quinta-feira, 31 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. – (Jo 5,31-47)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O R O X O  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 31 DE MARÇO de 2022 (quinta-feira) 090º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O HOMEM NASCEU PARA O SUCESSO E NÃO PARA O FRACASSO.”

(Henry David Thoreau)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia Mundial do Backup

Dia do Espiritualismo Moderno

DIA DA INTEGRAÇÃO NACIONAL(SP)

Dia da Saúde e Nutrição

Dia do Terapeuta Holístico

Dia do Bico de Bunsen

Dia da Visibilidade Trans

Dia da Fundação do Metrô de Brasília-DF

Dia da Fundação do Aeroporto Regional de Tefé-AM

Dia da Fundação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia

Dia da Fundação do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca em Santarém-PA

Dia do Aniversário da Revolução/Golpe/Movimento Civil-Militar de 1964 no Brasil

Dia do fim da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Altair – Borá - Fartura (São Paulo) Benjamin - Boca do Acre - Fonte Boa (Amazonas) Catas Altas da Noruega (Minas Gerais) Pedra Branca – Remígio (Paraíba) Sidrolândia (Mato Grosso do Sul) Arabutã – Ipuaçu (Santa Catarina) Encantado (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:DAVI RODRIGUES PEREIRA (neto Nadir/Luiz - São Paulo /SP)FERNANDO AMARAL (primo Bauru /SP)KICO BONASSA (Radialista Adamantina /SP) LENI APARECIDA FAVARO BETONI (Duartina/SP)AFRANIO NUNES DOS SANTOS (Garça /SP)SILVIA RAMOS (São Paulo /SP)LUIZ CARLOS DE SOUZA (Santa Maria Park Hotel-Garça /SP)THAIS PEREIRA CHOHFI MUKUDAI (Bauru/SP) MARCO ANTONIO MARTINS BASTOS (Garça /SP) MIRELLA RODRIGUES DE CASTRO (de Garça-Cascavel /PR)MAURICIO DE SOUZA (PDG CLMJ-Lions Clube de Batatais /SP) MARIA VITÓRIA ROCHA DA SILVA FERNANDES (Lions Clube de Tupã /SP) NEIVA POLLONI (Lions Clube de Andradina Sul/SP) JANIR RODRIGUES TIAGO (Lions Clube de Paranaíba /MS) REGINALDO (QUIBE) ALVES (Lions Clube de Junqueirópolis/SP)FREDERICO NESPINI (Garça /SP)ISABEL GARCIA (Cuiabá /MT)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SILVIA CRISTINA O. V. CARDOSO e WILSON CARLOS L CARDOSOó2001ó21 ANOS (Lins/SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

são BENJAMIM

santo Amós

santo Acácio

santa Balbina

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Nós reconhecemos Jesus como nosso Deus e salvador; nós o amamos, guardando suas palavras; nós o seguimos como caminho e verdade de Deus: João deu testemunho da verdade – Jo 5,31-47

 

 

Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor não cede à vingança, mas revela seu verdadeiro perfil: é Deus repleto de amor e de perdão. Somos convidados a buscar sua glória no dia a dia, sendo promotores de harmonia e paz em nossos relacionamentos.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME SUFICIENTE INTELIGÊNCIA PARA DESCOBRIR, NO TESTEMUNHO DE JESUS, SUA CONDIÇÃO DE FILHO ENVIADO POR TI, PARA A NOSSA SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 31 de março de 2022 - 5ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  As obras extraordinárias que Jesus realiza em favor das pessoas dão provas de que ele foi enviado pelo Pai celeste. Ainda assim, nem todos acreditam nele, mas se inclinam em adoração a ídolos

 

 

1ª Leitura (Ex 32,7-14) – Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.  Leitura do Livro do Êxodo:

 

 Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!'” 9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitas, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo. 13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos como as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre'”. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer ao seu povo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 106(105)

 

Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

 

 

– 31 de março de 2022 - 5ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.  (Jo 5,31-47)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. 44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

4ª QUINTA-FEIRA QUARESMA - C

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Disse Jesus: “As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou... Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens. Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis”.

(João 5,36.39-42).

 

Jesus, quando sua missão estava chegando ao fim, o senhor ainda se esforçava para que seus adversários o acolhessem como o enviado do Pai, e não desperdiçassem a realização da esperança que as Escrituras haviam alimentado há séculos.

Eles exigiam sempre novos sinais e testemunhos para acreditarem no senhor.

Não conseguiam interpretar as profecias do antigo Testamento, porque queriam satisfazer suas teorias religiosas mais do que buscar a salvação.

 As Escrituras apontavam para o senhor, os grandes líderes e profetas anunciaram a sua vinda, as suas obras e o próprio Pai davam testemunho de que o senhor era o Cristo, o Filho de Deus.

Eles, porém, estavam bloqueados, principalmente porque não tinham o amor de Deus nem a sede de vida eterna. Senhor, a nossa fé cristã não vem apenas da inteligência, porque não se limita a um elenco de verdades ou de leis.

Ela nasce de uma relação de amor, que depende da busca e do encontro entre quem ama e quem é amado.

Somente pelo caminho do amor é possível acolher o senhor e acreditar que o Pai tanto nos amou que nos deu o seu Filho único.

Esse amor é dom do Espírito santo, que une o senhor ao Pai, e nos torna capazes de acreditar na Trindade santa como comunhão perfeita de amor.

 

Senhor, num mundo de dispersão, de ódios e de divisões, conceda-nos o seu amor e o anseio de participar da sua comunhão de vida eterna com o Pai e com o Espírito Santo.

Ajude-nos a superar os medos e as dúvidas do nosso mundo, confirme a nossa fé em seu amor e alimente a nossa esperança de vida, para nós e para todos os que clamam pela vida.

Que sejamos testemunhas e mensageiros da vida e do amor, a partir da nossa fé na sua Ressurreição.   

 

Maria santíssima, a senhora proclamou que a misericórdia de Deus se estenderia de geração em geração sobre todos os que o respeitam, interceda para que hoje ela se estenda sobre os povos em guerra e os faça reencontrar o caminho da justiça e da paz. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A maneira como Jesus se posiciona diante dos judeus é profundamente clara e desconcertante.

Na realidade, o evangelista João apresenta uma bem elaborada reflexão de quem é Jesus, qual é a sua missão e por quais meios se confirma o que ele diz.

Em Jesus, palavra e atitudes são equivalentes; por isso, as coisas que ele faz dão testemunho dele.

Jesus não está preso nem depende de nenhuma pessoa para confirmá-lo em sua missão. Como Jesus é, por excelência, o vocacionado do Pai, tudo o que ele diz e faz reflete e confirma seu especial chamado de proclamar o Reino de Deus.

Se os gestos de Jesus atestam quem ele é, por sua vez, as palavras e os gestos dos judeus revelam quem eles são.

Podemos nos voltar para o nosso coração e realizar um detido exame de consciência a fim de identificar quem somos verdadeiramente no seguimento de Jesus.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 5,31-47 - Recomeçar a partir de Cristo

 

Oração Inicial


Hoje, o último dia do mês de março, queremos agradecer a Deus os muitos benefícios recebidos. Iniciemos nossa oração com o sentimento de gratidão a Deus por tudo o que vivemos neste mês.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Procuremos abrir a nossa mente e o nosso coração para acolher a graça de Deus. Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a compreender a Palavra e que ela gere vida em nós.

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

As obras, aqui, são os sinais que Jesus realiza; sinais pelos quais o Senhor dá a vida a quem ele quer. As obras que Jesus realiza são expressão de sua profunda união com o Pai.

 

“Conhecemos Jesus e cremos nele. Ele é o Filho de Deus, enviado pelo Pai para nossa salvação. Ele é verdadeiro Deus com o Pai e o Espírito Santo. Ele é verdadeiro homem, nascido de Maria virgem por obra e graça do Espírito Santo. Esse é o testemunho da fé que recebemos de nossos pais, de nossos catequistas, de nossa comunidade cristã, da Santa Igreja. No Evangelho, Jesus apresenta às pessoas do seu tempo e a nós quatro testemunhos sobre ele: João Batista, suas Obras, o Pai e as Escrituras. Eles nos revelam a pessoa do Filho de Deus encarnado. Na fé, nós o reconhecemos como nosso Deus e salvador; nós o amamos, guardando suas palavras; nós o seguimos como caminho e verdade de Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho e permita que a Palavra o(a) toque. Faça a sua meditação, repassando o texto e permitindo que ele chegue ao seu coração.

Para ter a força do testemunho é preciso estar em profunda comunhão com o Pai, não basta escutar; é necessário deixar-se iluminar e habitar por sua Palavra.

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é uma resposta que você dá a Deus.

Volte o seu olhar para o Senhor e reze. Procure silenciar sua mente e seu coração, para que realmente possa ter um encontro com Jesus. Agradeça tudo o que Ele faz em sua vida e peça-lhe o que desejar, para si mesmo(a) ou para as pessoas que o(a) cercam.

Ajuda-me, Senhor, a ser uma pessoa cada dia melhor. Que eu não seja um poço de lamentações, mas sim, um testemunho do teu amor que deixarei transparecer com minhas palavras e ações.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

É hora de acreditar em Jesus vendo o que ele faz, examinando as Escrituras, não buscando glória uns nos outros, mas unicamente a glória do Deus único. Assim teremos vida.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.