quarta-feira, 20 de agosto de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! <<<==>>>Ou estás com inveja porque estou sendo bom? – (Mt 20,1-16a)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 GARÇA/SP, 20 de agosto de 2025 (quarta-feira) 232º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AQUILO QUE SE FAZ POR AMOR ESTÁ SEMPRE ALÉM DO BEM E DO MAL.

(Friedrich Nietzsche)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO MAÇON

DIA DO VIZINHO

DIA MUNDIAL DA UNIÃO

DIA DO MOSQUITO

DIA DO ANIMAL ABANDONADO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-RS (FURG)

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL PRESIDENTE CASTRO PINTO EM SANTA RITA-PB

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rincão - São Bernardo do Campo - Tambaú (São Paulo) Assis Chateaubriand - Santo Antônio da Platina (Paraná) Barra de Santo Antônio - Palmeira dos Índios (Alagoas)Catalão (Goiás)  Afuá (Pará) Ibiquera (Bahia )Pilões - Pilõezinhos (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PDG MARIA FIGUEIRA DE SOUZA “Mariinha” (DLC8–Lions Clube de Paranaíba /MS)PDG MARCIA SUELI CARVALHAL ALTAFIM (DLC8–Lions Clube de Vera Cruz /SP)PDG FRANCISCO MAURICIO GOMES DA SILVA (DLC2 – Lions Clube de São Paulo Monções /SP)FERNANDO MARINELLO (Lions Clube de BAURU ESTORIL/SP) CARLOS HENRIQUE  NUNES VILLA VERDE  (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP) FRANCISCO MIRANDA (Lions Clube RJ Empresarial Zona Oeste- Rio de Janeiro /RJ)BRUNO MONTEIRO NANDES NETO (filho do Bruno Macrocontábil Conessa-Garça/SP) LUCIANA CERTO MANCHINI (Garça/SP)EDSON LIMA MARÇAL (Garça /SP) LILIA MARIA ALMEIDA (Rio de Janeiro /RJ)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Bernardo (França, 1090-1153), é considerado um dos pais da Ordem de Cister, na qual ingressou pouco tempo depois de sua fundação. Seus sermões são preciosos comentários à Bíblia e à liturgia. Foi homem de muito estudo e de grande contemplação.

■ SÃO BERNARDO DE SENA

SÃO CRISTÓVÃO DE CÓRDOVA

SÃO FILIBERTO

SÃO LEOVIGILDO

SÃO MÁXIMO DE CHINON

SÃO ZEFERINO

SÃO SAMUEL

SANTA MARIA DE MATTIAS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

 

 Parábola dos trabalhadores na vinha   Mt 20,1-16a - O Senhor convida trabalhadores em todas as horas

 

No Reino de Deus, a generosidade divina supera as expectativas humanas, e os últimos podem ser os primeiros.

 

– Antífona 

 

– O Senhor enriqueceu São Bernardo com o espírito de sabedoria e ele abriu para o povo de Deus os mananciais de sua doutrina.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Bernardo (França 1090-1153), pregador, místico e escritor, foi abade e conselheiro de papas, bispos e reis. Dedicou-se às mais graves questões político-sociais do seu tempo. Seus sermões são preciosos comentários à Bíblia e à liturgia. Por seu amor a Maria e seus escritos marianos, era denominado o cantor de Nossa Senhora. A seu exemplo, busquemos alicerçar nossa vida numa profunda espiritualidade, que nos ajude a ser generosos trabalhadores na vinha do Senhor.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE EU JAMAIS ME DEIXE LEVAR PELO ESPÍRITO DE AMBIÇÃO E DE RIVALIDADE, CONVENCIDO DE QUE, NO REINO, SOMOS TODOS IGUAIS, TEUS FILHOS.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, fizestes do abade São Bernardo, inflamado de zelo por vossa casa, uma luz que brilha e arde na Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, que fervorosos no mesmo espírito caminhemos sempre como filhos da luz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 20 de agosto de 2025 quarta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum – São Bernardo, abade e doutor da Igreja, Memória –

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Jz 9,6-15) Dissestes: é um rei que deve reinar sobre nós, quando o Senhor vosso Deus é o vosso rei.  Leitura do Livro dos Juízes:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naquele tempo, 6 todos os habitantes de Siquém e os de Bet-Melo se reuniram junto a um carvalho que havia em Siquém e proclamaram rei a Abimelec. 7 Informado disso, Joatão foi postar-se no cume do monte Garizim e se pôs a gritar em alta voz, dizendo: “Ouvi-me, moradores de Siquém, e que Deus vos ouça. 8 Certa vez, as árvores resolveram ungir um rei para reinar sobre elas, e disseram à oliveira: ‘Reina sobre nós’. 9 Mas ela respondeu: ‘Iria eu renunciar ao meu azeite, com que se honram os deuses e os homens, para me balançar acima das árvores?’ 10 Então as árvores disseram à figueira: ‘Vem e reina sobre nós’. 11 E ela lhes respondeu: ‘Iria eu renunciar à minha doçura e aos saborosos frutos, para me balançar acima das outras árvores?’ 12 As árvores disseram então à videira: ‘Vem e reina sobre nós’. 13 E ela lhes respondeu: ‘Iria eu renunciar ao meu vinho, que alegra os deuses e os homens, para me balançar acima das outras árvores?’ 14 Por fim, todas as árvores disseram ao espinheiro: ‘Vem tu reinar sobre nós’. 15 O espinheiro respondeu-lhes: ‘Se deveras me constituís vosso rei, vinde e repousai à minha sombra; mas se não o quereis, saia fogo do espinheiro e devore os cedros do Líbano!'”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Pistas para reflexão: Na fábula, vemos as “arvores nobres” – a oliveira, a figueira e a videira – recusarem-se a reinar. O espinheiro, que só tinha espinhos para oferecer, propõe-se a assumir o poder e incita os outros a se sujeitarem a ele. Nem sempre escolhemos bons líderes para governar..

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 20(21)

 

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

1. Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; / quanto exulta de alegria em vosso auxílio! / O que sonhou seu coração, lhe concedestes; / não recusastes os pedidos de seus lábios. R.

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

2.  Com bênção generosa o preparastes; / de ouro puro coroastes sua fronte. / A vida ele pediu, e vós lhe destes, / longos dias, vida longa pelos séculos.R.

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

3. É grande a sua glória em vosso auxílio; / de esplendor e majestade o revestistes. / Transformastes o seu nome numa bênção / e o cobristes de alegria em vossa face. R.

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

 

 

 

– 20 de agosto de 2025 quarta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum – São Bernardo, abade e doutor da Igreja, Memória –

– Evangelho do dia 

 

Ou estás com inveja porque estou sendo bom?   (Mt 20,1-16a)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– A Palavra do Senhor é viva e eficaz: / ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

R. Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1 “O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3 Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4 e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5 E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6 Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7 Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8 Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ 9 Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10 Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11 Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12 ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13 Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14 Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15 Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16a Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Pistas para reflexão: A parábola dos trabalhadores revela que a retribuição de Deus às pessoas é gratuita e que a salvação é fruto de sua misericórdia.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

20/08/25

20ª QUARTA-FEIRA TC – AI:

Festa de São Bernardo de Claraval, monge cisterniense (França, séc. 12)

 

Mateus 20,1-2.7.9-10.16: Disse Jesus: “O Reino dos Céus é semelhante a um fazendeiro que, logo de manhã, saiu para contratar trabalhadores para sua vinha. Combinou com eles que pagaria um denário por dia e mandou-os para sua vinha... Pelas cinco da tarde, saiu ainda e encontrando outros que lá estavam, disse-lhes... - Ide também vós trabalhar na minha vinha... Chegaram os das cinco horas da tarde e cada um recebeu um denário. Chegada a vez dos primeiros, eles pensaram que iriam receber mais. Mas receberam também um denário... Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.”

 

Jesus, as suas parábolas visualizavam para o povo a novidade maravilhosa do Reino dos Céus, anunciado pelo senhor. Era um Reino no qual não se podia entrar por méritos de precedência, porque estava aberto a todos os povos e a todas as pessoas, de todos os lugares e de todos os tempos. Quem aceitasse o seu convite, seria sempre bem recebido na sua vinha e receberia o mesmo pagamento daqueles que haviam chegado primeiro. Afinal, a ‘moeda de prata’ do seu Reino é a vida eterna, que depende somente do amor que praticamos ao trabalhar na sua vinha, independente da hora em que chegamos e da geração a que pertencemos. O senhor encarnou-se no meio de um povo que se considerava o primeiro e o único povo eleito e merecedor de todos as recompensas divinas. Os outros povos eram desprezados, quase como se fossem cães. Dentro do seu próprio povo, havia uma hierarquia, que exaltava os cumpridores da Lei e discriminava os que não obedeciam a todas as regras e tradições humanas. O senhor veio arrancar pela raiz esse tipo de presunção religiosa. Eis o sentido da parábola dos trabalhadores da vinha.

Senhor, nós fazemos parte daqueles que não chegaram na primeira hora, e alguns certamente vão chegar na última hora, mas para todos o senhor conquistou o direito ao seu amor redentor, igual ao povo descendente de Abraão, Isaac e Jacó. Somos agradecidos, porque, desde o nosso batismo, fomos convidados a trabalhar na sua vinha, e esperamos com alegria a ‘moeda de prata’ do seu amor. Mas, que seu Espírito nos livre de qualquer presunção religiosa e de toda discriminação diante daqueles que chegam depois de nós. Que possamos nos alegrar com todos que entram em nossas comunidades, porque todos dependemos da sua misericórdia e do seu perdão. Tudo o que sonhamos é que possamos caminhar e trabalhar juntos na sua vinha, para que todos, desde os primeiros até os últimos, cheguemos um dia à comunhão trinitária da vida eterna.

 

Maria santíssima, trabalhadora de primeira hora, a senhora sempre nos acolhe a todos, não importa a hora em que cheguemos. Interceda para que todos os homens e mulheres aceitem o convite de trabalhar na vinha do seu Filho. Conceda-nos a alegria de receber com alegria todas as gerações em nossa Igreja, porque acolher bem, também é partilhar esperança e é evangelizar. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os cargos de liderança são sempre um serviço que deve ser executado em favor dos mais simples. Através de uma parábola, o Evangelho de hoje exemplifica e aprofunda esse sentido. Jesus mostra que um patrão justo é aquele que garante o essencial a todos, que trata a todos igualmente e dá a todos as mesmas oportunidades. No Reino, não há espaço para a exclusão, para a marginalização e para a injustiça. As portas estão sempre abertas para todos, já que todos são destinatários do amor e da salvação. Jesus mostra ainda que Deus é o líder justo, pois se dá totalmente a cada um: não pode ser divido. E seu modo de doação serve para que aprendamos a nos doar generosamente aos demais. Quem se doa plenamente se coloca no último lugar, mas Deus o reconhece como maior de todos os outros.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

  Mt 20,1-16a - O Senhor convida trabalhadores em todas as horas

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Quando a Palavra toca o nosso coração, ela nos transforma profundamente. Quem é humilde a recebe e busca viver segundo os seus ensinamentos.
Em silêncio, busque a presença de Deus e permita que Ele habite em seu ser. Reze: “Jesus Mestre, creio que estás aqui comigo, ajuda-me a permanecer em tua presença e a ser sensível aos teus ensinamentos.”

Oração Final
“Senhor Jesus, fortalece minha fé no amor que me revelaste e que está presente no teu Evangelho. Faze com que eu ouça todos os dias a tua voz que me chama a seguir-te, para que eu sinta sempre em mim os frutos da tua redenção. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

A parábola de Jesus que meditamos revela o coração generoso de Deus, que em momentos diversos convida diferentes pessoas para o seu Reino, oferecendo a todos a mesma oportunidade. Ela nos ensina que “Os pensamentos do Senhor não são os nossos pensamentos, nem os seus caminhos são os nossos caminhos” (cf. Is 58,8).

É fácil achar que o patrão agiu injustamente, defendendo os primeiros trabalhadores, mas devemos olhar para além dessa percepção. A praça é o lugar de contratação, e os que moram mais longe demoram mais para chegar. Aqueles que são excluídos, muitas vezes sem moradia ou condições, precisam caminhar mais até a praça. O patrão, com seu senso de justiça, vai até onde esses trabalhadores estão, os excluídos, e lhes oferece uma oportunidade, mostrando que a justiça divina vai além da lógica humana. O convite é direcionado especialmente aos que mais precisam, simbolizando o cuidado de Deus por todos, sem distinção.

 

2. Meditação (Caminho)

A atitude do proprietário me causa desconforto?
Sou capaz de mudar meu pensamento e minhas atitudes quando a Palavra de Jesus traz algo novo, diferente das normas sociais e políticas?
Eu me comparo com os outros como medida de valor?
Qual mensagem do Evangelho ressoa com minha vida e minhas atitudes?
Quais sentimentos o texto desperta em mim?

 

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, luz verdadeira que ilumina toda a humanidade, vieste do Pai para ser nosso Mestre, ensinando-nos o caminho da verdade. Vida e espírito são as palavras que nos deste.
Concede-nos conhecer os mistérios de Deus e suas riquezas infinitas.
Revela-nos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que estão em Ti.
Que a tua palavra habite em nossa vida e ilumine nossos passos.
Que ela se espalhe por todo o mundo, chegando até os confins da Terra.
Maria, Rainha dos Apóstolos, e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Jesus sempre dá prioridade e atenção aos mais necessitados da sociedade. Ele veio para os famintos e os excluídos. Como você pretende viver concretamente, no seu dia a dia, os chamados que o Senhor lhe fez?

 

Bênção

 

Que Deus, o Pai celestial, te abençoe e te proteja.
Que Ele esteja à tua frente, mostrando o caminho correto,
Atrás de ti, te sustentando nos desafios,
Acima de ti, te protegendo dos perigos que vêm do alto,
Que Ele habite no teu coração como uma chama ardente, iluminando e aquecendo tua vida para a virtude.
Que Ele te envolva por todos os lados, para que nunca te afastes Dele. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário