar alimento. Isso sem mencionar que a maioria dos que o seguiam eram pobres. Entre um evento e outro narrado por Marcos, vemos pequenas diferenças, certamente carregadas de simbolismo compreendido pelos leitores da época. Por exemplo, o número de pães varia (cinco na primeira distribuição e sete agora), assim como o número de pessoas (4 ou 5 mil?) e, o mais curioso, a quantidade de cestos de sobra (doze cestos antes, sete cestos agora). Será apenas uma questão de matemática?

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Pegou os pães, deu graças, partiu-os… (Mc 8,1-10)

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

“Tenho compaixão dessa multidão… pois estão com fome…” Coloque-se na cena em que Jesus se compadece das pessoas que o seguem em busca de Seus ensinamentos, da Palavra de vida. Você também sente fome? Abra seu coração para que o Senhor venha saciar sua alma. Permita que o amor misericordioso de Deus preencha o seu ser e, ao final desta oração, você possa declarar com fé: “Jesus fez todas as coisas bem.” Ele o/a abençoará e saciará sua sede de vida e paz.

Oremos:
“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, rompe toda barreira de preconceito diante das pessoas necessitadas. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que o texto bíblico nos ensina? Leia o Evangelho várias vezes, se necessário, e destaque os verbos e personagens presentes. O que acontece ao longo da narrativa? Qual é o tema central?

Jesus, em Sua época, viu o que todos os cristãos sensíveis e solidários veem ao longo de todas as gerações: basta olhar ao redor para perceber que o mundo está cheio de fome. Fomes de várias naturezas que afligem as pessoas e todas as criaturas de Deus. E muitas vezes escutamos acusações como: “Se Deus existisse, não haveria fome no mundo…” ou “Por que Deus permite tanta miséria e nada faz?” É fácil culpar Deus por tudo o que dá errado, mas isso é fruto da opção que Deus fez de depender de nossa ajuda. Por isso, Jesus pergunta aos discípulos: “O que vocês têm para dar?” Quando a resposta é pouco, Ele multiplica. Porém, o ato de repartir é algo que cabe a nós.

2. Meditação (Caminho)

O que o Evangelho nos diz hoje? Meditar não é deixar a mente vazia; é permitir que a Palavra toque o coração. Ao voltar à leitura do texto, abra seu coração para que o Senhor o toque profundamente.

Esteja disposto a estender suas mãos e seu coração aos necessitados. Tenha a coragem de deixar Jesus realizar, através de você, o milagre da multiplicação. E você verá que, ao fazer o bem ao próximo, o Senhor sempre proverá o que você precisa, sem jamais faltar nada!

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de expressar sua resposta a Deus. O que você viveu e experimentou com a Palavra? Sua oração pode ser de louvor, ação de graças, súplica ou perdão. O mais importante é apresentá-la a Deus com sinceridade, e também incluir as realidades que o cercam.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Permita-se ser tocado pela ação de Jesus. Compreender o infinito Amor de Deus por nós e caminhar em Seu caminho é o compromisso que assumimos como cristãos. O que você fará de concreto hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do Evangelho?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele mostre a Sua face a nós e se compadeça de nós. Amém.

Que Ele volte para nós Seu olhar de misericórdia e nos dê paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário