sábado, 31 de agosto de 2024

–■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria.– (Mt 25,14-30)

 

 


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 GARÇA/SP, 31 de AGOSTO de 2024 (sábado) 244º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUER FAZER ALGO PARA PROMOVER A PAZ MUNDIAL? VÁ PARA CASA E AME SUA FAMÍLIA.

(Santa Madre Tereza de Calcutá)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE

DIA NACIONAL DO OUTDOOR

DIA DO BLOG

DIA DO SAMBA-ROCK

DIA NACIONAL DE SEGURANÇA EM INFORMÁTICA

DIA ESTADUAL (SP) DO NUTRICIONISTA

DIA DA TOMATINA

DIA DAS INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL (INB)

DIA DA LEI DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES (IPEN) EM SÃO PAULO-SP

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA MALÁSIA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DE TRINIDAD E TOBAGO

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO QUIRGUISTÃO  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaí (São Paulo) Trindade (Goiás) Itapipoca (Ceará) Uberlândia (Minas Gerais) Camacan - Bom Jesus da Lapa - Guaratinga (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SERGIO ROIM (Garça/SP) SILVIA AP. FRANCO ZANCOPÉ (Garça/SP)ELLARITA CRUDI (Garça /SP)RAIMUNDO CASTRO (Garça / SP) CARMEN LIMPO (Garça / SP) ARIDELSON MARTINS (Garça / SP) BRUNO AOKI (São Paulo / SP) JULIA CASTRO (Ilha Solteira-Jahu / SP) ALVARO PEREIRA PACHECO (Rio de Janeiro / RJ)LEONARDO MONTANHEZ (Araçatuba-de Valparaíso /SP) VERA LUCIA  TOZZE ALVES  NEVES (Bauru /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SÃO RAIMUNDO NONATO

■ SÃO JOSÉ DE ARIMATEIA

■ SÃO NICODEMOS DISCÍPULO

■ SÃO PAULINO

■ SANTO AIDANO DE LINDISFARNE

■ SANTO ARISTIDES DE ATENAS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Os talentos  Mt 25,14-30 - É preciso investir no Reino

O medo de arriscar pode levar à perda de oportunidades. É necessário ter coragem de se dedicar e confiar no Senhor, que nos concede talentos.

 

Inclinai, Senhor, vosso ouvido para mim e escutai-me. Salvai vosso servo que confia em vós, meu Deus. Tende compaixão de mim, Senhor, pois clamei por vós o dia inteiro (Sl 85,1ss).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Diante de Deus não conta o privilégio da inteligência ou do sucesso, mas sim o reconhecimento dos limites humanos. De fato, ele “escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte”. O que importa ao Senhor é que nos entreguemos ao seu projeto de amor. Deixemo-nos conduzir pela sabedoria divina.

 

– Oração 

 

“PAI, TRANSFORMA-ME EM DISCÍPULO RESPONSÁVEL QUE SABE APROVEITAR CADA CIRCUNSTÂNCIA PARA FAZER FRUTIFICAR OS DONS QUE ME CONCEDES, COLOCANDO-OS A SERVIÇO DO MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num único desejo, concedei ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, nossos corações estejam ancorados lá onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 30 de agosto de 2024 sexta-feira da 21ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (1Cor 1,26-31) Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

  26Irmãos, considerai vós mesmos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. 27Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco para assim confundir o que é forte; 28Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 32(33)

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

1. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, / e a nação que escolheu por sua herança! / Dos altos céus o Senhor olha e observa; / ele se inclina para olhar todos os homens. – R.

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

2. Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem / e que confiam, esperando em seu amor, / para da morte libertar as suas vidas / e alimentá-los quando é tempo de penúria. – R.

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

3. No Senhor nós esperamos confiantes, / porque ele é nosso auxílio e proteção! / Por isso o nosso coração se alegra nele, / seu santo nome é nossa única esperança. – R.

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

 

 

 

– 30 de agosto de 2024 sexta-feira da 21ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria. (Mt 25,14-30)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 14“Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida, viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas, daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!'”      

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

31/08/24          21º SÁBADO TC – B

 

Mateus 25,14-15.19: Disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: ”Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou... Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados.”

 

Jesus, suas parábolas servem para todos os tempos e para todas as gerações. Por isso, a parábola dos talentos visualiza claramente a responsabilidade que cada um tem diante da vida e dos dons que recebeu. Não nascemos todos iguais nem com as mesmas potencialidades. O senhor então nos diz que cada qual deverá prestar contas, a partir daquilo que lhe foi concedido, nem mais nem menos. Os talentos simbolizam desde o nosso corpo até a nossa alma, na diversidade das nossas capacidades físicas, intelectuais, emocionais, artísticas, temperamentais, etc., além das condições culturais e religiosas que herdamos, conforme o lugar e o tempo em que vivemos. O senhor distribuiu a cada um de nós exatamente aquilo de que seremos capazes de prestar contas e jamais vai exigir mais do que concedeu a cada um. Só não quer que enterremos nossos talentos em nosso egoísmo, em nossos medos ou em nossa passividade. Sempre é possível praticar o bem e ajudar o próximo, por mais desprovidos que nos sintamos.

Senhor, nós cremos que recebemos bem mais do que um talento, principalmente porque o senhor nos deu o grande dom da fé cristã. Não queremos enterrar nem desperdiçar tudo o que recebemos do senhor. Ensine-nos a sermos discípulos-missionários atuantes, para que sejamos capazes de multiplicar nossos talentos em favor do próximo, a começar das nossas famílias e das nossas comunidades. Livre-nos do egoísmo e do individualismo, tão comuns em nossos dias, em que muitos enterram em si mesmos as riquezas que possuem. Que possamos ouvir um dia do senhor: “Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!”

 

Mãe do Perpétuo Socorro, ajude-nos a valorizar os talentos que recebemos, assim como a senhora fez com o seu ‘Sim’ tão generoso, que nos deu o próprio Filho de Deus, para ser nosso Irmão e nosso Salvador. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um talento corresponde ao salário de dezesseis anos de trabalho. Muito dinheiro? Certamente. A parábola está montada sobre o seguinte esquema: 1) O proprietário distribui seus bens entre seus servos, conforme as condições de cada um. Recomendação: trabalhar com eles, fazê-los frutificar; 2) Tempo de prestação de contas ao proprietário; 3) Resultados: os dois primeiros servos duplicaram os talentos recebidos. Recebem o incentivo do patrão: “Eu lhe confiarei muito mais”; e são introduzidos no seu Reino. O terceiro servo, por preguiça, escondeu o talento e ofendeu o proprietário. Recebe bronca e é descartado da alegria do Reino. A isso é semelhante o Reino de Deus. Aplicação: como estamos administrando as qualidades que o Senhor nos deu? No final de cada dia, o que temos para apresentar a Deus?

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 25,14-30 - É preciso investir no Reino

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. Jesus está no meio do povo, educa, ensina, conforta e anuncia a Boa Nova do Reino.

Em nossa meditação, estejamos plenamente atentos ao que Jesus faz e ensina também para cada um de nós.

 

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho procure entender o simbolismo desta parábola. Vá verbalizando o que você entende e colhe da parábola dos talentos. Leia, compare, medite, deixe-se questionar pela Palavra

 

A parábola conta a história de um homem que, antes de viajar, distribuiu seus bens aos empregados. No fundo, cada um recebeu igualmente, pois de acordo com a sua capacidade. O proprietário apostou na fidelidade criativa dos servos e partiu sem deixar nenhuma instrução de como deveriam usar os talentos.

 

Ao voltar, o dono pediu contas a cada um, sem fazer diferença nenhuma entre eles. O que o proprietário levou em conta foi a maneira como cada um colocou o dom para render. É preciso usar os dons com responsabilidade. O medo que faz simplesmente guardar o talento pode pôr tudo a perder. É preciso ter coragem de arriscar com dedicação e confiança no Senhor dos dons.

 

 

2. Meditação (Caminho)

A qual dos servos o patrão elogiou, chamou para participar de sua alegria e premiou com o dobro do que rendeu?

Porque um dos servos enterrou o talento?

Você é daquelas pessoas que aproveitam toda a oportunidade para ajudar na corrente do bem?

Ou você se acomoda e não multiplica nada, por inércia ou por medo?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?

Você escutou o Senhor, e, nesta etapa da leitura orante, o Senhor também quer escutar você. Aproxime-se dele sem medo e abra seu coração, conte-lhe o que se passa com você. Deus, presente no Filho pela ação do Espírito Santo, o/a acolhe com o amor e o carinho de um Pai que espera o seu filho voltar e contar-lhe o que sente e do que precisa. Reze ao Senhor, agradeça-lhe sua vida e todos os talentos e oportunidades que Ele já lhe ofereceu para o seu crescimento na fé e no amor.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Responsabilidade, ação e desempenho: um programa para nosso crescimento.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 392 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2024–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP