domingo, 31 de outubro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA <=> ““Amarás”” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Amarás”                                                      

 

 De todo coração

           Somente fala de amor quem sabe amar. E quem sabe amar, sabe o quanto tem para amar. Assim aprendemos de Jesus. Os judeus, em seu amor pelas Escrituras, procuravam qual seria o mandamento do qual surgiriam todos os outros. Nada fácil, pois os corações e as mentes não são iguais. Assim um senhor pergunta, depois de outros que tentavam derrubar Jesus: “Qual é o primeiro dos mandamentos” (Mc 12,28b). Qual é a fonte de toda a fé? Onde se apoia toda a Escritura? Onde os mandamentos se justificam? Jesus é claro e rápido. Não há o que discutir. Todos os dias, três vezes, o judeu fiel proclama: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” (Id 29- 30). Declara a unicidade de Deus. Anuncia que o amor a Deus é total e envolve todas as dimensões do ser humano. Ele é único. Não há um Deus ao lado do outro. Ele não divide com nada e com ninguém. Ele é único. E o amor que exige é total, com todas as dimensões do ser todo humano: com todo coração, toda tua alma, todo o teu entendimento e com toda força. O ser humano é totalmente voltado para Deus. Não há outra nascente da vida nem da fé. Isso é a base, a fonte, o caminho, a direção e o fim de toda vida humana. Sem isso o ser humano jamais será completo. O judeu devia repetir esse mandamento de manhã, ao meio dia e à tarde.

Amar como a si

           Jesus, em seu amor ao Pai, compreendia perfeitamente o sentido de amar a Deus. Sabia que o amor a Deus é fonte e direção de tudo o que fazemos. Por isso explica e dá o modo de amar: “E o segundo mandamento é; Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não existe outro mandamento maior que estes” (Mc 28b,31). Amar como a si mesmo é dar valor total à pessoa humana e que ela vive dessa fonte Divina para colocar o amor de Deus em ação no mundo. Deus ama o mundo, as pessoas as situações através de nós. Não há mundo sem amor. Pode se pensar mundo, mas não o é. O mundo é o amor e se dirige ao amor de Deus como Deus ama. Por isso Jesus ajunta: “E o segundo mandamento é “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Amar a si é viver. Todo amor que é dedicado a Deus está dentro do amor ao próximo. Não como um objeto que se põe ao lado, mas unido na natureza, unido na ação, unido na direção. É como a união das duas naturezas em Cristo. Homem-Deus, união do diferente, mas união no ser. Assim é o amor. Deus ama com totalidade, só assim pode existir amor humano que nasce da Divindade. Jesus tinha razão e o homem concorda: “Disseste bem”! Assim é bom, assim o faremos!

Um só amar

           Quando dizemos que o amor a Deus e o amor ao próximo é um só, entendemos o modo de viver dos filhos de Deus. Amar o irmão com o mesmo amor com o qual se ama a Deus. E amar a Deus com o mesmo amor que se ama o próximo é o caminho espiritual da Igreja e de cada um. Importante ver que, para não incomodar não se compromete. Deixa de lado o amor se parte para uma vida espiritual sem o compromisso que Deus tendo para  com o povo, sobretudo os necessitados. Os outros já estão resolvidos. Devem viver o mesmo amor. Quanto se rezou, se fez reunião, se dedicou a espiritualidades, mas se deixou de lado o amor concreto e ativo ao próximo, não acontece o amor de Deus, pois os dois mandamentos são um só. Quando Jesus fala igual diz o que ele é. Se amo ao próximo amo a Deus. Quando amo a Deus, eu o faço através do amor ao próximo.

Leituras: Deuteronômio 6,2-6;Salmo 17;Hebreus 7,23-28; Marcos 12,28b-34.

 

 

Ficha nº 2118 - Homilia do 31º Domingo Comum (31.10.21)

 

1. Anuncia que o amor a Deus é total e envolve todas as dimensões do ser humano.

2. Deus ama o mundo, as pessoas as situações através de nós.

3. Amar a Deus com o mesmo amor que se ama ao próximo é o caminho espiritual da Igreja e de cada um.

 

                              Comprar o pacote

 

           Quantas vezes fazemos algum “negócio”, compramos um pacote com muitas coisas dentro. Assim também, quando fazemos o negócio com Deus de crer, estamos comprando o pacote que inclui tudo o que Deus ama, de modo particular o próximo. Quando nos decidimos pelo próximo, estamos nos decidindo por Deus. Faz parte do pacote do amor.

           Quem fala de espiritualidade, de seguimento de Jesus, de santidade, de vida religiosa, sem comprar o pacote inteiro, está destruindo o projeto de Deus. Por isso podemos ver que tantas coisas vão mal. Façamos um negócio completo. 

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo. – (Mc 12,28b-34)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 31 DE outubro de 2021 (domingo) 304 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

PRATICAMENTE QUALQUER UM PODE SUPORTAR A ADVERSIDADE, MAS SE QUER TESTAR O CARÁTER DE ALGUÉM, DÊ-LHE PODER."

(Abraham Lincoln)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA DA DONA DE CASA

DIA DAS BRUXAS / HALLOWEEN

DIA DAS CIDADES

DIA NACIONAL DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

DIA NACIONAL DA POESIA

DIA MUNDIAL DO COMISSÁRIO DE VÔO - DE BORDO

DIA MUNDIAL DA POUPANÇA

DIA INTERNACIONAL DO MAR NEGRO

DIA DO FIM DA SEMANA DA PAZ, AMIZADE E BOA VONTADE

DIA DA REFORMA PROTESTANTE NO BRASIL

DIA DA REPORTER POLICIAL

DIA DO SACI-PERERÊ

DIA DO REPÓRTER POLICIAL

DIA DO POETA VIRTUAL

DIA DA MULTIPLICIDADE

DIA DAS LENDAS PIAUIENSES

DIA DA ECONOMIA

DIA DE DRUMMOND

DIA DA ABÓBORA CARVE

DIA DE AUMENTAR SEUS PODERES PSÍQUICOS

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Nova Guataporanga - Pedreira (São Paulo)Anajás - Baião - Moju - Ponta de Pedras (Pará)Garibaldi (Rio Grande do Sul)Mineiros - Pontalina (Goiás)Coelho Neto - Sambaíba (Maranhão)Campo Bonito - Morretes (Paraná)Marechal Floriano (Espírito Santo)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  natália Aranha (Pederneiras /SP) JOÃO ROBERTO DE ACHILES (Empresário-Garça /SP) Kelly cristina gasparini Collis  (Professora-empresária-Garça /SP) EDSON KARNOPP (PDI-Lions Clube de Santa Cruz do Sul-Centro /RS)GULHERME DE AVELLAR PERES (Lions Clube de Lucélia /SP)JORGE LUIZ UGUCIONE (Lions Clube de Macatuba /SP)OLGA MARIA DÁGOLA COIMBRA (Lions Clube de Marilia /SP) VANDERLEI ANTONIO COELHO (Garça /SP) Ieda Sitta Mariano  (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTO AFONSO RODRIGUES

SANTO Estácio de Bizâncio

SÃO QUINTINO

SÃO WOLFGANG de Ratisbona

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? – Mc 12,28b-34

 

 

- Não me abandoneis jamais, Senhor; meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Somos convidados a expressar nosso amor incondicional a Deus, de quem nos aproximamos por meio de seu Filho. O Pai nos ama e quer que o amemos, amando nossos irmãos e irmãs. Neste dia da juventude, rezemos pelos jovens, chamados a ser testemunhas da esperança em meio a tanta dor e sofrimento, causados pelas consequências da pandemia.

 

– Oração 

 

Ó DEUS, QUE NO CORAÇÃO DO VOSSO FILHO, FERIDO POR NOSSOS PECADOS, NOS CONCEDESTES INFINITOS TESOUROS DE AMOR, FAZEI QUE LHE OFEREÇAMOS UMA JUSTA REPARAÇÃO, CONSAGRANDO-LHE TODA A NOSSA VIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 31 de outubro de 2021 31º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus é a Nova Aliança de Deus com a humanidade. A felicidade do Reino está ao nosso alcance quando nossa profissão de fé em Deus se traduz no amor a Ele e ao nosso próximo. 

 

1ª Leitura (Dt 6,2-6) – Ouve Israel: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração  Leitura do Livro do Deuteronômio:

 

Moisés falou ao povo dizendo: 2“Temerás o Senhor teu Deus, observando durante toda a vida todas as suas leis e os seus mandamentos que te prescrevo, a ti, a teus filhos e netos, a fim de que se prolonguem os teus dias. 3Ouve, Israel, e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. 4Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 18(17)

 

Eu vos amo, ó Senhor, porque sois minha força!

 

 

2ª Leitura (Hb 7,23-28) – Cristo, uma vez que permanece para a eternidade, possui um sacerdócio que não muda.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 23os sacerdotes da Antiga Aliança sucediam-se em grande número, porque a morte os impedia de permanecer. 24Cristo, porém, uma vez que permanece para a eternidade, possui um sacerdócio que não muda. 25Por isso ele é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos sacerdotes, oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28A Lei, com efeito, constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 31 de outubro de 2021 31º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo.  (Mc 12,28b-34)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Quem me ama realmente guardará minha Palavra, / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 28um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“É necessário silenciar a alma para ouvir o Senhor”

 

Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”

(Marcos 12,29).

Você está vendo que o mestre da Lei, alguém que conhece a Lei de Deus acima de qualquer coisa e mais do que ninguém, está se aproximando de Jesus para perguntar qual é o primeiro, qual é o maior de todos os mandamentos. Chama-me a atenção porque Jesus começa respondendo com o chamar Israel: “Ouve, ó Israel”, é preciso ouvir.

 

Estamos diante de uma sociedade surda, a surdez tomou conta de nós porque não ouvimos Deus. Todos esses disparates emocionais, todas essas complexidades, brigas, confusões, inclusive na igreja e no Reino de Deus, é porque cada um está escutando Deus como quer, cada um está escutando somente o que quer.

 

No meio de um mundo tão confuso, tão barulhento como o nosso, escutamos o nosso egoísmo, escutamos nossos anseios, escutamos o que está em nós e pouco, quase nada, escutamos a Deus. Por isso que primeiro vem o mandamento amar. Amar é uma exigência fundamental, mas como é que eu vou amar aquele que não escuto?

 

“É preciso um profundo silêncio de alma para ouvir o Senhor, deixar Ele nos purificar de tantos ruídos que aprisionam à nossa alma”

 

Uma criança é criança porque ouve de tudo, seu pai e sua mãe. E você vê que uma criança se perde, começa a se desgarrar dos seus pais quando deixa de ouvir. Precisamos ouvir a Deus; e é um trabalho que exige muita disciplina interior, exige muita aplicação de alma e de coração, exige muita penitência e muito desprendimento porque estamos num mundo muito barulhento; é muito barulho em casa, é muito barulho com tantas coisas ligadas que nós estamos conectados, é TV, é rádio, é celular; e tem gente que não consegue viver sem essas coisas, dorme e acorda movido por esses barulhos todos.

 

Estamos o tempo inteiro recebendo mensagens, é toque pra lá, alerta pra cá. Vejo que, muitas vezes, as pessoas não conseguem nem andar, se não tiver alguma coisa aqui dentro para barulhar o ouvido, porque não somos capazes nem de ouvir o nosso interior.

 

Na sociedade do barulho que nós estamos, é preciso a grande ascese, um grande trabalho interior de escutar o Senhor, porque é só escutando a Deus que vamos amá-Lo com todas as nossas forças, amá-Lo com todo nosso coração, amá-Lo com todo o nosso entendimento e com todo o nosso ser. É só escutando a Deus que vamos amar a nós, vamos cuidar de nós porque o próprio Deus vai nos ensinar a nos amarmos e não vamos amar o nosso irmão, se não escutarmos a Deus.

 

Deus vai nos impulsionar para o amor, Deus vai nos impulsionar para amarmos uns aos outros; por isso, para amar é preciso ouvir. Se você ama alguém; escute, você escuta até o silêncio dela.

 

A linguagem de Deus é o silêncio, é preciso um profundo silêncio de alma para ouvir o Senhor, deixar Ele nos purificar de tantos ruídos que aprisionam à nossa alma, para Deus direcionar o nosso coração.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os doutores da Lei eram os intérpretes oficiais da Bíblia e exerciam forte influência sobre o povo. Diante do grande número de preceitos, eles acabavam dando destaque aos que mais iam ao encontro de seus interesses pessoais. Jesus, porém, lançando mão de dois textos do Antigo Testamento (Dt 6,4-5; Lv 19,18), esclarece qual é a questão central da lei judaica: amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a si mesmo. Os dois mandamentos formam uma unidade inseparável. Não é possível amar a Deus sem amar o próximo. João, na 1ª Carta, escreve: “Quem não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê” (1Jo 4,20). Com seu esclarecimento, Jesus confirma que o Reino de Deus está ao alcance de todos. O que se requer é a prática do amor a Deus e do amor ao próximo.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, teu diálogo com um doutor da Lei criou ocasião para nos ensinares sobre o mandamento mais importante: amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a nós mesmos. Ajuda-nos, Senhor, a assimilar em profundidade o significado desses mandamentos e a colocá-los em prática. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 12,28b-34 - Amar com totalidade

 

Oração Inicial
A vida humana se torna sensata a partir do amor como valor maior, absoluto. Jesus ensina àquele escriba e a nós, que o Reino de Deus está perto. É a própria pessoa de Jesus. O escriba é um interlocutor sincero, honesto, comprometido com uma busca autêntica. Coloquemo-nos frente a Palavra de Jesus com esta sinceridade e disponibilidade.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho correspondendo ao apelo de Jesus como prioridade: “Ouve o Israel!” Isto é, escute, abra os seus ouvidos, acolha com todo o teu ser o Senhor teu Deus.

 

“A ligação entre o amor a Deus e o amor aos homens está no centro da vida cristã. Já no Primeiro Testamento, há esta compreensão. No entanto, a dimensão do amor ficou reservada para os integrantes do próprio povo. Os outros povos e os inimigos eram excluídos do amor em nome do próprio Deus. Os conterrâneos de Cristo haviam multiplicado as leis e sua observância era apenas externa, legalista. Ao responder à pergunta sobre qual o maior mandamento, Jesus amplia a resposta e inclui o amor ao próximo. Trata-se de um amor do qual nem o próprio inimigo pode ser excluído. A Igreja tem a missão de manifestar aos homens os sinais autênticos do amor que salvou o mundo. Acima das leis, a Igreja precisa apostar no amor.”

 

2. Meditação (Caminho)

Para amar o próximo é necessário amar a Deus, caso contrário terminaremos amando a nós mesmos, nossos projetos, ideologias e nossos escusos interesse pessoais. Amar a Deus e ao próximo não é mero sentimento, mas é condição para entrar no Reino de Deus. Jesus nos pede, apenas, que sejamos capazes de amar de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso espirito e de todas as nossas forças.

Que nota eu dou a minha capacidade de amar?

3.Oração (Vida)

ORAÇÃO MISSIONÁRIA

 

Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver o Teu rosto nos irmãos.

Ajuda-nos a sermos audazes afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor e servir mais do que ser servidos.

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.

Aqui estamos, Senhor, porque acreditamos que ser cristão é ser missão! Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia? Verbalize uma atitude concreta e, no final do dia, faça uma revisão de vida como foi a fidelidade ao seu propósito.

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.