quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 ■ Viram Jesus andando sobre as águas. – (Mc 6,45-52)


  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 08 DE JANEIRO de 2025 (quarta-feira) 8º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PEQUENAS OPORTUNIDADES PODEM SER O INÍCIO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS.

(Demóstenes)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO FOTÓGRAFO

DIA NACIONAL DA FOTOGRAFIA 

 DIA DO REPORTER FOTOGRAFICO 

 DIA DA ROTAÇÃO DA TERRA 

 DIA DO CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ)

 DIA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE ATLÉTICO RED BULL BRAGANTINO DE BRAGANÇA PAULISTA-SP 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pacatuba (CearáMontanhas Santo Antônio (Rio Grande do NorteBom Sucesso do SulManoel Ribas - São José dos Pinhais (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ RICARDO FELIX (Eq. 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP) ■ALDEMIR  MORALES  GALHARINI (Lions Clube de Tupã /SP) MIGUEL SOBREIRA (filho Henry/Ariane LC de Valparaíso /SP) ELAINE CARVALHO (Lions Clube de Nova Friburgo /RJ) MAYARA RAMOS GIGUEIRA (Garça /SP)CELSO PUTTINI (Murutinga do Sul /SP) ■MARCOS BILLU (Garça /SP) JOÃO EMANUEL SALUSTIANO PEREIRA (filho do Nilson Nério-Garça /SP) SILVIO BANDEIRA (Campinas /SP)SAMIR MOREIRA (Cassilândia /MS) SERGIO MIGUEL (São Paulo/SP) ADRIANA BERTOLUCCI MENDES (Garça /SP)NATANIEL ANTONIO (NATAN) (Garça /SP) CAÍQUE BOSQUE CARVALHO (Bauru /SP) ■GERTRUDES MARTINS REZENDE (Marilia /SP) ANA CLARA Z FERREIRA (Presidente Prudente /SP) ■NATANIEL (NATAN) ANTONIO (Garça /SP) LUDGERIO RODRIGUES DOS SANTOS (Garça /SP)  

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CLÁUDIA MARIA FURLANETO DOS SANTOS JOÃO CARLOS DOS SANTOS 💘1988 💘37 ANOS 💘 (Prefeito Municipal de Garça-Lions Clube de Garça /SP) LUCILACRISTINA PALADIN DE ANDRADE LUIZ THIAGO VERI DE ANDRADE 💘2005 💘20 ANOS 💘(Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO SEVERINO DE NÓRICA

SÃO JORGE DE COZIBA

SÃO JULIÃO DE BEAUVAIS

SÃO LOURENÇO JUSTINIANO

SÃO LUCIANO DE BEAUVAIS

SÃO MAXIMIAMO DE BEAUVAIS

SÃO MÁXIMO DE PAVIA

SÃO NATALANO

SÃO PACIENTE

SÃO PEDRO DE SEBASTE

SÃO TEÓFILO DIÁCONO

SANTO APOLINÁRIO DE HIERÁPOLIS

SANTO ABO DE TIFLIS

SANTO ALBERTO DE CASHEL

SANTO ELÁDIO

SANTO ERARDO

SANTA GUUDÉLIA

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus Caminha Sobre as Águas  - Mc 6,45-52 - Jesus não é um fantasma!

Jesus caminhando sobre as águas ilustra a fé e confiança necessárias para enfrentar as tempestades da vida com o poder divino.

 

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9,1).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

São muitas as situações de nossa vida que podem nos fazer desistir do caminho da fé ou desanimar. Porém, “no amor não há temor”. É Jesus quem nos encoraja: “Não tenhais medo”. Celebremos, renovando nossa confiança na Palavra do Senhor.

 

 

– Oração 

 

“DIVINO ESPÍRITO SANTO, AMOR ETERNO DO PAI E DO FILHO, AJUDA-ME A ENFRENTAR COM CORAGEM AS DIFICULDADES DO DIA A DIA, SEMPRE CONFIANTE NAS PALAVRAS DE JESUS “CORAGEM! SOU EU. NÃO TENHAIS MEDO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, luz de todas as nações, concedei aos povos da terra viver em perene paz e fazei resplandecer em nossos corações aquela luz admirável que vimos despontar no povo da antiga aliança. Ele, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 08 de janeiro de 2025quarta-feira do Tempo do Natal depois da Epifania  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (1Jo 4,11-18) Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco.   Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

11Caríssimos: se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado em nós.13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos e damos testemunho, que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus.16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo.18No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 71(72

 

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

2. Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo e de todas as nações hão de servi-lo. – R.

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

3. Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. – R.

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

 

 

– 08 de janeiro de 2025quarta-feira do Tempo do Natal depois da Epifania

 – Evangelho do dia 

 

Viram Jesus andando sobre as águas.   (Mc 6,45-52)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Louvai o Senhor Jesus, todos os povos, / aceito pela fé no mundo inteiro! (1Tm 3,16) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!”51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

08/01/25

Quarta-feira após Epifania

 

Marcos 6,49-51: “Quando os discípulos viram [Jesus] andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: - Coragem, sou eu! Não tenhais medo! Então, subiu com eles na barca e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães.”

 

Senhor Jesus, em quase todas as religiões e crenças, o medo de Deus, do diabo ou de qualquer entidade espiritual, era sempre um elemento muito forte e muito comum, explorado pelas pessoas.

É fácil compreender o susto e o medo dos seus discípulos ao verem alguém caminhando sobre as águas como se fosse um fantasma.

Ainda não tinham se convencido de que, com o senhor, era preciso renovar todas as suas ideias e fantasias sobre o mundo espiritual, a partir da revelação de um Deus que é Pai.

Deviam passar por um processo de conversão profunda em direção ao seu Evangelho, como uma Boa Notícia, que modificasse por dentro a sua fé religiosa.

Mesmo tendo presenciado a multiplicação dos pães, ainda se espantavam com os sinais que o senhor realizava da presença de um Deus, que se manifestava com amor e cuidado paternal pelos seus filhos e filhas, jamais como ameaça às suas vidas.

Por isso, suas palavras aos discípulos assustados precisam continuar ecoando também para nós, muitas vezes cheios de medo e vendo o senhor como um fantasma ameaçador: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!

Senhor, eu também preciso crescer muito em minha fé e na confiança no senhor.

Aumente a minha na fé, para que ela modifique toda a minha ideia de Deus, cujo amor por nós o fez encarnar-se como uma criança numa manjedoura, capaz somente de nos atrair, e jamais de amedrontar.

Que eu não me deixe iludir por aqueles que voltaram a pregar a religião do medo e do inferno, ameaçando novamente as pessoas com a ideia de um Deus mesquinho, cujo prazer seria julgar e condenar.

Mas, que eu caminhe sobre os seus passos, pensando como o senhor pensava e agindo como o senhor agia, com um coração cheio de amor e de esperança.

Muitas vezes, o barquinho da minha vida é ameaçado por ventos contrários, e eu me esqueço que o senhor tem vindo sempre ao meu encontro para tirar o meu medo e acalmar as tempestades.

Neste Ano Santo, faça com que todos nós acreditemos que o senhor estará sempre presente no barquinho da existência de cada um de nós, no barco da história da humanidade e, principalmente, no barco da nossa Igreja.

 

Maria santíssima, a senhora tem sido chamada de Estrela do mar. Ilumine a rota do barquinho da minha vida, para que não se desvie do seu Filho, ajude-me a vencer os meus medos e a confiar que Ele pode me trazer a paz e a coragem para atravessar este novo ano com muita alegria e confiança. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O barco dos discípulos está no meio do mar, tal como estamos no mar da vida. Mar inseguro e às vezes impetuoso, cujo vento é contrário, cheio de desafios e dificuldades. Sem Jesus, nos sentimos inseguros, frágeis, amedrontados. Sem Jesus, mantemos o nosso coração endurecido. Sem Jesus, não temos luz, como reforça o texto bíblico, assinalando que era de madrugada, o coração da noite, momento de maior obscuridade. Mas, no meio das contrariedades da vida e do endurecimento do coração humano, Jesus se manifesta, vem ao nosso encontro. Reconhecer Cristo, que acalma nossas tempestades, implica estar aberto à comunicação divina, comunicação de amor, distinta da lógica humana.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,45-52 - Jesus não é um fantasma!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Após o milagre da multiplicação dos pães, Jesus instruiu seus discípulos a seguirem para Betsaida enquanto Ele permanecia para despedir a multidão. Costumava-se que Jesus buscasse locais tranquilos para orar, estabelecendo um contato profundo com Deus e renovando suas forças para a missão. Esse gesto deixa claro a importância da oração para todos os discípulos ao longo dos tempos, sendo um dos maiores legados deixados por Ele.

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que habita em nós, pedindo: “Ó Espírito Divino, ensina-me tudo o que Jesus ensinou. Dá-me sabedoria para compreender, memória para lembrar, disposição para agir, e um coração generoso para responder aos Teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus, ainda radiante pela alegria de ter saciado a multidão, e fortalecido pelo profundo momento de oração com o Pai, dirige-se aos discípulos e os encontra exaustos, lutando contra as ondas agitadas pelo vento forte. A rigidez de seus corações não resulta de falta de vontade, mas da confusão e do desespero diante de eventos tão extraordinários. Através dessa passagem, aprendemos que, nos momentos mais difíceis, Deus sempre se aproxima de nós, dizendo: “Confie! Sou eu. Não tema!”. Se estivermos dispostos a ouvir e acolher Jesus em nosso “barco”, a tempestade se acalmará.

 

2. Meditação (Caminho)

O que este texto me revela sobre minha própria vida?

De que maneira esta passagem me ajuda a compreender a presença de Deus em minhas dificuldades?

Minha oração é genuína ou apenas uma rotina sem significado?
Como posso aplicar as palavras de Jesus “Confie! Sou eu. Não tema!” no meu dia a dia?

De que forma esta passagem me chama a agir ou a mudar algo em minha vida?

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de responder a Deus com amor e comprometimento. Reflita sobre o que vivenciou na Palavra e apresente suas intenções a Ele. Sua oração pode ser de louvor, gratidão, pedido ou perdão. O essencial é comunicar-se pessoalmente com Deus, compartilhando suas experiências e necessidades.

“Ó Jesus, luz verdadeira que ilumina a humanidade, vieste do Pai para nos ensinar o caminho da verdade. Concede-nos a compreensão dos mistérios divinos e a sabedoria para conhecer Tuas riquezas incompreensíveis. Ajuda-nos a descobrir os tesouros da sabedoria e do conhecimento que estão em Ti. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Resuma em poucas palavras o que sentiu durante a reflexão e comprometa-se a colocar isso em prática no seu dia. Pergunte a si mesmo: O que vou viver hoje inspirado por esta mensagem?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos proteja. Amém.Que Ele revele Sua face a nós e se compadeça de nós. Amém.Que Seu olhar nos alcance e nos conceda paz. Amém.Que Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo, nos abençoe. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário