domingo, 31 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ E para quem ficará o que tu acumulaste? – (Lc 12,13-21)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 31 DE JULHO de 2022 (domingo) 211º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NUNCA É TARDE PARA TENTAR O DESCONHECIDO. NUNCA É TARDE PARA IR MAIS ALÉM.

(Gabriele D'Annunzio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA MULHER AFRICANA

 DIA MUNDIAL DO ORGASMO

 DIA DA CAMPANHA DO QUILO

 DIA DO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS

 DIA DO VIGILANTE DA NATUREZA

 DIA DO CÃO SEM RAÇA DEFINIDA / VIRA-LATA

 DIA DO GUARDA-PARQUE

 DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Anápolis (Goiás) Acaraú - Tianguá (Ceará) Capanema (Para) Lobato (Paraná) Chapada dos Guimarães (Mato Grosso) Lauro de Freitas - Rodelas - Piripá - Vera Cruz (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO GELMI DE BARROS (Eq 05 ENS de LOURDES Setor de Garça /SP)EDILEILA IMBERNOM BITTAR (Lions Clube de Mirassol /SP)JÚLIO  ANTONIO  GONÇALVES (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)RENATA  GIL  NOVO (Lions Clube de Herculândia /SP) CHRISTIANE  RODRIGUES  MORAES (Lions Clube de Herculândia /SP) CELIA HERMINIA MORCELLI DOS ANJOS (Lions Clube de Tupã /SP) CRISTINA MICHELAN PERON (Garça /SP)FERNANDO DA SILVA ROSÁRIO (Garça /SP)ELIZEU CIRILLO JUNIOR (LIZ-Garça /SP)IGNACIO RIMKUS (Garça /SP)EVA KEMP MENDONÇA (pecuarista aposentada Alvinlândia /SP)RAFAEL OLIVEIRA MONTEMOR (Garça /SP) FABRICIO CUSTODIO DE SOUZA (Columbus (Ohio) - de Garça /SP) ALECIA ATIE FERREIRA (Garça /SP)CARLA KARINA SCUTTI (Marilia /SP)SONIA POMPEI (Bauru /SP)MARILIZA GARCIA SANTANA GOMES (Garça /SP)Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES, CP (Pároco da Paróquia São José de Osvaldo Cruz, São Benedito de Sagres e de São João Batista de Salmourão /SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: 💘 RENATA APARECIDA Z. FERREIRA e FABIO HENRIQUE R. FERREIRA 💘 (DBG-Presidente Prudente/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO INÁCIO DE LOYOLA

■ Inácio (Espanha, 1491-1556), enquanto se recuperava de um ferimento sofrido em batalha, dedicou-se à leitura da vida de Cristo e por ela foi cativado, a ponto de abandonar o serviço militar para servir o Senhor. É o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas). Em seus Exercícios Espirituais, deixou aos confrades e a toda a igreja grande herança espiritual.   

■ SÃO RAIMUNDO NONATO

■ SÃO NICODEMOS DISCÍPULO

■ SÃO JOSÉ DE ARIMATEIA

■ BEATO ALFREDO ILDEFONSO SCHUSTER

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus:- Guardai-vos de todo tipo de ganância – Lc 12,13-21

 

Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A liturgia nos motiva a suplicar ao Senhor, nosso refúgio, o auxílio da sua sabedoria, para evitarmos os riscos de uma vida ilusória, pautada em falsas seguranças. Dispostos a rever nossas opções e ser mulheres e homens novos em Cristo, reunimo-nos para partilhar seu Corpo e Sangue, que nos garantem o acesso aos bens da vida em Deus.

 

– Oração 

 

PAI, PRESERVA-ME DO APEGO EXAGERADO ÀS RIQUEZAS, AS QUAIS ME TORNAM INSENSÍVEL ÀS NECESSIDADES DO MEU PRÓXIMO. QUE EU DESCUBRA NA PARTILHA UM CAMINHO DE SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Manifestai, Ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 31 de junho de 2022 domingo da 18ª Semana Tempo Comum  

 

– Liturgia da Palavra 

“Vaidade das vaidades”, adverte-nos o autor sagrado. Contra a ilusão e a ganância, a Palavra de Deus nos convida a voltar o coração para as coisas do alto, onde está Cristo.

 

 

1ª Leitura (Ecl 1,2, 2,21-23) – Que resta ao homem de todos os seus trabalhos?  Leitura do Livro do Eclesiastes:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

2″Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade.” 2,21Por exemplo, um homem que trabalhou com inteligência, competência e sucesso vê-se obrigado a deixar tudo em herança a outro que em nada colaborou. Também isso é vaidade e grande desgraça. 22De fato, que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol? 23Toda a sua vida é sofrimento; sua ocupação, um tormento. Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 90(89)

 

Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós.

 

 

2ª Leitura (Cl 3,1-5.9-11) – Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; 2aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. 5Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria. 9Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir 10e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do seu Criador, em ordem ao conhecimento. 11Aí não se faz distinção entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 31 de junho de 2022 domingo da 18ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

E para quem ficará o que tu acumulaste?  (Lc 12,13-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o Reino dos céus (Mt 5,3). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

31/07/22      18º DOMINGO TC – C

 

Lucas 12,13-15.21: “Alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: - Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo. Jesus respondeu: - Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens? E disse-lhes: - Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens... Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

 

Jesus, o seu Evangelho narra uma cena tão antiga como atual: repartir a herança entre irmãos.

Quando um deles lhe pede para mediar a disputa, o senhor aproveita para nos alertar fortemente sobre a ganância, que condiciona a vida humana à abundância de bens.

Sua parábola sobre o rico, que após acumular tantas colheitas, vê-se diante da própria morte, sem tempo para gozar da sua riqueza, termina com sua afirmação: “Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Senhor, o sonho de riqueza é um desejo quase natural do homem.

A cobiça é capaz de fazer alguém sacrificar a própria vida e a vida dos outros no anseio de acumular bens.

O mundo da desigualdade e das injustiças sociais é o efeito funesto dessa ganância ilimitada de uma minoria de habitantes da terra.

O senhor, que era tão rico diante de Deus, por quem tudo foi feito, veio até anós, para partilhar conosco a riqueza de ser filho de Deus.

Não tinha onde reclinar a cabeça, mas era capaz de multiplicar e partilhar alguns pães e peixes com a multidão.

 

Senhor, converta os nossos corações para que busquemos sinceramente ser ricos diante de Deus.

Onde há partilha, não há ganância.

Nós não queremos servir a Deus e ao dinheiro.

 Arranque do nosso coração qualquer vírus da ganância e nos dê uma grande sensibilidade diante dos que são vítimas das injustiças e das desigualdades sociais.

Que o anseio de ter vida em abundância, onde haja amor, união e partilha fraterna, prevaleça sempre sobre a cobiça ilimitada de bens materiais.

 

Maria santíssima, o nosso sonho é ter uma vida digna e feliz, como a senhora tinha em sua casa de Nazaré, junto como seu Filho e José. Liberte-nos de disputas por heranças e de competições por bens materiais. Coloque dentro de nós a inquietação de nos tornarmos ricos somente diante de Deus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Rumo a Jerusalém e rodeado de grande multidão, Jesus é procurado por alguém que lhe pede ajuda numa questão de herança com o irmão. O Mestre responde que não veio para resolver questões de heranças de famílias. Ele não deseja ser juiz conciliador, mas companheiro que quer ajudar a entender e apontar os motivos que levam ao empobrecimento e aos conflitos entre as pessoas. A parábola a seguir contesta a concentração da riqueza e mostra que isso é loucura ou insensatez diante de Deus. Por trás da concentração, da não partilha, estão a ganância do acúmulo e a perda do sentido da vida. Cuidado com todo tipo de ganância, pois a vida não é garantida por causa dela, diz Jesus. Esse homem é “louco, insensato”, pretende tornar-se absoluto, pensando ter garantido a vida por muitos anos, mas a vida é dom de Deus, e ele não se deixa comprar por riqueza alguma. Enquanto pensa encher os próprios celeiros, o rico acaba esvaziando seu coração. A pessoa egoísta torna-se prisioneira da própria ganância, desumaniza-se e se esvazia de toda dignidade. Quando a riqueza não é dividida, ela acaba dividindo as pessoas, provocando conflitos: tornando as pessoas “mais importantes” ou “menos importantes”. “Ilusão das ilusões, tudo é ilusão” (Ecl 12,8).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,13-21 - Como pensar no futuro?

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

18º Domingo do Tempo Comum. A Palavra de hoje nos faz refletir e discernir o que é essencial e o que relativo. Nossa vida é uma gama enorme de entrelaçamentos e necessidades, ela exige vigilância para que nos mantenhamos firmes no que é essencial.
“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje é uma profunda lição para a sensatez e o discernimento.

 

“Vivemos em uma cultura materialista, que estimula o apego aos bens, a busca de riqueza e a ostentação. Uma coisa é a busca responsável pela vida com dignidade, outra é a corrida gananciosa de ter sempre mais, deixando os outros para trás e, às vezes, à custa da própria saúde. A parábola de hoje é uma chamada de atenção sobre a ganância e sobre a confiança que pomos na posse de riquezas. Depois de ter acumulado tanto, o homem rico da parábola morre sem ter podido usufruir de tantos bens. Ser rico diante de Deus é não permitir que os bens materiais tomem o lugar de Deus. Ter para viver com dignidade e para compartilhar com generosidade. Não viver para acumular.”

 

2. Meditação (Caminho)

Todos nós somos responsáveis na construção de uma vida digna e segura. Não é sobre esse quesito que o Evangelho nos questiona, mas onde buscamos nossa segurança e dignidade. Na resposta de Jesus ao homem que lhe pede para dividir os bens Jesus remete à responsabilidade pessoal. Como administramos nossos bens?
A sensatez e a generosidade nos ajudam neste casos.

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça a sua prece de agradecimento ou pedido.

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém