terça-feira, 7 de janeiro de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ANO NOVO! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 Multiplicando os pães, Jesus se manifesta como profeta. – (Mc 6,34-44)


  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 07 DE JANEIRO de 2025 (terça-feira) 7º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ACREDITE EM SI E CHEGARÁ UM DIA EM QUE OS OUTROS NÃO TERÃO OUTRA ESCOLHA SENÃO ACREDITAR COM VOCÊ.

(Cynthia Kersey)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA LIBERDADE DE CULTO 

 DIA DO LEITOR 

 DIA INTERNACIONAL DOS PROGRAMADORES 

 DIA DO NATAL ORTODOXO RUSSO

 DIA DO FESTIVAL CHINÊS LABA 

 DIA COMUNIDADE EVANGÉLICA PROJETO VIDA NO BRASIL

DIA da Fundação da Rádio Jovem Pan News

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dirce Reis (São PauloItaparica (BahiaCarangola - Peçanha (Minas GeraisParaú (Rio Grande do Norte Iraí (Rio Grande do SulPrata (ParaíbaViseu (Pará

Dia do ANIVERSÁRIO DOS AMIGOS/AMIGAS: LOUISE PACHECO (filha da Claudia/Agnaldo-Garça /SP) ANTONIO JOSÉ SANTOS BRANDÃO (filho da Vera e Estevam Garça /SP) DULCE HELENA DA SILVA (Lions Clube de Ourinhos /SP) MARIA DE LOURDES M.  GONZALEZ (Lions Clube de Penápolis /SP) BEATRIZ SANCHES TEOTO BUFFULIN (Lions Clube de Tupã /SP) BEATRIZ LOPES FERRARI (LEO-Lions Clube de Tupã /SP) MARIA JOSÉ FANTINI ZANON (Garça /SP) IRENE FRANCELINO PERES (Garça /SP) ■NANCY MUNIZ (Garça /SP) JOSÉ SILVA (Garça /SP) ALEXANDRE MARTINEZ DE CASTRO  (Garça /SP) JOSÉ BELANGA GOMES (Garça /SP) MARISA C. PEREIRA  ARAUJO (Garça /SP) PAULO “PINGO” FRABETTI (Garça / SP) ROSANE FAGOTTI VOSS (Garça/SP)AYRTON PESSOA (Rangão Lanches Garça /SP) ROSE MARIN MARIANO (Bauru /SP) JOSÉ VALDO MADEIRA (São José do Rio Preto /SP) CLEUSA FRESCARELI (Pederneiras /SP)  ORDELY ZAGO ROSSIGNOLI (Cuiabá /MT)PE. JOSÉ CARLOS VICENTIN (Administrador Paroquial de Nossa Senhora de Fátima (Jóquei) de Marília e presidente da Cáritas Diocesana /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO RAIMUNDO DE PAÑYAFORTE 

■ Raimundo (Espanha, 1175-1275), depois de formar-se em ciências jurídicas e teológicas, seguiu o caminho da vida religiosa. Promoveu o diálogo com os judeus e os maometanos e se esmerou no amor aos pobres.  ■

■ BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA ■

■  Irmã Lindalva (Brasil, 1953-1993), quando se preparava para servir o café da manhã no abrigo Dom Pedro II (Salvador-BA), onde trabalhava, foi atacada por um dos internos do lugar, que já a havia assediado antes. Martirizada por defender sua virtude e sua fé em Cristo, foi beatificada em 2007. 

SÃO POLIEUCTO 

SÃO CANUTO LAVARDO 

SÃO CIRO DE CONSTANTINOPLA 

SÃO CRISPIM DE PAVIA

SÃO JOSÉ TUÂN

SÃO TILO

SÃO VALENTIM DE PASSAU

SÃO VALENTINIANO

■ SANT A VERÔNICA

■ SANTO ALDERICO

■ SANTO LUCIANO DE NICOMÉDIA 

■ MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO 

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A Compaixão de Jesus e a Multiplicação dos Pães  - Mc 6,34-44 - O banquete da vida partilhada

Jesus alimenta 5 mil pessoas com cinco pães e dois peixes, mostrando compaixão e poder divino.

 

Bendito aquele que vem em nome do Senhor: Deus é Senhor, ele nos iluminou (Sl 117,26s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

O flagelo da fome e a falta de amor continuam a assolar a humanidade. Somos convidados a manifestar o amor de Deus, partilhando nossos dons para saciar a fome de pão material e espiritual de uma imensa multidão que não está distante do nosso cotidiano.

 

 

– Oração 

 

“PAI, PRESERVA-ME DA COBIÇA E DA GANÂNCIA QUE ME IMPEDEM DE SER GENEROSO COM MEU SEMELHANTE. E ABRE MEU CORAÇÃO PARA A PARTILHA E A MISERICÓRDIA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, cujo Filho unigênito se manifestou na realidade da nossa carne, concedei-nos que, reconhecendo-o exteriormente semelhante a nós, sejamos interiormente renovados por Ele, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 07 de janeiro de 2025terça-feira do Tempo do Natal depois da Epifania  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (1Jo 4,7-10) Deus é amor.   Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos: 7amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 71(72)

 

Os reis de toda a terra / hão de adorar-vos, ó Senhor!

1. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! / Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

Os reis de toda a terra / hão de adorar-vos, ó Senhor!

2. Das montanhas venha a paz a todo o povo, / e desça das colinas a justiça! / Este rei defenderá os que são pobres, / os filhos dos humildes salvará. – R.

Os reis de toda a terra / hão de adorar-vos, ó Senhor!

3. Nos seus dias, a justiça florirá / e grande paz, até que a lua perca o brilho! / De mar a mar estenderá o seu domínio, / e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

Os reis de toda a terra / hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

 

 

– 07 de janeiro de 2025terça-feira do Tempo do Natal depois da Epifania

 – Evangelho do dia 

 

Multiplicando os pães, Jesus se manifesta como profeta.   (Mc 6,34-44)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde – formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

07/01/25

Terça-feira após Epifania

 

Marcos 6,34-37: “Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: - Este lugar é deserto e já é tarde. Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer. Mas Jesus respondeu: - Dai-lhes vós mesmos de comer”.

 

Jesus, o senhor sentia uma imensa compaixão por aquele povo, que acorria de perto e de longe para escutar a sua voz, como ovelhas sem pastor.

Quando seus discípulos lhe pediram que despedisse a todos, para que aquela multidão não viesse a passar fome, o senhor os fez entender que fazia do anúncio do Reino de Deus providenciar também o alimento para aquela gente faminta: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

E a grande lição que nos deixou foi a da partilha fraterna, quando o pouco que se divide com o outro, faz com que haja o suficiente para todos.

Assim, esse milagre não foi apenas o da multiplicação dos pães e peixes, mas também o da partilha daqueles poucos pães e peixes, que lhe foram entregues para que pudesse oferecer alimento a toda a multidão.

Onde há egoísmo e ganância, Deus não está presente, mas onde há generosidade e doação, o milagre sempre acontece.

Senhor, eu pertenço a uma sociedade que incentiva o acúmulo de bens e dá pouco valor à partilha fraterna.

Vivo em um mundo do mercado, que prefere desperdiçar do que partilhar.

Há também em muitos de nós a ideia de que o problema da fome no mundo não compete a nós, mas às instituições, ao governo, à igreja, às entidades sociais, etc., como nada tivéssemos a ver com isso, ainda que os necessitados vivam ao nosso redor.

Faça ecoar em meu coração sua ordem aos discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Não quero ser um cristão cheio de devoções, de celebrações e de reuniões, mas surdo e cego diante das necessidades daqueles que batem à minha porta.

Liberte-me da cultura da indiferença e da insensibilidade humana diante do próximo necessitado.

E que a nossa Igreja volte a clamar em nome dos milhares de seres humanos, ainda vez e sem voz no mundo todo, para que o seu sonho de que todos tenham vida e vida em abundância, comece já aqui na terra, para que possamos ouvir um dia a sua voz nos acolhendo no seu Reino: “Venham, benditos de meu Pai, porque tive fome e me destes de comer!”

 

Maria santíssima, a senhora sempre partilhou o pão de cada dia na Casa de Nazaré; faça com que, em nossas famílias e em nossa Igreja, a partilha provoque maior alegria e paz do que o vício de acumular e de desperdiçar. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nosso Deus é um Deus de amor, que se compadece de todos os que têm fome do pão espiritual, mas também do alimento material. No contexto das manifestações, a liturgia nos apresenta um relato que poderíamos chamar de cristofania (manifestação de Cristo), no qual Jesus se manifesta como profeta que nutre a multidão com a Palavra e com o pão para todos. O milagre da multiplicação, ao mesmo tempo que remete à centralidade da Eucaristia na vida da comunidade, nos propõe o desafio da partilha. Contra o egoísmo próprio das sociedades terrenas, Cristo ensina a pôr em comum o que cada um tem, a fim de que todos tenham suas necessidades supridas.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,34-44 - O banquete da vida partilhada

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus demonstra ao povo o amor paternal que Deus possui por Seus filhos. Além de prover o sustento, Ele os instrui em diversos ensinamentos. A mensagem de Jesus atende às necessidades da multidão que se encontra desamparada e desorganizada pela ausência de guias. Após nutrir o povo com Sua palavra, Ele também lhes oferece o pão da vida.

Invocação ao Espírito Santo
Venha, Espírito Santo, e conceda-nos o dom da sabedoria, para que possamos discernir todas as coisas à luz do Evangelho e perceber nos eventos de nossas vidas os planos de amor do Pai.

 

1. Leitura (Verdade)

Destaque os verbos de ação presentes neste texto. Como Jesus enxerga a multidão? Qual é a perspectiva dos discípulos? E qual é a sua visão sobre este relato evangélico?

Sentir compaixão significa estar junto de alguém em seu sofrimento, ser sensível e oferecer ajuda dentro de nossas possibilidades. Quando ouvimos a palavra “paixão”, imediatamente associamos a um amor profundo, aquele que sofre intensamente na ausência do ente querido. Neste trecho do Evangelho, observamos que Jesus é movido pela compaixão diante da fome que afligia a multidão de adultos e crianças naquele local deserto. Surge, então, a outra face da paixão: o amor que impulsiona a agir e aliviar o sofrimento de quem está em necessidade. Ao orientar os discípulos a dividir o pouco alimento disponível, Jesus realiza a multiplicação do dom da vida e da alegria que provêm de Deus Pai através da partilha, garantindo que todos fiquem satisfeitos.

 

2. Meditação (Caminho)

TEM GOSTO DE DEUS (Pe. Zezinho, SCJ)
“Tem gosto de Deus o pão que a gente parte e reparte.
Tem gosto de céu o pão que se ganhou com suor.
Tem gosto de paz o pão que o povo não desperdiçou.”

Qual o sentimento que acompanha seus atos de partilha? Reflete o sabor da generosidade divina ou o da ambição egoísta?
“Dai-lhes vós mesmos de comer.” Como você responde a este chamado do Senhor?

 

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Resuma em poucas palavras o chamado que tocou seu coração para agir ao longo do dia. Como você pretende vivenciar isso hoje?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos proteja. Amém.Que Ele revele Sua face e tenha misericórdia de nós. Amém.Que Ele dirija Seu olhar sobre nós e nos conceda a paz. Amém.Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário