quarta-feira, 30 de novembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Imediatamente deixaram as redes e o seguiram..” - (Mt 4,18-22)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
Logo Novembro AzulNOVEMBRO - MÊS PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
GARÇA/SP, 30 DE NOVEMBRO DE 2016 (quarta-feira) 334º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
SOMOS INSIGNIFICANTES. POR MAIS QUE VOCÊ PROGRAME SUA VIDA, A QUALQUER MOMENTO TUDO PODE MUDAR.
(Ayrton Senna)


Datas Comemorativas
DIA DO ESTATURO DA TERRA
DIA DA REFORMA AGRÁRIA
DIA DO TEÓLOGO (SP)
DIA NACIONAL DO EVANGÉLICO
DIA NACIONAL DO VIGILANTE SANITÁRIO
DIA DA AMIZADE ARGENTINO-BRASILEIRA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Adolfo–Alvares Machado-Cosmópolis-Echaporã-Elias Fausto-Franco Da Rocha-Guaraci-Guarantã-Herculándia-Iepê-Lutécia-Manduri-Miracatu-Oriente-Paulo De Faria-Quintana-Registro-Sales-Ribeirão Branco (São Paulo) Muzambinho-Sete Lagoas (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SONIA MARIZE DOS SANTOS ALMEIDA (Lions Clube de Bauru Falcão/SP) GABRIELE TRANQUILINO BARDELA FIGUEIREDO (Lions Clube de Duartina/SP) DALVA DE OLIVEIRA CORREA (Construtora Oliveira & Correa Garça /SP)

Santo do Dia
SANTO André ApÓstolo
André (Palestina, séc. 1º), inicialmente discípulo de João Batista, seguiu Jesus quando o precursor mostrou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Chamado com seu irmão Pedro, à beira do lago da Galiéia, para tornar-se pescador de gente, ocupou lugar eminente entre os apóstolos  


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Oração
PAI, DÁ-ME FORÇAS PARA SER VERDADEIRO COMPANHEIRO NA MISSÃO DE SEU FILHO JESUS, MESMO DEVENDO SOFRER PERSEGUIÇÕES E CONTRARIEDADES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Nós vos suplicamos, ó Deus onipotente, que o apóstolo santo André, pregador do evangelho e pastor da vossa Igreja, não cesse no céu de interceder por nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quarta-feira 30/11/2016 – 1ª Semana do Advento
Aquele que crê no Senhor e na sua palavra não será confundido, pois será sempre capaz de reconhecer a voz que o chama ao seguimento à missão.


1ª Leitura (Rm 10,9-18) "A fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos, 9se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso?
Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 
16Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 18 (19A)
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.


Evangelho do dia
Quarta-feira 30/11/2016 – 1ª Semana do Advento
"Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.. - (Mt 4,18-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4, 19).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Precisamos levar as pessoas até Jesus
Temos que levar as pessoas para que se encontrem com Jesus, o Salvador!
“Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram” (Mateus 4,20).
Hoje, celebramos o apóstolo Santo André, irmão de Simão Pedro. Os dois irmãos deixaram suas redes e foram atrás de Jesus, tornaram-se discípulos, apóstolos, seguidores do Mestre Jesus. Hoje, falando particularmente de André, há outra narrativa do Evangelho que nos mostra este apóstolo como aquele que vai levar Simão Pedro até Jesus.
André encontrou-se primeiro com Jesus, não foi numa única circunstância, mas hoje os dois vão juntos. Mas numa ocasião anterior, André foi primeiro, e foi dizer a seu irmão: “Encontrei o Messias”, e o conduziu pela mão.
Quando celebro o apóstolo Sandro André, gosto justamente de olhar para essa situação: como Deus precisa de mãos para que conduzam outras mãos, para que elas encontrem o caminho! Todos nós estamos em busca de um caminho, de uma luz, da verdade, da salvação, felicidade e direção para a nossa vida.
Há pessoas que nos levam para o mau caminho. E nós nos deixamos levar pelo mau caminho quando somos facilmente influenciados por outras pessoas. Muitas vezes, até andamos no caminho da salvação, mas nos deixamos influenciar por falácias, por pessoas que parecem convincentes naquilo que dizem, e essas pessoas vão nos seduzindo, conduzindo-nos pelas veredas de suas falácias, por suas filosofias e histórias.
O discípulo de Cristo é muito humilde, movido por uma profunda fé, mas, acima de tudo, por um encontro pessoal com Jesus. O discípulo de Cristo não leva a pessoa junto de si, leva-a para encontrar-se com Cristo. O discípulo de Cristo não forma discípulos para si, para que vá atrás dele, mas coloca as pessoas no caminho, no seguimento de Jesus.
Precisamos ter sabedoria, precisamos de apoio, mas temos que ter cuidado com isso, porque, quando temos confiança demais nas pessoas, chega uma hora que o apoio pode balançar, ir para lá e para cá e caímos juntos.
O nosso apoio, a nossa segurança é Jesus, e se precisamos levar as pessoas para que se salvem, não é para nós, pois não somos salvadores; temos de levar as pessoas para que se encontrem com Jesus, o Salvador.
André não levou seu irmão para junto de si: “Venha que o Salvador está em mim”, mas disse: “Vamos até Ele!”. Leve as pessoas para Jesus, leve-as para que se encontrem pessoalmente com Jesus, para que entreguem suas vidas a Ele. No início, podemos ajudar, devemos conduzir, podemos realmente mostrar o caminho, mas não podemos deixar que as pessoas parem em nós, porque vamos, porque seguimos, porque seguimos adiante. Mas que bom que aquela pessoa encontrou-se com o Mestre.
Veja: Simão Pedro vai se tornar, depois, até mais importante para o Mestre, devido aquilo que ele vai fazer e ser. Não podemos dizer que Pedro não seria Pedro, se não tivesse um irmão  como André, que o levou até Jesus.
Seja um irmão, o amigo do Esposo e leve as pessoas para Jesus e não para si.
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Mt 4, 18-22
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
No nosso dia a dia devemos estar sempre atentos à presença de Jesus que se aproxima de nós e nos chama para o serviço do Reino.
Esta aproximação acontece principalmente a partir dos apelos que chegam até nós nos sofrimentos, nas dores, nas necessidades não satisfeitas, na fome, na miséria, na culpa, na falta de fé, no desconhecimento de Deus, na falta de sentido de vida, na violência, enfim, em tudo o que exige de nós uma resposta de amor, que é o fundamento de todo apostolado, de todo seguimento de Jesus.
Deixando tudo o que estamos fazendo, devemos ser a resposta viva de Deus para todos esses apelos.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Celebrando hoje a festa de Santo André, temos um texto especial do Evangelho: fala-nos de Jesus que, interrompendo as atividades de André, chama-o para segui-lo. Será pescador de homens!
Cristo nos chama.
Quer que entendamos sua mensagem, que o sigamos, numa vida de serviço.
Ele olha para nós e convida cada um para uma missão.
Felizes seremos se formos fiéis ao chamado, seja ele de que natureza for

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra o dia de Santo André, apóstolo de Jesus Cristo e irmão de São Pedro.
Quando ouviu João Batista falar de Jesus, quis saber quem Ele era.
Então, foi até Jesus e perguntou: “‘Onde moras?’ E Jesus respondeu: ‘Vinde e vede!’”
Peçamos a intercessão de Santo André para também ouvirmos o Senhor, como ele fez ao ir ao seu encontro.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.” No Evangelho de hoje, Jesus chama os discípulos para segui-lo. Ao fazer a leitura do texto, destaque os personagens e os verbos que mais lhe chamam atenção, considere o sentido de cada palavra e descubra o tema central do texto.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Você se sentiu tocado(a) pelo texto? O que ele diz a você? Que palavra chamou sua atenção ou mais o(a) tocou? Faça novamente a leitura do Evangelho e deixe-se tocar por ele. Lembre-se de que este é o momento da meditação, por isso, ao viver este passo da leitura orante, dedique total atenção ao texto e procure escutar o que o Senhor lhe diz.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor da vida e faça a sua oração. Apresente-lhe suas intenções, preces, louvores e pedidos a Deus. Se desejar, você pode também recitar um salmo que o(a) ajude a rezar.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta neste momento de contemplação? Que atitude deseja viver neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.