sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–É a menor de todas as sementes e se torna maior do que todas as hortaliças - (Mc 4,26-34)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 31 DE JANEIRO de 2020 (sexta-feira) 031º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A SER FELIZES, É INEVITÁVEL NÃO O SER ALGUMA VEZ.
(Blaise Pascal)


 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE
DIA MUNDIAL DO MÁGICO
DIA NACIONAL DAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL
DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO AMBIENTAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barbosa (São Paulo)Agua Comprida - Rio Vermelho - Tarumirim (Minas Gerais)Jiquiriçá (Bahia) Bom Retiro do Sul - Campinas do Sul - Campo Bom - Guarani das Missões Iraí - Santa Bárbara do Sul - Ijuí (Rio Grande do Sul) Envira - Nhamundá (Amazonas) Monte Alegre de Sergipe - Riachuelo (Sergipe) Mato Rico (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MATHEUS CASSOLA DE BARROS (New York/EUA)ROBERTO MANTOVANI (PDG LC5 - Lions Clube de São José dos Campos /SP)DARCY BARBOSA MOREIRA VILELA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)JOSÉ ROBERTO CORREA (Lions Clube de Agudos /SP)SEBASTIÃO CARLOS DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)NEUSICLER AMARAL RAMOS (Lions Clube de Cassilandia /MS)ANTONIO XIMENES BENEVIDES (Lions Clube de Forteleza /CE)SILVIO RUELA (vereador-Garça /SP)ROBERTO DA SILVA JÚNIOR (Garça /SP)VIVIANE CHIQUINI DE ARAUJO (Garça /SP)FABIANO MIZUKAMI (Garça /SP) IsabelE Regina Ferreira Leite (Garça /SP)  Isabele CRISTina Ferreira BASSETO (Auditora Fiscal Prefeitura Municipal de Garça /SP) JOELAINE MACEDO AZEVEDO IZIDORO (Cabelereira Garça /SP) JOSÉ LUIZ LORENZETTI DE MELLO (Vitória /ES) Pe. LUCIANO RUIZ TALARICO (Pároco da Paroquia de Nossa Senhora Aparecida de Queiroz /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CLAUDIA DA FONSECA S. DOS SANTOS E GERALDO JOSÉ A. DOS SANTOS ó1997ó23 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)GERTRUDES MARTINS REZENDE e MARCOS SANTANA REZENDEó(Lions Clube de Marilia Terceiro Milenio /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ADRIANO DOS SANTOS ANDRADEó2009ó11 ANOS (Pároco das Paroquias Santa Luzia de Pracinha e da Sagrada Família de Lucelia /SP)

 Santo do Dia 
SÃO JOÃO BOSCO
Dom Bosco (Itália, 1815-1888), Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado “modelo por excelência” para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: “Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas” e se fez, ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima. Fundou a Congregação dos Salesianos e, com santa Maria Mazzarelo, as Filhas de Maria Auxiliadora.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, diz o Senhor. O reino do céu pertence aos que se parecem com eles (Mc 10,14).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Uma imagem fiel de Cristo foi o que os jovens viram em João Bosco, presbítero nascido na Itália em 1815 e lá falecido em 1888, fundador dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. Ele inspirou a juventude no caminho da educação e da formação integral do ser humano. O mesmo Jesus que impulsionou esse santo a abraçar tal causa nos faça hoje mais fortes no espírito alegre e festivo ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia. 
– Oração 
ESPÍRITO SANTO, LIVRA-ME DA TENTAÇÃO DE QUERER APRESSAR A VONTADE DO PAI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que suscitastes são João Bosco para educar e pai dos adolescentes, fazei que, inflamados da mesma caridade, procuremos a salvação de nossos irmãos, colocando-nos inteiramente ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
31 de Janeiro de 2020 6ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum
■ A Palavra nos adverte sobre as exigências sempre mais graves do pecado e traz promessa de venda fecunda e realizada aos que se abrigam à sombra do proejto do Reino.

1ª Leitura (2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17) – Tu me desprezaste e tomaste como esposa a mulher de Urias. (Cf. 2Sm 12,10)  Leitura do Segundo Livro e Samuel:

1No ano seguinte, na época em que os reis costumavam partir para a guerra, Davi enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel e eles devastaram o país dos amonitas e sitiaram Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém.
2Ora, um dia, ao entardecer, levantando-se Davi de sua cama, pôs-se a passear pelo terraço de sua casa e avistou dali uma mulher que se banhava. Era uma mulher muito bonita.
3Davi procurou saber quem era essa mulher e disseram-lhe que era Betsabéia, filha de Eliam, mulher do hitita Urias. 4aEntão Davi enviou mensageiros para que a trouxessem. Ela veio e ele deitou-se com ela. 5Em seguida, Betsabeia voltou para casa. Como ela concebesse, mandou dizer a Davi: “Estou grávida”.
6Davi mandou esta ordem a Joab: “Manda-me Urias, o hitita”. E ele mandou Urias a Davi. 7Quando Urias chegou, Davi pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. 8E depois disse-lhe: “Desce à tua casa e lava os pés”.
Urias saiu do palácio do rei e, em seguida, este enviou-lhe um presente real. 
9Mas Urias dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu amo, e não foi para casa. 10aE contaram a Davi, dizendo-lhe: “Urias não foi para sua casa”.
13Davi convidou-o para comer e beber à sua mesa e o embriagou. Mas, ao entardecer, ele retirou-se e foi-se deitar no seu leito, em companhia dos servos do seu senhor, e não desceu para sua casa.
14Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joab e mandou-a pelas mãos de Urias. 15Dizia nela: “Colocai Urias na frente, onde o combate for mais violento, e abandonai-o para que seja ferido e morra”.
16Joab, que sitiava a cidade, colocou Urias no lugar onde ele sabia estarem os guerreiros mais valentes. 17Os que defendiam a cidade, saíram para atacar Joab, e morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E morreu também Urias, o hitita.   
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 51(50)
Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

Evangelho do dia
31 de Janeiro de 2020 6ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum
É a menor de todas as sementes e se torna maior do que todas as hortaliças - (Mc 4,26-34)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
O Reino de Deus está no meio de nós”
 O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra, mas quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças”
(Mc 4,31-32).
O Reino de Deus parece, num primeiro momento, uma coisa insignificante, sem importância, sem valor, que nós não vemos, não sabemos da fecundidade, da força, da graça que está escondida por trás do Reino.

Aliás, nós olhamos para ele como uma coisa comum. O mundo está sendo vida entre nós, e não sabemos da força potente, do átomo que é Palavra Divina Sagrada, que é o Reino de Deus.

Quando essa semente da Palavra (grão de mostarda) é acolhida, ela se torna uma verdadeira dinamite, que entra na alma humana e a arrasa, quebra corações, derruba orgulhos, joga no chão a soberba humana, constrói um novo homem, uma nova mulher.

A Palavra de Deus, quando entra na vida de uma pessoa de verdade, torna-se uma temeridade, porque rouba a pessoa daquilo que ela vive e a leva para a presença de Deus.

Se deixássemos nos levar pela inquietação poderosa transformadora que o Reino de Deus tem em nós, acolheríamos com mais intensidade o que o Reino de Deus é.

A lógica, no entanto, está invertida, até mesmo a lógica de acolher o Reino, pois nós o queremos como uma coisa grandiosa, importante.

Alguns acham até o Reino de Deus é ir a Jerusalém, a Roma. Não! Você até vai a esses lugares um dia, com a graça de Deus! Eu tive a graça de ir, mas eu não conheci o Reino de Deus quando estive em Jerusalém, quando estive em Roma, nos lugares santos.

O Reino de Deus está no meio de nós, nas coisas menores, insignificantes.”

O Reino de Deus está no meio de nós, nas coisas menores e insignificantes. O Reino de Deus chega a nós por meio das pessoas que nós desprezamos, do pobre que está a nossa porta, do pregador a quem nós, muitas vezes, não damos atenção. O Reino de Deus está no meio de nós com a mãe que nós não damos valor. O Reino de Deus acontece nas coisas mais simples que podemos imaginar.

Não fique esperando que a graça de Deus aconteça em você por meio de grandezas, pois essas são todas ilusões. O Reino de Deus é pequeno, até desprezível, e aos olhos humanos não têm valor nem significância, é pequeno como um grão de mostarda. Cultive-a, cultive a simplicidade da Palavra de Deus a cada dia, lida e meditada; cultive a simplicidade da sua comunidade, da sua paroquia; cultive a simplicidade da relação com as pessoas simples e humildes.

O Reino de Deus não vai ser grande em você se você for amigo do Papa ou desse ou daquela pessoa que parece grande aos olhos humanos. O Reino de Deus acontece na simplicidade, na humildade e na pequenez, é nessas coisas que, até parecem insignificantes, que o Reino de Deus acontece com todo poder e eficácia.

Deus abençoe você!

 Reflexão - O Reino de Deus descrito mediante parábolas
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— a mensagem de Jesus sobre o “Reino” ensina-nos a escassa importância que esta tem em relação ao poder temporal, a pesar de exercer uma “soberania” real e profunda nas almas. É como um grão de mostarda, a mais pequena de todas as sementes; é como a levadura, uma parte muito pequena em comparação com toda a massa mas determinante no resultado final.

É como a semente que se lança à terra e ali passa por diferentes sortes: é bicada pelos pássaros, afogada pelas silvas ou amadurece e dá muito fruto. Noutra parábola, a semente do reino cresce, mas um inimigo semeou, no meio dela, cizânia que cresceu junto com trigo e só no fim é apartada. Está misteriosa “soberania de Deus” aparece também quando Jesus a compara a um tesouro enterrado no campo: quem o encontra vende tudo o que tem para poder comprar o campo e assim poder ficar com o tesouro.

—A comunhão contigo, Jesus, é a “pedra preciosa” que vale mais que todas as outras coisas.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
As primeiras comunidades cristãs esperavam alegrar-se com a prosperidade do Reino de Deus. O que elas constatam, porém, é a perseguição aos cristãos. O que aumenta, de fato, são as doutrinas que surgem confundindo a cabeça dos seguidores de Cristo. Hoje não é diferente. Ainda se encontra alguém que se diz ateu. Topamos com pessoas que zombam dos que professam a fé cristã. Existe, em muitos lugares, declarada perseguição aos cristãos! Será que esse turbilhão ameaçador vai devorar os pequenos, os humildes, os tementes a Deus, os que procuram fazer a vontade de Deus? Jesus explica que o Reino de Deus não vem de modo ostensivo, barulhento. Sua implantação requer tempo, paciência e perseverança de nossa parte. Junto com o poder de Deus. É assim que o Reino abrangerá todos os povos da terra.

Oração
Ó Jesus, divino Mestre, usas parábolas para que teus ouvintes possam melhor entender tua mensagem. Então comparas o Reino de Deus a uma semente minúscula, que depois se transforma em árvore frondosa. Dá-nos, Senhor, fé e esperança, enquanto aguardamos os frutos do Reino de Deus. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 4,26-34 - O Reino de Deus é como uma semente de mostarda

Saudação
Preparamo-nos para este momento,
fazendo com todos os internautas,
a oração ao Espírito Santo:

A Vós, Espírito de verdade,
consagro a mente, a fantasia e a memória:
iluminai-me.
Fazei-me conhecer Jesus Cristo
 e compreender o seu Evangelho.
Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) Aclamamos a Palavra com a oração de Jesus:
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Fazemos a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia: Mc 4,26-34.
Naquele tempo, 26 Jesus disse à multidão: “O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28 A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29 Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30 E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31 O reino de Deus é como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32 Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
Refletindo
Em um momento de silêncio, recordamos o que lemos. São duas pequenas parábolas. Uma fala do processo como se desenvolve o Reino de Deus. Exige paciência. A outra é sobre o resultado de uma pequena boa semente. Fala de esperança.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? O que a Palavra diz para nós?
O que nos dizem estas duas parábolas de Jesus Mestre? Atualizamos a Palavra, ligando-a à nossa vida.
O "Reino de Deus está perto". Dentro de nós. Como se desenvolve? Como o cultivamos? Já nos sentimos discípulo/as missionário/as? Sentimo-nos "abrigo" para outras pessoas que buscam o Reino de Deus?
Meditando
Lembramo-nos das palavras dos bispos na Conferência de Aparecida: "
No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias." (DAp 139).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Nosso coração começa a bater em sintonia com o coração de Jesus.
Vivemos este momento em silêncio. E faço o
Oferecimento do dia
Deus, nosso Pai,/eu te ofereço todo o dia de hoje:/ minhas orações e obras,/ meus pensamentos e palavras,/ minhas alegrias e sofrimentos,/ em reparação de nossas ofensas,/ em união com o Coração de teu Filho, Jesus,/ que continua a oferecer-se a ti, na Eucaristia,/ pela salvação do mundo./
Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus,/ seja meu guia e meu amparo neste dia/ para que eu possa ser testemunha do teu amor./ 
Com Maria,/ Mãe de Jesus e da Igreja,/ 
Rezo especialmente pela intenção do Santo Padre/ para este mês:/ 
para comunicar ao Mundo a alegria do Evangelho
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim?
Viverei este dia com olhar novo,"descobrindo" o Reino de Deus presente em cada situação, pessoa, dificuldade, alegria, realização, desafio, cultivando dentro de mim a paciência e a esperança.
Por todos os internautas, para todas as pessoas, rezo com o apóstolo Paulo:
"Que o Senhor realize todos os desejos que vocês têm de fazer o bem" . (2Ts 1,11).
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém