terça-feira, 31 de agosto de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus! – (Lc 4,31-37)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 31 DE AGOSTO de 2021 (terça-feira) 243 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SORTE É O QUE ACONTECE QUANDO A PREPARAÇÃO ENCONTRA A OPORTUNIDADE.

(Elmer Letterman)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE

DIA NACIONAL DO OUTDOOR

DIA DO BLOG

DIA DO SAMBA-ROCK

DIA NACIONAL DE SEGURANÇA EM INFORMÁTICA

DIA ESTADUAL (SP) DO NUTRICIONISTA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA MALÁSIA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DE TRINIDAD E TOBAGO

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO QUIRGUISTÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaí (São Paulo) Trindade (Goiás) Itapipoca (Ceará) Uberlândia (Minas Gerais) Camacan - Bom Jesus da Lapa - Guaratinga (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: VERA LUCIA  TOZZE ALVES  NEVES (Lions Clube de Bauru Norte /SP)SILVIA AP. FRANCO ZANCOPÉ (Garça/SP)ELLARITA CRUDI (Garça /SP)RAIMUNDO CASTRO (Garça / SP) CARMEN LIMPO (Garça / SP) BRUNO AOKI (São Paulo / SP) JULIA CASTRO (Ilha Solteira-Jahu / SP) ALVARO PEREIRA PACHECO (Rio de Janeiro / RJ)OSWALDO BRANDÃO  (Dourados /MS) LEONARDO MONTANHEZ (São José do Rio Preto-de Valparaíso / SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO RAIMUNDO NONATO 

■ SÃO NICODEMOS DISCÍPULO 

 SÃO JOSÉ DE ARIMATEIA

 BEATO ALFREDO ILDEFONSO SCHUSTER

SANTO EDANO DE LINDISFARNE

 SANTO ARISTIDES DE ATENAS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jesus expulsa os espíritos impuros – Lc 4,31-37

 

 

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A autoridade de Jesus reside no fato de ele viver o que fala e falar o que vive. Deus age por meio de nós à medida que lhe somos fiéis. Preparemo-nos para o dia do encontro definitivo com o Senhor, confiantes na salvação para a qual nos criou.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME FORTE PARA ENFRENTAR E VENCER AS FORÇAS MALIGNAS QUE CRUZAM MEU CAMINHO, TENTANDO AFASTAR-ME DE TI. COMO JESUS, QUERO ABALAR O PODER DO MAL DESTE MUNDO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 31 de agosto de 20213ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Somos filhos e filhas da luz e como tais nos compete viver. A ação de Jesus causa espanto devido a seu modo de agir, e sua fama se espalha sempre mais. 

 

1ª Leitura (1Ts 5,1-6.9-11) – Jesus Cristo morreu por nós, para que, alcancemos a vida junto dele.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

 

1Quanto ao tempo e à hora, meus irmãos, não há por que vos escrever. 2Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão, de noite. 3Quando as pessoas disserem: “Paz e segurança!”, então de repente sobrevirá a destruição, como as dores de parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar.

4Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. 6Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios.

 9Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10Ele morreu por nós, para que, quer vigiando nesta vida, quer adormecidos na morte, alcancemos a vida junto dele. 11Por isso, exortai-vos e edificai-vos uns aos outros como já costumais fazer.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 27(26)

 

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

 

 

– 31 de agosto de 20213ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!  (Lc 4,31-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permitamos que a autoridade de Deus esteja sobre nós”

 

As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade”

(Lucas 4,32).

Jesus, que desceu para Cafarnaum — porque Ele estava vindo da sua cidade, Nazaré, onde não fora acolhido —, agora está na sinagoga de Cafarnaum ensinando aos sábados. O acolhimento é outro, as pessoas param para ouvi-Lo, e Ele fala com autoridade.

 

Preciso saber acolher e, quando acolho, a Palavra de Deus entra em mim, e ela tem autoridade sobre mim, sobre a minha vida, sobre os meus pensamentos, meus sentimentos, autoridade sobre os espíritos impuros. Permitamos que a autoridade de Deus esteja sobre nós, e nos submetamos a ela, para que a Sua graça seja atuante em nossa vida.

 

E é porque Jesus tinha autoridade que Ele expulsava os espíritos impuros. Aquele homem possuído por um demônio que gritava, Jesus expulsou aquele espírito impuro, Jesus o ameaçou: “Cala-te e sai dele!”; e o demônio lançou-se fora, saiu daquele homem. Por isso questionam: “Que autoridade é essa? Até os espíritos impuros o obedecem!”.

 

“Submetamo-nos à autoridade de Deus, para que a Sua graça seja atuante em nossa vida”

 

Não existe coisa mais dura para a nossa vida do que perdermos a autoridade; primeiro, a autoridade sobre a nossa própria vida, e perder a autoridade significa perder a autonomia. Está certo que uma idade mais avançada, à medida em que o tempo vai ou por motivo de doenças — por exemplo doenças degenerativas —, nós vamos perdendo a autoridade sobre o nosso próprio agir na vida, e os nossos comportamentos vão se tornando limitados; e sem auxílio, sem a ajuda de outros, não podemos viver nem sobreviver. Isso é um fato! Agora, nós estamos falando que a dureza da vida é, em sã consciência, perdermos a consciência da autoridade sobre a nossa própria vida.

 

Não mandamos nem na forma que comemos, não mandamos no nosso falar. Uma pessoa que não tem autoridade sobre a sua língua, a pessoa que não tem autoridade sobre os seus próprios instintos… Que dureza é essa!

 

Você que é pai, você que é mãe, nós que estamos à frente de qualquer coisa, não podemos perder a autoridade. Sei que alguns confundem autoridade com autoritarismo, mas aqui é autoridade moral, autoridade da vida, autoridade do comportamento que condiz com aquilo que falamos. Por isso é sempre importante ter a mão na consciência, revisar os atos e as atitudes para que tenhamos autoridade sobre nós, para que ajamos também com autoridade naquilo que Deus nos confiou.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Coerente com seu programa missionário libertador, assumido na sinagoga de Nazaré, Jesus vai a campo. Como de praxe, ensina nas sinagogas. Fala com autoridade, de modo que as forças adversas (demônio impuro) lhe obedecem, e seus ouvintes ficam maravilhados. Com sua palavra eficaz, Jesus expulsa um espírito impuro, que percebe estar diante de uma força superior: “Eu sei quem tu és: o Santo de Deus”. O espanto toma conta de todos, porque os espíritos impuros são submetidos às ordens de Jesus, dadas com autoridade e poder. Era inevitável que a fama de Jesus se espalhasse por toda parte. Mais tarde, ele investirá seus discípulos com este mesmo poder, isto é, o de libertar o povo da escravidão e de todas as amarras que o privam da vida plena que Deus quer para todos.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Santo de Deus, despertas a admiração dos galileus porque, com autoridade, dás ordens aos espíritos maus, e eles te obedecem. As pessoas ficam libertadas, e o Reino de Deus se propaga. Queremos nos unir ao povo que te louva ao reconhecer teu poder divino e tua obra libertadora. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 4,31-37 - Jesus liberta as pessoas

 

Oração Inicial
Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus verdadeiro.

 

Peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. e sermos coerentes com nossa profissão de fé. Amém.”

 

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

 

1. Leitura (Verdade)

As pessoas ficavam admiradas com a fala de Jesus porque ele ensina com autoridade e coerência. Sua palavra é ação. Ninguém jamais falou como este homem. Escute o Evangelho como quem escuta o maior Mestre da humanidade.

 

“Jesus, que não foi bem acolhido em Nazaré, sua cidade, a partir de agora faz da orgulhosa Cafarnaum seu centro de atividades. Cidade importante, estrategicamente colocada, Cafarnaum não o acolheu da melhor forma. Mesmo assim, Jesus prossegue seu caminho para construir uma nova história sem fronteiras. O homem de espírito impuro representa tudo o que se opõe ao projeto de Deus. Enquanto muitos procuram Jesus para que os livre de suas enfermidades, outros se opõem à sua força libertadora. Embora conheçam a identidade de Jesus, os espíritos maus resistem a ele. Saber quem é Jesus não é suficiente; é necessário tonar-se discípulo. Jesus ensinava com autoridade, e essa autoridade brotava de seu agir.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento, leia novamente o Evangelho, mas desta vez para escutar o que o Senhor tem a lhe dizer. O que o Evangelho lhe diz? Leia o texto com bastante calma e deixe-se conduzir pela Palavra. Escute o que Jesus quer lhe dizer por meio daquela palavra ou versículo que lhe chamou mais atenção.

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

4.Contemplação (Vida e Missão)

Escutar a palavra de Jesus com o coração aberto para me deixar maravilhar por ela e procurar ser coerente em minhas palavras e minhas atitudes, é uma sugestão para a prática deste dia.

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.