quarta-feira, 10 de setembro de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! <<===>> Bem-aventurados vós, os pobres. Mas, ai de vós, ricos. – (Lc 6,20-26)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 SETEMBRO AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 SETEMBRO VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 SETEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 GARÇA/SP, 10 de setembro de 2025 (quarta-feira) 253º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A JORNADA DE MIL QUILÔMETROS COMEÇA COM UM ÚNICO PASSO.

(Lao Tsé)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

DIA MUNDIAL DE VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS

DIA DO GORDO

DIA NACIONAL DO JORNALISTA

DIA DO BRIGADEIRO

DIA DO CANTOR GOSPEL

DIA DA SERESTA

DIA DOS PRIMEIROS SOCORROS

DIA DE TROCAR IDEIAS
DIA DO VINHO DO PORTO

DIA DA FAMÍLIA AFRO-BRASILEIRA

DIA DA MEMÓRIA PET

DIA DAS MISSÕES NACIONAIS

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL DO BRASIL (GAZETA DO RIO DE JANEIRO)

DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA (CADE) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DO BRASIL

DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA BATISTA NO BRASIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rancharia - Sud Mennucci (São Paulo) Alagoa Nova (Paraíba) Areado - Capelinha - Raul Soares (Minas Gerais) Butiá - Campina das Missões - Cândido Godói - Formigueiro - Portão - Salvador do Sul - São Marcos - Tuparendi - São José do Ouro (Rio Grande do Sul) Imbuia (Santa Catarina) Macuco (Rio de Janeiro) Nova Colinas (Maranhão) Santa Mônica - Mamborê (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARLI MINETO (PDG-Lions Clube de MACATUBA /SP)  ANDREA PALARO FRASCARELI (Lions Clube de Pederneiras /SP) MAÍSA DUARTE T. A. POMPILIO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) JANE CRISTINA RODRIGUES (Lions Clube de JUNQUEIROPOLIS /SP) ERNANI BELLUZZI (Médico-Garça /SP) DÉBORA MUCCILLO (São Paulo /SP) EDSON MARTINS DELALIBERA (Garça /SP) RENALDO TAKEO KORIN (Guaracai /SP) SILVAN RODNEY PEREIRA PEREIRA (Curitiba /PRSILVIA KAZEDANI NAKASHIMA (Bauru /SP) PATRÍCIA YAMACUTI (Birigui /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VANIA DA SILVA PEREIRA e DIEGO NUNES DE SOUZAó2016ó09 ANOS (EQ 13 ENS de SCHOENSTATT-Setor de Garça/SP)ó CLAUDIA DE CARVALHO SOUZA PARDINHO e MARCIO PEREIRA PARDINHO (Garça / SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA PULQUÉRIA DE CONSTANTINOPLA

■ SANTO AGÁBIO

■ SANTO AMBRÓSIO EDUARDO BARLOW

■ SANTO AUTBERTO

■ SÃO NICOLAU TOLENTINO

■ SÃO DATIVO

■ SÃO FÉLIX LÚCIO

■ SÃO FÉLIX OUTRO

■ SÃO JÁDER

■ SÃO LITEU

■ SÃO NEMESIANO

■ SÃO NEMÉSIO

■ SÃO POLIANO

■ SÃO SÁLVIO

■ SÃO TEODARDO

■ SÃO VÍTOR DA ÁFRICA

 

Setembro - Mês da Bíblia  2025

Carta aos Romanos - “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

O Mês da Bíblia, celebrado em setembro pela Igreja, é uma tradição desde 1971. Essa iniciativa tem suas raízes no Concílio Ecumênico Vaticano II, que propôs o acesso das Escrituras Sagradas a todos os fiéis. A escolha de setembro está ligada ao o tradutor da Bíblia para o latim, São Jerônimo, celebrado no dia 30.

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

 

  A Verdadeira Felicidade nas Bem-Aventuranças    Lc 6,20-26 - A felicidade do Reino de Deus

 A verdadeira felicidade não está nas riquezas materiais, mas na confiança em Deus, que ampara os aflitos e concede sua graça aos humildes..

 

– Antífona 

 

– Vós sois justo, na verdade, ó Senhor, e os vossos julgamentos são corretos. Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me (SI 118,137.124).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Como cristãos e herdeiros das bem-aventuranças, somos chamados a buscar os valores do alto: “aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres”. Neste dia mundial de prevenção do suicídio, unamos nossas forças e preces para que ninguém seja tentado a eliminar a própria vida.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME SOLIDÁRIO COM OS MAIS POBRES DESTE MUNDO, E ENSINA-ME A PARTILHAR, DE MODO QUE CHEGUE ATÉ ELES A ESPERANÇA E A ALEGRIA QUE JESUS VEIO NOS TRAZER.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, olhai com bondade os que redimistes e adotastes como filhos e filhas, e concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 10 de setembro de 2025 quarta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Cl 3,1-11) Morrestes com Cristo; mortificai também vossos membros.  Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1 se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; 2 aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3 Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. 5 Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria. 6 Tais coisas provocam a ira de Deus contra os que lhe resistem. 7 Antigamente vós estáveis enredados por estas coisas e vos deixastes dominar por elas. 8 Agora, porém, abandonai tudo isso: ira, irritação, maldade, blasfêmia, palavras indecentes, que saem dos vossos lábios. 9 Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir 10 e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do seu Criador, em ordem ao conhecimento. 11 Aí não se faz distinção entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 144(145)

 

 

O Senhor é muito bom para com todos.

1. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.  R.

O Senhor é muito bom para com todos.

2.  Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!  R.

O Senhor é muito bom para com todos.

3.  Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração. R.

O Senhor é muito bom para com todos.

 

 

 

– 10 de setembro de 2025 quarta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Bem-aventurados vós, os pobres. Mas, ai de vós, ricos.  (Lc 6,20-26)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Meus discípulos, alegrai-vos, / exultai de alegria, / pois bem grande é a recompensa / que nos céus tereis um dia! (Lc 6,23)

R. Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 20 Jesus levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21 Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22 Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25 Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26 Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

10/09/25         

23ª QUARTA-FEIRA TC – AI

 

Lucas 6,20-25: “Levantando os olhos para seus discípulos, [Jesus] dizia:

- Felizes vós, os pobres, porque é vosso o Reino de Deus. Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados. Felizes vós que agora chorais, porque havereis de rir. Felizes vós quando os homens vos odiarem, repelirem, cobrirem de injúrias e rejeitarem vosso nome como infame, por causa do Filho do homem. Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande será vossa recompensa no céu... Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes vossa consolação. Ai de vós que agora estais saciados! Porque tereis fome. Ai de vós que agora rides! Porque haveis de chorar e vos lamentar.”

 

Jesus, na narrativa das Bem-aventuranças escrita por Lucas, o senhor deixa bem evidente a contradição que existe entre as suas Bem-aventuranças e as bem-aventuranças do mundo.

De fato, é difícil acreditar que ser pobre, passar necessidade, enfrentar sofrimentos, possa fazer alguém feliz, bem-aventurado.

No entanto, foi esse o seu caminho e tem sido esse o caminho da maior parte da humanidade: lutar para sobreviver, sofrer, mas ser solidário, partilhar o pouco ou o muito que possui, de tal modo que a maioria jamais consegue enriquecer-se, porque está sempre pronta para acudir quem passa necessidade.

O senhor alertou os seus discípulos, ao afirmar que a riqueza é um risco imenso para a salvação, principalmente quando é uma riqueza adquirida através da ganância e da corrupção, à custa da exploração, do empobrecimento e do sofrimento do próximo.

Senhor, infelizmente, a humanidade ainda não entendeu nem acolheu pra valer as suas Bem-aventuranças.

A ambição material continua sendo a meta da felicidade das pessoas e também dos países.

 Dificilmente, nós nos contentamos com “o pão nosso de cada dia”.

Quem é rico, quer acumular ainda mais riquezas, e quem é pobre, nem sempre clama por justiça, mas vive sonhando tornar-se rico algum dia.

Senhor, converta o nosso coração para que adquiramos a grande virtude do ‘suficiente’: contentarmos com o suficiente para termos uma vida digna, o suficiente para a nossa geração, o suficiente para que haja o necessário para todos, o suficiente para que o meio ambiente não seja depredado e comprometa a sobrevivência das próximas gerações.

Que o seu Espírito nos ilumine e nos fortaleça, para que não nos deixemos levar por essas bem-aventuranças do mundo, e busquemos praticar as suas Bem-aventuranças, que nos garantem paz e fraternidade aqui na terra, e a herança da vida eterna após a nossa morte.

 

Virgem Maria, rogue pela nossa gente, que sofre com a desigualdade social que ameaça suas vidas, rogue pelos povos em guerra, que é uma consequência direta das bem-aventuranças do mundo; conduza-nos pelos caminhos do seu Filho bendito, cujas Bem-aventuranças nos dão a esperança de paz, de justiça e de felicidade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O relato das bem-aventuranças apresentado por Lucas e que hoje lemos tem algumas particularidades em relação ao texto de Mateus. Há duas estrofes, com diferentes gêneros literários. As três bem-aventuranças se assemelham aos textos dos salmos e livros sapienciais (“Felizes vocês…”), enquanto as mal-aventuranças (“ai de…”) aparecem muito nos Profetas. No seu conjunto, apresentam uma contraposição entre as coisas do alto e as coisas do mundo, enquanto sinônimo das riquezas passageiras, satisfações momentâneas e alegrias efêmeras. Às pessoas que aspiram aos fúteis bens terrenos, Jesus clama ao estilo profético: “ai de vocês”. Os seguidores de Cristo são chamados a aspirar às coisas de Deus, à bem-aventurança eterna, sabendo que, na terra, tudo passa, mas o Reino de Deus é para sempre. Meditemos profundamente cada frase, pois elas revelam o modo de ser cristão desejado por Jesus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc c 6,20-26 - A felicidade do Reino de Deus

   

 Mês da Bíblia  2025

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Oração Inicial

Ao ouvirmos e meditarmos na Palavra de Deus, somos chamados a viver as bem-aventuranças como a chegada da justiça e da salvação prometida por Deus. Elas revelam o rosto de Deus em Cristo, um rosto que é radicalmente diferente daquilo que, como seres humanos, costumamos considerar como felicidade.
Se formos fiéis ao Evangelho em nossa vida, alcançaremos a verdadeira alegria e a bem-aventurança, ou seja, a felicidade eterna.
Que o Espírito Santo nos auxilie e nos ajude a compreender o que a Palavra de Deus deseja realizar em cada um de nós.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Rezemos:
“Senhor Jesus Cristo, como prometeste, envia sobre nós o Teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que, por meio d’Ele, encontremos a salvação, a felicidade e o pleno amor. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Pause em cada uma das bem-aventuranças e perceba como cada uma delas revela o rosto de Deus, a verdadeira felicidade. Depois, reflita sobre o que cada uma dessas promessas nos oferece.

“Exultai de alegria!”, diz o Senhor àqueles que se identificam com as bem-aventuranças. O ato de pular é infantil, as crianças pulam mais do que andam. Também os filhotes de animais, conhecidos na Palestina, como bezerros, jumentinhos, cordeiros, cabritinhos e até pintinhos, correm aos pulos e batem asas com o desejo de voar. Talvez, o Senhor, sempre atento às pequenas coisas da vida, tenha se encantado com esses movimentos espontâneos de alegria e liberdade.
Na dureza da vida adulta, quem consegue manter essa leveza, pode pular de alegria, mesmo em meio às lágrimas, insultos e perseguições, porque sabe que sua recompensa no céu será grande.

 

2. Meditação (Caminho)

As bem-aventuranças invertendo completamente a nossa visão de valores humanos, nos desafiam a refletir profundamente:
O que essas palavras de Jesus significam para mim?
Como se encontra minha sede e fome de justiça?
Estou mais inclinado ao caminho das bem-aventuranças ou às lamentações de Jesus?
A verdadeira comunidade cristã se constrói na medida em que ela cuida dos necessitados, dos que sofrem, dos injustiçados, e se engaja na luta contra as desumanidades do mundo.
Diante dessa batalha difícil, de que lado tenho me colocado?

 

3.Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos de sua oração, meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que nasceu em seu coração e peça a graça de vivê-lo ao longo do dia. Faça sua oração guiado pelo Espírito Santo.
Conclua com a oração:

“Jesus, divino Mestre, nós Vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Louvamos e agradecemos, pois sois o exemplo que devemos seguir. Com humildade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando em Vossos passos, possamos viver a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança e impulsionai nosso ser e agir. Ajudai-nos a refletir em nossa vida a vossa imagem, para que possamos possuir-vos eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Resuma em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração e que você deseja colocar em prática durante o dia. O que você se propõe a viver a partir deste momento?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos conceda a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário