quarta-feira, 31 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado. – (Lc 4,38-44)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 31 DE AGOSTO de 2022 (quarta-feira) 243º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

MOTIVAÇÃO É AQUILO QUE TE FAZ COMEÇAR. HABITO É AQUILO QUE TE FAZ CONTINUAR.

(Jim Ryun)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE

DIA NACIONAL DO OUTDOOR

DIA DO BLOG

DIA DO SAMBA-ROCK

DIA NACIONAL DE SEGURANÇA EM INFORMÁTICA

DIA ESTADUAL (SP) DO NUTRICIONISTA

DIA DA TOMATINA

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES (IPEN) EM SÃO PAULO-SP

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA MALÁSIA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DE TRINIDAD E TOBAGO

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO QUIRGUISTÃO  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaí (São Paulo) Trindade (Goiás) Itapipoca (Ceará) Uberlândia (Minas Gerais) Camacan - Bom Jesus da Lapa - Guaratinga (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SERGIO ROIM (Garça/SP)SILVIA AP. FRANCO ZANCOPÉ (Garça/SP)ELLARITA CRUDI (Garça /SP)RAIMUNDO CASTRO (Garça / SP) CARMEN LIMPO (Garça / SP) BRUNO AOKI (São Paulo / SP) JULIA CASTRO (Ilha Solteira-Jahu / SP) ALVARO PEREIRA PACHECO (Rio de Janeiro / RJ)LEONARDO MONTANHEZ (Araçatuba-de Valparaíso /SP) VERA LUCIA  TOZZE ALVES  NEVES (Bauru /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO RAIMUNDO NONATO

■ SÃO JOSÉ DE ARIMATEIA

■ SÃO NICODEMOS DISCÍPULO

■ SÃO PAULINO

■ SANTO AIDANO DE LINDISFARNE

■ SANTO ARISTIDES DE ATENAS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A missão de Jesus é de compromisso com os sofredores e com a expulsão dos demônios, debelando as causas dos sofrimentos: Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino – Lc 4,38-44

 

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Há pessoas que criam divisões na comunidade. O apóstolo Paulo as censura e recorda: “Nós somos colaboradores de Deus”. A liturgia nos convida a juntar forças, entre nós e com Jesus, em favor da união e do crescimento comunitário.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE A PRESENÇA DE JESUS EM MINHA VIDA SEJA MOTIVO DE LIBERTAÇÃO, DE MODO QUE EU POSSA SERVIR COM ALEGRIA O MEU PRÓXIMO, ESPECIALMENTE, OS MAIS NECESSITADOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 31 de junho de 2022 quarta-feira da 22ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Na comunidade, um planta, outro rega, mas Deus é que faz crescer. Bem dinâmica e intensa é a jornada de Jesus, sobretudo por suas ações libertadoras em favor dos doentes.

 

 

1ª Leitura (1Cor 3,1-9) – Nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive que vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo. 2Pude oferecer-vos somente leite, não alimento sólido, pois ainda não éreis capazes de tomá-lo. E nem atualmente sois capazes de receber alimento sólido, 3visto que ainda sois carnais. As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais? 4Quando um declara: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais? 5Pois o que é Apolo? O que é Paulo? Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus. 6Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que fazia crescer. 7De modo que nem o que planta nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus. 8Aquele que planta e aquele que rega formam uma unidade, mas cada um receberá o seu próprio salário, proporcional ao seu trabalho. 9Com efeito, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 33(32)

 

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

 

 

 

– 31 de junho de 2022 quarta-feira da 22ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.  (Lc 4,38-44)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de que os deixasse. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

31/08/22 22ª Quarta-feira TC - C

 

Lucas 4,38-39.42-44: “Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los... Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam... mas Jesus disse: - Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”.

 

Jesus, o seu jeito de evangelizar ia desde o cuidado por uma só pessoa, como a sogra de Simão Pedro, até ao acolhimento de multidões, que certamente o deixavam muito cansado.

O senhor encontrava o seu descanso, retirando-se para conversar com o Pai.

Esse equilíbrio entre atividade intensa e momentos de silêncio e de meditação davam-lhe a força para cumprir sua missão de anunciar a Boa Nova do Reino de Deus.

Seu olhar se estendia a todos os povoados e cidades, deixando-nos um exemplo maravilhoso de inquietação missionária, ou, como diz nosso Papa, de Igreja em saída missionária.

Senhor, nós somos hoje a sua Igreja. Renove em todos nós o seu ardor missionário, para que a nossa prática religiosa não se limite a um consumo individualista de bênçãos, sacramentos e devoções.

Que tenhamos o seu sonho de testemunhar a Boa Nova da nossa fé em nosso mundo, e de estabelecer o Reino de Deus no coração de tantas pessoas, cuja fé está debilitada, cujo amor está carente e cuja esperança anda apagada.

Ao mesmo tempo lhe pedimos que nos faça aprender a sua sabedoria de equilibrar a atividade de cada dia com a oração e a meditação, para que não nos desgastemos interiormente nem corramos o risco do cansaço que pode levar ao desânimo.

 

Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, por vezes a senhora ficava preocupada com o ritmo de vida do seu Filho. No entanto, sempre que podia colaborar, estava junto dele, desde o casamento em Caná até aos pés da Cruz. Seguia seus passos, ouvia suas palavras, via seus milagres, guardando e meditando tudo em seu coração. Ajude-nos a seguir o seu exemplo, e a nos tornarmos também discípulos evangelizadores. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho de hoje expressa que Jesus veio para implementar o tempo novo. A sogra de Pedro é a representação da comunidade que precisa estar de pé, saudável, a serviço. O episódio é denso e significativo. Jesus age na simplicidade. O primeiro gesto é de aproximação. É assim que Deus faz: Ele se aproxima de nós. Ele não é do tipo que olha as pessoas de longe. É como um médico bom, que ao consultar o paciente se interessa por ele. A incessante atividade apostólica de Jesus é a expressão do agir de Deus que deseja uma humanidade saudável e plena de vida. A nossa vida cristã se realiza plenamente quando nos colocamos a serviço do próximo, obedientes à vontade de Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 4,38-44 - A novidade do Evangelho

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. Jesus está no meio do povo, entra nas casas, cura, conforta e anuncia a Boa Nova do Reino.

Em nossa meditação, estejamos plenamente atentos ao que Jesus faz e ensina também a cada um de nós.

 

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe todo o gesto de Jesus. Verbalize esses gestos.

 

“Na casa de Simão, em Cafarnaum, podemos admirar três coisas: a sensibilidade de Jesus manifestada em sua atenção à sogra doente; a intercessão dos que apresentaram a situação dela ao Mestre; e a disposição da sogra curada em servi-los. Compaixão é a palavra que descreve o modo misericordioso com que Jesus se aproximava e tratava pecadores e sofredores. Intercessão é a mediação que continuamos a fazer entre as pessoas e suas necessidades e o Senhor da misericórdia, em que exprimimos a caridade para com o próximo e a confiança em Deus. Serviço é a resposta dos que se reconhecem abençoados pela mão do Senhor. Compaixão, intercessão e serviço: um programa para nosso crescimento.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento, leia novamente o Evangelho, mas desta vez para escutar o que o Senhor tem a lhe dizer. O que o Evangelho lhe diz? Leia o texto com bastante calma e deixe-se conduzir pela Palavra. Escute o que Jesus quer lhe dizer por meio daquela palavra ou versículo que lhe chamou mais atenção.

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você escutou o Senhor, e, nesta etapa da leitura orante, o Senhor também quer escutar você. Aproxime-se dele sem medo e abra seu coração, conte-lhe o que se passa com você. Deus, presente no Filho pela ação do Espírito Santo, o(a) acolhe com o amor e o carinho de um Pai que espera o seu filho voltar e contar-lhe o que sente e do que precisa. Reze ao Senhor, agradeça-lhe sua vida.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Compaixão, intercessão e serviço: um programa para nosso crescimento.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.