domingo, 24 de agosto de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! <<<==>>> Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. – (Lc 13,22-30)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 GARÇA/SP, 24 de agosto de 2025 (domingo) 236º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUANDO A CASA DO VIZINHO ESTÁ PEGANDO FOGO, A MINHA CASA ESTÁ EM PERIGO.

(Horácio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO ARTISTA

 DIA DA INFÂNCIA BRASILEIRA

 DIA DO AÇOUGUEIRO

DIA MUNDIAL DO HIP HOP

DIA DA MÚSICA ESTRANHA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA UCRÂNIA

DIA NACIONAL DA COMUNIDADE UCRANIANA

DIA INTERNACIONAL CONTRA A INTOLERÂNCIA, A DISCRIMINAÇÃO E A VIOLÊNCIA COM BASE NAS PREFERÊNCIAS MUSICAIS, O ESTILO DE VIDA E O TIPO DE VESTUÁRIO

DIA DOS CLUBES ESPORTIVOS E SÓCIO-CULTURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIA DO VESÚVIO

                                                                        DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (ITI)

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itatinga - Rubiácea (São Paulo) Sacramento (Minas Gerais) Ubajara (Ceará) Barra do Rocha (Bahia) Belém - Maribondo (Alagoas) Malhada dos Bois - Taquarana (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALEANDRO RICARDO DE OLIVEIRA (Funcionário Público Estadual-genro Zuleide e Abilio- Garça /SP)ANTONIO ELIAS “LÍAS. BOSQUE (EQ 11 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) NILSON BATAGLIA (Lions Clube de Garça/SP) NELSON EVANGELISTA DE OLIVEIRA (Lions Clube de Junqueirópolis/SP)ALESSANDRA TAVARES FIGUEIREDO MARCOS (Lions Clube de Mirandópolis /SP)JOSÉ CARLOS MINUTTI (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) GRACIELA MINI LOUSTAUNAU (Lions Clube de San Rafael (Mendoza)/Argentina) ROSANGELA  FANINI (Garça /SP)AUGUSTO MANOEL SEIXAS MARQUES TAVARES (Garça /SP) ANTONIO LUIZ SCALSO (Garça /SP) SUELI APARECIDA CORREA DE MORAES (Garça /SP) ISAURA AMERICHI (Garça /SP)ISADORA PELOSI DIAS (Assis /SP)ROBERTA BRANDÃO (Garça /SP) BENEDITA MARGARIDA MARCELO (Garça /SP) ALINE MENDONÇA (Serralheria Peludinho Garça /SP) Pe. VALDO BARTOLOMEU DE SANTANA  (Pároco da Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis /SP)Pe. SILVIO CESAR QUAIO  (Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Marília e de Nossa Senhora Auxiliadora de Avencas-Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA e ADHEMAR ALVES DA SILVAó1966ó59 ANOS (MINHA IRMÃ-São Paulo /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO BARTOLOMEU / NATANAEL

Bartolomeu (Palestina, séc. I), chamado Natanael, israelita sem falsidade, é apresentado a Jesus por Felipe. Vencendo o preconceito, faz belo ato de fé: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Segundo antiga tradição, foi evangelizador da Índia e da Armênia, onde encontrou o martírio.

SANTA JOANA ANTIDA THOURET

■ SANTA ÁUREA DE ÓSTIA

■ SANTA EMÍLIA DE VIALAR

SANTA MARIA MICAELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

■ SANTO AUDENO

■ SÃO JORGE LIMNIOTA

■ SÃO TACIÃO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

 

  A Porta Estreita e o Caminho da Salvação   Lc 13,22-30- A porta estreita

 

Entrar pela porta estreita exige mais que palavras; é necessário viver com justiça, perseverança e autenticidade para alcançar o Reino de Deus.

 

– Antífona 

 

– Inclinai, Senhor, vosso ouvido para mim e escutai-me. Salvai vosso servo que confia em vós, meu Deus. Tende compaixão de mim, Senhor, pois clamei por vós o dia inteiro (Sl 85,1s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

O Senhor nos convida a abrir o coração para acolher o dom da sua salvação. Somos encorajados nesta liturgia a acertar os passos de nossos pés, para podermos passar pela porta estreita que conduz ao banquete do Reino. Celebremos em comunhão com os que exercem os ministérios leigos e serviços na comunidade.

 

– Oração 

 

“PAI, CONDUZE-ME PELO VERDADEIRO CAMINHO DA SALVAÇÃO QUE PASSA PELO SERVIÇO MISERICORDIOSO E GRATUITO A QUEM CARECE DE MEU AMOR.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada por vosso amor, a deixar as coisas do mundo e dedicar-se inteiramente a vós, em austera penitência; concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e saborear no céu as alegrias eternas.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 24 de agosto de 2025 domingo da 21ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos encoraja a formar um povo santo, que vive segundo os ensinamentos do Senhor e assim se habilita a participar do banquete festivo do Reino. Ela nos aponta o caminho da salvação.

 

 

1ª Leitura (Is 66,18-21) E reconduzirão, de toda a parte, vossos irmãos.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim diz o Senhor: 18 Eu que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória. 19 Porei no meio deles um sinal, e enviarei, dentre os que foram salvos, mensageiros para os povos de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Ros, Tubal e Javã, para as terras distantes, e, para aquelas que ainda não ouviram falar em mim e não viram minha glória. Esses enviados anunciarão às nações minha glória, 20 e reconduzirão, de toda parte, até meu santo monte em Jerusalém, como oferenda ao Senhor, irmãos vossos, a cavalo, em carros e liteiras, montados em mulas e dromedários, – diz o Senhor – e como os filhos de Israel, levarão sua oferenda em vasos purificados para a casa do Senhor. 21 Escolherei dentre eles alguns para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Pistas para reflexão: O autor sonha com o “advento messiânico”, ou seja, olha para o futuro e vê a possibilidade da união das pessoas e de todos os povos, superando o exclusivismo judaico. A fé na universalidade da salvação, o espírito ecumênico e o zelo missionário andam de mãos dadas.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 116(117)

 

Proclamai o Evangelho a toda criatura!

1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o! R.

Proclamai o Evangelho a toda criatura!

2.  Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel! R.

Proclamai o Evangelho a toda criatura!

 

 

2ª Leitura (Hb 12,5-7.11-13) O Senhor corrige a quem ele ama.  Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos: 5 Já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; 6 pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. 7 É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11 No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12 Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13 acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Pistas para reflexão: Deus é Pai que ama seus filhos e nunca os submete a provas inúteis. As dificuldades e os desafios não devem ser vistos como castigo de Deus, mas podem constituir a “pedagogia divina” para fortalecer nosso compromisso com o projeto de Jesus. Precisamos nos educar na escola do Mestre, o qual enfrentou todo tipo de desafios e perseguição.

 

 

 

– 24 de agosto de 2025 domingo da 21ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.  (Lc 13,22-30)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Eu sou o caminho, a verdade e a vida; / ninguém chega ao Pai senão por mim (Jo 14,6).

R. Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois.’ 26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27 Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Pistas para reflexão: A salvação futura (após a morte) sempre intrigou o ser humano. Uma pessoa preocupada com sua salvação pergunta a Jesus se são muitos ou poucos os que se salvam; O Mestre não se detém na pergunta, mas aponta o caminho da salvação. Aporta estará aberta para aqueles que tiverem vivido como verdadeiros discípulos de Jesus.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

24/08/22

21º DOMINGO TC – C

Lucas 13,23-25.27.30: “Alguém lhe perguntou:  - Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam? Jesus respondeu: - Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois... Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!... E assim, há últimos que serão  primeiros, e primeiros que serão últimos.”

 

Jesus, o senhor não respondeu se eram muitos ou poucos os que se salvavam.

Mas, alertou que a porta da salvação era como aquela porta estreita das cidades antigas, por onde passava a pé a maior parte do povo, e não como os grandes portões, que se abriam somente para os poderosos e os importantes da sociedade.

As desigualdades sociais de ontem e de hoje revelam as injustiças que se perpetuam no mundo, praticadas por muitos daqueles que se dizem religiosos cheios de fé.

O senhor afirma que a porta não será aberta para quem não pratica a justiça, mas explora e massacra o próximo, por mais que invoque o nome de Deus e pratique ritos religiosos.

Assim, o senhor nos alerta para um dos perigos da nossa fé: a presunção religiosa.

Ela provoca a vaidade espiritual, que facilmente nos dá a sensação de sermos merecedores de encontrar a porta do céu aberta, com a salvação garantida.

Todo mundo quer ir para o céu, mas nem todos se empenham em praticar a justiça do Reino de Deus.

No entanto, a porta estreita será aberta para todos os que são pobres de espírito, têm fome e sede de justiça, promovem a paz e têm compaixão do próximo.

Senhor, nós necessitamos da sua misericórdia, porque nada merecemos por nós próprios.

Livre-nos de toda presunção e ajude-nos a caminhar no meio do Povo de Deus em direção à porta estreita da fé praticada com firmeza, da esperança que não engana e do amor que se faz solidário e comprometido com a comunidade da Igreja.

 

Maria santíssima, Mãe Aparecida, a senhora é chamada de porta do céu, porque nos acolhe com carinho materno à mesa do seu Filho. Proteja-nos da porta larga da maldade e da mentira, e faça com que escolhamos sempre a porta estreita dos justos e dos misericordiosos, para que possamos contemplá-la na Casa do Pai. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Enquanto Jesus continua sua viagem a Jerusalém, alguém preocupado com a salvação lhe pergunta quem pode salvar-se. O Mestre não responde à questão, mas mostra o caminho que leva à salvação. Ele orienta seus seguidores sobre o que é necessário para “passar pela porta” e participar do seu Reino. A “porta estreita” traz à lembrança a “cruz de Cristo”, único ingresso para participar do “banquete messiânico”. Muitos tentam entrar pela porta, mas não conseguem, porque não seguem a prática da justiça. Eis a chave que abre as portas para o Reino de Deus: a prática da justiça. Quem injustamente vai acumulando bens e riquezas não conseguirá passar pela porta, pois ela é estreita. Não adianta dizer que rezou bastante, que ouviu as palavras do Mestre ou participou de refeições com ele. A salvação não depende do fator étnico ou religioso. Ela é uma proposta para todos. Para isso, é necessária a vivência da justiça, que provoca relações de fraternidade e de partilha, base de uma nova sociedade.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

   Lc 13,22-30- A porta estreita

 Mês Vocacional - Dia da Vocação Cristã do Leigo

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

A leitura orante é uma forma de dialogar com Deus, que nos fala por meio de Sua Palavra. Através deste diálogo, vamos progressivamente conhecendo o mistério de Cristo e o coração de Deus. São Gregório Magno nos lembra: “Conheço o coração de Deus por meio das Palavras de Deus”. Da mesma forma, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus por meio da leitura, escuta e contemplação de Sua Palavra.

Quando alguém perguntou a Jesus: “Senhor, são poucos os que se salvam?”, Ele respondeu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque, eu vos digo, muitos tentarão entrar e não conseguirão!” Essas palavras nos convidam a nos aproximar do Senhor com humildade e vigilância.

Rezemos, pedindo que nosso coração esteja aberto: “Ó Espírito Santo, concedei-nos um coração grande, aberto à vossa palavra silenciosa e forte; fechado a todas as ambições mesquinhas e indiferente a qualquer competição humana. Um coração desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

1. Leitura (Verdade)

Ao meditar sobre este Evangelho, permita que ele responda às perguntas que inquietam seu coração e que essa descoberta encha sua alma de alegria.

Ao seguir para Jerusalém, Jesus ouve a pergunta que ainda ressoa nos corações das pessoas de todas as épocas: “São poucos os que se salvam?”. Porém, o Mestre não responde diretamente com “sim” ou “não”. Em vez disso, Ele revela como se entra pela porta estreita da salvação: vivendo a justiça. Aqueles que não praticam a justiça serão barrados no acesso ao banquete do Reino de Deus. Quem pensa que só por ouvir pregações ou participar da mesa do Senhor será automaticamente admitido, esquece que a verdadeira entrada depende da justiça, que os patriarcas viveram. Outros, que não descendem de Abraão, mas viveram como justos, serão acolhidos no Reino, e, de excluídos que eram, terão um lugar de honra.

 

2. Meditação (Caminho)

O Evangelho nos ensina que a vigilância e o esforço são essenciais para nossa salvação. Deus não nos salva sem a nossa colaboração. Precisamos fazer nossa parte e confiar na ajuda do Espírito Santo, que nos socorre em nossa fraqueza.

Como está a minha vida? Como está o meu coração?
Ainda estou do lado de fora, apenas batendo à porta?
Estou me esforçando e contando com a misericórdia divina para seguir o caminho de Jesus?
Quais apelos o Evangelho de hoje me faz?

 

3.Oração (Vida)

Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a verdadeira identidade de Teu Filho Jesus, e a tornar-me discípulo/a d’Ele, para compartilhar Sua missão com todos ao meu redor.

Salmo 16, 2-10
Eu disse ao Senhor: “Tu és o meu Senhor; tudo o que é bom para mim vem de Ti.”
Tu, ó Senhor, és tudo o que tenho. O meu futuro está em Tuas mãos; Tu guias minha vida.
Como são boas as bênçãos que me concedes! Elas são maravilhosas! Eu louvo a Ti, Senhor, pois és o meu conselheiro, e durante a noite minha consciência me orienta.
Estou certo de que o Senhor está sempre ao meu lado; Ele está à minha direita, e nada pode me abalar.
Por isso, o meu coração se alegra e minha alma se sente segura, pois Tu, ó Deus, me proteges da morte. Tenho Te servido fielmente, e por isso não permitirás que eu desça ao mundo dos mortos.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que nova perspectiva o Evangelho trouxe para minha vida? Faça uma síntese da mensagem de hoje, para que ela se torne parte do seu cotidiano. Sugestão de oração para repetir durante o dia: “Senhor, Tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar onde for necessário!”

 

Bênção

 

Que Deus, Pai do céu, me abençoe e cuide de mim,
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto,
Atrás de mim para me sustentar nas dificuldades e desafios,
Acima de mim para me proteger dos perigos que vêm de cima.
Que Ele esteja em meu coração como uma chama ardente, iluminando minha vida, aquecendo meus bons desejos e fortalecendo minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste d’Ele. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário